7 de ago. de 2025

Festejando o Capitão Souza da FEB.


Recebo a feliz notícia que o Pracinha Cobra Fumante FEBiano Herói Imortal Capitão Severino Gomes de Souza, mais conhecido como Capitão Souza, ex-Combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutou na Segunda Guerra Mundial, completou seus 101 anos de idade.

Nascido em 05/08/1924 em Baixa Verde, hoje João Câmara, no Rio Grande do Norte, o Capitão Souza tem sua história de exemplo e amor à Pátria reverenciada e lembrada continuamente geração após geração como agradecimento pelos difíceis serviços prestados à Nação combatendo o inimigo nos horríveis campos gelados, cruéis e mortais da Itália.

DIAS, C. M. C. - 2025

Severino Gomes de Souza realizou o Curso Ginasial no tradicional Colégio Atheneu em Natal entre 1939 e 1941; demonstrando desde menino determinação exemplar e um espírito patriótico que o acompanhariam por toda a vida. Em 01/11/1941, aos 17 anos, como voluntário, ingressou no Exército incorporando o 16º Regimento de Infantaria (16RI), em Natal (RN); sendo promovido (devido ao seu empenho e dedicação) a Cabo em 16/05/1942 e a Terceiro Sargento em 24/08/1942.

Movido pelo desejo de defender seu país, a partir de 04/01/1943, participou de ações de vigilância realizando patrulhas nas praias potiguares (praias natalenses) de Ponta Negra, Cotovelo e Pirangi.

Para guerra Severino Gomes de Souza apresenta-se como voluntário e fez parte do 1º Regimento de Infantaria (conhecido como Regimento Sampaio) da FEB. Durante as ofensivas participou de diversas patrulhas de combate ou observação, destacando-se como comandante de grupo de combate e sargento orientador do pelotão por sua habilidade e coragem. Na linha de frente de diversas vitórias da FEB, foi destaque no ataque e tomada de Monte Castelo.

O Capitão Souza recebeu diversos elogios por sua inteligência, disciplina e coragem durante o fogo de artilharia inimiga quando demonstrou seu sangue frio e senso de dever a cumprir enfrentando com calma e competência os bombardeios do inimigo com granadas de morteiros de artilharia e projéteis incendiários sem se abalar.

Após a guerra o Herói voltou a servir no 16RI, sendo transferido para o 7º Regimento de Infantaria em Santa Maria (RS). Depois, em 1954, integrou o 14º Regimento de Infantaria de Jaboatão do Guararapes (PE); sendo aposentado em julho de 1973 no posto de Capitão do Exército. Formado em Administração de Empresas, exerceu por muitos anos atividades empresariais. Retornou a Natal (RN) e, depois, mudou-se para o Recife (PE).

O Capitão Souza recebeu diversas condecorações tais como: Medalha Cruz de Combate de 2ª Classe (FEB); Medalha de Campanha (FEB); Medalha de Guerra (FEB); Medalha Militar de Ouro (30 anos de Serviço); Medalha da Vitória (Ministério da Defesa); Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes (ANVFEB); e Medalha Tributo à FEB.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Imortal Capitão Severino Gomes de Souza!

Carlos Magno Corrêa Dias
07/08/2025