** Extensão / Participação / Eventos Diversos


Participação em Eventos Diversos em 2024

Participou, em 28/02/2024, da palestra A Femar na era da Transformação, promovida pelo Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro) em parceria com a Femar (Fundação de Estudos do Mar).

Participou, em 27/02/2024, do Fórum de Educação Superior ABC/SBPC, com o tema “Um resgate histórico sobre o ensino superior no Brasil”, o qual foi realizado pela ABC (Academia Brasileira de Ciências) e em parceria com a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

Participou, em 15/02/2024, do Analyzing Spacecraft Thermal Performance with COMSOL (Analisando o desempenho térmico de naves espaciais com COMSOL), promovido pelo COMSOL. No evento foi apresentada uma introdução sistematizada e objetiva sobre o COMSOL Multiphysics para a realização de modelagem térmica de satélites e espaçonaves; discutindo-se, também, como realizar o cálculo das cargas radiativas solares, do albedo (medida da quantidade de radiação solar refletida por um corpo ou uma superfície) e do infravermelho terrestre à medida que os satélites orbitam e manobram, tanto quanto como as correspondentes cargas são utilizadas para determinar os campos de temperatura ao longo do tempo.

Participou, em 26/01/2024, da palestra Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira: A Construção dos Limites Finais da Amazônia Azul, promovida pelo Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro) com apoio da Marinha do Brasil, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fundação de Estudos do Mar (Femar), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal Fluminense (UFF), Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Abrigo do Marinheiro (AMN) e Laboratório de Geologia Marinha (Lagemar) do Departamento de Geologia da UFF, com transmissão pelo canal do Cembra do YouTube via ZOOM.



Participação em Eventos Diversos em 2023

Participou, em 8 de dezembro de 2023, da Conferência "Resiliência para o Futuro: a Estratégia para Obtenção de Minerais Críticos na Transição Energética", realizada com apoio da Marinha do Brasil, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fundação de Estudos do Mar (Femar), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal Fluminense (UFF), Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Abrigo do Marinheiro (AMN) e Laboratório de Geologia Marinha (Lagemar) do Departamento de Geologia da UFF, promovida pelo Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra).

Participou, nos dias 30 de novembro de 2023 e 1 de dezembro de 2023, do “XII FÓRUM DE GESTORES DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA”, realizado de forma híbrida, com temas como PARCERIA BRASIL/PORTUGAL, AVALIAÇÃO DE CURSO, ACREDITAÇÃO e CERTIFICAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO das DCNs, CURRICULARIZAÇÃO da EXTENSÃO e EXERCÍCIO PROFISSIONAL. A convite da Abenge (Associação Brasileira de Educação em Engenharia) e do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), o evento foi organizado pela Abenge com apoio do Confea, Creas (Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia), UFMG, Crea-MG e da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea).

Participou, em 29 de novembro de 2023, do “1º Workshop de Maturidade Tecnológica em Biotecnologia na Saúde”, realizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), no Auditório do Tecpar, no Câmpus Cidade Industrial, em Curitiba com transmissão on-line.

Participou, em 28 de novembro de 2023, do Seminário “Como estabelecer uma indústria de semicondutores no Brasil”, o qual foi promovido pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) por meio do seu projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, desenvolvido no auditório do Seesp (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo), na Cidade de São Paulo (SP).

Participou, nos dias 20, 22, 24 e 27 de novembro de 2023, do Webinário “Ciência, Tecnologia e Inovação no Mar, com ênfase no desenvolvimento sustentável”, realizado no Centro de Excelência para o Mar Brasileiro (Cembra), em parceria com a Fundação de Estudos do Mar (Femar).

Participou, em 23 de novembro de 2023, do Webinário “Considerações sobre a Ciência Aberta”, o qual foi desenvolvido exclusivamente on-line via Canal do YouTube da ABC (Academia Brasileira de Ciências).

Participou, nos dias 07, 17 e 21 de novembro de 2023, a convite da FBN (Fundação Biblioteca Nacional), da 9ª JORNADA DE PESQUISADORES DA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (FBN), quando se desenvolveu o tema “Arquivos e Coleções na Biblioteca”. Durante o evento foram apresentados resultados parciais ou finais de Pesquisadores que realizam seus estudos, pesquisas e investigações a partir do Acervo da FBN.

Participou, em 16 de novembro de 2023, da mesa-redonda “Crise climática e desastres como consequência do El Niño 2023-2024: impactos observados e esperados no Brasil”, realizada na sede da ABC (Academia Brasileira de Ciências), com parceria do MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas), do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e do INCT MC2 (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas Fase 2), promovido pela ABC, SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Participou, em 9 de novembro de 2023, a convite do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), da sexta edição do Seminário Paranaense de Logística Reversa, realizado em Curitiba no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, promovido pelo Sistema Fiep em parceria com Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Instituto Água e Terra (IAT), Instituto Brasileiro de Logística Reversa de Embalagens (Ilog), Instituto Paranaense de Reciclagem (Ínpar) e apoio do Sindicado das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná (Sinpacel), quando se e objetivou tratar e analisar os grandes desafios e as muitas oportunidades para o Setor Industrial envolvendo a Logística Reversa em conexão com ESG (“Environmental, Social and Governance”) a qual por sua vez segue políticas e orientações associadas com aspectos Ambiental, Social e de Governança.

Participou, em 9 de novembro de 2023, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do lançamento do PRIMEIRO DOCUMENTO COM RECOMENDAÇÕES DA ABC SOBRE IA: "Recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil".

Participou, no período de 6 a 8 de novembro de 2023, do Encontro de Comunicação e Captação de Recursos 2023, quando a ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) e a Escola Aberta do Terceiro Setor e a Rede Filantropia se uniram para pensar as necessárias soluções dos grandes problemas enfrentados pelas Instituições Sem Fins Lucrativos do Terceiro Setor no país.

Participou, em primeiro de novembro de 2023, do Workshop “DIÁLOGOS AEB” desenvolvido com o tema “Inteligência Artificial e Comércio: desafios contemporâneos e perspectivas para a regulação internacional”, a convite da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil).

Participou, em 30 de outubro de 2023, do "INNOVATION: Unlocking Potential", promovido pela Fira Barcelona e pelo iCities, o qual determinou o lançamento do “IOT Solutions Congress Brazil” que será realizado de forma inédita em 2024 como um importante evento internacional que tratará dos mais importantes temas relacionados às inovações para indústria 4.0 e às tecnologias embarcadas.

Participou, em 27 de outubro de 2023, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC Região NORTE 2023-2027, o qual for realizado presencialmente no Auditório 3 do prédio da Reitoria da Universidade Federal de Tocantins, em Palmas (TO), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da ABC.

Participou, em 25 de outubro de 2023, a convite do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio da Gerência de Relações Sindicais, do Workshop “Desvendando o FGTS Digital e Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET)”, o qual foi realizado de forma híbrida presencialmente na Sala de Convenções 1, do Câmpus da Indústria do Sistema Fiep e com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Sistema Fiep.

Participou, em 17 de outubro de 2023, do SIMPÓSIO E DIPLOMAÇÃO DE NOVOS MEMBROS AFILIADOS DA REGIONAL SUL / 2023-2027, promovido pela ABC (Academia Brasileira de Ciências), realizado no Centro Cultural da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do sul), em Porto Alegre (RS), transmitido no canal do YouTube da ABC.

Participou, no período de 16 a 19 de outubro de 2023, da edição de 2023 da Feira do Empreendedor do Sebrae (FE2023) a qual aconteceu de forma híbrida no presencialmente no São Paulo Expo, localizado na Rodovia dos Imigrantes, na cidade de São Paulo (SP), e on-line com transmissão ao vivo, a convite do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Participou, no período de 14 a 22 de outubro de 2023, da SNCT 2023 (20 Semana Nacional de Ciência e Tenologia), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tendo como tema central “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”; focando fortemente no alcance dos ODS.

Participou, em 10 de outubro de 2023, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC da Regional Nordeste e Espírito Santo 2023-2027, realizado de forma híbrida presencialmente na Universidade Federal de Fortaleza (Unifor), em Fortaleza (CE), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da ABC.

Participou, em 28 de setembro de 2023, da Conferência Livre Nacional de Saúde Mental e Trabalho (CLNSMT) na modalidade on-line pelo Zoom, realizado no Centro Técnico Nacional (CTN), pela Fundacentro, com o tema “Por que enlouquecemos no trabalho? A saúde mental da classe trabalhadora importa!”. O evento foi etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde mental.

Participou, nos dias 27 e 28 de setembro de 2023, do Congresso Internacional de Inovação da Indústria cujo tema foi “Ecoinovação: rumo à Indústria competitiva e sustentável”, realizado de forma híbrida e reunindo atores de todo planeta interessados em determinar soluções e trocar experiências no campo da ECOINOVAÇÃO. O evento foi uma iniciativa da MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação) com realização da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); tendo parceira do Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Participou, em 26 de setembro de 2023, do Décimo Sexto Reatiba (Reatiba 2023), cujo tema foi “PcD: Políticas Públicas, Profissionalização, Parcerias, Protagonismo e Participação Cidadã”, realizado pelo Sistema Fiep (sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná por meio do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial), quando se debateu os enormes desafios sobre a plena inclusão da PcD (Pessoa com Deficiência) no mundo do trabalho.

Participou, no período de 18 a 20 de setembro de 2023, do 51º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge 2023), realizado na Unidade Maracanã do Cefet-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro), na cidade do Rio de Janeiro (RJ) com transmissão ao vivo, também, pelo canal do YouTube da Abenge (Associação Brasileira de Educação em Engenharia).

Participou, em 13 de setembro de 2023, do Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC (Academia Brasileira de Ciências) da Regional Minas Gerais e Centro-Oeste 2023-2027, realizado pela ABC em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e transmitido, também, ao vivo pelo canal da ABC no YouTube.

Participou, em 29/08/2023, do encontro “Diálogo aberto sobre Etarismo”, a convite do Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina), realizado pelo Cifal Curitiba em conjunto com o Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Paraná) e com o HUB ODS Paraná.

Participou, em 29/08/2023, do "Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC da Região de São Paulo 2023-2027”, a convite da ABC e da USP, realizado pela ABC (Academia Brasileira de Ciências), presencialmente na Reitoria da USP, na Sala do Conselho Universitário, na Cidade Universitária, com transmissão pelo Canal do YouTube da ABC, com apoio da USP (Universidade de São Paulo)

Participou, em 18 de agosto de 2023, a convite da Academia Brasileira de Ciências (ABC), do encontro com o Secretário-Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Presidente do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), quando foi apresentada “A Nova Estratégia de Ciência, Tecnologia & Inovação e os Programas de Investimento do FNDCT”.

Participou, em 5 de agosto de 2023, do "I Encontro de Institutos e Fundações" no qual Organizações Conselheiras do CPCE apresentaram suas ações em prol do ESG e dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) focando, principalmente, em Meio Ambiente, Educação, Saúde, Formação Profissional, Esportes, Cidadania e fomento às Organizações da Sociedade Civil. O evento foi realizado pelo CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e contou com representantes de Institutos e Fundações Conselheiras do CPCE.

Participou, em 23 de junho de 2023, da apresentação pública dos resultados dos trabalhos de estruturação do Projeto Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de CT&I, apresentados pela Fundação Araucária em cooperação técnica com o Observatório Sistema Fiep, em uma coleção de nove e-books que reúne, com acesso totalmente aberto a todos, o esforço de Inteligência Coletiva dos vários atores de CT&I do Paraná participantes, um para cada Ecossistema Regional de CT&I perspectivado; quais sejam: Campos Gerais, Centro-Sul, Litoral, Noroeste, Norte Central, Norte Pioneiro, Oeste, Região Metropolitana de Curitiba e Sudoeste.

Participou, em 21 de junho de 2023, do Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC da Região RJ 2023-2027, realizado pela ABC (Academia Brasileira de Ciências), na sede da ABC localizada no Centro do Rio de Janeiro (RJ), na Rua Anfilófio de Carvalho, número 29, no 3º andar.

Participou, em 13 de junho de 2023, do Webinar "Introdução ao COMSOL Multiphysics® em 18 minutos", realizado pelo ComSol, no qual foram apresentados os fundamentos da modelagem multifísica por intermédio do software COMSOL Multiphysics®.

Participou, em primeiro de junho de 2023, do encontro “Tendências 2023 e a importância dos Canais de Escuta”, realizado pela Rede Paranaense de Compliance, no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estrado do Paraná), na Sala de Convenções 1 do Câmpus da Indústria, com apoio do Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes - Curitiba) e do Unitar (Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa).

Participou, 31 de maio de 2023, da IV Rodada Startups e OSC para os ODS: NEGÓCIOS PARA A PAZ, realizada pelo Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep, quando se promoveu diálogo e a troca de experiências visando contribuir na construção de uma sociedade “mais pacífica”.

Participou, em 30 de maio de 2023, do II Encontro de Conselheiros Sêniores - “Leituras Pertinentes”, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por intermédio do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep, quando se objetivou dialogar sobre os desafios que se apresentam no desenvolvimento sustentável na Era da Informação/Comunicação e compartilhar saberes, ideias e reflexões a partir de conjunto de obras científicas e literárias de conhecimento de Conselheiros Sêniores do CPCE.

Participou, em 30 de maio de 2023, do Encontro da ABC (Academia Brasileira de Ciências) com a Comunidade Científica do Piauí - Regional NE & ES, realizado pela ABC em parceria com a Academia de Ciências do Piauí (Acipi) e o Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI), contando com o apoio da Sociedade Brasileira de Física (SBF), do Instituto Federal do Piauí (IFPI), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), da Associação Profissional dos Geólogos do Piauí (Agepi) e da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) o encontro foi realizado na sede da Acipi, na Avenida Miguel Rosa, 3072, no Auditório Herbert Parentes Fortes.

Participou, em 26 de maio de 2023, do Seminário "100+50: desafios do Governo Lula", realizado pelo O SEESP (Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo), quando foi apresentada a “MESA III - A reconstrução nacional e o novo projeto nacional de desenvolvimento” e se desenvolveu o terceiro dia do debate sobre a Reconstrução Nacional.

Participou, em 4 de maio de 2023, do “IV Ciclo Webinar: Competências Humanas e os ODS”, promovido pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Paraná), por meio do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial), quando se mostrou correlação entre Competências Humanizantes com os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o “ODS ZERO” (conhecido como IDG (“Inner Development Goals” - Objetivos de Desenvolvimento Interior)).

Participou, em 27 de abril de 2023, do COMSOL Day: Semiconductor Manufacturing (Fabricação de Semicondutores), realizado pelo COMSOL Multiphysics, quando se explorou o uso de simulação baseada em física na indústria de processamento de semicondutores.

Participou, nos dias 19 e 20 de abril de 2023, da segunda edição do evento “Assembleia em Debate: O Parlamento em pauta”, promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar (Parla).

Participou, em 14 de abril de 2023, do II CICLO EDUCANDO NA SUSTENTABILIDADE cujo tema foi “Aprendizados Essenciais Aqui e Agora”, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por intermédio do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) no qual é Conselheiro Sênior.

Participou, em 23 de março de 2023, do Workshop “Desafios e Oportunidades da Sustentabilidade e da Logística Reversa de Embalagens”, realizado pelo Inpar (Instituto Paranaense de Reciclagem) em parceria com a PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) sendo desenvolvido no Auditório John Henry Newman, prédio da Biblioteca Central da PUC-PR.

Participou, em 22 de março de 2023, a convite da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil), do Terceiro Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior - EMEX 2023, realizado com o tema “Mulheres, de Empreendedoras a Exportadoras”, no Auditório da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Centro do Rio de Janeiro.

Participou, entre os dias 22 e 24 de março de 2023, da quarta edição do Smart City Expo Curitiba 2023 (SCECWB23), realizada na Expo Barigui com o tema “Connecting Cities, People & Technology”, organizado pelo iCities e chancelado pela Fira Barcelona.

Participou, em 2 de março de 2023, do Webinário “Plano de Ação CPCE 2023”, como Conselheiro Sênior do CPCE, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep.

Participou, em fevereiro de 2023, com contribuições, do segundo ciclo de operação da construção do Plano de Ações do Projeto Paraná2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I), iniciativa encabeçada pelo Governo Estadual, com execução da Fundação Araucária, em conformidade com um grande esforço de inteligência coletiva, focando em compor os Planos de Ações de cinco Ecossistemas Regionais:Campos Gerais, Centro-sul, Noroeste, Norte Pioneiro e Sudoeste. Cada um deles possui um conjunto de Domínios de Transformação, que constituem áreas temáticas identificadas como prioritárias.

Participou, em 13 de fevereiro de 2023, do Webinário “Dia Internacional das Mulheres e das Meninas na Ciência 2023”, promovido pelo Capítulo Brasil da Organização para Mulheres na Ciência do Mundo em Desenvolvimento (OWSD, na sigla em inglês) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), com transmissão pelo Canal do YouTube da ABC.

Participou, em 9 de fevereiro de 2023, do COMSOL Day: “AC/DC Simulations” (Simulações AC/DC), realizado on-line pela COMSOL Multiphysics , quando foram tratadas questões sobre Motores Elétricos e Transmissões e apresentada a palestra “Modelagem Eletromagnética e Projeto de Acoplamentos Magnéticos”.

Participou, em janeiro de 2023, da enquete sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), realizada pelo CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná).



Participação em Eventos Diversos em 2022

Participou, em 15 de dezembro de 2022, da 16ª edição da Plenária do Conselho Consultivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), quando ocorreu a posse de 105 novos membros do Conselho Consultivo da CNTU (conhecido, também, como CONSELHO DAS MIL CABEÇAS). No evento ocorreu, ainda, o Debate e Aprovação da Carta da CNTU daquela Plenária. O tema central foi “Democracia: profissionais universitários presentes”.

Participou, em 15 de dezembro de 2022, do “Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da Região Nordeste e Espírito Santo 2022-2026”, realizado em cerimônia presencial no Instituto Internacional de Física da UFRN; bem como via ZOOM (on-line) como Webinar e, também, com transmissão pelo Canal da ABC (Academia Brasileira de Ciências) no YouTube, o qual foi promovido pela ABC.

Participou, em 07/12/2022, do 5º Seminário Paranaense de Logística Reversa, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) em parceria com Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo), InPAR (Instituto Paranaense de Reciclagem), ILOG (Instituto Brasileiro de Logística Reversa de Embalagens) e IAT (Instituto Água e Terra) e com apoio do Sinpacel (Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná).

Participou, em 1 de dezembro de 2022, do “Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da Região Norte 2022-2026”, realizado em cerimônia presencial no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus (AM); bem como via ZOOM (on-line) como Webinar e, também, com transmissão pelo Canal da ABC (Academia Brasileira de Ciências) no YouTube, o qual foi promovido pela ABC.

Participou, em 30 de novembro de 2022, via Zoom, do Webinar “Mentorias da ABC” com o tema “Acesso Aberto: Impactos na Pesquisa Brasileira”, realizado pela ABC (Academia Brasileira de Ciências).

Participou, nos dias 17 e 18 de novembro de 2022, do 41º Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX), o qual teve como tema “Comércio Exterior: base para a retomada econômica”. O ENAEX é uma realização da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

Participou, em 20 de outubro de 2022, com contribuições, do painel do Projeto “Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação relativo à Região Campos Gerais, realizado pela Fundação Araucária e a Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com Cooperação Técnica da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Observatório Sistema Fiep, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, com transmissão pelo Canal da Fundação Araucária no Youtube.

Participou, em 20 de outubro de 2022, do COMSOL Day: Fluid & Heat, evento on-line que proporcionou uma visão detalhada dos benefícios do uso de simulação multifísica para estudar e projetar componentes e dispositivos eletrônicos, realizado pelo COMSOL Multiphysics para demonstrar como o software pode ser usado em grandes equipes de desenvolvimento.

Participou, em 19 de outubro de 2022, com contribuições, do painel do Projeto “Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação relativo à Região Centro-Sul, realizado pela Fundação Araucária e a Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com Cooperação Técnica da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Observatório Sistema Fiep, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, com transmissão pelo Canal da Fundação Araucária no Youtube.

Participou, em 19 de outubro de 2022, do “Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da Região Minas Gerais e Centro-Oeste 2022-2026”, realizado em cerimônia presencial no Auditório A 104, no CAD 2, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Câmpus Pampulha, em Belo Horizonte; bem como via ZOOM (on-line) como Webinar e, também, com transmissão pelo Canal da ABC (Academia Brasileira de Ciências) no YouTube, o qual foi promovido pela ABC.

Participou, em 18 de outubro de 2022, via Microsoft Teams, do Webinar “ODS na Extensão Universitária”, realizado pelo CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) Campos Gerais do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná). O evento contou com a apresentação das palestras “Princípios da Educação Empresarial Responsável” e “Educação e os ODS na Curricularização da Extensão”, bem com o desenvolvimento do Painel das Instituições de Ensino Superior (IES) quando representantes da FASF (Faculdade Sagrada Família), da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) abordaram questões relacionadas, respectivamente, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5, 10 e 17.

Participou, no período de 18 a 20 de outubro de 2022, do ENCONTRO DE ROTAS BIOTECNOLÓGICAS com o tema “Terapias e Diagnósticos Avançados”, realizado presencialmente no Campus da Indústria do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e com transmissão on-line pelo Canal da Indústria.

Participou, em 14 de outubro de 2022, do “Seminário Executivo de Prática de ESG e Sustentabilidade”, a convite da Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente) o qual foi realizado pela Paraná Metrologia e pela Unilivre, sendo o evento voltado, em particular, para atualizar empresas, áreas governamentais e estudantes sobre temas relacionados com o ambiente e a sustentabilidade sob um novo olhar mais atento e crítico.

Participou, em 14 de outubro de 2022, com contribuições, do painel do Projeto “Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação relativo à Região Noroeste, realizado pela Fundação Araucária e a Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com Cooperação Técnica da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Observatório Sistema Fiep, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, com transmissão pelo Canal da Fundação Araucária no Youtube.

Participou, em 11 de outubro de 2022, com contribuições, do painel do Projeto “Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação relativo à Região Norte, realizado pela Fundação Araucária e a Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com Cooperação Técnica da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Observatório Sistema Fiep, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, com transmissão pelo Canal da Fundação Araucária no Youtube.

Participou, em 10 de outubro de 2022, do “Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados - Regional Sul 2022-2026”, o qual foi desenvolvido de forma híbrida via Zoom e transmitido pelo canal da ABC no YouTube da ABC (Academia Brasileira de ciências) e presencialmente desenvolvido no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS).

Participou, entre os 7 e 11 de outubro de 2022, da FEIRA DO EMPREENDEDOR 2022 (FE 2022) do Sebrae (serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) aquela que já é considerada, simplesmente, a maior FEIRA DE EMPREENDEDORISMO do planeta.

Participou, em 6 de outubro de 2022, com contribuições, do painel do Projeto “Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de Ciência, Tecnologia e Inovação relativo à Região Sudoeste, realizado pela Fundação Araucária e a Superintendência da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com Cooperação Técnica da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e do Observatório Sistema Fiep, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, com transmissão pelo Canal da Fundação Araucária no Youtube.

Participou, em 5 de outubro de 2022, do III CICLO WEBINAR CONSELHEIROS do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), com o tema “METODOLOGIAS ÁGEIS EM PROL DA SUSTENTABILIDADE”, o qual foi realizado via Microsoft Teams. O evento foi promovido e conduzido pelo CPCE para fomentar o “insight” da aplicabilidade das METODOLOGIAS ÁGEIS visando o alcance dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) a partir da solução de problemas humanos e da aceleração de entregas de projetos.

Participou, em 28 de setembro de 2022, da Videoconferência via Sympla Streaming, com o tema “Dia do ODS na Prática”, realizado pelo MOVIMENTO NACIONA ODS Rio Grande do Sul com apoio da empresa “Bah! Negócios Sustentáveis e Humanizados” a qual é signatária do Movimento NACIONAL ODS RS. Durante o evento, objetivando compartilhar a aplicação dos ODS, transformando comunidades e pessoas, foram apresentadas as palestras “Não deixe ninguém para trás” e “Gameficação de cidades, de verdade, por meio dos 17 ODS”.

Participou, em 21 de setembro de 2022, do SIMPÓSIO E DIPLOMAÇÃO DOS MEMBROS AFILIADOS DA ABC REGIONAL SÃO PAULO | 2022-2026, evento promovido e conduzido pela ABC (Academia Brasileira de Ciências), realizado presencialmente no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) no Polo II de Alta Tecnologia de Campinas e virtualmente pelo ZOOM. Durante o evento foi apresentada a palestra magna “SIRIUS, uma conquista da ciência brasileira” e os Simpósios “Equações dispersivas: de Russell ao infinito...”; “O papel dos (hemi)canais de conexinas e panexinas nas doenças do fígado: novos insights sobre a comunicação celular hepática”; “Interação de nanomateriais com biossistemas e ambiente: ciência para inovação; segurança e sustentabilidade”; “O tecido adiposo enquanto órgão endócrino determinante para o controle glicêmico e lipídico”; e, “Uma jornada ao universo microscópico”. Na ocasião foi realizada, também, visita guiada ao Acelerador de Elétrons SIRIUS que é a maior e mais complexa infraestrutura científica do Brasil.

Participou, em 20 de setembro de 2022, do Webinar “O papel das Lideranças Corporativas frente à Saúde Mental”, realizado pelo HUB ODS Paraná em parceria com o Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e com apoio do Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes).

Participou, em 15 de setembro de 2022, como Conselheiro Sênior do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), da décima quinta edição do Reatiba a qual, promovida pelo CPCE, teve como tema “Engajamento, Profissionalismo e Atitude”.

Participou, em 15 de setembro de 2022, do COMSOL Day: Electronic Devices, evento on-line que proporcionou uma visão detalhada dos benefícios do uso de simulação multifísica para estudar e projetar componentes e dispositivos eletrônicos, realizado pelo COMSOL Multiphysics para demonstrar como o software pode ser usado em grandes equipes de desenvolvimento.

Participou, no período de 30 de agosto de 2022 até 6 de setembro de 2022, da Série de Conferências intitulada “Contagem Regressiva para o Bicentenário: Rumos à Independência”, promovida pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), quando se promoveram discussões sobre os 200 anos da Independência do Brasil pondo em foco como a ciência contribuiu para a soberania e independência nacional. Entre os temas discutidos, tanto presencialmente quanto virtualmente pelo Canal da SBPC no Youtube, foram tratados: “Ciência e Desenvolvimento Industrial” (em 30/08/2022), “Ciência e Meio Ambiente” (em 31/08/2022), “Ciência e Educação” (em 01/09/2022), “Ciência e Segurança Pública” (em 02/09/2022), “Ciência e Saúde” (em 05/09/2022) e “Ciência e Desenvolvimento Sustentável” (em 06/09/2022).

Participou, em 1 de setembro de 2022, do Primeiro Encontro de Conselheiros Sêniores do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), como Conselho Sênior do CPCE, quando foi tratada a terceira edição do Programa de Mentoria do CPCE de 2022 e apresentada, também, exposição sobre o tema Mentoria na qual foram ressaltadas a reflexão para gerar transformação e a necessidade de se compartilhar todos os saberes diferentes para ampliar resultados.

Participou, em 23 de agosto de 2022, do Diálogo "A Proteção da Mulher no Mercado de Trabalho", promovido pela OAB Ponta Grossa (Ordem dos Advogados do Brasil de Ponta Grossa) em parceria com CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) e Casa da Indústria (Sistema Fiep), realizado em formato híbrido presencialmente na Casa da Indústria e on-line via Teams. Evento alusivo ao Agosto Lilás relacionado com a Lei número 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, que criou mecanismos para enfrentar e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Participou, nos dias 23 e 24 de agosto de 2022, a convite do iCities, do ECO.TIC.NOVA 2022, realizado em Londrina e Maringá, o qual abordou conteúdos estratégicos sobre os principais desafios e tendências das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e tratou das maiores tendências no mercado de TIC e que oportunizou realizar importantes novas conexões centradas na “inovação para fomentar o aperfeiçoamento de processos e incentivar profissionais a se tornarem protagonistas da transformação”.

Participou, em 15/08/2022, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da ABC 2022-2026 - Regional Rio de Janeiro, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, quando foram empossados novos pesquisadores fluminenses e apresentadas a conferência magna “Ômicas e Bioinformática: Navegando por um Dilúvio de Dados” e exposições sobre pesquisas em desenvolvimento dos cinco novos Acadêmicos fluminenses empossados.

Participou, em 04/08/2022, do Seminário Internacional Sesi de Educação: Pensamento Crítico e Inovação, realizado pelo CNI (Confederação Nacional da Indústria), o qual foi realizado no Píer Mauá em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria) e Canal Futura. O evento integrou o “SESI Robotics International Open Brazil” um dos importantes eventos de inovação e robótica do Brasil realizado entre os dias 4 e 7 de agosto de 2022 no Píer Mauá na cidade do Rio de janeiro. O evento objetivou “desenvolver e trabalhar o pensamento crítico aliado à educação tecnológica e à inovação como real possibilidade de imaginar futuros possíveis para a humanidade”.

Participou, em 04/08/2022, do WEBINAR MERCADOS GLOBAIS: Israel, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep, quando se tratou do ecossistema de inovação de Israel, do sistema de Investimentos e apoio ao desenvolvimento das Startups e Venture Capital, da Attomation - Solução para manutenção preventiva para diversos usos.

Participou, de 23 a 25 de agosto de 2022, do Seminário de Oportunidades de Negócios com o Chile, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), abordando o mercado e as oportunidades geradas com o Acordo de Livre Comércio Brasil-Chile. O acordo, assinado entre os dois países, traz mudanças significativas em relação ao comércio e moderniza os processos de negociações entre as duas grandes economias da América do Sul.

Participou, em 21/06/2022, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC/CNPq, realizado com transmissão online pelos Canais do YouTube do CNPq e da ABC, com os temas: “INCT e Ciência e Sociedade” e “O futuro é Hoeje: Pesquisas de Fronteira”.

Participou, em 14 de junho de 2022, a convite do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial), do Webinar NOMOFOBIA: Impactos da Dependência Digital na Saúde Mental.

Participou, em 14/06/2022, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC/CNPq, realizado com transmissão online pelos Canais do YouTube do CNPq e da ABC, com os temas: “INCT e Saúde única (One health)” e “INCTs - Segurança Energética, Alimentar e na Saúde”.

Participou, em 07/06/2022, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC/CNPq, realizado com transmissão online pelos Canais do YouTube do CNPq e da ABC, com os temas: “INCT e Desigualdade e Democracia” e “INCT e Sustentabilidade do Planeta: Terra, Mar e Ar”.

Participou, em 31/05/2022, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC/CNPq, realizado com transmissão online pelos Canais do YouTube do CNPq e da ABC, com o tema “A Contribuição dos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) para a Sociedade”.

Participou, em 6 de maio de 2022, a convite do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial), do Webinar Ecossistema de Inovação.

Participou, em 5 de maio de 2022, DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA, da Sessão conjunta das Academias de Letras e Ciências de Países de Língua Portuguesa.

Participou, nos dias 26 e 27 de abril de 2022, do Seminário “70 ANOS DE CNPq (1951-2021) - PASSADO, PRESENTE E FUTURO: PENSANDO E TRANSFORMANDO O BRASIL”, realizado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) em parceria com o Governo Federal, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e a ABC (Academia Brasileira de Ciências).

Participou, em 07/04/2022, do WEBINAR MERCADOS GLOBAIS: Tailândia - Sua porta de entrada para a Ásia, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep, quando se apresentaram oportunidades que a Tailândia oferece para investidores estrangeiros interessados no mercado asiático.

Participou, em 6 de abril de 2022, a convite do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial), da III Rodada Startups ODS: Negócios para a Prosperidade, realizada via Microsoft Teams, que objetivou apresentar cases que promovem os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 8, 9 e 11 da Agenda 2030.

Participou, nos dias 6 e 7 de abril de 2022, do Webinário “ASSEMBLEIA EM DEBATE: parlamento estadual na pauta”, realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na Escola do Legislativo, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar (Parla) e pela Escola do Legislativo da Alep.

Participou, em 30/03/2022, da Mesa Redonda Virtual sobre “Origens, Panorama e Tendências do Conflito entre Rússia e Ucrânia”, realizada pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do Cifal Curitiba e das Faculdades da Indústria.

Participou, em 29/03/2022, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 51, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “DOS GRANDES DESAFIOS NASCEM AS MELORES OPORTUNIDADES: Fertilizantes e bioinsumos para a produção de alimentos no Brasil”.

Participou, nos dias 24 e 25 de março de 2022, do Smart City Session 2022, o maior evento sobre cidades inteligentes do Brasil, realizado no SmartCity Expo Curitiba, com o tema “Society Leading the Urban Future, organizado pelo iCities com apoio do Vale do Pinhão e da Prefeitura de Curitiba.

Participou, em 22/03/2022, do Workshop sobre o “Programa de Residência em Inteligência Artificial para empresas – HUB de IA Senai”, via Teams, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do Senai-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Participou, em 16/03/2022, do WEBINAR “Benefícios no Comércio Exterior: Certificado de Origem, Drawback e Recuperação Tributária”, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep.

Participou, em 8 de março de 2022, a convite do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial), do Webinar Indústria e Academia “Mulheres que Constroem”.

Participou, em março de 2022, com contribuições para o domínio INFRAESTRUTURA ELOGÍSTICA na consulta on-line que subsidiou a construção do Plano de Ações do Projeto Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I), encabeçada pelo Governo Estadual, com execução da Fundação Araucária, que se desenrolou a partir de um grande esforço de inteligência coletiva.

Participou, em dezembro de 2021, com contribuições, da Consulta Pública - Ecossistema de CT&I Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Projeto Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de CT&I, realizado pelo Governo do Estado do Paraná com execução da Fundação Araucária, Projeto de Inteligência Coletiva para pensar os rumos da Ciência, Tecnologia & Inovação nas quatro regiões paranaenses: Oeste, Norte-Central, Litoral e Metropolitana de Curitiba.

Participou, em 16/02/2022, Workshop para apresentação de resultados “A Caminho do Trabalho: uma pesquisa sobre acidentes de trajeto no setor industrial do Paraná”, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio da do Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes), Unitar (United Nations Institute for Training and Research) e OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária.

Participou, em 01/02/2022, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 50, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “HOMENAGEM AO PROF. RONALD CINTRA SHELLARD”.



Participação em Eventos Diversos em 2021

Participou, em dezembro de 2021, com contribuições, da Consulta Pública - Ecossistema de CT&I Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Projeto Paraná 2040 - Rotas Estratégicas dos Ecossistemas Regionais de CT&I, realizado pelo Governo do Estado do Paraná com execução da Fundação Araucária, Projeto de Inteligência Coletiva para pensar os rumos da Ciência, Tecnologia & Inovação nas quatro regiões paranaenses: Oeste, Norte-Central, Litoral e Metropolitana de Curitiba.

Participou, em 07/12/2021, do 4º Seminário Paranaense de Logística Reversa., realizado, de forma híbrida, com o tema “Novas Diretrizes para a Logística Reversa no Estado do Paraná, pelo Instituto Água e terra em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná e do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

Participou, em 01/12/2021, do WEBINAR MERCADOS GLOBAIS: Estados Unidos da América: Como fazer negócios na Flórida., realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep.

Participou, em 25/11/2021, a convite do Sinpacel (Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel, Papelão e de Artefatos de Papel e Papelão do Estado do Paraná), do Lançamento da Rota Estratégica do Papel: da Logística Reversa à Economia Circular, estudo no qual fez contribuições.

Participou, em 25/11/2021, do Congresso Sesi ODS 2021, realizado pelo Sistema Fiep por meio do Sesi-PR (Serviço Social da Indústria - Paraná.).

Participou, em 24/11/2021, da Oficina “PROSPERIDADE: Longevidade e Produtividade”, realizado pelo Sistema Fiep por meio do Sesi-PR (Serviço Social da Indústria - Paraná.).

Participou, em 23/11/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 49, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “PLANEJANDO O SISTEMA DE SAÚDE PARA PRIORIDADES PÓS-PANDEMIA”.

Participou, em 11 de novembro de 2021, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), do Webinar “Mulheres em Ação”, com o tema “Gerenciamento Financeiro e as oportunidades de investimento para o seu negócio”.

Participou, em 09/11/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 48, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “COMPLICAÇÕES PÓS-COVID: ALERTA AO SISTEMA DE SAÚDE”.

Participou, em 10 de novembro de 2021, do Geração 2030: Cultura para Transformar: Juventude e Arte Urbana, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes), o qual abordou o papel da arte urbana no processo de formação cidadã, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens.

Participou, em 28/10/2021, do quarto WEBINAR MERCADOS GLOBAIS 2021: ÁFRICA DO SUL, realizado online pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep, quando se tratou de informações sobre as possibilidades de Captação de Recursos, acesso a mercados, tax planning, acordos comerciais e de cooperação técnica, científica, dentre outros; vantagens de estabelecimento de uma empresa ou filial ou controlada na Bélgica e Europa – acordos de bitributação com o Brasil; vantagens e possibilidades de negócio pelo Porto de Antuérpia; melhora da empresa brasileira nos quesitos de compliance, governança e sustentabilidade; e, atrativos ao mercado europeu e a investidores; bem com case de empresas brasileiras na Bélgica.

Participou, em 26/10/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 47, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “TRANSFORMANDO PESQUISA EM TERAPIAS EFICAZES”.

Participou, em 27/09/2021, a convite Participou, em 25/10/2021, do Networking Anual Eduardo Guimarães, realizado peli Irip (Instituto de Relações Internacionais do Paraná), com o tema “Nova Economia Paranaense: O Impulso dos ODS e ESG: Olhares dos Setores Privado e Público”.

Participou, em 30/10/2021, do II Ciclo Webinar Conselheiros, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Conselho Temático de Responsabilidade Social do Sistema Fiep, com transmissão pelo Microsoft Teams, com o tema “Critérios ASG (Ambiental, Social e Governança Corporativa)”.

Participou, em 19 de outubro de 2021, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), do Webinar CPCE: V Incentive o Bem - Projetos Incentivados: Cultura e Esporte.

Participou, em 19 de outubro de 2021, do Seminário de Oportunidades Comerciais: Costa Rica e a Conexão Sul, realizado pelas Federações das Indústrias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina - Conexão Sul.

Participou, em 14 de outubro de 2021, do lançamento do estudo "Oportunidades comerciais parta micro e pequenas empresas – setores e mercados-alvo", realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Participou, em 8 de outubro de 2021, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), do Encontro de Mentoria: 2021/2022: Integração e Lançamento da Mentoria 21/22.

Participou, em 30/09/2021, do II Ciclo Webinar Conselheiros, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Conselho Temático de Responsabilidade Social do Sistema Fiep, com transmissão pelo Microsoft Teams, com o tema “Consumo Digital”.

Participou, em 30 de setembro de 2021, da live de lançamento do estudo "A tecnologia blockchain e suas possíveis aplicações no comércio exterior", pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Participou, em 28/09/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 46, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “POR QUE O MUNDO PRECISA DE MAIS MULHERES NA LIDERANÇA CIENTÍCIA?”.

Participou, em 27/09/2021, a convite do Sinpacel (Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel, Papelão e de Artefatos de Papel e Papelão do Estado do Paraná), participou do Webinário “Planos, Ações e o Desenvolvimento Sustentável no Paraná”, quando se debateu os planos e ações que valorizem o desenvolvimento sustentável, fazendo com que o Paraná se destaque e se diferencie no campo da Sustentabilidade.

Participou, em 23/09/2021, do Congresso "Compliance Across Regional Paraná/Santa Catarina 2021", realizado pelo Sistema Fiep (Sistema federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio da Rede Paranaense de Compliance em parceria com o Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes), quando foram discutidas as melhores práticas e tendências do Compliance de diversos setores, formulando proposições para o fortalecimento da cultura da integridade no Brasil e no mundo.

Participou, em 24/08/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC, Edição 09, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “SEGURANÇA ALIMENTAR, AMBIENTAL E REDUÇÃO DA INIQUIDADE”.

Participou, em 15 de setembro de 2021, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema federação das Indústrias do Paraná), do XIV REATIBA (Inclusão da Pessoa com Deficiência no mundo do trabalho), realizado de forma virtual no Canal da Indústraia, com o tema: “Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho”, no qual foram apresentadas estratégias utilizadas no trabalho produtivo dos profissionais com deficiência no período pandêmico das empresas DAF Caminhões,Renault do Brasil e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Participou, em 14/09/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 45, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: COMO FALAR MAIS ALTO DO QUE A DESINFORMAÇÃO”.

Participou, em 31/08/2021, do Webinar Organizações e Academia em prol do ODS 5, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Conselho Temático de Responsabilidade Social do Sistema Fiep, com transmissão pelo Canal da Indústria, tratando do alcance do ODS 5 - Igualdade de Gênero e Empoderamento de todas as Mulheres e Meninas.

Participou, em 31/08/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 44, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “O LEGADO DE OSWALDO LUIZ ALVES PARA A QUÍMICA E A NANOTECNOLOGIA”.

Participou, nos dias 25 e 26 de agosto de 2021, do 12º Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor - COMUNICAÇÃO DE CAUSAS E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS, realizado online via Youtube e Google Meet pela Irmandade Betânia.

Participou, em 24/08/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC, Edição 08, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “DOENÇAS INFECCIOSAS E CRÔNICAS”.

Participou, em 18/08/2021, do II Arte que Transforma: CINEMA e os ODS, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Conselho de Responsabilidade Social do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep).

Participou, em 17/08/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 43, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “LIBERDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA CIÊNCIA”.

Participou, em 10/08/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC, Edição 07, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA”.

Participou, em 10/08/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 42, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “BRASIL E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: NOVO RELATÓRIO DO IPCC”.

Participou, em 03/08/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 41, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “AGRICULTURA: GERANDO RIQUEZA COM BASE NO CONHECIMENTO”.

Participou, em 28/07/2021, do II Encontro da Rede Paranaense de Compliance de 2021, com o tema “Programa de Compliance em Fintechs: os desafios do EBANX”, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio da Rede Paranaense de Compliance em parceria com o Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes) e Unitar (United Nations Institute for Training and Research).

Participou, em 27/07/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC, Edição 06, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “BIOLOGIA E RECURSOS NATURAIS”.

Participou, em 20/07/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 40, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “ENDOSSO DA ABC À DÉCADA DA CIÊNCIA OCEÂNICA”.

Participou, em 13/07/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC, Edição 05, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “CIÊNCIAS MATEMÁTICAS”.

Participou, em 06/07/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 39, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “NOVAS FRONTEIRAS EM PESQUISAS SOBRE COVID-19”.

Participou, em 29/06/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC, Edição 04, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “QUÍMICA DE MATERIAIS E ALIMENTOS”.

Participou, em 22/06/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 38, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “BIODIVERSIDADE NA ERA DIGITAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A CIÊNCIA”.

Participou, em 18/06/2021, do Webinar CPCE: II Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos – Violência contra Mulheres, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Conselho Temático de Responsabilidade Social do Sistema Fiep, com transmissão pelo Teams. O evento teve o objetivo de tratar o tema de combate à discriminação e violência baseada no gênero visando a promoção da justiça e da equidade social, por meio da disseminação da prática do ODS 5 e ODS 16 e levar a comunidade empresarial a fazer reflexões sobre o engajamento das empresas no combate à violência, se preocupando em entender sua responsabilidade social pela observância dos princípios do Pacto Global e Agenda 2030.

Participou, em 17/06/2021, do Ciclo de Palestras “Negócios Digitais do Bem + Programa HUB ODS”, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Conselho Temático de Responsabilidade Social do Sistema Fiep, com transmissão pelo Teams.

Participou, em 15/06/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Simpósios Científicos dos Membros Afiliados da ABC, Edição 03, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “SAÚDE, ECOLOGIA E EVOLUÇÃO”.

Participou, em 11/06/2021, do WEBINAR MERCADOS GLOBAIS: ÁFRICA DO SUL, realizado online pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep, quando foram apresentados dados do comércio exterior da África do Sul, oportunidades de negócios e investimentos, orientações de como fazer negócios, além de case de uma empresa brasileira no país sul-africano.

Participou, em 1 de junho de 2021, da “II Rodada Startup ODS - Negócios para o Planeta”, realizada pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Conselho Temático de Responsabilidade Social do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), quando foram tratados os temas: Geração de Energia Renovável, Reutilização, Reuso e Reciclagem, Redução de Emissões e Proteção Florestal.

Participou, em 19 de maio de 2021, do Webinar “Indústria e Academias: Modelo Produção Sustentável”, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Conselho Temático de Responsabilidade Social do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), da Regional de Maringá.

Participou, em 13 de maio de 2021, do 11º Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor - MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS: GESTÃO E ESTRATÉGIAS, realizado online via Youtube e Google Meet pela Irmandade Betânia.

Participou, em 11/05/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 36, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “O LEGADO DE IVAN IZQUIERDO PARA A NEUROCIÊNCIA DA MEMÓRIA”.

Participou, em 06/05/2021, da Visita Virtual à Estação de Tratamento da Sanepar em Ponta Grossa, realizada online pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial - Regional Campos Gerais, Conselho Temático de Responsabilidade Social do Sistema Fiep, quando foram serão apresentados dados e informações referentes ao manancial de abastecimento, sistema de produção e distribuição de água e informações sobre a importância do uso consciente da água e preservação dos recursos naturais.

Participou, em 04/05/2021, do WEBINAR MERCADOS GLOBAIS: CHILE, realizado online pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep, quando foram apresentadas informações relevantes sobre a relação comercial e de investimento Chile-Brasil e se conheceu as grandes oportunidades de negócios, decorrentes do mais recente acordo comercial da época assinado entre Brasil e Chile.

Participou, em 23 de abril de 2021, do WEBINAR “PANORAMA DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS DE MADEIRA DE TAIWAN”, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CIN-PR (Centro Internacional de Negócios do Paraná) do Sistema Fiep.

Participou, em 20/04/2021, do Webinar “O Cenário Econômico no Mundo BANI”, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Conselho Temático de Responsabilidade Social do Sistema Fiep. A expressão Mundo BANI se refere aos desafios enfrentados na atualidade; sendo a sigla BANI composta das letras iniciais das palavras “Brittle, Anxious, Non-linear, Incomprehensible” asquais em português significam frágil, ansioso, não linear e incompreensível, respectivamente.

Participou, em 16/04/2021, do Webinar “Capitalismo Consciente e Sistema B”, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Conselho Temático de Responsabilidade Social do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep).

Participou, em 15/04/2021, do I Encontro da Rede Paranaense de Compliance de 2021, com o tema “Compliance e a prevenção ao vazamento de dados e cyber risks”, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio da Rede Paranaense de Compliance, o qual objetivou apresentar questões sobre a prevenção ao vazamento de dados e em “cyber risks” (riscos cibernéticos).

Participou, em 13/04/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 34, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “VACINAS PARA O BRASIL”.

Participou, em 12 de abril de 2021, do WEBINAR MERCADOS GLOBAIS: CHINA, realizado online pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep, quando foram apresentadas as melhores oportunidades de negócios para vender para China e aprender como participar da edição virtual da Feira de Cantão (a maior do mundo).

Participou, em 8 de abril de 2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário “O Valor da Ciência - Diálogo Nobel Brasil”, realizado pela ABC e Nobel Prize Outreach (braço de comunicação da Fundação Nobel) em colaboração com o Instituto Serrapilheira. O evento objetivou promover discussão sobre a importância da ciência para a sociedade e de políticas públicas baseadas no conhecimento científico; principalmente em tempos de crise, como a da pandemia de Covid-19.

Participou, em 31 de março de 2021, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep, por videoconferência, do II Encontro do Programa de Mentoria do CPCE, o qual busca fomentar a prática de compartilhamento de conhecimento tácito e empírico entre os conselheiros seniores (mentores) e conselheiros juniores (mentorados), sendo um método de desenvolvimento pessoal e profissional, propiciando um espaço de diálogo e troca de experiência, assim como para a apresentação de resultados obtidos nas áreas de Inovação e Sustentabilidade, Responsabilidade Social Corporativa e Pacto Global/ODS.

Participou, em 23/03/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinários da ABC, Edição 33, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “EDUCAÇÃO INFANTIL: AVALIAÇÕES DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SUGESTÕES PARA O NOVO FUNDEB”.

Participou, em 09/03/2021, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, edição 32, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “GENÉTICA, VACINA E COVID-19”.

Participou, em 08/03/2021, a convite do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial), do Webinário Indústria e Academia (II Diálogo Intergeracional) quando se desenvolveu o tema “Mulheres na Indústria”, objetivando promover o debate sobre o papel da mulher na sociedade no âmbito do objetivo de desenvolvimento sustentável 5, suas conquistas e desafios. Foi desenvolvido um diálogo entre a Bratac Seda e o Centro Universitário Santa Cruz.

Participou, em 10/02/2021, a convite do Sistema Fiep por meio das Faculdades da Indústria, do lançamento do Conselheiro TrendsInnovation, Programa da parceria firmada entre as Faculdades da Indústria, por meio do Habitat Business School e a Inova Business School.

Participou, em 29/01/2021, do Webinar LUXTALKS, promovido pela Embaixada do Grão-Ducado de Luxemburgo, evento que tratou da chamada do programa IraSME de colaboração em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação corporativa uma rede internacional de agências de inovação que integram Agências do Brasil e de Luxemburgo tais como EMBRAPI e LUXINNOVATION. O evento foi promovido pelo Sistema Fiep por meio da Gerência Executiva de Assuntos Internacionais do CIN-PR.

Participou, em 20 de janeiro de 2021, do Webinário "Brasil: Paraíso restaurável: Desenvolvimento sustentável em pauta", a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial), realizado pelo Sese-PR por meio do CPCE em parceria com o Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes Instituto das Nações Unidas de Treinamento e Pesquisa).



Participação em Eventos Diversos em 2020

Participou, em 16 de dezembro de 2020, da 17ª Jornada CNTU: “2022: Brasil mudando de pele”, pré-lançamento do Bicentenário da Independência e da Semana de Arte Moderna de 2022, realizado virtualmente via Canal do YouTube pela CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados).

Participou, em 15 de dezembro de 2020, do Café & Gestão Online desenvolvido com o tema: “Transição e Mudança – Liderando equipes para a transformação”, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio da Gerência de Educação Executiva e da Escola de Negócios das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. Participou do evento a convite do Sistema Fiep.

Participou, em 15/12/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, edição 31, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “POVOS TRADICIONAIS, SAÚDE, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE: AVALIANDO 20 E PREPARANDO 21”.

Participou, em 9 de dezembro de 2020, do MASTERCLASS “COMO MONTAR UMA STARTUP COM POUCOS RECURSOS?”, realizado pela Agência de Inovação UFPR (Universidade federal do Paraná), por Videoconferência via Sympla Streaming.

Participou, nos dias 8 e 9 de dezembro de 2020, do Smart City Session 2020, o maior evento sobre cidades inteligentes do Brasil, realizado 100% online, foi organizado pelo iCities.

Participou, em 8 de dezembro de 2020, do WEBINAR “E-COMMERCE INTERNACIONAL”, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CIN-PR (Centro Internacional de Negócios do Paraná) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Participou, em 08/12/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, edição 30, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “CRISPR E EDIÇÃO DE GENOMAS”.

Participou, em 03/12/2020, a convite do Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes Instituto das Nações Unidas de Treinamento e Pesquisa), do Congresso Sesi ODS, realizado online no Canal da Indústria, no YouTube, promovido pelo Sistema Fiep por meio do Sesi-PR (Serviço Social da Indústria - Paraná.)

Participou, em 03/12/2020, a convite do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-PR), da 7ª Edição do Programa de Milhagem para Despachantes Aduaneiros e Comissárias de Despacho (Despachantes Aduaneiros 2019).

Participou, em 24/11/2020, a convite do Sinpacel (Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel, Papelão e de Artefatos de Papel e Papelão do Estado do Paraná) e dos Observatórios Sistema Fiep, participou do Webinário “Rota Estratégica do Papel: Da Logística Reversa à Economia Circular”, um roadmap que tratou das iniciativas e projetos sobre Indústrias do Setor de Papel, Celulose, Embalagens e Artefatos no âmbito da Logística Reversa e Economia Circular.

Participou, em 24/11/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, edição 28, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “DESAFIOS PARA O FUTIRO DA ECONOMIA: BRASIL NA ENCRUZILHADA”.

Participou, em 23 de novembro de 2020, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep, via Microsoft Teams, do Ciclo Webinar Conselheiros, quando foi tratado o tema “APRENDENDO COM A SUSTENTABILIDADE”.

Participou, em 12/11/2020, a convite do iCities Smart Cities Solutions, do WEBINAR “City Wellness: priorizando a qualidade de vida nos empreendimentos imobiliários”.

Participou, em 10/11/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, edição 28, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “REPENSANDO O DESENVOLVIMENTO HUMANO”.

Participou, em 09 de novembr de 2020, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep, via Microsoft Teams, do Ciclo Webinar Conselheiros, quando foi tratado o tema “IV INCENTIVE O BEM”.

Participou, em 03/11/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, edição 27, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS”.

Participou, em 30 de outubro de 2020, a convite do Cifal Curitiba, do Sistema Fiep e do Unitar, do Webinar “COVID-19 AND ITS IMPACT ON THE INCLUSION OF OLDER PERSONS” (COVID-19 E SEU IMPACTO NA INCLUSÃO DE PESSOAS IDOSAS), como parte da Série de Eventos Online organizada pela Divisão de Pessoas e Inclusão Social do Unitar em parceria entre o Unitar (Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa), o Cifal Málaga e o Cifal Curitiba, por meio do Sistema Fiep.

Participou, em 26 de outubro de 2020, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), virtualmente, do Webinar Conexão Sustentável: “ODS 8 e as Skills 4.0: Habilidades dos Profissionais do Futuro”, realizado pelo Sistema Fiep por meio do CPCE.

Participou, em 22 de outubro de 2020, do Café & Gestão Online desenvolvido com o tema: “Gestão AdaptÁgil”, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio da Gerência de Educação Executiva e da Escola de Negócios das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. Participou do evento a convite do Sistema Fiep.

Participou, em 22 de outubro de 2020, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), virtualmente, do Webinar Conexão Sustentável: “Jovens Parceiros na Construção ODS”, realizado pelo Sistema Fiep por meio do CPCE.

Participou, em 22/10/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, edição extra, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: TENDÊNCIAS, APLICAÇÕES, DESAFIOS ÉTICOS E SOCIAIS”.

Participou, em 21 de outubro de 2020, do Programa Integridade e Compliance: cases de implementação da LGPD, realizado pelo Sistema Fiep, em parceria com o Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes (CIFAL Curitiba), a convite da Rede Paranaense de Compliance.

Participou, em 15 de outubro de 2020, IV Encontro de Mulheres em Ação: em tempos de Pandemia, realizado Via Microsoft Teams, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Conselho de Responsabilidade Social do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep).

Participou, em 14 de outubro de 2020, do evento “Geração 2030 - O Hoje e o Futuro do Trabalho”, realizado pelo Sistema Fiep, em parceria com o Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes (CIFAL Curitiba), Instituto Robert Bosch, Junior Achievement Paraná e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

Participou, em 13/10/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, edição 25, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “INSTITUIÇÕES DE PESQUISA: AÇÕES EM RESPOSTA À CRISE”.

Participou, em 08 de outubro de 2020, do Webinar “Conexão Sustentável CPCE: ODS e a Eficiência Energética e Hídrica na Linha de Produção”, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Conselho Temático de Responsabilidade Social do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (sistema Fiep).

Participou, em 07 de outubro de 2020, do Webinar: A Regulação do Setor do Saneamento, realizado pelo Sistema Fiep, em parceria com o Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes (CIFAL Curitiba) e a Associação Paranaense de Direito e Economia (ADEPAR).

Participou, em 06 de outubro de 2020, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep, via Microsoft Teams, do I Ciclo Webinar Conselheiros, quando foi tratado o tema “Transformações e Tendências na Gestão de Talentos”.

Participou, em 06 de outubro de 2020, do MEETUP (Internacionalização como estratégia para a retomada do crescimento), realizado online pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep, juntamente com WTC Curitiba, Sebrae e Invest Paraná.

Participou, em 01 de outubro de 2020, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep, do Webinar “Juventude e Nações Unidas”, realizado pelo Sistema Fiep por meio do CPCE.

Participou, nos dias 28 e 29 de setembro de 2020, do II SBAAEE - Simpósio Brasileiro de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia, organizado pela ABENGE, por meio do Grupo de Trabalho em Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia (GTAAEE), juntamente com a Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Participou, em 24 de setembro de 2020, do Café & Gestão Online desenvolvido com o tema: “Como o People Analytics pode auxiliar na retomada pós crise”, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio da Gerência de Educação Executiva e da Escola de Negócios das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. Participou do evento a convite do Sistema Fiep.

Participou, em 23/09/2020, do Webinar “Práticas de Gestão para Vias Mais Seguras”, realizado pelo Unitar (United Nations Institute for Training and Research) e o Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em parceria com o Cifal Curitiba (Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina de Curitiba), objetivando apresentar metodologia para ajudar a melhorar a segurança viária e explorar exemplos de aplicação em diferentes cidades do mundo.

Participou, em 17 de setembro de 2020, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep, do XIII REATIBA (Inclusão da Pessoa com Deficiência no mundo do trabalho), realizado de forma virtual, com o tema: “Todo Tempo é Tempo de Inclusão”.

Participou, em 15/09/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, edição 24, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “DOENÇAS PARASITÁRIAS TROPICAIS: FÁRMACOS, VACINAS E ACESSO”.

Participou, em 4 de setembro de 2020, do WEBINAR MERCADOS GLOBAIS: PARAGUAI: Covid-19 e novas oportunidades de integração das cadeias produtivas do Paraná e Paraguai?’, realizado online pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep.

Participou, em 4 de setembro de 2020, do Programa Webinar Público e Privado: o Novo Marco Legal do Saneamento é necessário?, realizado pelo Sistema Fiep em parceria com o Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes (CIFAL-Curitiba) e a Associação Paranaense de Direito e Economia (ADEPAR).

Participou, em 3 de setembro de 2020, do Webinar “O Cenário VUCA no Mundo Corporativo”, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep.

Participou, em 01/09/2020, do WEBINAR Exportação e Panoramas Setoriais: “Indústria de Máquinas e Equipamentos”, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Participou, em 01/09/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, edição 22, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS - 100 ANOS DE OTTO GOTTLIEB ”.

Participou, em 27 de agosto de 2020, do WEBINAR “Redução de Custos e Reflexos da Pandemia no Comércio Exterior, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Participou, em 27 de agosto de 2020, do Café & Gestão Online desenvolvido com o tema: “Futirismo na comunicação”, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio da Gerência de Educação Executiva e da Escola de Negócios das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. Participou do evento a convite do Sistema Fiep.

Participou, em 26 de agosto de 2020, do WEBINAR Exportação e Panoramas Setoriais: “Indústrias de Calçados”, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Participou, em 25/08/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, edição 21, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “MEDICINA DE PRECISÃO NO BRASIL”.

Participou, em 25 de agosto de 2020, da Palestra “"Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos - Pós-COVID (Ethos)”, realizado pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) por meio do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) em parceria com o Instituto Ethos.

Participou, em 21 de agosto de 2020, do WEBINAR MERCADOS GLOBAIS: REINO UNIDO: Como o investimento britânico pode ajudar na recuperação pós-Covid?’, realizado online pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

Participou, em 18/08/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, edição 20, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “DESVENDANDO A OPEN SCIENCE: BENEFÍCIOS, GARGALOS E DESAFIOS”.

Participou, em 12/08/2020, da Live “Geração 2030 - O direito de ser quem eu sou”, realizado via Canal do YouTube pelo Cifal Curitiba (Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina de Curitiba), Junior Achievement Paraná|, UNPFA (Fundo de População das Nações Unidas), e INRB (Instituto Robert Bosch) com apoio da Unilehu. O evento objetivou propiciar um espaço de diálogo, entre jovens e especialistas para tratar de temas que mais estavam na mente dos jovens em tempos da COVID-19.

Participou, em 11/08/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, edição 19, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “COVID-19 E A INOVAÇÃO DE FÁRMACOS NO BRASIL”. No evento foi debatido o tema e apresentado relatos sobre avanços na área.

Participou, em 5 de agosto de 2020, do WEBINAR MERCADOS GLOBAIS: PAÍSES BAIXOS: o principal destino das exportações paranaenses na Europa, realizado online pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

Participou, em 04/08/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, edição 18, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “Saúde e Meio Ambiente: poluição, saneamento e economia circular”.

Participou, em 28/07/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, edição 17, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “CIÊNCIA E MÍDIA NA PANDEMIA”, quando se discutiu o valor da ciência no enfrentamento da crise e a importância da informação de qualidade naquele cenário.

Participou, em 23 de julho de 2020, do Café da Manhã Online desenvolvido com o tema: “Economia Circular: Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável”, realizado pelo IEP (Instituto de Engenharia do Paraná por meio da Diretoria Técnica e em parceria com a Unilivre (Universidade Livre do meio Ambiente) e Paraná Metrologia.

Participou, em 25 de julho de 2020, do Café & Gestão Online desenvolvido com o tema: “Pessoas & cultura em qualquer circunstância”, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio da Gerência de Educação Executiva e da Escola de Negócios das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. Participou do evento a convite do Sistema Fiep.

Participou, em 23 de julho de 2020, do Webinar “O Processo de Estruturação da LGPD nas Companhias”, a convite da Fundação Celepar, Assespro-Paraná (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná) e Grupo Educacional PÓLIS CIVITAS, com realização da Assespro-Paraná.

Participou, em 22 de junho de 2020, do Webinar “Integridade e Compliance: Gestão e Transparência em Tempos de Pandemia”, promovido pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) com parceria do Comitê Técnico da Rede Paranaense de Compliance, quando se objetivou destacar a importância da transparência, do controle e da gestão de riscos nos negócios no contexto da pandemia.

Participou, em 21 de junho de 2020, do INC Health Talks que teve como tema “Demências com foco em Alzheimer”, o qual foi transmitido pelo Canal do YouTube do Hospital INC do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC).

Participou, em 15 de julho de 2020, do WEBINAR “Exportação e Panoramas Setoriais - Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos”, realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), quando tratou-se do impacto da pandemia da Covid-19 sobre os negócios internacionais no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC).

Participou, em 14/07/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do Webinário CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, edição 15, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “Pesquisa e Desenvolvimento nas Empresas Brasileiras: Desafios, Oportunidades e Obstáculos”.

Participou, em 9 de julho de 2020, do primeiro WEBINAR “Exportação e Panoramas Setoriais - Indústria Têxtil”, realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), quando tratou-se dos impactos da pandemia de Covid-19 neste importante.

Participou, em 9 de julho de 2020, da Live “Repensando o Futuro da Educação – Que escolhas feremos?”, promovido pela CNI Confederação Nacional da Indústria), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), quando se abordaram os possíveis futuros dos caminhos do ensino.

Participou, em 8 de julho de 2020, do WEBINAR MERCADOS GLOBAIS: PORTUGAL - Uma porta de entrada para a Europa, realizado online pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

Participou, em 8 de junho de 2020, do INC Health Talks que teve como tema “Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)”, o qual foi transmitido pelo Canal do YouTube do Hospital INC do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC).

Participou, em 8 de julho de 2020, do Lançamento do Plano Safra Paraná, transmitido pelo Canal do BRDE no YouTube, foi realizado pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e do Estado do Paraná, quando foram tratadas questões sobre linhas de crédito, projeções de resultados e oportunidades que o futiro reserva para o agronegócio paranaense.

Participou, em 6 de julho de 2020, do Lançamento do Projeto: 1,000 ENGINEERING SOLUTIONS FOR THE WORLD, realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) por meio do GT Educação Empreendedora em Engenharia/Abenge. O projeto é uma iniciativa de capacitação e tem por objetivo desenvolver habilidades empreendedoras.

Participou, em 2 de julho de 2020, do WEBINAR “Drawback: o que é e como posso utilizar”, realizado pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Drawback é um regime aduaneiro com o qual se pode suspender ou eliminar tributos incidentes sobre certos produtos, como o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI).

Participou, em 29 de junho de 2020, da exposição “Uma Educação Inovadora que se encaixa nas suas escolhas”, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio da Pós Unique das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. Participou do evento a convite do Sistema Fiep. No evento se falou sobre o cenário da educação pós-COVID-19 e se apresentou dicas para se aproveitar o momento e dar uma reformulada no currículo.

Participou, em 25 de junho de 2020, do Café & Gestão Online desenvolvido com o tema: “Learning Agility: como potencializar o desenvolvimento profissional”, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio da Gerência de Educação Executiva e da Escola de Negócios das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. Participou do evento a convite do Sistema Fiep.

Participou, em 25 de junho de 2020, do Lançamento Rotas Diversidade e Longevidade 2035, realizado pelo Sistema Fiep, por meio do Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade. As Rotas objetivam apontar caminhos para que ambientes corporativos sejam de fato igualitários, dando as mesmas oportunidades a todas as pessoas.

Participou, em 25 de junho de 2020, do WEBINAR “Respostas imediatas à pandemia: casos de cooperação entre ICTs e empresas”, realizado online pelo CNI (Confederação Nacional da Indústria), quando se realizou um bate-papo sobre a importância de parcerias entre Institutos de Ciência e Tecnologia e empresas para o combate à COVID-19.

Participou, em 25 de junho de 2020, do WEBINAR “Direito Autoral – Proteção e Registro”, realizado online pelo CBL (Câmara Brasileira do Livro), quando foram respondidas as questões: (1) O que é direito autoral? (2) o que a lei de direito autoral protege? (3) Como funciona o registro de direito autoral? (4) Como posso proteger minha obra? (5) Como funciona o registro das obras da VBL?

Participou, em 24 de junho de 2020, do WEBINAR “Barreiras Comerciais no Contexto da Pandemia”, realizado online pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios) com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no qual se objetivou tratar a internacionalização de negócios analisando como a agenda de barreiras e as medidas unilaterais implementadas pelos países tem se comportado diante do contexto do COVID-19.

Participou, em 24 de junho de 2020, do MASTER CLASS: DESIGN SPRINT: ENTENDA OS 5 PASSOS, promovido pela Agência de Inovação da UFPR (Universidade Federal do Paraná, por Videconferência via Sympla Streaming.

Participou, em 24 de junho de 2020, do INC Health Talks que teve como tema “Dúvidas sobre COVID-19”, o qual foi transmitido pelo Canal do YouTube do Hospital INC do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC).

Participou, em 24 de junho de 2020, da Live Edital IA2 - SOFTEX/MCTIC: Debate com a Aceleradora OBR Global e seus parceiros, quando foi apresentado o Edital IA2 e o Programa de Aceleração Internacional Velocity, oportunidade para apoiar investimentos em projetos de P&D. O evento foi promovido pela Assespro-Paraná (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná).

Participou, em 23 de junho de 2020, do WEBINAR MERCADOS GLOBAIS E COVID-19: ALEMANHA – O exemplo de Baden-Württemberg no combate à COVID-19 e perspectivas para internacionalização, realizado online pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná). Neste webinar FOI apresentada a estratégia utilizada pelo estado alemão de Baden-Württemberg, a situação econômica atual e o planejamento para internacionalização em 2020/2021.

Participou, em 23/06/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do décimo segundo Webinário Transdisciplinar CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “Desafios Sociais e Econômicos da Pandemia". O evento objetivou discutir e avaliar o enfrentamento dos inúmeros problemas gerados por epidemias que provocam perdas de vida, redução da atividade econômica e desemprego gerando desafios gigantescos que requerem, sempre, com urgência, políticas públicas efetivas.

Participou, em 17 de junho de 2020, do WEBINAR MERCADOS GLOBAIS E COVID-19: ARGENTINA - Qual o impacto da COVID-19 na relação bilateral entre Paraná e Argentina, realizado online pelo CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

Participou, em 17 de junho de 2020, do INC Health Talks que teve como tema “Doença de Parkinson”, o qual foi transmitido pelo Canal do YouTube do Hospital INC do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC).

Participou, em 10 de junho de 2020, do Congresso “Disrupção Total” que teve como tema Seu Negócio Nunca Mais Será o Mesmo”, realizado com apoio do Vale do Pinhão e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Participou, em 9 de junho de 2020, da terceira edição do Café & Gestão Online com o tema “O Novo Normal: a gestão ágil dos negócios e o seu papel como agente de mudança”, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio da Gerência de Educação Executiva e da Escola de Negócios das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. Participou do evento a convite do Sistema Fiep.

Participou, em 09/06/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do décimo Webinário Transdisciplinar CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “Salvando Vidas Hoje”. Neste webinário foram tratados: os principais resultados de ensaios clínicos brasileiros que avaliaram terapias para covid-19, como cloroquina e corticoides; sobre os desafios enfrentados na realização desses estudos, conduzidos em plena pandemia; como é feito o tratamento atual dos pacientes acometidos pela forma grave de infecção por SARS-CoV-2 em UTIs.

Participou, em 04/06/2020, do Webinar: Entenda os riscos hídricos e saiba como fazer a gestão da água em sua empresa, integrante da série de Webinars “Quarentena com o Pacto” promovida pela Rede Brasil do Pacto Global e que discute sustentabilidade durante a pandemia. No Webinar “Entenda os riscos hídricos e saiba como fazer a gestão da água em sua empresa” foi apresentada uma visão geral da ferramenta de pegada hídrica e suas aplicações no contexto empresarial. O evento foi organizado pela FGV/EAESP com apoio do Cifal Curitiba (Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina de Curitiba).

Participou, em 3 de junho de 2020, do Webinar GT: Água e Meio Ambiente: Crise Hídrica e a Região Norte do Paraná, realizado pelo Movimento Nacional ODS Maringá com apoio da Sanepar.

Participou, em 02/06/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do nono Webinário Transdisciplinar CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “Modelos Computacionais e Isolamento Social”. No eventou procurou-se responder às questões: (1) Como podemos saber até quando o isolamento social é necessário? (2) Quem faz essas previsões? (3) Como elas são estruturadas?

Participou, em 27 de maio de 2020, da segunda edição do Café & Gestão Online com o tema “Como o comportamento das finanças pessoais impactam na gestão das empresas”, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio da Gerência de Educação Executiva e da Escola de Negócios das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. Participou do evento a convite do Sistema Fiep.

Participou, em 26/05/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do oitavo Webinário Transdisciplinar CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “Populações fragilizadas e a Pandemia”.

Participou, em 19/05/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), da sétima edição do Webinário Transdisciplinar CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, realizada com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “O impacto da Pandemia na Saúde Mental” que objetivou avaliar e discutir quais as consequências que podem advir sobre a Saúde Mental das pessoas com o desenvolvimento da Pandemia de Covid-19 o que se pode fazer para mitigar danos e vencer desafios que se vão apresentando.

Participou, em 12/05/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), da sexta edição do Webinário Transdisciplinar CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, realizada com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “Fármacos e a Indústria Farmacêutica”, quando se pretendeu responder às questões: (1) Por que os avanços da ciência brasileira, inclusive na formação de recursos humanos, têm tão pouco reflexo na inovação tecnológica nessa área? (2) Como os países responsáveis pela inovação na área de fármacos e medicamentos alcançaram esse patamar? (3) Será que as características da indústria farmacêutica no país impedem avanços? (4) Quais os desafios e gargalos em se fazer pesquisa clínica no Brasil?

Participou, em 28/04/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), da quarta edição do Webinário Transdisciplinar CONHECER PARA ENTENDER: O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, realizada com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “Pandemia e Desinformação”.

Participou, em 21/04/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do terceiro Webinário Transdisciplinar CONHECER PARA ENTENDER, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, com o tema “Trabalho e Diversidade”.

Participou, em 14/04/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do segundo webinário transdisciplinar CONHECER PARA ENTENDER, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, quando se abordaram os temas: arbovírus, especialmente os amazônicos; perspectivas para mitigar os riscos de introdução e disseminação epidêmica de arbovírus exóticos no Brasil; introdução e circulação autóctones; avaliação de possíveis consequências das epidemias no Brasil; políticas de desenvolvimento regional que serão necessárias para enfrentar a exposição de pessoas a novos agentes infecciosos da fauna e da flora selvagens, disseminados a partir do desmatamento e possíveis causadores de novas pandemias; o horizonte pós-crise: alternativas nacionalistas com populismo e xenofobia versus cosmopolitismo e solidariedade ampliada.

Participou, em 04/04/2020, a convite da ABC (Academia Brasileira de Ciências), do primeiro webinário transdisciplinar CONHECER PARA ENTENDER com o tema “Webinário ABC | O mundo a partir do Coronavírus”, realizado com transmissão online pelo Canal do YouTube da ABC, quando se abordaram os temas: evidências médicas relativas à pandemia da covid-19; desmistificando expectativas errôneas por uma solução de cura imediata e destacando o tratamento existente; efeitos econômicos, como a recessão e o aumento do desemprego; e impactos sociais, como a reformulação do papel do Estado e do mercado.

Participou, em 02/04/2020, do Webinar “Gestión de Crisis del COVID-19: Experiencias Prácticas en Iberoamérica”, realizado pelo Unitar (United Nations Institute for Training and Research) e o Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em parceria com o Cifal Curitiba (Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina de Curitiba), no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep.



Participação em Eventos Diversos em 2019

Participou, em 10 de dezembro de 2019, do Seminário “O Comércio Exterior e a Indústria: potencialidade dos acordos comerciais internacionais e os impactos para a Indústria Paranaense”, realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), pelo Sistema Fiep, por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep. Foi convidado a participar do evento pelo Sistema Fiep. O evento objetivou estimular a participação do empresariado paranaense no comércio internacional mostrando oportunidade de troca de informações entre empresários e governo sobre o comércio exterior e suas variáveis na indústria com vistas a melhorar a competitividade dos produtos paranaenses.

Participou, em 04 de dezembro de 2019, do Café & Gestão com o tema “Você conhece a Teoria Integral?”, realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio da Gerência de Educação Executiva e da Escola de Negócios das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. Participou do evento a convite do Sistema Fiep. Durante o evento foi apresentada a Teoria Integral a qual contribui para desenvolver pessoas, grupos e organizações, ampliando a capacidade de responder a desafios internos e externos trabalhando com ferramentas práticas para gerar mudanças e auxiliar a evolução. “O Movimento Integral é uma visão de mundo que busca uma compreensão ampla da humanidade e do universo pela combinação de contribuições da psicologia, sociologia e espiritualidade em um único sistema.

Participou, em 28 de novembro de 2019, do Café & Gestão com o tema “MINDSET DIGITAL: o novo caminho para a liderança de sucesso e crescimento de negócios”, realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) por meio da Gerência de Educação Executiva e da Escola de Negócios das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. Participou do evento a convite do Sistema Fiep.

Participou, em 12/11/2019, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), do 3º Seminário Paranaense de Logística Reversa realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, o qual foi promovido pelo Sistema Fiep em parceria com o Instituto Paranaense de Reciclagem (Inpar). Na oportunidade foi lançado o documento “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense - Economia Circular 2031” o qual foi construído por meio de trabalho de Inteligência Coletiva coordenado pelo Observatório Sistema Fiep.

Participou, em 24 de outubro de 2019, no Centro Cultural Sistema Fiep / Celso Charuri, da Palestra “Negócios de impacto e o mundo VUCA (Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade))”, promovida pelo Sistema Fiep, por meio do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial), Conselho Temático de Responsabilidade Social do Sistema Fiep.

Participou, em 2 de outubro de 2019, do Seminário “Governança para Investimentos Estrangeiros: o que muda com o novo Governo”, realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), pelo Sistema Fiep, por meio do CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiep.

Participou, em 19 de setembro de 2019, do XII Reatiba realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) com o tema INOVAR E INCLUIR. O Reatiba, evento já consagrado e tradicional do Estado do Paraná, trata da inclusão das Pessoas com Deficiência (PcD) no mundo do trabalho e, em particular, na Indústria. Promovido pelo Sistema Fiep, por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), o evento foi realizado na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e objetivou evidenciar como a redução dos vieses inconscientes podem contribuir para aumentar a inclusão no mundo corporativo, bem como evidenciar como aplicativos de mobilidade e gestão podem auxiliar no desempenho e nos resultados dos Profissionais com Deficiências inseridos nas Organizações.

Participei, em 18 de setembro de 2019, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), a convite do Sistema Fiep, do Café & Gestão” com o título “RH Ágil: O papel do RH como facilitador dos processos para a transformação digital” o qual objetivou conhecer processos ágeis, ferramentas e técnicas para criação de soluções inovadoras e disruptivas que gerem valor para funcionários, clientes e para o negócio das empresas. O evento foi realizado pelo Sistema Fiep por meio das Faculdades da Indústria e da Gerência de Educação Executiva do Sistema Fiep.

Participou, em 16 de setembro de 2019, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), a convite da Rede Brasil do Pacto Global, do Workshop Avaliação de Risco de Corrupção. O evento, realizado pela Rede Brasil do Pacto Global e a Deloitte, com o apoio do Sistema Fiep e do CIFAL Curitiba (Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina de Curitiba), objetivou capacitar profissionais da área para aplicação do Guia de Avaliação de Risco de Corrupção a fim de combater a corrupção.

Participou, nos dias 4 e 5 de setembro de 2019, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), do Congresso Sesi ODS 2019 realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep. Durante o evento ocorreu a entrega do Selo Sesi ODS 2019, do Prêmio Sesi ODS 2019, do Selo de Qualidade do Colégio Sesi e do Prêmio Sesi Peça por Peça. Foram realizadas, também, Oficinas Temáticas e uma Mostra de Projetos relacionadas com os ODS.

Participou, em 7 de agosto de 2019, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Fiep, no qual é Conselheiro Sênior, da “Primeira Rodada Startups ODS: Negócios para as Pessoas”. O evento foi realizado no Centro Cultural Sistema Fiep, Unidade Celso Charuri, quando foram apresentados cases de sucesso de Startups que possuem em suas atividades associações próximas com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 1, 2, 3, 4, 5 e 10.

Participou, em 19 de julho de 2019, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), por meio das Faculdades da Indústria e da Gerência de Educação Executiva do Sistema Fiep, no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, do lançamento da Pós Unique aquela que é a modalidade de Pós-Graduação “Lato Sensu” das Faculdades da Indústria. Na oportunidade foi apresentada a palestra “A educação na era da personalização - como a tecnologia tem afetado vários serviços e mudado a forma e a experiência do usuário” e o Case de Educação da Gerência de Recursos Humanos da Rumo.

Participou, em 12 de junho de 2019, no Auditório Caio Amaral, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), do Encontro “ODS e a arte que transforma”. Realização do Sistema Fiep por meio do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial).

Participou, em 11 de junho de 2019, no Auditório Caio Amaral, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), do Workshop sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. O evento foi realizado pelo Sistema Fiep.

Participou, em 10 de maio de 2019, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), do Café & Gestão com o tema “Talks da Indústria – Estratégia para a Inovação e Transformação Digital”. Durante o evento foram tratados os temas: Processos na Indústria, Produto, Serviços, Marketing Digital, bem como Oportunidades de Tecnologia e Pesquisa Aplicada.

Participou, nos dias 9 e 10 de maio de 2019, em Curitiba-PR, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), com realização do Sesi-PR do Sistema Fiep, da 3ª edição do Seminário Internacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O seminário marcou os 100 anos da Organização Internacional do Trabalho e discutiu os desafios futuros do setor produtivo em promover a segurança e a saúde dos trabalhadores, num cenário de transformação do trabalho.

Participou, em 29 de abril de 2019, em Curitiba-PR, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, da CANPAT (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho) de 2019 desenvolvida pelo Ministério do Trabalho, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), quando assistiu as palestras: “Projeto Elétrico em Canteiros de Obras: Alteração da NR-18”, "Gestão de SST e eSocial”, e “CPR - Comitê Permanente Regional da Industria da Construção Civil”. Durante o evento foi apresentado, também, a Plataforma Sesi Viva+ a qual tem auxiliado no atendimento às exigências do eSocial e na gestão da segurança e saúde dos trabalhadores. Em 2019, o tema da CANPAT 2019 foi “Gestão de Riscos Ocupacionais: o Brasil contra acidentes e doenças do trabalho”. O Sistema Fiep, por meio do Sesi Paraná (Serviço Social da Indústria do Paraná), promoveu, conjunto de palestras sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Tais palestras fizeram parte da CANPAT 2019 e integraram o “Abril Verde” que é dedicado à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Participou, em 16 de abril de 2019, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), do Café & Gestão com o tema “A Educação 4.0 e as EdTechs emergentes”. Durante o evento foram tratados: Educação disruptiva; Inovação; Realidade Virtual; Inteligência Artificial; e, Formas e Metodologias Ativas de Ensino.

Participou, em 10 de abril de 2019, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), do Seminário InPAR: Panorama da Logística Reversa de Embalagens em Geral. Desenvolvido pelo Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) o seminário objetivou apresentar o panorama da logística reversa de embalagens pós-consumo por meio da Coalizão Nacional de Embalagens, além de abordar seus aspectos legais.

Participou, em 4 de abril de 2019, na Escola de Gestão - Auditório II, do Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), do Conexão ODS: Os Objetivos nas Estratégias de Negócios” o qual objetivou sensibilizar e engajar o setor privado para o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Juntos o Sesi Paraná e o Pacto Global, com apoio do UNITAR e em parceria com o CIFAL Curitiba e o CPCE, se uniram para realizar o Conexão ODS.

Participou, nos dias 27 e 28 de março de 2019, na Sala Prospectiva, do Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), do Painel de Especialistas “Economia Circular 2031”. Durante o evento, promovido pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Sesi Paraná, Senai Paraná e Iel Paraná, foi elaborado coletivamente, a partir de estudos prospectivos, identificação de barreiras e levantamento de fatores críticos, uma agenda convergente de ações para 2031 com foco na instituição da Rota de Economia Circular para o Paraná.

Participou, nos dias 21 e 22 de março de 2019, na Expo Barigui, na Alameda Ecológica Burle Marx, da segunda edição do Smart City Expo Curitiba (SCECWB19). Na oportunidade Academia, Indústria, Governo, Investidores, Startups e Entidades do Terceiro Setor se reuniram para discutir e analisar o futuro das Cidades tendo por objetivo principal a Melhoria de Vida das Pessoas a partir da utilização das novas Tecnologias e da Inovação. A segunda edição do Smart City Expo Curitiba foi promovida pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pelo Governo da Catalunha, Prefeitura de Barcelona e Câmara de Comércio de Barcelona. O evento tratou das seguintes temáticas: Viabilizando Tecnologias para Cidades Inteligentes; Cidades Criativas, Sustentáveis e Humanas; Governança em Sociedades Digitais, e, Planejando Cidades Inovadoras E Inclusivas.

Participou, em 27/02/2019, do evento "Gestão da Saúde: soluções para uma indústria mais competitiva", realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), pelo Sistema Fiep por meio do Sesi-PR (Serviço Social da Indústria no Paraná), quando foram discutidos os desafios da indústria frente ao novo cenário econômico, apresentou-se soluções para uma gestão mais eficiente da segurança e saúde nas empresas com objetivo de redução de custos e aumento da produtividade, bem como foi lançada a Plataforma Sesi Viva+.

Participou, em 26/02/2019, do Workshop Receita Federal, realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), pelo Sistema Fiep, CIN-PR (Centro Internacional de Negócios do Paraná), Receita Federal e Sescap. No evento foram apresentadas informações sobre a atuação da Receita Federal em suas variadas formas de apoio ao comércio exterior, bem como abordaram-se questões relacionadas à habilitação de importadores e exportadores, atendimento nos procedimentos aduaneiros e obrigações não tributárias no Despacho Aduaneiro.

Participou, em 20/02/2019, da Capacitação Diálogo Industrial - Qualificação Profissional e Atuação no Mercado Externo, realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), por meio do CIN (Centro Interbacional de Negócios) do Sistema Fiep, quando se objetivou: Apresentar dados e estudos que contextualizam a qualificação do profissional da indústria na atualidade; Apresentar dados e estudos que contextualizam a carência de mão de obra qualificada para atender as diversas demandas do setor produtivo; Demonstrar como as falhas educacionais existentes no país impactam diretamente na formação e qualificação do profissional, provocando com isto uma baixa produtividade; Apresentar a baixa representatividade das empresas brasileiras no comércio exterior mundial e, a centralização de nossas exportações em poucos mercados; Mostrar que apesar das micro e pequenas empresas representarem quase metade (49,6%) do total de exportadores brasileiros, elas possuem uma baixa representatividade no valor exportado pelo país, além de apresentarem uma inconstância em suas ações exportadoras; Demonstrar como a falta de profissionais qualificados além de reduzir a competitividade das empresas no mercado interno, praticamente inviabilizam o processo de internacionalização destas, uma vez que estes não estão aptos para atuar em operações de comércio exterior; Promover a reflexão sobre os problemas enfrentados pelos participantes, no que se refere a baixa qualificação dos profissionais da indústria e como esta acaba impactando na ampliação da presença das empresas no mercado internacional.

Participou, em 19/02/2019, da conferência "O Novo Marketing: mais disruptivo, mais criativo e mais empreendedor", realizado no Auditório do IEL (Instituto Euvaldo Lodi) no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), quando se abordou o desenvolvimento das habilidades de identificação de oportunidade de negócios, avaliação de diferentes cenários e meios de atuação de forma integrada nas áreas de comunicação e marketing.



Participação em Eventos Diversos 2018


Participou, em 11/12/2018, do Culto de Ação de Graças da Fiep, realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), quando se agradeceu por mais um ano de trabalho, pelos desafios vencidos, pelas vitórias conquistadas e por tantas outras graças obtidas, mas, principalmente, se agradeceu pela VIDA que se vive.

Participou, em 07/12/2018, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), do evento “Aceleração de negócios pelo desenvolvimento do Capital Humano”, no qual foram abordados os critérios a serem considerados na elaboração de um programa de aceleração organizacional, bem como indicadores e fatores necessários para o sucesso deste programa. Realizado pelo Sistema Fiep por intermédio do IEL/PR (Instituto Euvaldo Lodi do Paraná) o evento chamou a atenção sobre o Programa Transformação Integral. Tomando por base a Educação Executiva o IEL/PR tem por objetivo promover programas voltados à gestão de talentos com foco em estágios e aperfeiçoamento empresarial. Com serviços de inovação, expertise e metodologias focadas em soluções práticas o IEL/PR promove o desenvolvimento da Indústria do Paraná.

Participou, em 04/12/2018, do Smart Farming e Agro 4.0, com a temática Future of Work no Virtual World Tour, Seminário Internacional, o qual objetivou dialogar com diversos países sobre a atual situação do trabalhador diante das novas tecnologias disruptivas e inovadoras desenvolvidas para a Indústria Mundial, principalmente nos Setores do Agronegócio e da Agroindústria. Promovida e realizada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pelo Fraunhofer Institut (Organização Alemã de Pesquisa) em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) o evento foi transmitido ao vivo para dez países e foram debatidos os seguintes temas: Cooperativism and the future of work in agribusiness, Impact of flying robots in agriculture, Research company vision: a researcher’s point of view, e, Agriculture 4.0 and future labor relations.

Participou, em 28/11/2018, da Celebração de 20 anos de atividades da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e do V Seminário "O Comércio Exterior e a Indústria" realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), quando se discutiram o cenário político e econômico internacional e seu reflexo nas exportações, bem como a competitividade industrial e apreciamos a história de atuação coordenada da Rede CIN para a promoção do Comércio Exterior no mundo. O Evento foi promovido pelo Sistema Fiep por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN). O CIN-PR apoia a Indústria Paranaense no processo de exportação, na internacionalização de suas ações e no aumento de oportunidades para prepará-las para conquistar novos mercados e se tornarem mais competitivas no Brasil e no exterior.

Participou, em 26/11/2018, do I Simpósio Paranaense sobre a Tributação das Instituições de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, realizado no IBQP (Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade), quando se discutiu e avaliou questões relacionadas com a Governança Tributária e a Insegurança Jurídica afetas às Instituições de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação. No evento foram analisadas, também, a Isenção e a Imunidade para IR, COFINS, INSS, ISS, ICMS, IPVA, dentre outros tributos, bem como identificados os entraves existentes no Sistema Tributário Nacional que comprometem a apropriação dos referidos Benefícios Fiscais. No evento, sob a ótica do Direito Administrativo, tratou-se, ainda, os impactos do Marco Regulatório do Terceiro Setor para a celebração de fomento e colaboração entre Organizações do Terceiro Setor e o Poder Público objetivando captação de recursos para aplicação em Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação.

Participou, em 13/11/2018, do 2º Seminário Paranaense de Logística Reversa, realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), com promoção do Sistema Fiep em parceria com Instituto Paranaense de Reciclagem (InPAR) e com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA-PR), quando se objetivou divulgar conquistas e avanços alcançados no Campo da Logística Reversa no Estado do Paraná, bem como difundir os vários desafios e dificuldades ainda a serem vencidos na área. Durante o evento se discutiram Propostas de Logística Reversa do Setor Industrial do Paraná, Economia Circular, Incentivos Econômicos previstos pela PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal 12.305/2010), Logística Fiscal, Simplificação Fiscal e Tributária na Logística Reversa, bem como sugestões para o aprimoramento do Sistema de Logística Reversa no Paraná.

Participou, em 31/10/2018, do Encontro Paranaense da Indústria de Alimentos, realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), quando se discutiu as tendências para o Setor Agroalimentar, a internacionalização do Setor de Alimentos, Economia Circular e Sanidade Alimentar tendo um mundo miserável onde milhões de Pessoas morrem de fome existindo uma absurda quantidade de comida sendo jogada no lixo. No evento foi lançado, também, o Roadmap Agroalimentar 2031 (Rota Estratégica da Indústria Agroalimentar para o Futuro da Indústria Paranaense 2031) elaborado pelo Sistema Fiep via Observatório da Indústria do sistema Fiep que especifica as priorizações do setor até o ano de 2031 objetivando a busca de soluções e visando uma Indústria sempre mais competitiva e sustentável.

Participou, em 30/10/2018, do evento “A Regulamentação de Proteção de Dados e Seus Impactos no Ambiente de Negócios”, realizado na Sala de Convenções do Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), promovido Sistema Fiep, por meio do Iel-PR (Instituto Euvaldo Lodi do Paraná), quando se debateu o contexto da Regulação Nacional e Internacional de Dados Pessoais; a General Data Protection Regulation da União Europeia e suas implicações no ambiente internacional de negócios, bem como a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709 de 2018) e os impactos nas empresas.

Participou, nos dias 29 e 30 de outubro de 2018 do Congresso Sesi ODS 2018 realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep. Durante a edição 2018 do Congresso Sesi ODS ocorreu a terceira edição do Prêmio Sesi ODS que premiou as melhores práticas de Instituições que trabalham para o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e foi conferido, também, o Selo Sesi ODS 2018 que constitui reconhecimento para Instituições que realizam projetos relacionados aos ODS e contribuem para o alcance da Agenda 2030 da ONU no Paraná. O congresso foi um espaço especial para troca de experiências e para o necessário reconhecimento de Indústrias, Empresas, Instituições Públicas, Organizações da Sociedade Civil e Instituições de Ensino que estão trabalhando para o cumprimento dos ODS no Paraná.

Participou, em 29/10/2018, da oficina “Indicadores ODS: o que saber para poder contribuir?”, realizada durante o Congresso Sesi ODS 2018, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Sistema Fiep), quando se navegou pelo Portal ODS para visitar a agenda mundial de desenvolvimento sustentável, analisar como estão os indicadores de localidades e refletir como é possível contribuir para alcançar os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O Portal ODS, lançado pelo Sistema Fiep, por meio do Sesi-PR (Serviço Social da Indústria no Paraná), é uma plataforma dinâmica que reúne informações para dar suporte às Instituições interessadas na implementação dos ODS.

Participou, em 27/09/2018, do INOVA SESSION 2018: Como as empresas inovam?, o qual foi desenvolvido no Auditório Professor Ulysses de Campos da UFPR (Universidade Federal do Paraná), quando se objetivou tanto a promoção e o estímulo de ideias e iniciativas inovadoras mediante a apresentação de grandes cases de sucesso quanto a avaliação da gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

Participou, em 20/09/2018, do VI Open Fórum Trânsito e Transformação, realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep pelo Centro Internacional de Formação de Atores Locais Curitiba (CIFAL Curitiba), Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) e Concessionária Ecovia Caminho do Mar S/A (Ecovia). Na ocasião foi debatido o tema “Educação para a Segurança Viária”, objetivando promover avaliações sobre Segurança Viária e Mobilidade Urbana, bem como perspectivar soluções efetivas para os problemas viários do Brasil. Durante o Ópen Fórum 2018 desenvolve-se, também, a II Feira de Ideias com a temática “Soluções em Segurança Viária e Mobilidade Urbana” a qual constituiu mostra de trabalhos acadêmicos que trouxeram propostas com ideias inovadoras sobre soluções para gerar impacto positivo no trânsito.

Participou, em 19/09/2018, do XI Reatiba, realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), com o tema “Diversidade, inspiração e exemplo”, o evento foi promovido pelo Sistema Fiep, por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), quando se objetivou valorizar soluções para promover a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) dentro de Empresas e nas Indústrias. O XI Reatiba pôs em evidência que quando as organizações se permitem tratar a inclusão e a diversidade em seus planejamentos estratégicos estas conseguem agregar mais valor às suas marcas, contribuem para tornar o ambiente de trabalho mais colaborativo e criativo, bem como possibilitam alcançar melhores resultados.

Participou, em 19/09/2018, do Fórum de Investimentos realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), o qual foi promovido pelo Sistema Fiep por meio do CIN-PR (Centro Internacional de Negócios do Paraná) com apoio da Agência Paraná de Desenvolvimento, quando se objetivou evidenciar oportunidades de investimentos em setores estratégicos da economia do Estado do Paraná tais como infraestrutura, energia, tecnologia e inovação e avaliar desafios e tendências para incentivar o ambiente de negócios do Estado. Reunindo profissionais e demais atores envolvidos em ações e projetos que trabalham para estimular os investimentos no Paraná. Durante o evento foi lançado o Caderno Paraná Negócios o qual constitui material com dados socioeconômicos e informações qualitativas do Paraná.

Participou, em 12/09/2018, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), do II Seminário de Prevenção do Suicídio, o qual teve por tema “Precisamos falar sobre isto”, quando se avaliou os “mitos e verdades sobre o Suicídio”, bem como os “Fatores de Risco e de Proteção”. O II Seminário de Prevenção do Suicídio foi promovido pelo Sistema Fiep por meio do Sesi-PR (Serviço Social da Indústria - Paraná) do Sistema Fiep.

Participou, entre os dias 3 e 5/9/2018, do Átrio dos Gentios 2018 promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) por meio do Instituto Ciência e Fé (ICF). O Átrio dos Gentios é um Projeto Internacional do Pontificium Consilium de Cultura (Pontifício Conselho para a Cultura) da Cúria Romana (Vaticano) que objetiva favorecer o encontro e o diálogo entre a mensagem do Evangelho e a Cultura e a Ciência. Nas Terras Brasileiras o Átrio dos Gentios é realizado anualmente pelo ICF da PUCPR o qual tem por missão a promoção de espaços qualificados para o diálogo entre Ciência, Fé e Cultura numa perspectiva Humano-Cristã.

Participei, em 30/08/2018, no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), da entrega oficial do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (PERS-PR), objetivando avanços positivos no âmbito social, ambiental e econômico para a formulação de Boas Políticas Públicas sobre os Resíduos Sólidos, bem como para promover mudanças de comportamentos tanto na geração responsável dos Resíduos Sólidos quanto na destinação final adequada dos Resíduos Sólidos.

Participou, em 28/08/2018, do “Seminário sobre Integridade, Tecnologia e Governança” o qual foi realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep em parceria com as Faculdades da Indústria, UNITAR (United Nations Institute for Training and Research), CIFAL (Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina) e IBCEMP (Instituto Brasileiro de Pesquisas Aplicadas em Prevenção e Mediação de Conflitos Empresariais), quando se tratou de Inovação, Transformação Digital e Economia Circular; “Compliance” nas Organizações; Governança Corporativa; e, “Dispute Board”.

Participou, de 15 a 17 de agosto de 2018, a convite do Conselho Setorial da Indústria Moveleira do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Sistema Fiep), do 9º Congresso Nacional Moveleiro.

Participou, em 13/08/2018, do IV Fórum do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná o qual foi realizado no Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), quando se consolidou o PERS/PR (Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná). O PERS/PR, associado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), constitui importante iniciativa para a Sustentabilidade do Estado do Paraná quanto aos resíduos Sólidos e à Logística Reversa.

Participou, em 07/08/2018, do "HR Trends - Um novo mundo demanda um novo RH", realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Sistema Fiep) e promovido pelo IEL-PR (Instituto Euvaldo Lodi do Paraná), quando se avaliou o novo perfil de RH que as Empresas precisam adotar para se manterem em um mercado que exige novos modelos mentais. O mundo está sendo transformado por meio da Indústria 4.0 e das Tecnologias Disruptivas. Nos ambientes corporativos, em particular, não está sendo diferente. Assim sendo, é urgente entender que são solicitados novos posicionamentos na gestão de RH (Recursos Humanos) das Empresas.

Participou, em 27/07/2018, do Seminário de Inteligência Artificial (IA) 2018 e do IA Experience do Sebrae Paraná, realizados no Sebrae-PR, quando se evidenciou como a IA sinaliza os caminhos que humanidade decidiu tomar para sua transformação e preservação. O Seminário objetivou, também, desmistificar a IA e evidenciar como a IA já promove avanços até mesmo nos negócios.

Fiep), da II Oficina Técnica Regional do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná - Região de Curitiba, a qual foi realizada no Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química do Sistema Fiep, quando se discutiu os Estudos de Diagnóstico Revisado, Prognóstico e Cenários, além de Propostas de Diretrizes, Metas, Programas e Ações com o objetivo de complementação dos trabalhos para validar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (PERS/PR).

Participou, em 04/07/2023, da Missão Bélgica-Paraná Smart Cities no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), quando se trataram questões de negócios e investimentos entre o Paraná e Bruxelas envolvendo o tema Smart Cities, a qual foi organizada pelo Centro Internacional de Negócios do Paraná (CIN-PR) do Sistema Fiep e foi importante para networking e reuniões de negócios entre empresas belgas e brasileiras. A Missão da Bélgica-Paraná Smart Cities objetivou identificar as várias oportunidades de negócios e investimentos com foco no setor de Smart Cities, principalmente, nas áreas como TIC, iluminação pública, soluções inteligentes para eventos e transporte público, bem como para engenharia e energia.

Participou, em 26/06/2018, a convite da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil e do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), do lançamento oficial da 10ª edição da Expo Paraguai-Brasil, ocorrido no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep durante o Seminário Bilateral de Comércio Exterior e Investimento Paraguai-Paraná, organizado pelo CIN-PR (Centro Internacional de Negócios do Paraná) do Sistema Fiep.

Participou, em 26/06/2018, a convite da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil e do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), do Seminário Bilateral de Comércio Exterior e Investimento Paraguai-Paraná, o qual foi promovido pelo Sistema Fiep juntamente com a Câmara de Comércio Paraguai-Brasil e Instituições Parceiras, objetivando aproximar Empresários Paraguaios e Paranaenses para somar esforços no sentido de permitir a integração comercial entre o Estado do Paraná e Paraguai para ampliar oportunidades de negócios e gerar novas possibilidades de desenvolvimento tendo o Paraná como protagonista no relacionamento com o Paraguai.

Participou, em 20/06/2018, do Treinamento Due Diligence em Direitos Humanos, realizado pela Rede Brasil do Pacto Global, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) com apoio da Copel, Itaipu, Estado do Paraná e do Sistema Fiep. O programa Due Diligence em Direitos Humanos foi criado pelo Grupo Temático de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) objetivando a promoção dos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos e a conscientização das Empresas quanto ao respeito pleno sobre os Direitos Humanos.

Participou, em 18/06/2018, na Escola de Educação e Humanidades da Puc-PR, do encontro “Não espere o futuro chegar, seja você mesmo o futuro”, quando se abordou temas como Quarta Revolução Industrial, Sociedade em Disrupção, Inovação nos Currículos Educacionais e o Jovem Disruptivo, objetivando discutir relações entre a Revolução 4.0 e a Educação Disruptiv. O evento foi realizado pela Rede Marista de Solidariedade (RMS) em conjunto com a Escola de Educação e Humanidades da PUC-PR com apoio dos Colégios Maristas do Grupo Marista e da FTD EDUCAÇÃO.

Participou, em 13/06/2018, do encontro “Oportunidades de Desenvolvimento da Indústria Madeireira no Uruguai”, promovido pelo Governo do Uruguai em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), por meio do CIN/PR (Centro Internacional de Negócios do Paraná), a qual foi realizada no Salão Nobre da sede Cândido de Abreu do Sistema Fiep, quando se avaliaram possibilidades reais de parcerias entre Empresas Brasileiras e o Governo do Uruguai para atuação na Indústria Madeireira do Uruguai.

Participou, em 30/05/2018, do SMALL BUSINESS WITHOUT BARRIERS - ROADSHOW (Capacitação sobre Barreiras Comerciais e aos Investimentos), realizado na Sala dos Conselhos (Espaço Heitor Stockler de França), no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), quando se avaliaram questões sobre as Barreiras Comerciais e se apresentou o Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras (SEM Barreiras), o qual considera a transparência e o acompanhamento das ações do governo para remoção ou mitigação das barreiras às exportações.

Participou, em 30/05/2018, a convite do Governo Federal, do Seminário de Divulgação da 1ª Edição do Prêmio ODS Brasil, o qual foi realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep). O Prêmio ODS Brasil objetiva incentivar, valorizar e dar visibilidade a boas práticas que contribuam para o alcance dos 17 ODS e das 169 metas da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável no território brasileiro.

Participou, em 22/05/2018, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), por meio do Unitar (United Nations Institute for Training and Research) e do Cifal (Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina), do Seminário Geração de Valor Sustentável, o qual foi realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, objetivando discutir e avaliar a importância de se considerar o Desenvolvimento Sustentável nas Organizações (em particular nas Indústrias) e a necessária relação entre Indústria 4.0 e Sustentabilidade.

Participou, em 21/05/2018, do 3º Fórum de Transparência e Competitividade, realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), com promoção do Sistema Fiep em parceria com o Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (Cifal) e com o United Nations Institute for Training and Research (Unitar), objetivando debater e avaliar a importância e a necessidade de se combater fortemente a corrupção para a melhoria no Ambiente de Negócios do Brasil e como as Empresas/Indústrias podem contribuir efetivamente para equacionar e resolver por intermédio de Boas Práticas de Integridade e Compliance os múltiplos problemas decorrentes da corrupção que assolou a Nação Brasileira.

Participou, em 20/05/2023, da Cerimônia de Crisma de meu Afilhado Dásio Roberto de Oliveira, na Paróquia São Cristóvão, celebrada pelo Amigo Dom Amilton Manoel da Silva, Bispo Auxiliar da nossa Curitiba.

Participou, entre os dias 17 a 18 de maio de 2018, do High Level Regional Forum: Achieving SDGs in Latin America (Fórum Regional Atingindo os ODS na América Latina) realizado no MON (Museu Oscar Niemeyer), em Curitiba, o qual foi desenvolvido em conjunto pelos Programas da ONU Cities Programme (Programa Cidades), UN Global Compact (Pacto Global) e PRIME (Principles for Responsible Management Education), com patrocínio da Copel e apoio do Isae/FGV (Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul), Governo do Estado do Paraná, Paranacidade, CEDES (Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social), Celepar e Prefeitura de Curitiba, tendo por objetivo discutir com parceiros nacionais e internacionais estratégias necessárias para resolver os difíceis desafios globais sintetizados nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), bem como destacar Boas Práticas da América Latina para alcançar os ODS, cumprir a Agenda 2030 da ONU e integrar, efetivamente, o Setor Público, o Setor Privado e a Academia em torno da sustentabilidade.

Participou, em 17/05/2018, a convite da Articulação da Rota Metal-Mecânica dos Observatórios da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) do “IEL Change: Inovação que Transforma” realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, quando se avaliou a velocidade acelerada com a qual as mudanças digitais estão acontecendo e sobre a necessidade das Indústrias Brasileiras estarem adaptadas a essa realidade inovadora e disruptiva. Indústria 4.0 e Transformação Digital nas Empresas foram chamadas, também, para perspectivar caminhos futuros do desenvolvimento de nossa Nação. O evento foi promovido pelo Sistema Fiep, em parceria com o IEL-PR (Instituto Euvaldo Lodi do Paraná) e por iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Participou, em 16/05/2018, a convite da Irmandade Betânia, do Sétimo Fórum do Terceiro Setor o qual tratou de temas relacionados com atividades econômicas desenvolvidas por parte das Organizações da Sociedade Civil. No evento foram avaliadas, também, questões relacionadas com as implicações jurídicas das decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto ao Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) para a obtenção do reconhecimento da imunidade das contribuições sociais perante a Receita Federal do Brasil. Também foram discutidas questões sobre os exigidos cuidados que as Instituições devem tomar em relação à prestação de contas e contabilização das atividades meio do Terceiro Setor.

Participou, nos dias 10 e 11 de maio de 2018, do 2º Seminário Internacional Segurança e Saúde no Trabalho, com o tema Geração Segura e Saudável. O Seminário foi desenvolvido no Mário de Mari do Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. O evento foi promovido pelo Programa Trabalho Seguro PR, sendo uma realização conjunta do TRT-PR (Tribunal Regional do Trabalho do Paraná) e do Sistema Fiep por meio do Sesi-PR. Questões relacionadas com novas formas de organização do trabalho, impactos das inovações tecnológicas no meio laboral, forma como as gerações encaram e reagem às questões profissionais, Trabalho 4.0 e Indústria 4.0 foram os temas abordados.

Participou, em 10/05/2018, a convite do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), do NETWORKING PARANÁ - COSTA realizado no Salão Nobre da sede Cândido de Abreu do Sistema Fiep e promovida pelo CIN-PR (Centro Internacional de Negócios do Paraná) do Sistema Fiep. Juntamente com a CINDE (Agência de Promoção de Investimentos da Costa Rica) e Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) no encontro foram apresentadas oportunidades de negócios e investimentos às Empresas Paranaenses, especialmente dos Setores Eletrônico, Automotivo, Aeroespacial, Cosméticos, Alimentos e Bebidas e Embalagens.

Participou, em 27/04/2018, a convite do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do estado do Paraná), por meio do Centro Internacional de Negócios do Paraná (CIN-PR), no Espaço Altavir Zaniollo, na sede da Fiep, do lançamento do novo Cadastro das Indústrias do Paraná 2018 o qual constitui importante ferramenta de consultas de dados cadastrais das Indústrias do Paraná e de divulgação de marcas, produtos e serviços para a realização de negócios. Também foi apresentado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) aspectos dos Impactos da Facilitação de Comércio para a Indústria e foi realizada a Premiação do Programa de Milhagem para Despachantes Aduaneiros e Comissárias de Despachos 2017.

Participou, em 24/04/2018, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do estado do Paraná (Sistema Fiep), a convite do Sistema Fiep, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN) do Sistema Fiep em parceria com o Conselho Regional da Região de Dripropetrovsk (Ucrânia) e a Embaixada da Ucrânia no Brasil, do Encontro de Networking Paraná-Ucrânia quando se discutiu possibilidades de negócios entre o Estado do Paraná e a região de Dnirpopetrovsk (da Ucrânia) visando a cooperação bilateral econômica e comercial entre os dois países.

Participou, em 20/04/2018, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Sistema Fiep), por meio do IEL Paraná (Instituto Euvaldo Lodi do Paraná), do encontro "Desmitificando Blockchain e IoT no Mundo Industrial" o qual desenvolvido no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep teve como objetivo demonstrar o significado de Blockchain e Internet das Coisas no Ambiente industrial e quais são as aplicações e impactos (disruptivos) das correspondentes tecnologias.

Participou, a convite da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), entre os dias 18 e 19 de abril de 2018, na PUC-PR, do “Transformação Digital” evento no qual reunindo Comunidade Acadêmica, Setores do Governo e Meio Empresarial foram apresentados os Projetos de sucesso da Indústria 4.0 em desenvolvimento. As Fábricas Inteligentes ou Indústrias Conectadas, ou Transformação Digital da Indústria objetiva aumentar a produtividade, a eficiência e os processos de produção propiciando que pessoas, máquinas, sistemas e componentes mantenham diretamente comunicação e colaboração uns com os outros.

Participou, como convidado, em 16/04/2018, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no Câmpus Curitiba, da 4ª edição do Open Innovation. O evento teve como tema central a TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA INDÚSTRIA quando foram debatidas e compartilhadas as principais práticas e culturas inovadoras em desenvolvimento no mundo corporativo.

Participou, em 10/04/2018, da edição do Road Show Paraná, realizada no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) quando se tratou o tema RECURSOS PARA INOVAÇÃO NAS INDÚSTRIAS. O evento foi promovido pelo Sistema Fiep em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e tratou da importância de aumentar a capacidade de inovação das empresas apresentando os melhores caminhos para o desenvolvimento dos negócios nas empresas.

Participou, em 04/04/2018, Webinar "E-commerce: novos desafios para a estratégia digital" realizado pelo Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná) com transmissão pelo Canal "Sebrae Digital", no YouTube, do Youtube do Sebrae/PR. No evento forram apresentadas informações sobre como a tecnologia deixou de ser uma novidade para se tornar realidade no mundo empresarial mostrando de forma algo bem simples como uma estratégia digital pode transformar o futuro de qualquer empresa.

Participou, em 23/03/2018, do encontro “O que você não pode deixar de saber sobre desenvolvimento sustentável”, realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio do IEL-PR (Instituto Euvaldo Lodi do Paraná) em parceria com o Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Atores Locais de Curitiba) uma iniciativa do Programa de Cooperação Descentralizada do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR), no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep.

Visitou, entre os dias 16 e 18 de março de 2018, o Torneio Nacional de Robótica FIRST LEGO League aquela que é considerada a maior competição de ROBÓTICA do País, realizada em Curitiba-PR, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), organizada pelo SESI (Serviço Social da Indústria) Nacional / CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Participou, nos dias 28 de fevereiro de 2018 e 01 de março de 2018, em Curitiba, no Expo Renault, localizado no Parque Barigui, do Smart Cities Expo World Congress (SCEWC), desenvolvido com os temas Tecnologia Disruptiva, Inovação Digital e Desenvolvimento Econômico, Governança e Futuras Cidades Sustentáveis.

Participou, a convite do CPCE - Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), Seminário Gestão do Terceiro Setor (Edição Especial da Filantropia Itinerante), realizado em 28 de fevereiro de 2018, no Câmpus da Indústria do Sistema FIEP, o qual foi promovido pelo CPCE do Sistema FIEP em parceria com a Rede Filantropia.

Participou da Oficina intitulada REA como Instrumentos de Avaliação, ministrada em 23 de fevereiro de 2018, durante a VIII SEMANA DE FORMAÇÃO DOCENTE: "TRABALHO DOCENTE: BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR”, organizada pelo Departamento de Educação (DEPED) da UTFPR, realizada entre 19 e 23 de fevereiro de 2018, no Câmpus Curitiba da UTFPR, com carga horária de 4 horas.

Participou da Oficina intitulada Inclusão e Necessidades Especiais, ministrada em 21 de fevereiro de 2018, durante a VIII SEMANA DE FORMAÇÃO DOCENTE: "TRABALHO DOCENTE: BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR”, organizada pelo Departamento de Educação (DEPED) da UTFPR, realizada entre 19 e 23 de fevereiro de 2018, no Câmpus Curitiba da UTFPR, com carga horária de 4 horas.

Participou da Oficina intitulada Cinema e Roteiro, ministrada em 20 de fevereiro de 2018, durante a VIII SEMANA DE FORMAÇÃO DOCENTE: "TRABALHO DOCENTE: BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR”, organizada pelo Departamento de Educação (DEPED) da UTFPR, realizada entre 19 e 23 de fevereiro de 2018, no Câmpus Curitiba da UTFPR, com carga horária de 4 horas.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), da edição do FÓRUM VISÕES que apresentou a palestra e painel DINÂMICA DEMOGRÁFICA E SEUS IMPACTOS SOBRE A PREVIDÊNCIA NO BRASIL: ANATOMIA DE UMA CRISE, realizada em 20/02/2018, presencialmente, no Câmpus da Indústria do Sistema FIEP.

Participou do evento EDUCAÇÃO POSITIVA NO BRASIL, realizado em 20/02/2018, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP).

Participou da I Oficina Técnica Regional do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná, realizada em 09/02/2018, no SENAI da CIC (Cidade Industrial de Curitiba), quando se objetivou apresentar e validar os resultados do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (PERS/PR).



Participação em Eventos Diversos em 2017

Participou, a convite do CPCE - Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial do Sistema FIEP, da Visita Técnica ao FAB LAB da Indústria da FIEP, realizada 8 de novembro de 2017, no Câmpus da Indústria, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema FIEP, por meio da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade, do I Seminário Paranaense de Logística Reversa, realizado em 18 de outubro de 2017, no Câmpus da Indústria, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema FIEP, por meio do CIN - Centro Internacional de Negócios, em parceria com a Swiss Business Hub Brazil, do Seminário Suíça: Inovação e Tecnologia, realizado em 17 de outubro de 2017, no Câmpus da Indústria, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema FIEP, por meio do SESI-PR, do Congresso SESI ODS, realizado em 17 de outubro de 2017, no Câmpus da Indústria, em Curitiba-PR.

Participou do IX Fórum de Tecnologia em Software Livre (FTSL/2017), de 27 a 29 de setembro de 2017, realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Câmpus Curitiba, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do SEBRAE-PR, em 22 de setembro de 2017, do Seminário de Inteligência Artificial, promovido pelo SEBRAE-PR, e realizado na sede do SEBRAE-PR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), nos dias 21 e 22 de setembro de 2017, do VIII Congresso Nacional Moveleiro, o qual promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), foi realizado no Centro de Convenções Horácio Coimbra do Sistema FIEP, cujo tema foi “BOAS IDEIAS. O PONTO DE PARTIDA PARA O SEU SUCESSO”.

Participou, a convite da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR e da Direção de Relações Empresariais e Comunitárias do Câmpus Curitiba da UTFPR, do II Fórum Empresarial e Comunitário do Câmpus Curitiba (FOREC-CT), com o tema O PAPEL DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES, realizado em 21 de setembro de 2017, no Câmpus Curitiba da UTFPR.

Participou, a convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Conselho Temático do Sistema Federação da Indústria do Estado do Paraná (Sistema FIEP), da décima edição do REATIBA, realizado em 20 de setembro de 2017, no Câmpus da Indústria do Sistema FIEP, com o tema Educação, Trabalho e Cidades Inclusivas, promovido pelo CPCE do Sistema FIEP.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), da Missão Prospectiva Paraná e Baden-Württemberg - Alemanha, realizada em 15 de setembro de 2017, pelo Sistema FIEP em parceria com o Ministério de Baden-Würtheemberg (Alemanha).

Participou, a convite da Coordenação Executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Sistema FIEP), da 4th Responsible Management Education Research Conference, realizada nos dias 13 e 14 de setembro de 2017, no Câmpus da Indústria do Sistema FIEP, com o tema New Research Questions for Advancing the Implementation of the Sustainable Development Goals, promovida pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, pelo PRIME (Principles for Responsible Management Education) Brasil e pelo Escritório do PNUD Brasil, com organização conjunta da USP, da Fundação Instituto de Administração (FIA) e do PRIME Brasil, com apoio do Sistema FIEP.

Participou, a convite do SESI-PR, por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do Quinto Encontro do III Ciclo de Estudos sobre os ODS, com o tema ODS 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecosistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade, realizado em 31/08/2017 no Câmpus da Indústria, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), do Segundo Encontro das Micro e Pequenas Empresas, realizado nos dias 30 e 31 de agosto de 2017, no Câmpus da Indústria, promovido Sistema FIEP, Fecomércio PR, FOPEME, FAMPEPAR, FACIAP e o Governo do Estado do Paraná, para discutir e planejar o futuro das empresas do Estado do Paraná.

Participou, a convite da Agência de Inovação da UFPR, do INOVA SESSION - Como as grandes empresas inovam, realizado no dia 30 de agosto de 2017, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Agência de Inovação da UFPR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), da XX Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, nos dias 28 e 29 de agosto de 2017, realizada pela Confederação Nacional de Indústria (CNI) e o Sistema FIEP em parceria com a Organização Japonesa Keidanren, em Curitiba-PR.

Participou, a convite da CNTU, da XI Jornada Brasil Inteligente, com o tema Emprego e desenvolvimento rumo ao Brasil 2022, realizada na sede da SEESP, em São Paulo, em 18 de agosto de 2017.

Participou, a convite da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), da Jornada para o Mundo Digital, realizada em 16 de agosto de 2017, no Câmpus da Indústria do Sistema FIEP, em Curitiba-PR.

Participou, a convite da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Palestra EDUCAÇÃO E UMA NOVA VISÃO DE MUNDO, promovida pelo CPCE e realizada em 15 de agosto de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou, a convite da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), da Missão de Prospecção Paraná Japão, realizada em 28 de julho de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou, a convite da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIDEP) da UTFPR, por meio da Secretaria de Desenvolvimento de Pessoas (SEDEP) da UTFPR, do Curso SEI Usar, realizado em 26 e 27 de julho de 2017, no Laboratório da DIDEP-SEDEP da UTFPR, em Curitiba-PR.

Participou, a convite da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio da Assessoria de Projetos Estratégicos do SESI Paraná, do Workshop Integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU na Estratégia Empresarial, realizado em 12 de junho de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou do IV WEBINAR PEARSON BRASIL - Sala de Aula Invertida no Ensino Superior, realizado pelo Webinar Pearson Universidades, em 29 de junho de 2017, via WEB.

Participou, a convite da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da palestra “Investimento Social Privado”, realizada em 27 de junho de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou, a convite da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa E Inovação Industrial), por meio do SENAI-PR e do Centro Internacional de Inovação da FIEP, do evento “Mecanismos de Fomento à Inovação para Empresas”, realizado 5 de junho de 2017, na Sala de Convenções, do Câmpus da Indústria da FIEP, situado na Avenida Comendador Franco, número 1341, Jardim Botânico, em Curitiba-PR.

Participou, a convite da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Temático de Meio Ambiente e Recursos Naturais e Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade, da palestra de comemoração à “Semana Nacional do Meio Ambiente” intitulada “Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)”, realizada em 07 de junho de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, na Sala dos Conselhos, situado na Avenida Comendador Franco, número 1341, Jardim Botânico, em Curitiba-PR.

Participou, a convite da Federação das Insdústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Temático de Meio Ambiente e Recursos Naturais e Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade, da palestra de comemoração à “Semana Nacional do Meio Ambiente” intitulada “Negócios e Biodiversidade: Metodologia LIFE - Gestão de Impactos e Conservação”, realizada em 07 de junho de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, na Sala dos Conselhos, situado na Avenida Comendador Franco, número 1341, Jardim Botânico, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do SESI-PR, da Faculdade da Indústria/IEL, do CIFAL (Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina) de Curitiba, da UNITAR (United Nations Institute for Training and Research), on line, do Quarto Encontro do III Ciclo de Estudos sobre os ODS, com o tema ODS 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável, realizado no dia 07 de julho de 2017, no Auditório Centro de Eventos SEPT UFPR, situado na Rua Doutor Alcides Vieira Arcoverde, número 1225, Jardim das Américas, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do SESI-PR, da Faculdade da Indústria/IEL, do CIFAL (Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina) de Curitiba, da UNITAR (United Nations Institute for Training and Research), do Terceiro Encontro do III Ciclo de Estudos sobre os ODS, com o tema ODS 02: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável, realizado no dia 22 de maio de 2017, no Hotel Astron, em São José dos Pinhais-PR.

Participou, a convite da Direção de Relações Empresariais e Comunitárias do Câmpus Curitiba da UTFPR, por meio Departamento de Extensão do Câmpus Curitiba da UTFPR, do Falando de Extensão 2017, realizado no dia 11 de abril de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR, com carga horária de 3 horas.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da palestra SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA, realizado no dia 12 de abril de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR, com carga horária de 4 horas.

Participou, a convite do SESI-PR, da Faculdade da Indústria/IEL, do CIFAL (Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina) de Curitiba, da UNITAR (United Nations Institute for Training and Research), do Segundo Encontro do III Ciclo de Estudos sobre os ODS, com o tema ODS 13: Tornar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos, realizado no dia 18 de abril de 2017, no ISAE, em Curitiba-PR, com duração de 4 horas.

Participou, a convite do SESI-PR, do Encontro de Saúde e Produtividade para a Indústria, realizado no dia 27 de março de 2017, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do SESI-PR, da Faculdade da Indústria/IEL, do CIFAL (Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina) de Curitiba, da CELEPAR e do ESIC, do Primeiro Encontro do III Ciclo de Estudos sobre os ODS, com o tema ODS 7: Garantir o acesso à energia, realizado no dia 23 de março de 2017, no ESIC – Businesse Marketing Schoolfcgv byhu, em Curitiba-PR.

Participou, a convite da SANEPAR, por meio da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento (APD), do IV Seminário Brasil-Japão: Olhando para a água em 2030, realizado de 24 a 25 de março de 2017.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), do Café da Manhã com Contadores para tratar dos Incentivos Fiscais – Ano Base 2016, realizado no dia 08 de março de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIEP, do Seminário A 13ª. COP da Biodiversidade e as Implicações para as Indústrias no Brasil, realizado no dia 07 de março de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou da Oficina intitulada Inclusão Escolar: um novo olhar para o Ensino Superior, desenvolvida no Câmpus Curitiba da UTFPR, em 17 de fevereiro de 2017.

Participou da Oficina intitulada Produção acadêmica e propriedade intelectual, desenvolvida no Câmpus Curitiba da UTFPR, em 16 de fevereiro de 2017.

Participou da Oficina intitulada Tecnologia, empreendedorismo e inovação, desenvolvida no Câmpus Curitiba da UTFPR, em 15 de fevereiro de 2017.

Participou da Oficina intitulada Estratégias de ensino e de aprendizagem para estudantes universitários, desenvolvida no Câmpus Curitiba da UTFPR, em 13 de fevereiro de 2017.

Participou da VII Semana de Formação Docente - UTFPR - 2017, no período de 13/02/2017 a 17/02/2017, realizada no Câmpus Curitiba da UTFPR.



Participação em Eventos Diversos em 2016

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do Simpósio Internacional: Indústria 4.0 - Paraná e Baden-Wurttemberg em Curitiba, realizado no dia 28 de novembro de 2016, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do ID FASHION 2016, realizado no dia 24 de novembro de 2016, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do SESI-PR, do Congresso SESI ODS, realizado no dia 23 de novembro de 2016, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do SESI-PR em parceria com o Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) Curitiba e com a United Nations Institute for Training and Research (UNITAR), do Oitavo Encontro do II Ciclo de Estudos sobre os ODS, com o tema ODS 10: Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles, realizado no dia 8 de novembro de 2016, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do SESI-PR em parceria com o Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) Curitiba e com a United Nations Institute for Training and Research (UNITAR), do Sétimo Encontro do II Ciclo de Estudos sobre os ODS, com o tema ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis, realizado no dia 31 de outubro de 2016, na PUC-PR, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do SESI-PR em parceria com o Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) Curitiba e com a United Nations Institute for Training and Research (UNITAR), do Sexto Encontro do II Ciclo de Estudos sobre os ODS, com o tema ODS 6: Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento, realizado no dia 27 de setembro de 2016.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do IX REATIBA: Inclusão e Diversidade, realizado no Câmpus da Indústria da FIEP, em 21 de setembro de 2016.

Participou da Segunda Semana Democrática, realizada em 15 de setembro de 2016, no Museu Oscar Niemeyer, das 8h às 18h30min, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio da UNITAR (United Nations Institute for Trainning and Research), do SESIPR, do CIFAL Curitiba, do IV OPEN FÓRUM TRÂNSITO E TRANSFORMAÇÃO, realizado no Câmpus da Indústria da FIEP, em 14 de setembro de 2016.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Setorial da Indústria Moveleira, do VII Congresso Nacional Moveleiro, realizado no período de 14 a 15 de setembro de 2016, nos Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou do VIII FTSL (Forum de Tecnologia em Software Livre), realizado na UTFPR, Câmpus Curitiba, de 31/08/2016 a 02/09/2016.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica, IIS3IE - Segundo Seminário Internacional de Inovação Industrial em eletroquímica, realizado de 30 a 31 de agosto de 2016.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do SESI-PR em parceria com o Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) Curitiba e com a United Nations Institute for Training and Research (UNITAR), do Quinto Encontro do II Ciclo de Estudos sobre os ODS, com o tema ODS 1: Erradicação da Pobreza, realizado no dia 30 de agosto de 2016, totalizando 4 horas de atividades.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do SESI-PR em parceria com o Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) Curitiba e com a United Nations Institute for Training and Research (UNITAR), da Tarde Urbana Habitat III, evento realizado no dia 29 de agosto de 2016, totalizando 3 horas e 30 minutos de duração.

Participou do II Seminário de QUANTIFICAÇÃO APLICADA EM ENGENHARIA E NA INDÚSTRIA (SEQUANTEI) 2016 - TRÍPLICE HÉLICE DO CONHECIMENTO-INOVAÇÃO, realizado de 22/08/2016 a 25/08/2016, no Câmpus Curitiba da UTFPR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do Seminário Argentina: economia, política e oportunidades, em 25/08/2016, realizado no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR, na Sala de Convenções 1.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do SESI-PR em parceria com o Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) Curitiba e com a United Nations Institute for Training and Research (UNITAR), do Quarto Encontro do II Ciclo de Estudos sobre os ODS, com o tema ODS 17: Parceiria Global, realizado no dia 28 de julho de 2016, totalizando 4 horas de atividades.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do SESI-PR em parceria com o Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) Curitiba e com a United Nations Institute for Training and Research (UNITAR), do Terceiro Encontro do II Ciclo de Estudos sobre os ODS, com o tema ODS 12: Assegurar padrões de consumo e produção sustentável, realizado no dia 31 de maio de 2016, totalizando 4 horas de atividades.

Participou do Workshop Introdução ao COMSOL Multiphysics, realizado em 19 de maio de 2016, nas dependências do Câmpus Curitiba da UTFPR, em um total de 3 (três) horas.

Participou, a convite do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, da Oficina de Projetos Culturais: do Planejamento à Apresentação e Contas + SALIC: Escritório Virtual do Proponente, realizada em 12 de maio de 2016, das 9h30min às 18h, na PUCPR, em Curitiba.

Participou, a convite do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, do IX Fórum de Fomento à Cultura - O Produtor Cultural e a Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizado em 11 de maio de 2016, das 14h às 19h, na PUCPR, em Curitiba.

Participou do II SETECIEI (Seminário de Tecnologias e Ciências para Engenharia e Indústria), cujo tema foi Ciências e Tecnologias na Quarta Revolução Industrial, promovido e desenvolvido no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 07/03/2016 até 23/03/2016, em um total de 22 (vinte e duas) horas.

Participou da Palestra Educação Para O Trânsito, Conscientização Para Vida, Ofertada pelo Departamento de Extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Curitiba, no dia 9 de maio de 2015, totalizando 2 horas.

Participou, a convite do TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná), por meio do TECPAR EDUCAÇÃO, do WORKSHOP TECNOLOGIA E PROPRIEDADE INTELECTUAL, realizado em 28 de abril de 2016, nas dependências do TECPAR, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do SESI-PR em parceria com o Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) Curitiba, as Faculdades da Indústria IEL, a Faculdade Tuiuti e a CELEPAR, do II Ciclo de Estudos sobre os ODS 2016, com o tema ODS 9: Infraestrutura Resiliente e Sustentável, realizado em 27 de abril de 2016, via streaming.

Participou, a convite da PUC-PR, por meio do Instituto Ciência e Fé, da Conferência Utopia e transcendência na Poesia e na Literatura Brasileira, durante o Átrio dos Gentios - Deus, Cosmos, Humanidade: Um Diálogo de Fronteiras, realizada em 13/04/2016, na PUC-PR, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Departamento de Extensão do Câmpus Curitiba da UTFPR, do evento intitulado Falando de Extensão: Apresentação de Cases e Homenagens, realizado em 05 de abril de 2016, no miniauditório do Câmpus Curitiba, Sede Central, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) Curitiba e da United Nations Institute for Training and Research (UNITAR), do Workshop Sustainable Leadership and Good Parctices at Universities of CPCE’s Counselors, realizado em 01 de abril de 2016, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) Curitiba e da United Nations Institute for Training and Research (UNITAR), do evento Leaders for Sustaintability from the Perpective of SDG's, realizado em 10 de março de 2016, no Câmpus Curitiba, Sede Centro, da UTFPR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) Curitiba e do SESI-PR, do II Ciclo de Estudos sobre os ODS – ODS 3 - Saúde, na forma EAD, realizado em 31 de março de 2016, via streaming.

Participou, a convite da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias e da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Curitiba da UTFPR, da palestra sobre o Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentada no Câmpus Curitiba da UTFPR, em 30/03/2016.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) Curitiba, do II Fórum Transparência e Competitividade, realizado em 10 de março de 2016, no Câmpus da Indústria da FIEP.

Participou da Oficina Orientações didático-pedagógicas para educação inclusiva, realizada em 18/02/2016, na VI Semana de Formação Docente do Câmpus Curitiba da UTFPR ocorrida no período de 15 a 19 de fevereiro de 2016.

Participou da Oficina Proposta de Projeto Pedagógico de Cursos na UTFPR, realizada em 18/02/2016, na VI Semana de Formação Docente do Câmpus Curitiba da UTFPR ocorrida no período de 15 a 19 de fevereiro de 2016.

Participou da Oficina Extensão na UTFPR Curitiba, realizada em 17/02/2016, na VI Semana de Formação Docente do Câmpus Curitiba da UTFPR ocorrida no período de 15 a 19 de fevereiro de 2016.

Participou da VI Semana de Formação Docente do Câmpus Curitiba da UTFPR no período de 15 a 19 de fevereiro de 2016.



Participação em Eventos Diversos em 2015

Participou da V Conferência Municipal de Curitiba, promovida pela FFC (Fundação Cultural de Curitiba), realizada em Curitiba-PR, nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2015, com carga horária de 19 (dezenove) horas.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e do SESI-PR, do painel CIDADANIA, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS, realizado em 27 de novembro de 2015, no Câmpus da Indústria da FIEP.

Participou, a convite do Computer Measurement Group Brasil (CMG BR), do VI CMG BRASIL - PERFORMANCE AND CAPACITY PLANNING CONFERENCE REGIONAL SUL, realizado no Câmpus Curitiba, Sede Central, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 25 de novembro de 2015.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), do Seminário Econômico e Comercial: União Européia, Brasil e Paraná, realizado em 19 de novembro de 2015, no Câmpus da Indústria da FIEP.

Participou, a convite da Direção da Agência de Inovação/PROREC/REITORIA da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Evento CONHECIMENTO, PROTEÇÃO E TRANSFERÊNCIA, promovido pelas AGÊNCIAS DE INOVAÇÃO DA UFPR e UTFPR, realizado em 5 de novembro de 2015, no Auditório do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Participou, a convite da Direção da Agência de Inovação/PROREC/REITORIA da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Evento OS DESAFIOS DA PROPRIEDADE INTELECTUAL NO BRASIL, promovido pelas AGÊNCIAS DE INOVAÇÃO DA UFPR e UTFPR, realizado em 4 de novembro de 2015, no Auditório do Câmpus Curitiba, na Sede Central, da UTFPR.

Recebeu em 4 de novembro de 2015, da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos COGERH-CT) do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), certificação intitulada ENCONTROS COM RH – GESTÃO DE PESSOAS, devido à sua participação nos encontros sobre AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, SIGEPE E FÉRIAS e ESTÁGIO PROBATÓRIO realizados, respectivamente, em 26 de março de 2015, 23 de abril de 2015 e 11 de junho de 2015, em um total de seis horas.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio do Centro Internacional de Negócios do Paraná (CINPR), com apoio do SENAI-PR e da CNI (Confederação Nacional da Indústria), do III Seminário O COMÉRCIO EXTERIOR E A INDÚSTRIA, realizado em 29 de outubro de 2015, com carga horária de 5 (cinco) horas.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio do serviço Social da Indústria do Paraná (SESI-PR) e da Faculdade da Indústria IEL, do terceiro Encontro do I Ciclo de Estudos ODS: ODS 5 - Gênero, realizado em 27 de outubro de 2015, com carga horária de 3 (três) horas.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, por meio do serviço Social da Indústria do Paraná (SESI-PR) e da Faculdade da Indústria IEL, do I Ciclo de Estudos ODS: ODS 16 - Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis, realizado em 29 de setembro de 2015, no Teatro SESI-PR de São José dos Pinhais, com carga horária de 3 (três) horas.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do VIII REATIBA: Inclusão na Prática, realizado no Câmpus da Indústria da FIEP, em 23 de setembro de 2015, com uma carga horária total de 4 (quatro) horas.

Participou do International Seminar Higher Education Policies in Developing Countries, realizado nos dias 21 e 22 de setembro de 2015, organizado pela ABC (Academia Brasileira de Ciências).

Participou do VII Fórum de Tecnologia em Software Livre (FTSL) 2015, realizado no Câmpus Curitiba, sede Central, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 16 a 18 de setembro de 2015, com carga horária de 30 (trinta) horas.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do VI Congresso Nacional Moveleiro, realizado no Câmpus da Indústria da FIEP, no período de 16 a 17 de setembro de 2015.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio da UNITAR (United Nations Institute for Trainning and Research), do SESIPR, do CIFAL Curitiba, do III OPEN FÓRUM TRÂNSITO E TRANSFORMAÇÃO, realizado no Câmpus da Indústria da FIEP, em 15 de setembro de 2015, com carga horária de quatro horas.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do Seminário Redução do Custo de Energia - Alternativas para o Setor Industrial, realizado no Câmpus da Indústria da FIEP, em 10 de setembro de 2015, com carga horária de quatro horas.

Participou do Seminário de QUANTIFICAÇÃO APLICADA EM ENGENHARIA E NA INDÚSTRIA - RELAÇÃO CORPORATIVA ENTRE TECNOLOGIA E CIÊNCIA, realizado no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 14/08/2015 a 28/08/2015, em um total de 30 (trinta) horas-aula.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do estado do Paraná, por meio do serviço Social da Indústria do Paraná (SESI-PR) e da Faculdade da Indústria IEL, do I Ciclo de Estudos ODS: ODS 4 – Garantir educação inclusiva e de qualidade e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos, realizado em 25 de agosto de 2015, com três horas de duração, no Teatro SESI-PR de São José dos Pinhais.

Participou do Encontro Tecnologia e Inovação: Oportunidade de Empregabilidade para os Jovens, realizado em 24 de agosto de 2015, das 9h às 12 h, no Campus da Indústria, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) de Curitiba.

Participou do Congresso SESI INDÚSTRIA E SOCIEDADE: AS CONQUISTAS DOS ODM E OS DESAFIOS DOS ODS, realizado em 20 de agosto de 2015, no Campus da Indústria, do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-Paraná, da 8h30min às 22h30min.

Participou da Oficina Tecnologia, Ciência e Transcendência. Mapeamento das Discussões Teóricas Acerca de Tecnologia na Era da Informação, realizada em 13 e 14 de agosto de 2015, durante a Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência – Escola HFC 2015, em Curitiba-PR, nas dependências do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Participou da Oficina Sobre a Astronomia Geocêntrica no De Architectura de Vitrúvio, realizada em 11 e 12 de agosto de 2015, durante a Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência – Escola HFC 2015, em Curitiba-PR, nas dependências do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Participou da Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência – Escola HFC 2015, realizada de 11 a 14 de agosto de 2015, em Curitiba-PR, nas dependências do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), promovida pelos Programas de Pós-Graduação em Filosofia (UFPR), em Formação Educacional, Científica e Tecnológica (UTFPR), em Tecnologia (UTFPR) e em Educação em Ciências e em Matemática (UTFPR), com um total de vinte e quatro horas.

Participou, a convite do Observatório das Juventudes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da Jornada Jovens e Horizontes Utópicos: A Sustentabilidade e os Desafios Contemporâneos, de 11 a 12 de agosto de 2015, realizada no Campus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Participou, a convite da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Câmpus Curitiba (COGERH-CT) e da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIRGEP) da UTFPR, da Reunião sobre Estágio Probatório realizada em 11/06/2015, no Mini Auditório do Câmpus Curitiba da UTFPR, das 14h às 16h.

Participou, a convite da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do Câmpus Curitiba (DIREC-CT), do Diretor Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR e do Reitor da UTFPR, da Cerimônia de Premiação da Tecnológica Destaque, realizada em 27 de maio de 2015, das 10h30min às 12h30min, nas dependências do Câmpus Curitiba da UTFPR, na sede central.

Participou, a convite da Direção Geral do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Debate sobre as Propostas de Alteração do Estatuto da FUNTEF-PR e dos Regulamentos para Concessão de Bolsas e para o Trabalho esporádico dos Docentes em Dedicação exclusiva da UTFPR, realizado em 28 de maio de 2015, no miniauditório do Câmpus Curitiba da UTFPR, das 10h às 12h.

Participou do Workshop A PROPRIEDADE INTELECTUAL NO SISTEMA DA INOVAÇÂO, promovido pela CLARKE, MODET e Co. Brasil, em parceria com a Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizado em 28 de maio de 2015, das 8h30min às 12h, no Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do ENCONTRO DAS MICRO E PEQUENAS INDÚSTRIAS DO PARANÁ - INOVAÇÃO E CRÉDITO PARA A COMPETITIVIDADE, realizado de 13 a 14 de maio de 2015, no Centro de Eventos da Fiep - Campus da Indústria da FIEP, em Curitiba.

Participou do SETECIEI (Seminário de Tecnologias e Ciências para Engenharia e Indústria) – Simbiose e Exigências relacionais entre Academia e Indústria, promovido pelo Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 13/04/2015 a 17/04/2015, em um total de 21 (vinte e uma) horas-aula.

Participou do II SIDELOFIC (Seminário de Inovação e Desenvolvimento em Lógica e Filosofia da Ciência) - Possibilidades Tecnológicas e Segurança Científica, promovido pelo Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 06/04/2015 a 10/04/2015, em um total de 15 (quinze) horas-aula.

Participou, a convite da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Câmpus Curitiba (COGERH-CT) e da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIEGEP), do evento sobre o SIGEPE (Sistema de Gestão de Pessoas), realizado no Câmpus Curitiba da UTFPR, em 30 de abril de 2015, das 10h30min às 12h30min, em um total de duas horas.

Participou do terceiro Fórum de Planejamento Estratégico do DAMAT, realizado em 30 de abril de 2015, das 10h às 11h, em um total de 1 (uma) hora, na sala A104, do Câmpus Curitiba, Sede Centro, da UTFPR, para tratar de questões relacionadas ao Ensino e Extensão.

Participou, a convite da Direção Geral do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) da Audiência Pública sobre o Regulamento dos Indicadores Qualitativos e Quantitativos de Gestão Acadêmica da UTFPR, realizada em 22 de abril de 2015, no Câmpus Curitiba, na sede Ecoville, das 14h às 18h, em um total de 4 (quatro) horas.

Participou, a convite da Direção Geral do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) da Audiência Pública sobre o Regulamento dos Indicadores Qualitativos e Quantitativos de Gestão Acadêmica da UTFPR, realizada em 14 de abril de 2015, no Câmpus Curitiba, na sede Centro, das 14h às 18h, em um total de 4 (quatro) horas.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Oficina SUSTENTABILIDADE PARA A COMPETITIVIDADE, realizada em 8 de abril de 2015, no Campus d Indústria da FIEP, com carga horária de 4 (quatro) horas.

Participou do primeiro Fórum de Planejamento Estratégico do DAMAT, realizado em 01 de abril de 2015, na sala E103, do Câmpus Curitiba, Sede Centro, da UTFPR, para tratar da Missão, Visão e Valores do DAMAT, das 9h10min às 11h10min, em um total de 2 (duas) horas.

Participou, a convite do Departamento de Extensão do Câmpus Curitiba da UTFPR, do primeiro evento FALANDO DE EXTENSÃO: TROCA DE EXPERIÊNCIAS E CASES, realizado em 24 de março de 2015, das 14h às 17h, no Auditório do Câmpus Curitiba da UTFPR, totalizando 3 (três) horas.

Participou, a convite da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFR, da AULA MAGNA DE ABERTURA DO 1S2015 do Câmpus Curitiba da UTFPR, com o título LUZ, CIÊNCIA E VIDA, realizada no Auditório do Câmpus Curitiba, na Sede Centro, em 27/03/205, das 9h às 11h.

Participou, a convite da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos do Câmpus Curitiba (COGERH-CT) e da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIEGEP), do evento sobre Avaliação de Desempenho, realizado em 26/03/2015, no Câmpus Curitiba da UTFPR, na Sede Centro.

Participou do UM WATER 2015 (DIA MUNDIAL DA ÁGUA - ÀGUA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL-ENFRENTANDO A CRISE), realizado em 23 de março de 2015, no Campus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba-Paraná.



Participação em Eventos Diversos em 2014

Participou do Congresso SESI Indústria e Sociedade, realizado nos dias 02 e 03 de dezembro de 2014, no Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, com carga horária de 12 horas.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), em 02/12/2014, do BOAS PRÁTICAS: EDUCANDO NA SUSTENTABILIDADE, com carga horária de 3 horas.

Participou do II Congresso Paranaense de Cidades Digitais, realizado no período de 27 e 28 de novembro de 2014, promovido pela Rede Cidade Digital.

Participou do I SEMINÁRIO CULTURA DIGITAL, CONHECIMENTO E NOVOS CENÁRIOS DE ENSINO, realizado em 26 de novembro de 2014, em Curitiba-PR, nas dependências da Universidade Federal do Paraná, durante a I Semana de Integração das tecnologias e educação Aberta do Paraná (SITEAP) do Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos (PPPREA), em um total de 8 horas.

Participou do I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ABERTA, realizado em 24 e 25 de novembro de 2014, em Curitiba-PR, nas dependências da Universidade Federal do Paraná, durante a I Semana de Integração das tecnologias e educação Aberta do Paraná (SITEAP) do Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos (PPPREA), em um total de 16 horas.

Participou do INNOVATION DAY 2014, realizado em 19/11/2014, pelo Sistema Federação das indústrias do Paraná (FIEP), por meio do SENAI-PR.

Participou do Seminário Internacional de Tecnologias Ambientais e Gestão da Água na Indústria, em 17/11/2014, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Participou da Quarta Semana Acadêmica da Licenciatura em Física do Campus Curitiba da UTFPR, realizada de 17 a 19 de novembro de 2014, cujo tema foi FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA E O ENSINO MÉDIO.

Participou do evento Contratos de Transferência de Tecnologia e Arbitragem, realizado em 13 de novembro de 2014, pela Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI).

Participou do I FÓRUM INTERNACIONAL DAS CIDADES AMIGAS DO DESIGN, realizado no período de 05 a 06 de novembro de 2014, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba-PR, pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-BRASIL), em parceria com o Centro Brasil Design e a PRODESIGN-PR, como parte da SEMANA D (O DESIGN TRANSFORMA) 2014.

Participou, a convite da Rede de Pesquisa Industrial Aplicada, do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), do Seminário Sistema Indústria, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e Empresas - II Edição: Valoração e Transferência de Tecnologia e Arcabouço de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado no Campus da Indústria, da FIEP, em 23 de outubro de 2014, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) Curitiba, com apoio do Programa de Cooperação Descentralizado do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR), do Painel de especialistas LEI DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA E LEI ANTICORRUPÇÃO: CONTROVÉRSIAS JURÍDICAS E RESPONSABILIZAÇÃO DAS EMPRESAS NA ATUALIDADE, realizado no dia 21 de outubro de 2014, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do PR.

Participou, a convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), por meio do Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI-PR), do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do evento intitulado VANTAGENS COMPETITIVAS DA SUSTENTABILIDADE, realizado em 14/10/2014, no Campus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, do Sétimo REATIBA - EQUIDADE NO MUNDO DO TRABALHO, realizado no dia 24/09/2014, no Campus da Indústria da FIEP,em um total de 5 (cinco) horas.

Participou, a convite do Sistema Federação das indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e dos Observatórios SESI/SENAI/IEL, do Seminário Internacional PERFIS PROFISSIONAIS PARA O FUTURO, como tema Experiências prospectivas no desenvolvimento de perfis profissionais que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico, em 23/09/2014, no Campus da Indústria da FIE, em Curitiba-PR.

Participou do Software Freedom Day, realizado no Campus Curitiba da UTFPR, na sede Central, no período de 18 a 20 de setembro de 2014, pelo SERPRO, UTFPR e CURITIBA LIVRE.

Participou do VI Fórum de Tecnologia em Software Livre (FTSL), realizado no Campus Curitiba da UTFPR, na sede Central,no período de 18 a 20 de setembro de 2014.

Participou da Primeira Semana de Software Livre de Curitiba, realizado no Campus Curitiba da UTFPR, na sede Central, no período de 18 a 20 de setembro de 2014, pelo SERPRO, UTFPR e CURITIBA LIVRE.

Participou, a convite do SESI-PR (ServiçoSocial da Indústria do Paraná) e do Sistema Federação das Indústrias doEstado do Paraná (FIEP), do II Open Forum - Trânsito e Transformação, realizado no Campus da Industria da FIEP,em 18 de setembro de 2014.

Participou da VI Mostra de Pesquisa na Pós-Graduação (MOPP), realizada no Campus Curitiba, Sedes Central e Ecoville, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 17 a 19 de setembro de 2014.

Participou da INOVATEC 2014 (Feira Nacional de Negócios em Inovação tecnológica entre Empresas,Universidades e Instituições de Pesquisa), realizada no período de 16 a 17 de setembro de 2014, no Campus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR.

Concluiu o Curso Orientando o Trabalho do Orientador: aspectos a serem considerados na relação Orientando - Orientador, realizado nos dias 15 e 16 de setembro de 2014, no Campus Curitiba, sede central, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), promovido pela UTFPR.

Participou do V Congresso Moveleiro, realizado de 11 a 12 de setembro de 2014, no Campus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR, com o tema O Futuro dos Negócios da Indústria Moveleira.

Participou do XIV ENCOM - Encontro de Comunicação com o Mercado, realizado em 28/08/2014, no total de 4 (quatro) horas, pelo Curso de Tecnologia em Comunicação Institucional (CTCOM), do Departamento de Comunicação e Expressão (DACEX), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Campus Curitiba da UTFPR, em Curitiba-PR.

Participou, a convite da Rede CIDADE DIGITAL, da Primeira Rodada de Cidades Digitais de Curitiba do II Congresso Paranaense de Cidades Digitais (Encontro da Rede Digital Regional RMC), realizada em Curitiba-Pr, no dia 21/08/2014.

Participou do DIA DO MEIO AMBIENTE ISAE promovido pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 5 de junho de 2014, na sede do ISAE, em Curitiba-PR.

Participou da palestra O PROBLEMA DA ÁGUA EM CURITIBA, promovida pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 5 de junho de 2014, na sede do ISAE, em Curitiba-PR.

Participou da palestra CURITIBA, MEIO AMBIENTE E A LEI ORGÂNICA, promovida pelo Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 5 de junho de 2014, na sede do ISAE, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e do Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI-PR), da Solenidade de Entrega da Quarta edição do Selo ODM, realizado no dia 04/06/2014, no Campus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou da Conferência Internacional de CIDADADES INOVADORAS - CICI2014, realizada de 07 a 09 de maio de 2014, na Universidade Positivo, em Curitiba - PR

Participou da ICITIES SMART CITIES SOLUTIONS, realizada de 07 a 09 de maio de 2014, na Universidade Positivo, em Curitiba - PR.

Participou, a convite do SESI-PR e da FIEP, da palestra intitulada INTEGRAÇÃO DO CAPITAL HUMANO AOS PROCESSOS EMPRESARIAIS: VIABILIZANDO A INOVAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS, realizada no Campus da Indústria, da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), com apoio do SESI-PR, em 02/04/2014.

Participou, a convite da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), do V Seminário da Indústria Mineral Sustentável do Paraná - Ambiente e Perspectivas para o Setor Mineral, realizado na Expo UNIMED, na Universidade Positivo, no período de 02/04/2014 a 04/04/2014, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do SESI-PR e da FIEP, do CUIDE-SE +: INOVAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO - GESTÃO DA SAÚDE MENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA, EVENTO realizado no Campus da Indústria, da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), com apoio do SESI-PR e da FIEP, em 02/04/2014.

Participou, a convite da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da III EXPOMINERAIS - Feira da Indústria Mineral, realizada na Expo UNIMED, na Universidade Positivo, no período de 02/04/2014 a 04/04/2014, em Curitiba-PR.



Participação em Eventos Diversos em 2013

Participou do VI Congresso NÓS PODEMOS PARANÁ (PRESENCIAL), realizado no dia 03 de dezembro de 2013, no Campus da Indústria, do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-Paraná.

Participou da palestra CONTRIBUIÇÃO DO MODELO DE BOLONHA PARA A MODERNIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DA UTFPR, realizada em 3 de dezembro de 2013, no Auditório do Campus Curitiba da UTFPR.

Participou do evento A IMPORTÂNCIA DOS LEVANTAMENTOS DE DADOS ENTES DE SE TOMAR DECISÕES, realizado em comemoração ao Ano Internacional da Estatística, realizado em 28 de novembro de 2013, no Miniauditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba, em Curitiba-Paraná.

Participou do V COMPUTER MEASUREMENT GROUP BRASIL - CMG REGGIONAL SUL, realizado em 21 de novembro de 2013, no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), promovido pelo CMG Brasil.

Participou do VII Congresso de Direito de Autor e Interesse Público, realizado nos dias 11 e 12 de novembro de 2013, nas dependências da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba-Paraná.

Participou do Fórum TRANSPARÊNCIA E COMPETITIVIDADE, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI-PR), em parceria com o Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) e o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR), no período de 05 a 6 de novembro de 2013, no Campus da Indústria, da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou do V Fórum de Tecnologia em Software Livre (FTSL 2013), realizado nos dias 24 e 25 de outubro de 2013, no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em parceria com o Comitê Regional de Software Livre do Serviço federal de Processamento de Dados (SERPR).

Participou, nos dias 22 e 23 de outubro de 2013, em Curitiba, nas dependências da Universidade Positivo, do Simpósio PARANÁ TIC 2013, o qual teve por objetivo a difusão de informações e a análise de tendências no Setor de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Paraná.

Participou da palestra Avaliação da Aprendizagem Como Processo: Os Desafios do Professor - UTFPR, realizada em 21 de outubro de 2013, no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Participou da Palestra O Bem-Estar Docente: O Estresse e a Autoestima, apresentada no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 21 de outubro de 2013.

Participou do INNOVATION DAY 2013 - O Futuro da Indústria Está na Inovação, realizado nos dias 16 e 17 de outubro de 2013, no Campus da Indústria, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR.

Participou, a convite da Diretoria de Relações Interinstitucionais (DERINTER), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Feira de Internacionalização UTFPT Sem Fronteiras, realizada no dia 10 de outubro de 2013, no Campus Curitiba da UTFPR.

Participou do IV Congresso Moveleiro, realizado de 25 a 26 de setembro de 2013, no Campus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR, com o tema A Competitividade é o Futuro da Indústria Moveleira.

Participou, a convite da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Centro Internacional de Inovação, do SENAI-PR e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do Primeiro Seminário Internacional de Inovação em Eletroquímica, realizado no Campus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR, no período de 16/09/2013 a 17/09/2013.

Participou, a convite do Museu Oscar Niemeyer (MON), da Conferência ANSELM KIEFER: MEMORIZANDO A HISTÓRIA, em 08/08/2013, realizada no Auditório Poty Lazarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba - PR.

Participou da IV Conferência Municipal de Cultura - Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios dos Sistema Nacional de Cultura, realizada no período de 26 a 28 de julho de 2013, em Curitiba-Paraná.

Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Praná (FIEP), do III WORKSHOP DO TERCEIRO SETOR - Práticas Compartilhadas, realizado em 03 de julho de 2013, na sede da FIEP, em Curitiba-Paraná.

Participou como Pesquisador da I Rodada Tecnológica do Setor Metal Mecânico - UTFPR/FIEP, Rodada de Negócios Tecnológica Universidade/Empresa, promivida pela UTFPR e pelos Observatórios SENAI/IEL do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em 02 de julho de 2013.

Participou, a convite do Governo Federal (por meio da Secretaria Geral da Presidência da Republica, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), do Programa das nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Núcleo Estadual dos ODM/Nós Podemos Paraná, em 25/06/2013, do Seminário de Lançamento da V Edição do Prêmio ODM Brasil, realizado na sede do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Auditório Mário de Mari, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), do Treinamento sobre Depósito Eletrônico de Patentes e-Patentes INPI (Edição Curitiba), em 19 de junho de 2013, no TECPAR-CIC, em Curitiba-PR.

Participou do Curso ELABORAÇÃO DE PÁGINA ELETRÔNICA, realizado na Semana de Planejamento do Primeiro Semestre Letivo de 2013, com carga horária de 4 horas, na Universidade tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba-PR.

Participou, à convite do ISAE/FGV, do ENCONTRO MERCADO COM CLEBER MORAIS, realizado no dia 22 de maio de 2013, no ISAE/FGV, em Curitiba-PR.

Participou do Curso PROPRIEDADE INDUSTRIAL PARA EMPREENDEDORES, realizado em 21 de maio de 2013, com duração de 8 (oito) horas, promovido pela Agência de Inovação da UTFPR e pela Academia de Propriedade Intelectual do INPI, no miniauditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba-PR.

Pariticipou do evento INCENTIVO FISCAL PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NAS EMPRESAS, realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), por meio do SENAI-PR, com carga horária de 4 horas, na sede da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou do XII WORKSHOP INTEC - Benefícios da Lei de Inovação do Paraná, realizado em 08 de maio de 2013, na sede do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), promovido pelo TECPAR e FIEP, em Curitiba-PR.

Participou do II ENCONTRO COM TEMAS RELEVANTES PARA INDÚSTRIA E SINDICATOS, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), realizado em 25 de abril de 2013, com carga de 4 horas, na sede da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou da Oficina Elaboração de Projetos para Indústrias e Sindicatos, realizada em 25/04/2013, na sede da FIEP, promovida pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), com carga horária de 4 horas, em Curitiba-PR.

Participou do II WORKSHOP DO TERCEIRO SETOR: ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS (módulo a distância), realizado pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), no período de 24 a 25 de abril de 2013, em um total de 8 horas, na sede da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou da palestra PERSPECTIVAÇÃO, realizada em 04 de abril de 2013, no ISAE/FGV, em Curitiba-PR.

Participou, à convite do ISAE/FGV, do evento TENDÊNCIAS MUNDIAIS PARA A EDUCAÇÃO EXECUTIVA RESPONSÁVEL, realizado em 03 de abril de 2013, na sede do ISAE/FGV, em Curitiba-PR.

Participou, à convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do I ENCONTRO COM TEMAS RELEVANTES PARA INDÚSTRIAS E SINDICATOS, realizado no dia 26 de março de 2013, na sede do Sistema Federação das Indústrias do estado do Paraná (FIEP), promovido pelo Núcleo Indústrias e Sindicatos do CPCE, da FIEP, em um total de 3 horas, em Curitiba Paraná.

Participou da palestra Empresa do Futuro - Como Ampliar as Chances de Sucesso, ministrada em 24/03/2013, em Curitiba - PR, promovida pelo SEBRAE-PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada na ExpoUnimed Curitiba, na Universidade Positivo (UP).

Participou da palestra Modelos de Negócios, ministrada em 24/03/2013, em Curitiba - PR, promovida pelo SEBRAE-PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada na ExpoUnimed Curitiba, na Universidade Positivo (UP).

Participou da palestra Obrigações do Micro Empreendedor Individual, ministrada em 24/03/2013, em Curitiba - PR, promovida pelo SEBRAE-PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada na ExpoUnimed Curitiba, na Universidade Positivo (UP).

Participou da palestra Apresentação da Pesquisa de Carência nos Bairros de Curitiba, ministrada em 24/03/2013, em Curitiba - PR, promovida pelo SEBRAE-PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada na ExpoUnimed Curitiba, na Universidade Positivo (UP).

Participou da palestra Como Implantar o Código de Barras em Seus Produtos, ministrada em 23/03/2013, em Curitiba - PR, promovida pelo SEBRAE-PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada na ExpoUnimed Curitiba, na Universidade Positivo (UP).

Participou da palestra A Gestão Financeira Como Forma de Geração de Lucros nas Empresas, ministrada em 23/03/2013, em Curitiba - PR, promovida pelo SEBRAE-PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada na ExpoUnimed Curitiba, na Universidade Positivo (UP).

Participou da palestra Cenários da Economia Brasileira e as Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas, ministrada em 23/03/2013, em Curitiba - PR, promovida pelo SEBRAE-PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada na ExpoUnimed Curitiba, na Universidade Positivo (UP).

Participou da palestra 7 Certezas Para Uma Loja de Sucesso, ministrada em 22/03/2013, em Curitiba - PR, promovida pelo SEBRAE-PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada na ExpoUnimed Curitiba, na Universidade Positivo (UP).

Participou da palestra Lidere Sua Equipe, ministrada em 22/03/2013, em Curitiba - PR, promovida pelo SEBRAE-PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada na ExpoUnimed Curitiba, na Universidade Positivo (UP).

Participou da palestra Afinal o que é uma STARTUP?, ministrada em 21/03/2013, em Curitiba - PR, promovida pelo SEBRAE-PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada na ExpoUnimed Curitiba, na Universidade Positivo (UP).

Participou do Seminário de Inovação, ministrado em 21/03/2013, em Curitiba - PR, promovida pelo SEBRAE-PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizada na ExpoUnimed Curitiba, na Universidade Positivo (UP).

Participou, à convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do evento PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL, realizado em 19/03/2013, na sede da FIEP, com carga horária de 3 horas, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Centro Brasil Design, do evento INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE PARA SEU NEGÓCIO, realizado em 14 de março de 2013, na sede do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), promovido pelo Paraná Inovador pelo Design, Centro Brasil Design, em Curitiba - PR.

Participou do I Simpósio Internacional Sobre Desenvolvimento Docente: A Aprendizagem Docente em Foco, realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de 19 a 22 de fevereiro de 2013, em um total de 30 (trinta) horas, em Curitiba-PR.



Participação em Eventos Diversos em 2012

Participou do I Congresso CPCE Alianças Sociais, realizado na sede da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão do Sistema FIEP, em 31 de outubro de 2012, com carga horária de oito horas, em Curitiba - Paraná.

Participou do I Congresso CPCE Alianças Sociais (Distância), realizado pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão do Sistema FIEP, nos dias 30 e 31 de outubro de 2012, com carga horária de dez horas, em Curitiba - Paraná.

Participou da INOVATEC PARANÁ 2012, realizada de 16/10/2012 a 18/10/2012, na Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba - Paraná.

Participou do INNOVATION DAY 2012, realizado em 16/10/2012 e 17/10/2012, no CIETEP da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba - Paraná.

Participou do VI Congresso de Direito Autoral e Interesse Público - CODAIP - GEDAI, realizado nos dias 8 e 9 de outubro de 2012, no Auditório Santa Maria, em Curitiba - Paraná.

Participou da Segunda Semana Acadêmica da Licenciatura em Física do Campus Curitiba da UTFPR, realizada de 24 a 27 de setembro de 2012, promovida pelo Departamento Acadêmico de Física da UTFPR.

Participou da Cerimônia de Abertura da Segunda semana Acadêmica de Licenciatura em Física da UTFPR, em 24/09/2012, no Auditório do Campus Curitiba da UTFPR.

Participou da Palestra BIOFÍSICA: PERSPECTIVAS & APLICAÇÕES, apresentada em 24/09/2012, na abertura da Segunda Semana de Licenciatura em Física do Campus Curitiba da UTFPR.

Participou da Palestra A FÍSICA NO BRASIL, apresentada em 24/09/2012, na abertura da Segunda Semana de Licenciatura em Física do Campus Curitiba da UTFPR.

Participou da palestra "Gestão e inovação aplicada à lavra de minerais industriais no Paraná e inovação para a mineração de pequeno porte", realizada em 24 de agosto de 2012, no Centro de Eventos EXPO UNIMED, na Universidade Positivo, em Curitiba - Paraná.

Participou da palestra "Mineração paranaense, situação atual e perspectivas", realizada em 23 de agosto de 2012, no Centro de Eventos EXPO UNIMED, na Universidade Positivo, em Curitiba - Paraná.

Participou do IV Seminário da Indústria Mineral Sustentável do Paraná, realizado pelo Federação das Indústrias do estado do Paraná (FIEP), no período de 22 a 25 de agosto de 2012, no Centro de Eventos EXPO UNIMED Curitiba, na Universidade Positivo, em Curitiba - Paraná.

Participou da palestra "Situação atual e perspectivas da mineração brasileira com ênfase nos minerais não ferrosos", realizada em 22 de agosto de 2012, no Centro de Eventos EXPO UNIMED, na Universidade Positivo, em Curitiba - Paraná.

Participou da EXPOMINERAIS - Feira da Indústria Mineral, realizada no período de 22 a 25 de agosto dew 2012, no Centro de Eventos EXPO UNIMED, na Universidade Positivo, em Curitiba - Paraná.

Participou, a convite do Núcleo de Instituições de Ensino (NIE), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da reunião ordinária do Núcleo de Instituições de Ensino (NIE), realizada em 17 de agosto de 2012, no CIETEP da FIEP, em Curitiba - Paraná.

Participou da palestra INSPIRAÇÕES BRASILEIRAS, apresentada no XI CAM, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em 29/06/2012, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou da palestra A CIDADE COMO ESPAÇO DE PESQUISA, CRIAÇÃO E REINVENÇÃO, apresentada no XI CAM, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em 29/06/2012, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou da palestra PROCESSOS CRIATIVOS, apresentada no XI CAM, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em 29/06/2012, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou do Paraná Business Collection 2012-2013, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), de 26 a 30 de junho de 2012, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou da palestra ENTRE A LIBERDADE CRIATIVA E O SUCESSO PROFISSIONAL, apresentada no XI CAM, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em 26/06/2012, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou do III Congresso Moveleiro Paranaense - Fazer Mais com Menos, realizado, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em 26/06/2012, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da FIEP, em Curitiba-PR.

Realizou o Curso Economia Criativa e Empreendedorismo, em 19/06/2012, promovido pelo Governo do Estado do Paraná e pela Secretaria Estadual de Cultura do Paraná, realizado no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba - PR.

Participou do Seminário DESIGN INDÚSTRIA - MELHORES PRÁTICAS BRASILEIRAS, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e pelo Centro de Design do Paraná, em 25/05/2012, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da FIEP, em Curitiba-PR

Participou da palestra A MEDIAÇÃO DA ARTE NO PARANÁ, apresentada em 17/05/2012, no Auditório Brasílio Itiberê, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, em Curitiba-PR.

Participou do I Seminário de Educação em Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Câmpus Curitiba, realizado em 08 de março de 2012, no Câmpus Curitiba da UTFPR.

Participou, a convite da Diretoria da Agência de Inovação da UTFPR, do Worshop de Nivelamento CERNE (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos), realizado pelo ANPROTEC (Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em 07/03/2012, no Câmpus Curitiba da UTFPR.

Realizou o Curso SALAS NO AMBIENTE MOODLE PARA APOIO AOS CURSOS PRESENCIAIS, desenvolvido no Câmpus Curitiba da UTFPR, no período de 16/02/2012 a 17/02/2012.

Realizou o Curso MAPLE APLICADO NO ENSINO DO CÁLCULO NAS ENGENHARIAS, ministrado no Câmpus Curitiba da UTFPR, em 14/02/2012.

Participou do Painel: ENSINO SUPERIOR EM DEBATE, apresentado em 10/02/2012, no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Assistiu a palestra Educação Superior, Democracia e desenvolvimento Humano, apresentada em 10/02/2012, no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Assistiu a palestra Planejamento, Gestão e Inovação na Educação Superior, apresentada em 10/02/2012, no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Participou da palestra Rumos da Universidade Brasileira Contemporânea: O Professor Diante dos Novos e Velhos Desafios, apresentada em 09/02/2012, no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Participou do Painel Avaliação Institucional da UTFPR e Seus Reflexos no Câmpus Curitiba, apresentado em 08/02/2012, no Câmpus Curitiba da UTFPR.

Participou do IV Computer Measurement Group Brasil - CMG Regional Sul, realizado em 27 de novembro de 2012, das 8h30min às 17h30min, no Campus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba-PR.



Participação em Eventos Diversos em 2011

Assistiu a palestra SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO: AVALIAÇÃO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS, a convite da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, apresentada no mini auditório do Câmpus Curitiba da UTFPR, em 21/12/2011.

Participou do ENCOMEX - MERCOSUL - Encontros de Comércio Exterior, realizado no período de 01/12/2011 a 02/12/2011, na Universidade Positivo, em Curitiba-PR, promovida pela Secretaria de Estado de Comércio Exterior e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Participou do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFPR, realizado no período de 28/11/2011 a 02/12/2011, cujo tema foi a Filosofia da Arte / Estética, com organização do Departamento de Filosofia da UFPR, PET Filosofia da UFPR e Centro Acadêmico de Filosofia da UFPR.

Assistiu a palestra Design Oriundi: A Influência Italiana no Design Brasileiro, apresentada em 18/11/2011, no CIETEP/FIEP, em Curitiba.

Participou do Seminário IDEA BRASIL 2011, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), através do Centro Internacional de Inovação (C2I), no CIETEP, em Curitiba-PR, em 18/11/2011.

Participou da MOSTRA IDEA BRASIL 2011, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), através do Centro Internacional de Inovação (C2I), no CIETEP, em Curitiba-PR, em 18/11/2011.

Participou da Cerimônia de Abertura da Décima Edição do ENCOM (Encontro de Comunicação) do Câmpus Curitiba da UTFPR, realizado em 17/11/2011, com o tema Consumo e Sustentabilidade.

Participou do Décimo Encontro de Comunicação (ENCOM), com duração de 4 (quatro) horas e realizado pelo Curso de Tecnologia em Comunicação Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com o tema CONSUMO E SUSTENTABILIDADE, realizado em 16 de novembro de 2011.

Participou do primeiro Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR - SEI, realizado no dia 07 de novembro de 2011, no Câmpus Curitiba da UTFPR, com carga horária de 12 horas.

Participou, a convite da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Cerimônia de Abertura do Primeiro Seminário de Extensão e Inovação (I SEI) do Câmpus Curitiba da UTFPR, realizado em 07 de novembro de 2011, no Auditório do Câmpus Curitiba da UTFPR>

Participou do III Computer Measurement Group Brasil - CMG Regional Sul, realizado no dia 04 de novembro de 2011, no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a convite da CMG Brasil e CMG Brasil Regional Sul.

Assistiu a palestra CICS Transactions Measurement with no Pain, apresentada no 3º ENCONTRO TÉCNICO REGIONAL SUL - CMG BRASIL, em 04/11/2011, no Câmpus Curitiba da UTFPR.

Assistiu a palestra Rede Wireless Institucional, apresentada no 3º ENCONTRO TÉCNICO REGIONAL SUL - CMG BRASIL, em 04/11/2011, no Câmpus Curitiba da UTFPR.

Assistiu a palestra A Consumerização da TI e o Efeito BYOT, apresentada no 3º ENCONTRO TÉCNICO REGIONAL SUL - CMG BRASIL, em 04/11/2011, no Câmpus Curitiba da UTFPR.

Assistiu a palestra Boas práticas de Programação Cobol/DB2 no Ambiente Mainframe, apresentada no 3º ENCONTRO TÉCNICO REGIONAL SUL - CMG BRASIL, em 04/11/2011, no Câmpus Curitiba da UTFPR.

Assistiu a palestra VSAM for Ever, apresentada no 3º ENCONTRO TÉCNICO REGIO-NAL SUL - CMG BRASIL, em 04/11/2011, no Câmpus Curitiba da UTFPR.

Assistiu a palestra Planejamento de Capacidade com Ferramentas Gratuitas, apresentada no 3º ENCONTRO TÉCNICO REGIONAL SUL - CMG BRASIL, em 04/11/2011, no Câmpus Curitiba da UTFPR.

Assistiu a palestra Qual a Tendência Tecnológica para a Implantação de Processadores?, apresentada no 3º ENCONTRO TÉCNICO REGIONAL SUL - CMG BRASIL, em 04/11/2011, no Câmpus Curitiba da UTFPR.

Participou da Cerimônia de Abertura da V Semana Acadêmica de Construção Civil, realizada em 24/10/2011, no Auditório do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Participou do Primeiro Fórum Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba, promovido pela Rede de Participação Política (RPP) e Federação da Indústria do Estado do Paraná (FIEP), realizado em 21/10/2011, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou da Cerimônia de Abertura da ExpoUT 2011 do Câmpus Curitiba da UTFPR, realizada em 19/10/2011, no pátio central do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Participou do Design to Business - Senz Umbrellas, realizado no dia 06 de outubro de 2011, pelo Centro de Design Paraná, em Curitiba-PR.

Participou da Cerimônia de Abertura da III Semana Acadêmica de Letras da UTFPR do Câmpus Curitiba, realizada no auditório do Câmpus Curitiba da UTFPR, em 26/09/2011, a convite da Coordenação do Curso de Letras do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Participou da Sessão Solene do Conselho Universitário (COUNI) da UTFPR em Comemoração aos 102 anos da UTFPR, a convite da reitoria da UTFPR, realizada no auditório do Câmpus Curitiba da UTFPR, em 23 de setembro de 2011.

Participou da Solenidade de Abertura da TOP INNOVATION 2011 - Feira de Gestão da Inovação, a convite da Federação da Indústria do Estado do Paraná (FIEP) e da Reitoria da UTFPR, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em 21/09/2011, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra, do Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-Paraná.

Participou do TOP INNOVATION 2011 - Feira de Gestão da Inovação, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), no período de 21/09/2011 até 22/09/2011, no Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra, do Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR.

Participou, em 20 de setembro de 2011, da Cerimônia de Abertura do XI Seminário de Empregabilidade e Empreendedorismo - XI SEEMPRE, a convite da Direção Geral do Câmpus Curitiba e da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias do Câmpus Curitiba da UTFPR, realizada no miniauditório do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Participou do I SIIES - I Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná, a convite da Diretoria de Relações Interinstitucionais da UTFPR, realizado no auditório do Câmpus Curitiba da UTFPR, no período de 19/09/2011 a 20/09/2011.

Participou da Cerimônia de Abertura do I SIIES - I Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná, a convite da Diretoria de Relações Interinstitucionais da UTFPR, realizada no auditório do Câmpus Curitiba da UTFPR, em 19 de setembro de 2011.

Participou da Aula Inaugural do Curso de Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva, com o tema Eletrônica, Controle e Software para Sistemas Automotivos: Métodos, Processos e Ferramentas, realizada no miniauditório do Câmpus Curitiba da UTFPR, em 16 de setembro de 2011.

Participou do I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPG-FCET), com o tema Uma Introdução à Informação Quântica, realizado em 16 de setembro de 2011, no miniauditório do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Participou do III Congresso da Rede de Participação Política, com o Tema Cidade Digital, realizado em 14 de setembro de 2011, por iniciativa da Federeação das Indústrias do estado do Paraná (FIEP), no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da FIEP, em Curitiba - Paraná.

Participou do minicurso O SISTEMA SOLAR: CARACTERÍSTICAS BÁSICAS E DESCOBERTAS RECENTES, em 13 de setembro de 2011, na I Semana Acadêmica de Licenciatura em Física, promovida pelo Departamento Acadêmico de Física, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba, no período de 12 a 14 de setembro de 2011.

Participou da Cerimônia de Abertura da Primeira Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, a convite da Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, realizada no auditório do Câmpus Curitiba da UTFPR, em 12/09/2011.

Participou do minicurso NANOTECNOLOGIA, em 12 de setembro de 2011, na I Semana Acadêmica de Licenciatura em Física, promovida pelo Departamento Acadêmico de Física, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba, no período de 12 a 14 de setembro de 2011.

Participou da SEMANA LITERÁRIA - Feira do Livro SESC 2011, com o tema Literatura e Sociedade, a convite da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, realizada pelo Sistema FECOMÉRCIO SESC SENAC Paraná, com apoio da Universidade Federal do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura, Biblioteca Pública do Paraná e Prefeitura de Curitiba, no período de 12/09/2011 a 17/09/2011, em Curitiba-PR.

Participou da Primeira Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Física, promovida pelo Departamento Acadêmico de Física (DAFIS), do Câmpus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 12 a 14 de setembro de 2011.

Participou do GAWB (Business as na Agent of World Benefit) Global Forum America Latina 2011, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), através da Universidade Corporativa UNINDUS, em parceria com a Case Western University de Cleveland, no período de 29/08/2011 a 31/08/2011, que discutiu questões relacionadas aos eixos temáticos: Educação na Sustentabilidade, Sociedade Inovadora e Design-Thinking.

Realizou o Curso de Capacitação em Propriedade Intelectual, Nível Avançado, realizado de 09/08/2011 a 12/08/2011, em Curitiba-PR, na Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), com promoção da Academia de Propriedade Intelectual (API), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Participou do Curso EaD e o Ensino da Matemática, realizado no Campus Curitiba da UTFPR, no Laboratório de Matemática do DAMAT, pela Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED) do Campus Curitiba da UTFPR.

Participou do evento COMO ALAVANCAR A INOVAÇÃO EM SUA INSTITUIÇÃO, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em 03/08/2011, por meio do Centro Internacional de Inovação (C2I), no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou do Curso Formação em Educação ONLINE na UTFPR, realizado em 03/08/2011, no Campus Curitiba da UTFPR, promovido pelo Departamento de Educação (DEPED) e pela Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED) do Campus Curitiba da UTFPR.

Participou da palestra EDUCANDO NA SUSTENTABILIDADE, promovido pelo Núcleo de Instituições Educacionais do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), em 02/08/2011, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP), do Sistema FIEP, em Curitiba - PR.

Participou do lançamento do MOVIMENTO PARANÁ EDUCANDO NA SUSTENTABILIDADE, promovido pelo Núcleo de Instituições Educacionais do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), em 02/08/2011, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP), do Sistema FIEP, em Curitiba - PR.

Participou da IV Semana de Formação Docente do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 01/08/2011 a 03/08/2011, realizada no Campus Curitiba da UTFPR, promovida pelo Departamento de Educação (DEPED) e pela Direção de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do Campus Curitiba da UTFPR.

Participou da Semana de Planejamento Acadêmico do DAMAT do Segundo Semestre Letivo de 2011, realizada nas dependências do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 29/07/2011 a 04/08/2011, promovida pelo Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT)do Campus Curitiba da UTFPR.

Participou do I FÓRUM INDÚSTRIA BRASIL DE BOAS PRÁTICAS E INOVAÇÃO EM ERGONOMIA E SST (SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO), realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), no período de 27/07/2011 a 28/07/2011, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou do IV CONGRESSO NÓS PODEMOS PARANÁ: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, VOLUNTARIADO E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em 26/07/2011, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou do Workshop OS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em 26/07/2011, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou do evento A COMPETITIVIDADE DA EMPRESA BRASILEIRA, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em 26/07/2011, por meio do Centro Internacional de Inovação (C2I), no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou do Workshop de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo realizado no Laboratório de Criatividade do Centro Internacional de Inovação (C2I), no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) do Sistema FIEP, localizado em Curitiba-PR, em 17/07/2011, com duração de 4 horas.

Realizou o Curso de Capacitação em Propriedade Intelectual, Nível Intermediário, realizado de 11/07/2011 a 15/07/2011, em Curitiba-PR, na Agência Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), com promoção da Academia de Propriedade Intelectual (API), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Participou do Lançamento do Prêmio Jovem Cientista - Região Sul, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação Roberto Marinho, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) por meio do Centro Internacional de Inovação e pela Fundação Araucária, realizado na Universidade da Indústria (UNINDUS), no CIETEP, em 04 de julho de 2011.

Participou do Terceiro Seminário Nacional de Difusão Científica, realizado em 09/06/2011, com carga horária de 7 horas, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP), promovido pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR).

Participou do seminário sobre o Plano Nacional de educação 2011-2030 do Fórum Estadual de Educação - PR PNE 2011-2020, realizado em Curitiba-PR, em 23/05/2011, no Campus Curitiba da UTFPR, com carga horária de onze horas e trinta minutos.

Participou da palestra Firmware é ou não é software?, apresentada no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em 19/05/2011.

Participou da Conferência Internacional das Cidades Inovadoras (CICI2011), realizada pela Federação das Industrias do Paraná (Sistema FIEP), no CIETEP, no período de 17 a 20 de maio de 2011, com carga horária de 32 horas.

Participou do Curso de Formação em Arte Contemporânea da XXIX Bienal de São Paulo Obras Selecionadas - 2011, promovido pela Curadoria Educacional, da Bienal Educativo, Bienal de São Paulo, em 13 de maio de 2011.

Participou como expositor na INOVATEC PR 2011 - Feira de Negócios em Inovação Tecnológica entre Empresas, Universidades e Instituições de Pesquisa, realizado pelo Sistema FIEP por meio do Centro Internacional de Inavação (C2I), no período de 04 a 06 de maio de 2011, em Curitiba-PR, no CIETEP/FIEP.

Realizou o Curso de Capacitação em Propriedade Intelectual, realizado de 02/05/2011 a 06/05/2011, na Agência Paranaense de Propriedade Industrial - APPI, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI e pelo Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR.

Participou da Palestra alusiva ao Dia Internacional da Propriedade Intelectual, realizada em 26/04/2011, no miniauditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, promovida pela Agência de Inovação da UTFPR.

Participou da Agenda Parlamentar - Infraestrutura, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (CREA-PR) juntamente com a Federação das Indústrias do estado do Paraná (FIEP), no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP), com apoio do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (SENGE), em 01/07/2011.

Participou do CIRCULARTE 2011: II Semana de Artes na UTFPR, a convite do NUARTE, realizado no auditório e miniauditório do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 06 a 11 de junho de 2011.

Participou do IX Encontro de Comunicação Institucional - DNA Institucional - Comunicação Interna nas Organizações, em 02/06/2011, realizado no Campus Curitiba da UTFPR, promovido pelo Departamento Acadêmico de Comunicação e expressão da UTFPR, com carga horária de 4 horas.

Participou do X FEEST - Feira de Estágios e Empregos, promovida pela Divisão de estágios e Empregos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba, realizada de 17 a 19 de maio de 2011.

Participou da Palestra Investimento e Inovação proferida pelo Presidente do BNDES, na Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizada em 01/04/2011, das 8h30min às 12h, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP), promovida pelo Sistema FIEP (Federação das Indústrias do Estado Paraná).

Participou do I Workshop de Integração dos Programas de Pós-Graduação da Área de Engenharia da UTFPR, realizado no miniauditório do Campus Curitiba da UTFPR, em 24/04/2011, das 8h30min às 18h.

Participou da Cerimônia de Posse dos Conselhos Deliberativos Especializados da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR0, realizada em 30/03/2011, às 15h, no miniauditório do campus Curitiba da UTFPR.

Participou da palestra Gestão da Qualidade como Visão Estratégica: do Planejamento ao Gerenciamento, ministrada em 20/03/2011, com carga horária de uma hora, na Feira do Empreendedor SEBRAE 2011, realizada de 17/03/2011 a 20/03/2011, em Curitiba - PR.

Participou da palestra Financiamento - Como Obter, ministrada em 19/03/2011, com carga horária de uma hora, na Feira do Empreendedor SEBRAE 2011, realizada de 17/03/2011 a 20/03/2011, em Curitiba - PR.

Participou da palestra Logística no E-Commerce - Detalhes que Fazem a Diferença, ministrada em 19/03/2011, com carga horária de uma hora, na Feira do Empreendedor SEBRAE 2011, realizada de 17/03/2011 a 20/03/2011, em Curitiba - PR.

Participou da palestra Conheça as Oportunidades de Negócios nos Principais Bairros da Capital, ministrada em 19/03/2011, com duração de duas horas, na Feira do Empreendedor SEBRAE 2011, realizada de 17/03/2011 a 20/03/2011, em Curitiba - PR.

Participou da palestra Importar é Fácil, ministrada em 18/03/2011, em Curitiba - PR, na Feira do Empreendedor SEBRAE 2011, realizada de 17 a 20 de março de 2011.

Participou da Feira do Empreendedor SEBRAE 2011, realizada no período de 17/03/2011 a 20/03/2011, na EXPO UNIMED Curitiba / Universidade Positivo, em Curitiba-PR, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Paraná.

Participou do Seminário Abertura de Capital realizado pelo Centro Internacional de Inovação (C2i) do Sistema FIEP, no dia 13 de abril de 2011, com carga horária de seis horas.

Participou do lançamento da Publicação Relação de Gênero na Indústria: Metodologia SESI em Prol da Equidade, realizado em 25/03/2011, das 8h30min às 10h30min, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP), em Curitiba-PR.

Participou da Semana de Planejamento do DAMAT do Primeiro Semestre de 2011, desenvolvida de 21/02/2011 a 24/02/2011, realizada no Campus Curitiba da UTFPR.

Participou da Solenidade de Nomeação da Diretoria do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), a convite do Governo do Paraná e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SETI), realizada em 21/02/2011, no Auditório do TECPAR.

Participou do Seminário Utilização do MAPLE V no Ensino e Aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral, promovido pelo Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT) do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizado em 10/02/2011, nas dependências do Campus Curitiba da UTFPR, com carga horária de 2 (duas) horas.

Participou do I Encontro do Grupo de Professores do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Curitiba da UTFPR, promovido pelo Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT) do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizado de 07/02/2011 a 10/02/2011, nas dependências do Campus Curitiba da UTFPR, com carga horária de 12 (doze) horas).

Participou da Plenária Currículo e Flexibilização Curricular, realizada em 17/02/2011, no Campus Curitiba da UTFPR.

Participou da Plenária Planejamento e Avaliação, realizada em 17/02/2011, no Campus Curitiba da UTFPR.

Participou do Painel As Políticas Educacionais do Campus Curitiba da UTFPR, realizado em 17/02/2011, no Campus Curitiba da UTFPR.

Participou da Plenária Mobilidade de Ensino, realizada em 16/02/2011, no Campus Curitiba da UTFPR.

Participou da Plenária Desenvolvimento de Competências, realizada em 16/02/2011, no Campus Curitiba da UTFPR.

Participou dos Grupos de Trabalho da III Semana de Formação Docente do Campus Curitiba da UTFPR, em 15/02/2011.

Participou do Painel As Políticas Educacionais no Contexto das Propostas da UTFPR, realizada em 14/02/2011, no Campus Curitiba da UTFPR.

Participou da III Semana de Formação Docente do Campus Curitiba da UTFPR, realizada de 14/02/2011 a 17/02/2011, em um total de 35 horas aula, promovida pelo Departamento de Educação (DEPED) e pela Direção de Graduação e educação Profissional (DIRGRAD) do Campus Curitiba da UTFPR.

Participou do VII Congresso Internacional da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística), realizado na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, nos dias 9, 10, 11 e 12 de fevereiro de 2011, com carga horária total de 30 (trinta) horas.

Participou do Seminário Atuação da Agência de Inovação da UTFPR, promovido pelo Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT) do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), realizado em 09/02/2011, nas dependências do Campus Curitiba da UTFPR, com carga horária de 2 (duas) horas.

Realizou o Curso Direito à Educação, promovido pelo Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT) do Campus Curitiba da UTFPR, realizado em 04/02/2011, nas dependências do Campus Curitiba da UTFPR, com carga horária de 4 (quatro) horas.

Participou da I Semana de Formação Acadêmica do DAMAT, desenvolvida no período de 04/02/2011 a 10/02/2011, no Campus Curitiba da UTFPR, com carga horária de 16 horas.



Participação em Eventos Diversos em 2010

Participou do II CONGRESSO DE MATEMÁTICA E SUAS APLICAÇÕES (CWB 2010), realizado em Curitiba - Paraná, no período de 06/12/2010 até 10/12/2010, nas dependências do Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP).

Participou da Mesa-Redonda: ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA, realizada no dia 06/12/2010, das 16h às 18h, no miniauditório do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, promovida pelo Núcleo de Educação e Direitos Humanos (NUEDH) do Campus Curitiba da UTFPR.

Participou do Primeiro SEMINÁRIO DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal Paraná (IFPR)e pela Pró-Reitoria de Interação com a Sociedade do Instituto Federal Paraná (IFPR), realizado no dia 26/11/2010, nas dependências do Instituto Federal Paraná (IFPR), Curitiba-Paraná, com carga horária de oito horas.

Participou da CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO DA OLIMPÍADA PARANAENSE DE QUÍMICA 2010, realizada em 12/11/2010, das 19h30min às 21h, no Auditório do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Participou da solenidade de abertura da II SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS DA UTFPR - A PALAVRA PARANAENSE, realizada no Auditório do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no dia 08/11/2010, das 14h15min às 15h.

Participou da III JORNADA DE GERÊNCIA DE MANUTENÇÃO, realizada no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 17/11/2010 a 19/11/2010, promovida pelo Curso de Especialização em Gerência de Manutenção da UTFPR (Campus Curitiba) e pelo Departamento Acadêmico de Eletrotécnica da UTFPR (Campus Curitiba).

Participou da IV JORNADA ACADÊMICA DE RADIOLOGIA, realizada no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 17/11/2010 a 19/11/2010, com carga horária de 20 horas, promovida pelo Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do Campus Curitiba da UTFPR.

Participou da Primeira JORNADA BRASILEIRA DO GRUPO DE PESQUISA EURO-LATINO-AMERICANO, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), realizada no Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), nos dias 18/11/2010 e 19/11/2010, perfazendo um total de 16 horas.

Participou do TOP INNOVATION - FÓRUM PARANAENSE DE INOVAÇÃO EM ENERGIA, realizado no período de 17/11/2010 a 18/11/2010, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP), Curitiba-Paraná, promovido pelo Centro Internacional de Inovação (CI2) e Federação das Indústrias do Estado Paraná (FIEP).

Participou do 2o. COMPUTER MEASUREMENT GROUP BRASIL - CMG, Regional Sul Brasil, realizado no dia 12 de novembro de 2010, no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), promovido pelo Computer Measurement Group Brasil - CMG Brasil.

Participou da palestra A PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL EM EMPRESAS MULTINACIONAIS - CASE ELECTROLUX, realizada na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em 12 de novembro de 2010, promovida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), com apoio da Associação Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), Núcleo de Inovação Tecnológica do Paraná (NITPAR), Rede Paranaense de Gestão em Propriedade Intelectual e SETI.

Participou do II WORKSHOP - TEMAS DIVERSOS DA PROPRIEDADE INTELECTUAL, realizado em Curitiba - Paraná, nas dependências da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em 12 de novembro de 2010, com carga horária de quatro horas, promovido pela Associação Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), Núcleo de Inovação Tecnológica do Paraná (NITPAR), Rede Paranaense de Gestão em Propriedade Intelectual, Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) e SETI.

Participou da palestra PROCEDIMENTOS OPERACIONIAS PARA OS REGISTROS DE DESENHO INDUSTRIAL E MARCAS, realizada na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em 12 de novembro de 2010, promovida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), com apoio da Associação Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), Núcleo de Inovação Tecnológica do Paraná (NITPAR), Rede Paranaense de Gestão em Propriedade Intelectual e SETI.

Participou da palestra COMO USAR INCENTIVOS FISCAIS DA LEI DO BEM PARA INOVAÇÃO, realizada na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em 12 de novembro de 2010, promovida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), com apoio da Associação Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), Núcleo de Inovação Tecnológica do Paraná (NITPAR), Rede Paranaense de Gestão em Propriedade Intelectual e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Participou da palestra Direito de Autor - Noções Gerais e Questões Controvertidas, realizada na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), em 12 de novembro de 2010, promovida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), com apoio da Associação Paranaense de Propriedade Industrial (APPI), Núcleo de Inovação Tecnológica do Paraná (NITPAR), Rede Paranaense de Gestão em Propriedade Intelectual e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Participou da palestra FORMAÇÃO DE LEITORES: ATITUDES E RESPONSABILIDADE, proferida no dia 08/11/2010, das 15h às 16h, no Auditório do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Participou da solenidade de HOMENAGEM AOS SERVIDORES DA UTFPR COM 25, 30 E 35 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS À INSTITUIÇÃO, realizada em 29/10/2010, das 15h às 18h, no Auditório do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), como parte integrante da Semana do Servidor UTFPR Campus Curitiba 2010 - A União Fortalece o Grupo, ocorrida de 26/10/2010 a 29/10/2010.

Participou da palestra APRESENTAÇÃO DE DADOS ATRAVÉS DE TABELAS, QUADROS E GRÁFICOS: ERROS MAIS COMUNS, apresentada em 22/10/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, na EXPO UT 2010 do Campus Curitiba, realizada no período de 20/10/2010 até 22/10/2010.

Participou do SHOW COM MÚSICA, POESIA, VÍDEOS, TEATRO E APRESENTAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS, apresentada em 21/10/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, na EXPO UT 2010 do Campus Curitiba, realizada de 20/10/2010 até 22/10/2010.

Participou da palestra LHC, O GRANDE COLISOR DE HADRONS: RELATO DE UMA VISITA AO CERN, apresentada em 20/10/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, na EXPO UT 2010 do Campus Curitiba.

Participou do II SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, realizado no período de 07/10/2010 a 09/10/2010, no Campus Ponta Grossa da UTFPR, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT).

Participou da cerimônia de abertura da SEMANA DE ELETRÔNICA 2010, realizada em 29/09/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, das 13h50min às 15h30min.

Participou do PAINEL: DESIGN COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO, apresentada no dia 17/09/2010, das 10h30min às 12h, na BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN 2010.

Participou da palestra DESIGN AND SUSTAINABILITY, apresentada NO DIA 17/09/2010, das 9h às 10h, na BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN 2010.

Participou do PAINEL: DESIGN E SUSTENTABILIDADE, apresentada no dia 16/09/2010, das 10h30min às 12h, na BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN 2010.

Participou do SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESIGN INNOVATION LABS, realizado no período de 15/09/2010 até 17/09/2010, das 9h às 12h, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná, promovido pela BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN 2010, com o tema: DESIGN, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE.

Participou da palestra DESIGN AND INNOVATION: BETTER FOR PEOPLE, BETTER FOR BUSINES, BETTER FOR THE WORLD, apresentada NO DIA 15/09/2010, das 9h às 10h, na BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN 2010.

Participou do PAINEL: SUSTENTABILIDADE: E EU COM ISSO?, apresentado no dia 15/09/2010, das 10h30min às 12h, na BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN 2010.

Participou da palestra SUSTAINABLE DESIGN COMPETITIVE EDGE OR HYGIENE FACTOR?, apresentada NO DIA 16/09/2010, das 9h às 10h, na BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN 2010.

Participou do I CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, realizado no período de 13/09/2010 a 15/09/2010, no Centro de Convenções de Curitiba, em Curitiba-Paraná, promovido pela UFPR e Conselho Brasileiro de Superdotação.

Participou do IV ENCONTRO NACIONAL DO CONBRASD, realizado no período de 13/09/2010 a 15/09/2010, no Centro de Convenções de Curitiba, em Curitiba-Paraná, promovido pela UFPR e Conselho Brasileiro de Superdotação.

Participou do IV SEMINÁRIO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DA UFPR, realizado no período de 13/09/2010 a 15/09/2010, no Centro de Convenções de Curitiba, em Curitiba-Paraná, promovido pela UFPR e Conselho Brasileiro de Superdotação.

Participou da cerimônia de abertura da II MOSTRA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - MOPP do Campus Curitiba da UTFPR, realizada em 30/08/2010, das 16h às 17h30min, no Campus Curitiba da UTFPR.

Participou da SIPAT - SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO, realizada no período de 25/08/2010 a 27/08/2010, no Campus Curitiba da UTFPR.

Participou do III CONGRESSO NÓS PODEMOS PARANÁ: INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL, realizado no período de 17/08/2010 a 19/08/2010, no CIETEP/FIEP, em Curitiba-Paraná.

Participou do TALK SHOW: VALOR DE EMPRESAS NASCENTES: SEED FORUM (FINEP), POLÍTICA PARA PROMOÇÃO DE EMPRESA DE ALTO VALOR DE MERCADO (ABDI), INOVAÇÃO (SEBRAE), PLANO DE VIDA DO EMPREENDEDOR (FOCCUS CONSULTING) E VALOR DE EMPRESASA ATRAVÉS DO EMPREENDEDORISMO (FIEP), apresentada no TECPAR/INTEC, no dia 12/08/2010.

Participou do TALK SHOW: VALORAÇÃO DE EMPRESAS: PROPRIEDADE INTELECTUAL (INPI), VALOR FINANCEIRO CONTÁBIL (USP), VALORAÇÃO DE EMPRESAS INOVADORAS (PALATINOAMERICANA) E FOMENTO E FINANCIAMENTO TECNOLÓGICO (ROCHA MARQUES), apresentado no TECPAR/INTEC, no dia 12/08/2010.

Participou do I ENCONTRO INTEC - VALORAÇÃO DE EMPRESAS INOVADORAS, realizado em 12/08/2010, no Centro de Treinamento do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), promovido pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) do TECPAR, da Incubadora Tecnológica de Curitiba (INTEC) e da Agência Paranaense de Propriedade Intelectual (APPI).

Participou do TALK SHOW: CASES DE VALORAÇÃO: REC CONSULTORIA DE INVESTIMENTOS, BEMATECH, HI TECHNOLOGIES, ENGEMOVI E ILUFLEX, realizado no TECPAR/INTEC, no dia 12/08/2010.

Participou do V CONGRESSO INTERNACIONAL DE BIOENERGIA, realizado no período de 10/08/2010 a 13/08/2010, em Curitiba no Centro de Eventos do Sistema FIEP, em um total de 18 horas.

Participou da palestra ARQUITETURA E DESIGN: UMA INTEGRAÇÃO NECESSÁRIA, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 09/08/2010, das 10h às 11h.

Participou da cerimônia de abertura da SEMANA DE ARQUITETURA E URBANISMO do Campus Curitiba da UTFPR, realizada no dia 09/08/2010, das 8h30min às 10h, no Campus Curitiba da UTFPR.

Participou da II SEMANA DE FORMAÇÃO DOCENTE do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 09/07/2010 a 06/08/2010, com carga horária de 23 horas

Participou da palestra EXTENSÃO E OUTRAS ATIVIDADES DA DIREC, apresentada no dia 03/08/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, com carga horária de uma hora.

Participou do Curso sobre Avaliação e Metodologia de Pesquisa, realizado no período de 03/08/2010 a 04/08/2010, no Campus Curitiba da UTFPR.

Participou da MESA REDONDA: APS E AS METODOLOGIAS DE ENSINO, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 30/07/2010, das 16h às 20h.

Participou da palestra BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: NOVOS PAPEIS FRENTE AOS DESAFIOS ATUAIS DA VIA VERDE E DA VIA DOURADA, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 30/07/2010, das 9h às 12h.

Participou da palestra AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS SUPERVISIONADAS, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 29/07/2010, das 16h30min às 22h30min.

Participou do evento SENTIDOS DA COMUNICAÇÃO, realizado em 29/06/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, promovido pelo Curso de Tecnologia em Comunicação Institucional.

Participou do Círculo de Debates com Alunos do SESI/SENAI Indústria Itinerante, realizado em 23/06/2010, com carga horária de quatro horas, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná, promovido pelo Sistema FIEP.

Participou do SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE O QUARTO RELATÓRIO NACIONAL DE ACOMPANHAMENTO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO - ODM, promovido pela Secretaria Nacional do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizado na CIETEP/FIEP, em 10/06/2010.

Participou do VII ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: COMUNICAÇÃO PÚBLICA: POLÊMICA E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, promovido pelo Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão do Campus Curitiba da UTFPR, realizado no dia 09/06/2010, com carga horária de quatro horas.

Participou dos Seminários de Propriedade Intelectual na Insdústria e do minicurso PESQUISA PATENTÁRIA, realizados no dia 08/06/2010, no CIETEP, promovido pela Gerência de Tecnologia Industrial do SENAI/PR.

Participou da Cerimônia de Abertura da SEMANA ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CORPO, PERCEPÇÃO E TRANSFORMAÇÃO, realizada no dia 08/06/2010, no Campus Curitiba da UTFPR.

Participou da palestra O CORPO COMO LUGAR DE CONHECIMENTO, realizada no dia 08/06/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, das 13h às 15h.

Participou da palestra ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS DE CONCRETO, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 28/05/2010, das 21h às 22h.

Participou da palestra CONCRETO PROJETADO (VIA ÚMIDA) OBRA DO METRÔ SP TÚNEL FARIA LIMA, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 28/05/2010, das 17h50min às 19h.

Participou da palestra ESTRUTURAS EM CONCRETO PROTENDIDO, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 28/05/2010, das 19h20min às 20h30min.

Participou da palestra INVESTIGAÇÃO GEOTÉNICA E CONTROLE DE QUALIDADE DE FUNDAÇÕES: CASOS DE OBRA AO LONGO DO LITORAL BRASILEIRO, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 27/05/2010, das 15h50min às 19h.

Participou do evento ENSINO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: UMA PERSPECTIVA PÓS-VYGOTSKIANA - UMA POSIÇÃO ATIVISTA E TRANSFORMADORA, realizado em 26/05/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, com carga horária de quatro horas e trinta minutos.

Participou do WORKSHOP DE COLABORAÇÃO EM PESQUISA UNIVERSIDADE/INDÚSTRIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE LIVRE DE BRUXELAS, realizada em Curitiba-Paraná, em 25/05/2010no Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR, promovido pela Agência Paranaense de Propriedade Insdustrial - APPI, Núcleo de Inovação tecnológica do Paraná - NITPAR, Rede Paranaense de gestão de Propriedade Intelectual, TECPAR, Secretaria de Estado da Ciência, tecnologia e Ensino Superior (SETI), CNPq.

Participou da palestra GERENCIAMENTO DE PROJETOS - UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 24/05/2010, das 19h às 20h30 min.

Participou da palestra INSTITUTO EMPREENDEDOR ENDEAVOR, realizada no dia 24/05/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, das 10h30min às 12h.

Participou da palestra LAUDOS E PERÍCIAS TÉCNICAS EM ESTÁDIOS DE FUTEBOL, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 24/05/2010, das 21h15min às 22h.

Participou da Cerimônia de Abertura da IV SEMANA ACADÊMICA DE CONSTRUÇÃO CIVIL, realizada no dia 24/05/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, das 17h50min às 19h.

Participou da Cerimônia de Abertura da VII FEIRA DE NEGÓCIOS DA UTFPR, realizada no dia 24/05/2010, no Campus Curitiba da UTFPR.

Participou da palestra CONHECENDO A EXXONMOBIL CURITIBA BSC, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 20/05/2010, totalizando 50 minutos.

Participou da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - EDS 2010, promovida pela United Nations University-UNU/Institute of Advanced Studies-IAS-RCE network, Centro Regional de Integração de Expertise - CRIE-Curitiba, Sistema Federação das Insdústrias do Estado do Paraná-FIEP, UFPR, UTFPR, PUCPR, realizada no período de 18/05/2010 a 20/05/2010, em Curitiba, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná-CIETEP.

Participou da Cerimônia de Abertura da IX FEIRA DE ESTÁGIOS E EMPREGOS DA UTFPR, realizada no dia 18/05/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, das 10H às 11h.

Participou do V ENCONTRO INTERNACIONAL DOS CENTROS REGIONAIS DE EXPERTISE (RCEs) - UNU - IAS - RCE NETWORK, realizado de 18/05/2010 a 20/05/2010, em Curitiba-Paraná, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIET).

Participou do Seminário sobre Certificação e Acreditação de Pessoas, realizado no dia 17/05/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) e pelo INMETRO.

Participou da palestra O PERFIL DO PROFISSIONAL DE TI DO FUTURO, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 07/05/2010, das 19H às 19h50MIN.

Participou da palestra SOA ARQUITETURA ORIENTADA A SERVIÇOS, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 07/05/2010, das 19h50min às 20h40min.

Participou da palestra SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM PROFISSIONAL, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 07/05/2010, das 9h às 10h40min.

Participou da Cerimônia de Abertura da VII SEMANA ACADÊMICA DE INFORMÁTICA (seminfo), realizada no dia 03/05/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, com carga horária de uma hora.

Participou da palestra EMPREGABILIDADE E PLANO DE CARREIRA NA ÁREA DE REDES, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 03/05/2010, das 21H15min às 22h50MIN.

Participou da palestra TECNOLOGIAS ABRANGENTES PARA UM MUNDO CONECTADO, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 03/05/2010, das 14h30min às 16h.

Participou do Minicurso CONSTRUINDO UMA REDE DE COMUNICAÇÃO UNIFICADA: DO VoIP À TELEPRESENÇA, realizado durante a VII Semana Acadêmica de Informática (SEMINFO), no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 03/05/2010.

Participou da VII SEMINFO - Semana Acadêmica de Informática, do Departamento Acadêmico de Informática, realizada de 03/05/2010 a 07/05/2010, no miniauditório do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Participou da Cerimônia de posse dos Chefes de Departamentos Acadêmicos de Comunicação e Expressão (DACEX), de Matemática (DAMAT) e de Estudos Sociais (DAESO), realizada no dia 30/04/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, das 14h às 16h.

Participou das Atividades do DIA DA INCLUSÃO com o tema DIVERSIDADE, CULTURA E ARTE, realizadas no dia 29/04/2010, no Campus Curitiba da UTFPR.

Participou das atividades relacionadas ao DIA DA INDÚSTRIA, realizadas no Campus Curitiba da UTFPR, em 26/04/2010, promovidas pela Diretoria da Agência de Inovação da UTFPR.

Participou da palestra A PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO EM AMBIENTES INOVADORES, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 26/04/2010, promovida pela APPI, Rede Paranaense de Gestão de Propriedade Intelectual, SETI e UTFPR.

Participou da palestra A PROTEÇÃO POR PATENTES VIABILIZANDO A GERAÇÃO DE INOVAÇÕES, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 26/04/2010, promovida pela APPI, Rede Paranaense de Gestão de Propriedade Intelectual, SETI e UTFPR.

Assistiu a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em computação Aplicada (Mestrado Profissional), no dia 22/04/2010, no campus Curitiba da UTFPR, com o tema: O Mestrado Profissional no Contexto do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Participou da Cerimônia de Abertura do evento CAPACITAÇÃO PARA O SISTEMA INTEGRADO DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CUSTOS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, realizado no dia 22/04/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, das 9h às 12h.

Participou do VI PIFIC - Propriedade Intelectual como Fator de Inteligência Competitiva - Tema - Ambiente e Sustentabilidade na Construção Civil Inovações que Fazem a Diferença, realizado em Curitiba, no CIETEP/FIEP, de 12/04/2010 a 14/04/2010, promovido pelo TECPAR-APPI-NITPAR.

Participou do VIII CONGRESSO IBEROAMERICANO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E GÊNERO, realizado no Campus Curitiba da UTFPR, no período de 05/04/2010 a 09/04/2010.

Participou do III ENCONTRO DO FÓRUM REGIONAL SUL DE GESTORES DE INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA (FORTEC SUL 2010), realizado no Campus Curitiba da UTFPR, em 30/03/2010.

Participou da CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE CIDADES INOVADORAS (CICI2010), realizada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, de 10/03/2010 a 13/03/2010.

Participou do Seminário de Tecnologia, Patrimônio, Cultura e Ambiente, realizado no Campus Curitiba da UTFPR, em 12/03/2010, com carga horária de três horas.

Participou da Cerimônia de Abertura da CIRCULARTE - SEMANA DE ARTE, realizada no dia 10/03/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, das 18h às 20h.

Participou da Cerimônia de Abertura da OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - REGIÃO SUL, com o tema: O LUGAR ONDE VIVEM, realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 09/03/2010, das 10h30min às 12h.

Participou da Oficina BULLYING E COMPORTAMENTO DEPRESSIVO NA ESCOLA, realizada na Semana de Formação Docente do Campus Curitiba da UTFPR, no dia 22/02/2010, com carga horária de quatro horas.

Participou da palestra BULLYING E COMPORTAMENTOS DEPRESSIVOS NA ESCOLA, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 22/02/2010, durante a Semana de Formação Docente, com carga horária de quatro horas.

Participou da Oficina PORQUE E COMO PUBLICAR MELHOR, realizada na Semana de Formação Docente do campus Curitiba da UTFPR, no dia 11/02/2010, com carga horária de quatro horas.

Participou da Oficina PLANEJAMENTO DE ENSINO, realizada na Semana de Formação Docente do Campus Curitiba da UTFPR, no dia 10/02/2010, com carga horária de quatro horas.

Participou da Oficina APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS, realizada na Semana de Formação Docente da UTFPR, no dia 09/02/2010, com carga horária de três horas e trinta minutos.

Participou da Oficina APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO, realizada na Semana de Formação Docente do Campus Curitiba da UTFPR, no dia 09/02/2010, com carga horária de quatro horas.

Participou da Oficina EDUCAÇÃO PARA TODOS, realizada na Semana de Formação Docente do Campus Curitiba da UTFPR, no dia 09/02/2010, com carga horária de três horas e trinta minutos.

Participou da palestra O PROFESSOR E O SEU CONTEXTO PROFISSIONAL, apresentada no Campus Curitiba da UTFPR, no dia 08/02/2010, com carga horária de duas horas.

Participou da Cerimônia de Abertura da I SEMANA DE FORMAÇÃO DOCENTE do Campus Curitiba da UTFPR, realizada no dia 08/02/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, das 18h às 10h.

Participou da Cerimônia de Lançamento do LIVRO CD UTFPR 100 ANOS DE IMAGENS, em comemoração ao Centenário da Instituição, realizada no dia 08/02/2010, no Campus Curitiba da UTFPR, das 17h às 18h.

Participou da Semana de Planejamento Acadêmico do Primeiro Semestre de 2010 do Campus Curitiba, realizada de 03/02/2010 até 26/02/2010, em um total de 29 horas.



Participação em Eventos Diversos Antes de 2010

EM CONSTRUÇÃO.