** Projetos / Inovação / Desenvolvimento


Projeto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Engenharia Lógica Procedimental.
Descrição: O Projeto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico intitulado Engenharia Lógica Procedimental se fundamenta na Engenharia Lógica, Energia Circular, Matemática e Tecnologias Disruptivas para a produção de Conhecimento Útil centrado nas prerrogativas da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação associando Inovação, Tecnologias Disruptivas e os ODS e direcionado para os caminhos que levem à instanciação de uma Nação Soberana e Sustentável. Foi apresentado em 19/11/2018 durante a reunião de Planejamento do Conselho Multidisciplinar de Cognição Disruptiva (CMCD) em parceria com o Centro de Engenharia Lógica e Cognição (Cenenlocog), a qual foi realizada nas dependências da COPEL.
Período de realização: De 2018 a atualidade.


Projeto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Conexões entre Engenharia Matemática e Indústria.
Descrição: O Projeto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico intitulado Conexões entre Engenharia Matemática e Indústria, apresentado durante a reunião de Planejamento 2019 do GPDTCEI (Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Tecnológico e Científico em Engenharia e na Indústria) realizada em parceria com o Cenelocog (Centro de Engenharia Lógica e Cognição) e com o CMCD (Conselho Multidisciplinar de Cognição Disruptiva), em 25/10/2018, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), objetiva o estudo e desenvolvimento de Modelos Matemáticos em Engenharia Matemática para atender particulares necessidades da Indústria conforme demanda identificada.
Período de realização: De 2018 a atualidade.


Projeto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Engenharia Lógica como Formação Inovadora e Disruptiva.
Descrição: O Projeto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico intitulado Engenharia Lógica como Formação Inovadora e Disruptiva, proposto, em 24/10/2018, durante a reunião de Planejamento 2019 do GPLFC (Grupo de Pesquisa em Lógica e Filosofia da Ciência) a qual foi realizada em parceria com o Cenenlocog (Centro de Engenharia Lógica e Cognição) e com o CMCD (Conselho Multidisciplinar de Cognição Disruptiva), na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), tem por objetivo o desenvolvimento de procedimentos formativos baseados nos pressupostos da Engenharia Lógica. A Engenharia Lógica, centrada nos fundamentos da Lógica Formal, objetiva a geração de conhecimento para avaliação sistêmica da legitimidade e da consistência de sistemas para o engendrar soluções e aproximações cada vez mais acentuadas entre as esferas físicas e digitais que transformam o mundo atualmente segundo os paradigmas das Revoluções Industriais.
Período de realização: De 2018 a atualidade.


Projeto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Mãos 3D acenam para futuro disruptivo.
Descrição: O Projeto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico intitulado “Mãos 3D acenam para futuro disruptivo”, lançado na reunião de Planejamento do Centro de Engenharia Lógica e Cognição (Cenenlocog) realizada em parceria com o Conselho Multidisciplinar de Cognição Disruptiva (CMCD), em 05/10/2018, na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), tem por objetivo “protetizar” PcD por intermédio da impressão 3D. A protetização é a ação de se construir uma solução protética a quem busca o retorno da qualidade de vida após um processo de amputação de um membro.
Período de realização: De 2018 a atualidade.


Projeto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação-ODS.
Descrição: O Projeto de Inovação e Desenvolvimento intitulado “Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação-ODS” constitui Projeto de Pesquisa-Desenvolvimento-Inovação que visa a promoção de Conhecimento Útil para o Desenvolvimento da Nação e para a Melhoria de Vida das Pessoas tendo por Eixo/Indutor o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e a Agenda 2030 da ONU. O Projeto “Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação-ODS” é encaminhado para chamar relações mais próximas entre Inovação, Ciências e Tecnologias entre o Setor Produtivo de Bens e Serviços (Meio Empresarial e Industrial), o Setor Regulador e Fomentador da Atividade Econômica (Governo) e o Meio Universitário.
Período de realização: De 2018 a atualidade.


Projeto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em “Logic applied to nanoscience” (Lógica aplicada à nanociência).
Descrição: O Projeto de Inovação e Desenvolvimento intitulado “Logic applied to nanoscience” (Lógica aplicada à nanociência), registrado no CATÁLOGO DE INOVAÇÃO (INNOVATION CATALOGUE) 2013/2014 da UTFPR, para aplicação no Setor: Eletro Eletrônica (Embarcada) e Instrumentação Eletrônica, Empreendedorismo e Inovação, Tecnologias e Desenvolvimento de Produtos (de Consumo) - Electroeletronics and Electronic Instrumentation tem por objetivo estruturar o Cálculo Lógico para a instituição de uma Lógica Formal aplicada à Nanociência e às Nanotecnologias (em geral) e à Nanomáquinas (em particular).
Período de realização: De 2013 a 2018.
Observação:
Detalhamento conforme o CATÁLOGO DE INOVAÇÃO (INNOVATION CATALOGUE) 2013/2014 da UTFPR:
Em português:
Categoria Grupo de Pesquisa:
CAPES/CNPq.
Título da categoria: LÓGICA APLICADA À NANOCIÊNCIA.
Setor: Eletro Eletrônica (Embarcada) e Instrumentação Eletrônica, Empreendedorismo e Inovação, Tecnologias e De­senvolvimento de Produtos (de Consumo).
Palavras-chave: Cálculo Lógico. Nanotecnologia. Nanomáquinas.
Objetivos: Estruturar o Cálculo Lógico para a instituição de uma Lógica Formal Aplicada à Nanociência e às Nanotecno­logias (em geral) e à Nanomáquinas (em particular) voltada para a Análise Inferencial Dedutiva na geração de Produtos, Serviços ou Processos dependentes das correspondentes estruturas fundamentais determinantes e que venha garantir Completude, Corretude e Consistência Lógica.
Motivação: A principal motivação para o desenvolvimento do projeto em referência é a possibilidade da edificação de um correspondente Cálculo Formal que permitirá avaliar lógica e formalmente os correspondentes argumentos que possam ser elaborados em Nanociência.
Benefícios: Mais rápida e intensamente poderão ser geradas aplicações no mundo real. A construção de nanomáquimas passará a ser fortemente favorecida. Dissipação prévia de redundâncias e ampliação da eficiência. Promoção de maior competitividade. Desenvolvimento prévio de Métodos e Técnicas consistentes para garantir econo­mia de espaço e de energia, e maior produtividade.
Pesquisador/Coordenador Responsável: Carlos Magno Corrêa Dias.
Em inglês:
Category Research Group:
CAPES/CNPq.
Category Title: LOGIC APPLIED TO NANOSCIENCE.
Sector: Electroeletronics and Electronic Instrumentation.
Key words: Logical Calculus. Nanotechnology. Nanomachines.
Objectives: Structure Calculation Logic for the institution of a formal logic applied to the Nanoscience and Nanotechnology (in general) and Nanomachines (in particular) focused on the generation Deductive Inferential Analysis of Pro­ducts, Services or dependent processes of fundamental determinants and corresponding structures that will ensure Completeness, Consistency and Correctness Logic.
Motivation: The main motivation for the development of the project in reference is the possibility of building a correspon­ding formal calculation that will logically and formally evaluate the corresponding arguments which may be developed in Nanoscience.
Benefits: Faster and more intense will be generated real-world applications. Building nanomáquimas will be heavily fa­vored. Dissipation of previous redundancies and increase efficiency. Promoting greater competitiveness. Prior development of methods and techniques consistent to ensure space-saving and energy, and increased produc­tivity.
Responsible/Coordinator Researcher: Carlos Magno Corrêa Dias.


Projeto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em “Logic as necessary component in academic” (Lógica como componente necessária na formação acadêmica).
Descrição: O Projeto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico intitulado “Logic as necessary component in academic” (Lógica como componente necessária na formação acadêmica), registrado no CATÁLOGO DE INOVAÇÃO (INNOVATION CATALOGUE) 2013/2014 da UTFPR, para aplicação no setor: Empreendedorismo e Inovação, Tecnologias e Desenvolvimento de Produtos (de Consumo), Tecnologia Educacional (Technology and product development (consumer)) tem por objetivo desenvolver Tecnologia Educacional inovadora centrada na Lógica Formal para ampliação das potencialidades de aplicação e entendimento dos conteúdos desenvolvidos na formação dos futuros profissionais das Áreas de Ciências Exatas e Tecnologias.
Período de realização: De 2013 a 2018. 
Observação:
Detalhamento conforme o CATÁLOGO DE INOVAÇÃO (INNOVATION CATALOGUE) 2013/2014 da UTFPR:
Em português:
Categoria Grupo de Pesquisa: CAPES/CNPq.
Título da categoria: LÓGICA COMO COMPONENTE NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA.
Setor: Empreendedorismo e Inovação, Tecnologias e Desenvolvimento de Produtos (de Consumo), Tecnologia Edu­cacional.
Palavras-Chave: Raciocínio Dedutivo, Inferências, Cálculos Lógicos.
Objetivos: Desenvolver Tecnologia Educacional Inovadora centrada na Lógica Formal para ampliação das potencialidades de aplicação e entendimento dos conteúdos desenvolvidos na formação dos futuros profissionais das Áreas de Ciências Exatas e Tecnologias.
Motivação: A realização de diversos Cursos de Extensão Universitária no campo da Lógica Formal Dedutiva e de Primeira Ordem que evidenciaram a força dedutiva e analítica dos Cálculos Lógicos e da Análise Inferencial Lógica como poderoso agente transformador na formação profissional dos acadêmicos permitindo a ampliação da capaci­dade de avaliar e decidir logicamente.
Benefícios: Melhoria do rendimento acadêmico dos alunos nos Cursos de Graduação das Ciências Exatas que detém co­nhecimentos mais aprofundados dos métodos e técnicas dos Cálculos Lógicos, em Lógica Matemática de Pri­meira Ordem. Maior compreensão sistêmica dos conteúdos por parte dos acadêmicos. A real possibilidade dos acadêmicos e dos egressos de inferir aplicações corretas e consistentes mais amplas e intensificadas.
Projetos/Parcerias já realizadas: Análise de Argumentos Dedutivos em Lógica Matemática. Lógica Matemática Proposicional e Predicativa. Matemática Computacional. Lógica Matemática Dedutiva Aplicada. Axiomatização da Lógica Matemática de Primeira Ordem. Métodos Matemáticos e Computacionais Aplicados. Lógica Matemática Inferencial Dedutiva. Silogística.
Pesquisador/Coordenador Responsável: Carlos Magno Corrêa Dias.
Em inglês:
Category Research Group: CAPES/CNPq.
Category Title: LOGIC AS NECESSARY COMPONENT IN ACADEMIC.
Sector: Technology and product development (consumer).
Key words: Deductive Reasoning. Inferences. Calculations Logical.
Objectives: Developing Innovative Educational Technology focused on formal logic to augment the capabilities of the ap­plication and understanding of the content developed in training future professionals Areas of Exact Sciences and Technologies.
Motivation: The completion of several courses of University Extension in the field of Formal Deductive Logic and First Order showed that the strength of deductive and analytical calculations and Logical Analysis of Inferential Logic as a powerful agent of change in the training of academic allowing the expansion of capacity to assess and decide logically.
Benefits: Improvement academic performance of students in undergraduate courses of Exact Sciences who has deeper knowledge of the methods and techniques of calculations Logic in Mathematical Logic First Order. Greater sys­temic understanding of content by academics. The real possibility of academics and graduates to infer correct and consistent application wider and intensified.
Projects/Partnerships Made: Review of Deductive Arguments in Mathematical Logic. Mathematical Logic Propositional and predicate. Com­putational Mathematics. Deductive Logic Applied Mathematics. Axiomatization of Mathematical Logic First Order. Mathematical Methods and Applied Computing. Mathematical Logic Inference Dedutiva. Syllogistic.
Responsible/CoordinatorResearcher: Carlos Magno Corrêa Dias.


Projeto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em “Logic Engineering” (Engenharia lógica).
Descrição: O Projeto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico intitulado “Logic Engineering” (Engenharia lógica), registrado no CATÁLOGO DE INOVAÇÃO (INNOVATION CATALOGUE) 2013/2014 da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR), para aplicação no Setor: Empreendedorismo e Inovação, Tecnologias e Desenvolvimento de Produtos (de Consumo), Tecnologia de Gestão - Technology management, tem por objetivo desenvolver Tecnologia Analítica de Decisão Otimizada centrada na Lógica Formal, na Teoria da Argumentação e na Análise Inferencial
Período de realização: De 2018 a atualidade. 
Observação:
Detalhamento conforme o CATÁLOGO DE INOVAÇÃO (INNOVATION CATALOGUE) 2013/2014 da UTFPR:
Em português:
Categoria Grupo de Pesquisa: CAPES/CNPq.
Título da categoria: ENGENHARIA LÓGICA.
Setor: Empreendedorismo e Inovação, Tecnologias e Desenvolvimento de Produtos (de Consumo), Tecnologia de Gestão.
Palavras-Chave: Cálculos Lógicos. Análise Inferencial. Métodos e Técnicas Inferenciais.
Objetivos: Desenvolver Tecnologia Analítica de Decisão Otimizada centrada na Lógica Formal (nos Cálculos Lógicos e na Álgebra da Lógica), na Teoria da Argumentação Dedutiva e na Análise Inferencial para a Enunciação, Avaliação e Resolução de Problemas, Processos ou Serviços do Mundo Real (em geral) e da Indústria (em particular), estabelecendo os respectivos Métodos e Técnicas.
Motivação: Possibilitar o estabelecimento de aproximações efetivas entre a Indústria e a Academia, entre a Ciência e a Tecnologia. Somente quando a Indústria e a Academia se unirem para a solução de problemas do mundo real será possibilitado promover a geração de conhecimento útil e necessário para o desenvolvimento adequado de nossa Nação e para a melhoria de vida das Pessoas.
Benefícios: Otimização. Consistência dos processos diretivos. Impedimento de ocorrências de erros lógicos (de contradi­ções). Produção de resultados necessários. Novas possibilidades de ação ou direcionamentos. Possibilidades da empresa seguir dinâmicas diferenciadas e mais eficientes. A realidade da empresa é equacionada de forma consistente e lógica.
Projetos/Parcerias já realizadas: Cálculo Lógico e Análise Lógica de Funções Enunciativas. Análise de Argumentos Dedutivos em Lógica Mate­mática. Lógica Matemática Proposicional e Predicativa. Matemática Computacional. Lógica do Conhecimento Científico. Métodos Matemáticos e Computacionais Aplicados. Lógica Matemática Aplicada à Teoria da Argu­mentação Dedutiva.
Pesquisador/Coordenador Responsável: Carlos Magno Corrêa Dias.
Em inglês:
Category Research Group: CAPES/CNPq.
Category Title: LOGIC ENGINEERING.
Sector: Technology management.
Key words: Logical Calculations. Inferential Analysis. Methods and Techniques Inferences.
Objectives: Develop Analytical Technology Optimized Decision focused on formal logic (in Calculation Logic and Algebra of Logic), in Argumentation Theory and Deductive Inferential Analysis for Utterance, Assessment and Trou­bleshooting, Processes and Services Real World (in general) and Industry (in particular), establishing their me­thods and techniques.
Motivation: Enable the establishment of effective approaches between Industry and Academia, between Science and Te­chnology.Only when the Industry and Academia come together to solve real-world problems will be allowed to promote the generation of useful knowledge and necessary for the proper development of our nation and for the betterment of the People.
Benefits: Optimization. Process consistency directors. Prevention of occurrences of logical errors (contradictions). Pro­duce required results. New possibilities of action or directions. Possibilities of the company following dynamic differentiated and more efficient. The reality of business is equated consistently and logically.
Projects/Partnerships Made: Calculation and Analysis Logic Logic Functions enunciation. Review of Deductive Arguments in Mathematical Logic. Mathematical Logic Propositional and predicate. Computational Mathematics. Logic of Scientific Know­ledge. Mathematical Methods and Applied Computing. Mathematical Logic Applied to Deductive Argumenta­tion Theory.
Responsible/CoordinatorResearcher: Carlos Magno Corrêa Dias.