** Trabalho Voluntário


Ação: Voluntário em prol dos princípios de RSC, Sustentabilidade e ESG.
Vínculo:
CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná).
Período de atuação: de 2018 a atualidade.
Descrição: O CPCE é o Conselho Temático de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) que tem por missão articular as competências de Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSAC) das empresas, das indústrias e da sociedade para estimular o desenvolvimento sustentável do Estado do Paraná. O CPCE, integrando ideias de diferentes agentes da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação, vem reunir as necessidades e interesses do Segmento Industrial do Paraná na área de Responsabilidade Social Corporativa direcionando esforços na execução de projetos socioambientais, culturais e de voluntariado corporativo. Envolvido com a Sustentabilidade o CPCE trata, também, o conjunto de práticos de ESG a qual é constitui “uma abordagem específica para avaliar em qual medida uma corporação dedica seus esforços em favor de alcançar objetivos sociais indo para além da função precípua de maximizar os lucros em nome dos acionistas da corporação”. A sigla ESG (“Environmental, Social, and Corporate Governance”, em português “Governança Ambiental, Social e Corporativa”) faz referência às boas práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa tendo seu surgimento pela primeira vez no Relatório de 2005 da ONU intitulado “Who Cares Wins” (significando “Ganha quem se importa”).


Ação: Voluntário em prol do Desenvolvimento e Progresso do Brasil.
Vínculo:
Conselho Consultivo das Mil Cabeças da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados).
Período de atuação: de 2016 a atualidade.
Descrição: O Conselho Consultivo da CNTU (Conselho das Mil Cabeças) é uma rede de lideranças de qualificação científica, técnica, cultural e social de diversas áreas do saber que são convidadas a contribuir voluntariamente com suas inteligências e expertises para o desenvolvimento e progresso da Nação Brasileira debatendo e apresentando soluções de questões de interesse dos Profissionais membros e da Sociedade como um todo. A Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) foi criada em 2006 e defende, juntamente com suas Federações integrantes, os direitos dos Profissionais Liberais Universitários trabalhando para o desenvolvimento socioeconômico e soberano do Brasil e pela manutenção e fortalecimento da democracia.


Ação: Voluntário em prol do alcance dos propósitos do MSF.
Vínculo:
MSF (Médicos sem Fronteiras).
Período de atuação: de 2015 a atualidade.
Descrição: O MSF (Médicos sem Fronteiras), criado em 1971, oferecendo ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência em todo o mundo, é uma organização internacional, não governamental e sem fins lucrativos, que atua fortemente em situações de conflitos armados, catástrofes, epidemias, fome e exclusão social. A MSF se consolidou como sendo a maior organização não governamental de ajuda humanitária no mundo, principalmente, na área da saúde.


Ação: Voluntário em prol do alcance dos propósitos do CICV.
Vínculo:
CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha).
Período de atuação: de 2015 a atualidade.
Descrição: O CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) é uma organização humanitária que desde sua fundação em 1863, em Genebra (Suíça), se mantém independente e neutra trabalhando no mundo todo para levar assistência às pessoas afetadas por conflitos e pela violência armada e para promover as leis que protegem as vítimas das guerras.


Ação: Voluntário em prol alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONUONU (Organização das Nações Unidas).
Vínculo:
Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep).
Período de atuação: de 2015 atualidade.
Descrição: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (ou Objetivos Mundiais para o Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), os quais integram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um amplo acordo intergovernamental que funciona como Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 (Pós ODM), são um conjunto de 17 objetivos globais estabelecidas pela Assembleia Geral da ONU como parte da Resolução 70/1 que visa alcançar 169 metas relacionadas com questões de desenvolvimento social e econômico, bem como fome, saúde, educação, justiça social, energia, igualdade de gênero, água, aquecimento global, saneamento, urbanização e meio ambiente. “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”. Os ODS foram instituídos em 2015 em continuidade aos trabalhos para se alcançar os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) os quais foram instituídos em 2000. O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), Conselho de Responsabilidade Social do Sistema Fiep, trabalhando para promover Responsabilidade Social (RSC) e Sustentabilidade nos Setores Industriais e Empresariais do Paraná atua fortemente para alcança os ODS.


Ação: Voluntário em prol do Movimento Nacional ODS Nós Podemos.
Vínculo:
Movimento Nacional ODS Nós Podemos (MNODS).
Período de atuação: de 2015 a 2018.
Descrição: O Movimento Nacional ODS Nós Podemos (MNODS) é um movimento de voluntários apartidário, ecumênico e plural do Brasil que foi criado (inicialmente) para conscientizar e mobilizar a sociedade civil e os governos para o alcance, até 2015, dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Após a conclusão da etapa dos ODM o MNOS aderiu ao cumprimento da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) trabalhando para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados na Assembleia Geral da ONU.


Ação: Voluntário em prol do alcance dos propósitos do ACNUR.
Vínculo:
ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados ou Agência da ONU para Refugiados).
Período de atuação: de 2014 a atualidade.
Descrição: O ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados ou Agência da ONU para Refugiados), atuando em diversas frentes como proteção, soluções duradouras, campanhas, advocacy, coordenação, inovação, foi criado no final de 1950 e constitui um organismo internacional da ONU que tem por objetivo assegurar e proteger os direitos das pessoas refugiadas em todo o mundo. De acordo com o ACNUR Refugiados “são pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados”.


Ação: Voluntário em prol do alcance dos objetivos do Movimento Nós Podemos Paraná (MNPP).
Vínculo:
Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná.
Período de atuação: de 2014 a 2018.
Descrição: O Movimento Nós Podemos Paraná surgiu para articular e promover em todo o Estado do Paraná a temática dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) fomentando uma rede comprometida com o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado do Paraná. A partir 2006 o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), por meio do Serviço Social da Indústria do Paraná (Sesi-PR) articulou o Movimento Nós Podemos Paraná trabalhado com diversas parcerias para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM. Em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) o Sistema Fiep foi uma das fundadoras do MNPP. Em 2009 foi criado o Portal ODM (2009) e em 2010 foi assinado termo de cooperação entre PNUD e Sistema Fiep ampliando o incentivo de ações em prol dos ODM e do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). Sempre com o objetivo de estimular o comprometimento voluntário de pessoas e instituições para a consolidação dos ODM no Paraná foram realizadas diversas ações para fazer do Estado do Paraná uma referência de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.


Ação: Voluntário em prol do Movimento Cidadania e Solidariedade.
Vínculo:
Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS).
Período de atuação: de 2014 a 2018.
Descrição: O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS) foi criado durante a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade e é um “movimento de voluntários apartidário, ecumênico e plural da nação brasileira que visa ao alcance dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) no Brasil. Criado em 2004 e organizado pela sociedade civil brasileira, tem por objetivo estimular, articular, disseminar e acompanhar as ações em prol do alcance dos ODM de forma convergente e integrada no âmbito nacional, estadual e municipal por meio do trabalho voluntário”.


Ação: Voluntário em prol da disseminação dos princípios do PRiME da ONU (Organização das Nações Unidas).
Vínculo:
Rede Conectada ONU-PRIME.
Período de atuação: de 2013 a 2018.
Descrição: Atuação em prol da disseminação dos princípios do PRiME com a participação em projetos voltados para incentivar a educação de qualidade direcionada para a inovação, e para a formação de líderes engajados em transformar processos centrados em valores sociais, econômicos e ambientais. O PRiME (“Principles for Responsible Management Education”, ou Princípios para Educação Executiva Responsável das Nações Unidas, em português) é uma plataforma global da ONU (Organização das Nações Unidas) de engajamento voluntário para as Escolas de Negócios e Instituições de Ensino Superior lançada com o objetivo de implementar uma gestão responsável gerando valor sustentável no Ensino Superior por intermédio da implementação de gestão responsável que integre valores universais no currículo e pesquisa para o estabelecimento de um mercado global integrador, cooperativo, inclusivo, que auxilie na construção de sociedades prósperas, bem-sucedidas, inovadoras e sustentáveis.


Ação: Voluntário em prol do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas).
Vínculo:
Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep).
Período de atuação: de 2010 a atualidade.
Descrição: O Pacto Global, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), foi criado para incentivar as empresas a adotar políticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e de Sustentabilidade. O Pacto Global promove seguidamente relações com o meio empresarial e a sociedade em geral para o desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável. Procurando a mobilização internacional o Pacto Global adotou dez princípios relacionados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e corrupção. Entendendo as empresas como “protagonistas fundamentais no desenvolvimento social das nações que o Pacto Global, instrumento de livre adesão, se funda no compromisso de criar uma sociedade mais justa. Os signatários do Pacto Global assumem voluntariamente o compromisso de implantar os dez princípios e prestar contas à sociedade dos progressos atingidos no processo de implantação dos princípios mediante correspondente comunicação anual.


Ação: Voluntário em prol do alcance dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) da ONU (Organização das Nações Unidas).
Vínculo:
Movimento Nós Podemos Paraná - Sesi-PR/Sistema Fiep.
Período de atuação: de 2010 a 2015.
Descrição: Atuação em prol do alcance dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) da ONU (Organização das Nações Unidas) junto ao Núcleo Estadual dos ODM e Movimento Nós Podemos Paraná, vinculado ao Serviço Social da Indústria (Sesi-PR) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep).