As atividades de Extensão Universitária por vezes são inolvidáveis embora possam chamar, também, a inovação e o ineditismo dado serem ações educativas, culturais, científicas ou tecnológicas que conectam a Universidade com a Sociedade.
Compartilhar o conhecimento produzido na Academia com os saberes sociais indo além do Ensino Tradicional (da “sala de aula”) e da Pesquisa Acadêmica sempre é possível na Extensão Universitária quando a Universidade oferece soluções para problemas da Comunidade e a Sociedade contribui trazendo novas perspectivas e problemas reais que podem se tornar temas de pesquisa ou serem integrados ao currículo acadêmico.
A Extensão Universitária é um dos três pilares da Universidade, ao lado do Ensino e da Pesquisa. Ensino, Pesquisa e Extensão devem ser indissociáveis. O conhecimento gerado pela Pesquisa é repassado por meio do Ensino aos alunos, os quais, por intermédio da Extensão, aplicam esse conhecimento para resolver problemas reais da Sociedade, gerando novas questões para a Pesquisa e, assim, o ciclo continua.
Sempre pratiquei a Extensão Universitária e, na TECNOLÓGICA (UTFPR), fiz a associação com a Extensão Tecnológica a qual está focada na aplicação e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos especialmente para o Setor Produtivo (em particular, para o Setor Industrial).
Transferir Tecnologias levando inovações e pesquisas desenvolvidas na Universidade para serem aplicadas em empresas ou no dia a dia da população é um caminho para se chegar ao desenvolvimento e progresso de uma Nação. Como sigo dizendo “Indústria Forte. Nação Soberana”.
Por meio da Extensão Tecnológica se pode gerar inovação e desenvolvimento econômico e social servindo-se das Tecnologias. Essencial “a Extensão Tecnológica se alinha mais diretamente com a ideia de inovação, produtividade e competitividade, ajudando a transformar o conhecimento acadêmico em soluções práticas e aplicáveis”.
No sentido em pauta, fui o proponente, organizador e coordenador do “Seminário de QUANTIFICAÇÃO APLICADA EM ENGENHARIA E NA INDÚSTRIA” de 2015 (Sequantei 2015) da TECNOLÓGICA, com o tema “RELAÇÃO CORPORATIVA ENTRE TECNOLOGIA E CIÊNCIA”, o qual foi desenvolvido no Câmpus Curitiba da UTFPR, no período de 14/08/2015 a 28/08/2015, em um total de 30 (trinta) horas-aula.
DIAS, C. M. C. - 2025
No evento, ministrei, também, as conferências “Exigências Holísticas entre Tecnologia e Ciência” em 18/08/2015 e “Modelagem Lógica Sentencial e Inferencial” em 20/08/2015.
DIAS, C. M. C. - 2015
Aquela Ação de Extensão teve por principal objetivo apresentar, de forma sistematizada e a mais holística possível, considerações técnicas sobre temas voltados para a instanciação ou aprimoramento de Modelos e Métodos relacionados que possibilitavam o estabelecimento da necessária aproximação entre Tecnologia e Ciência, bem como que contribuíssem para promover relações mais intensificadas entre a Universidade e a Indústria.
Carlos Magno Corrêa Dias
30/08/2025