** Experiência Profissional


Cargos e Funções em desenvolvimento


2018 – Atualidade
Conselheiro Sênior no CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná)

O CPCE é o Conselho Temático de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) que tem por missão articular as competências de Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSAC) das empresas, das indústrias e da sociedade para estimular o desenvolvimento sustentável do Estado do Paraná. O CPCE, integrando ideias de diferentes agentes da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação, vem reunir as necessidades e interesses do Segmento Industrial do Paraná na área de Responsabilidade Social Corporativa direcionando esforços na execução de projetos socioambientais, culturais e de voluntariado corporativo.


2018 – Atualidade
Coordenador de Centro de Estudos e Pesquisas Cenenlocog (Centro de Engenharia Lógica e Cognição)

O Cenenlocog (Centro de Engenharia Lógica e Cognição), ou na sigla em inglês, Cetfleco: Center of Logic Engineering and Cognition, tem como um de seus objetivos o desenvolvimento de estudos e pesquisas no campo da Engenharia Lógica associado à Cognição e Inovação, bem como em áreas afins tais como IA (Inteligência Artificial), Neurociência, Indústria 4.0, CPS (Cyber Physical Systems - Sistemas Ciber Físicos).

O Cenenlocog é integrado com o Conselho Multidisciplinar de Cognição Disruptiva (CMCD) o qual foi transformado, em 2019, em Conselho Deliberativo do Cenenlocog. No CMCD atua como Conselheiro Presidente.


2017 – Atualidade
Editor Chefe da Revista SYSTEMATA COGITANDI – Publicação do Cenenlocog (Centro de Engenharia Lógica e Cognição) - ISSN: 2526-3730

A Revista SYSTEMATA COGITANDI tem como propósito principal a divulgação do desenvolvimento de estudos e pesquisas direcionados para a aquisição de Conhecimentos em Engenharia Lógica em simbiose com a Filosofia Analítica para engendrar e desenvolver métodos e técnicas de avaliação de raciocínios sistematizados a partir da formalização. Objetiva, também, a disseminação de estudos gerados e desenvolvidos (em particular) nos campos da Lógica, Cognição, Epistemologia, Computação, Filosofia da Ciência, Sustentabilidade, Responsabilidade Social Corporativa e de outras Áreas do Saber que contribuam para a geração de Conhecimento Útil que vise a Melhoria de Vida das Pessoas e o Desenvolvimento da Nação.


2016 – Atualidade
Conselheiro Consultivo Efetivo do Conselho das Mil Cabeças na CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados) no Conselho das Mil Cabeças - Posse em 02/12/2016.

O Conselho Consultivo da CNTU (Conselho das Mil Cabeças) é uma rede de lideranças de qualificação científica, técnica, cultural e social de diversas áreas do saber que são convidadas a contribuir voluntariamente com suas inteligências e expertises para o desenvolvimento e progresso da Nação Brasileira debatendo e apresentando soluções de questões de interesse dos Profissionais membros e da Sociedade como um todo. A Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) foi criada em 2006 e defende, juntamente com suas Federações integrantes, os direitos dos Profissionais Liberais Universitários trabalhando para o desenvolvimento socioeconômico e soberano do Brasil e pela manutenção e fortalecimento da democracia.


2015 – Atualidade
Editor Chefe Revista ENTELECHIA LOGICAE – Publicação do GPLFC (Grupo de Pesquisa em Lógica e Filosofia da Ciência) - ISSN: 2447-7877

Editor-Chefe (Fundador) da Revista Entelechia Logicae (ISSN: 2447-7877). A revista ENTELECHIA LOGICAE objetiva disseminar o conhecimento gerado e desenvolvido em Lógica e Filosofia da Ciência e de áreas relacionadas, direta ou indiretamente, para a ampliação de possibilidades e extensões que visem a Melhoria de Vida das Pessoas e o Desenvolvimento da Nação. Intencionando instituir um caminho inovador e disruptivo que venha ampliar as possibilidades e as extensões de relacionamentos efetivos entre as várias Áreas do Saber, a revista tem por propósito, também, contribuir para a consolidação da produção de Conhecimento Útil gerado na Academia ao pressupor que toda formação de qualidade somente é possível quando se mantém, efetivamente, e necessariamente, a indissociabilidade (estrita) entre Ensino, Pesquisa e Extensão.


2015 – Atualidade
Voluntário em prol do alcance dos ODS da ONU

Atua voluntariamente em prol do alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). Os 17 ODS integram a Agenda 2030 da ONU e foram estabelecidos com a intenção da união de forças da Sociedade para se "erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade". Os ODS foram instituídos em 2015 em continuidade aos trabalhos para se alcançar os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) os quais foram instituídos em 2000.


2015 – Atualidade
Voluntário em prol do alcance dos propósitos do MSF

O MSF (Médicos sem Fronteiras), criado em 1971, oferecendo ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência em todo o mundo, é uma organização internacional, não governamental e sem fins lucrativos, que atua fortemente em situações de conflitos armados, catástrofes, epidemias, fome e exclusão social. A MSF se consolidou como sendo a maior organização não governamental de ajuda humanitária no mundo, principalmente, na área da saúde.


2015 - Atualidade
Voluntário em prol do alcance dos propósitos do CICV

O CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) é uma organização humanitária que desde sua fundação em 1863, em Genebra (Suíça), se mantém independente e neutra trabalhando no mundo todo para levar assistência às pessoas afetadas por conflitos e pela violência armada e para promover as leis que protegem as vítimas das guerras.


2014 – Atualidade
Líder (e Fundador) do GPDCTEI (Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Engenharia e na Indústria) integrante do DGP (Diretório de Grupos de Pesquisa) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)

Repercussões dos trabalhos do GPDCTEI: Estudo, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Tecnológico e Científico de Processos, Serviços, Métodos, Técnicas ou Produtos nos Campos das Engenharias e da Indústria para oportunizar as necessárias relações de convergência e simbiose entre Ciência e Tecnologia, entre Universidade e Indústria, para a produção de Conhecimento Útil e Necessário para o Desenvolvimento e Progresso da Nação e para a Melhoria de Vida das Pessoas centrado na Inovação.


2014 – Atualidade
Voluntário em prol do alcance dos propósitos do ACNUR

O ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados ou Agência da ONU para Refugiados), atuando em diversas frentes como proteção, soluções duradouras, campanhas, advocacy, coordenação, inovação, foi criado no final de 1950 e constitui um organismo internacional da ONU que tem por objetivo assegurar e proteger os direitos das pessoas refugiadas em todo o mundo. De acordo com o ACNUR Refugiados “são pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados”.


2013 – Atualidade
Líder (e Fundador) do GPLFC (Grupo Pesquisa em Lógica e Filosofia da Ciência) integrante do DGP (Diretório de Grupos de Pesquisa) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)


Repercussões dos trabalhos do GPLFC: Realizar estudos lógicos e filosóficos sobre métodos e técnicas para a avaliação e correção formal de raciocínios estruturados ou engendrados a partir da codificação e decodificação de proposições utilizadas na fundamentação de teorias das Ciências (em geral) e das Ciências Exatas (em particular) em conformidade com a evolução e o alcance das Lógicas Formais e da Filosofia Analítica.


2001 – Atualidade
Produção Artística e Curadoria (Nome Artístico: C. M. C. Dias)

Iniciou suas experiências/atividades com a Arte em 2001 quando elaborou seus primeiros trabalhos no campo da Pintura Digital (Giclée sobre papel). Até 2004 produzia apenas trabalhos neste campo quando passou a explorar especificidades, descobrindo e inventando funcionalidades associadas. A partir de 2004 iniciou uma incursão no campo da pintura à óleo sobre tela (que perdura até hoje) quando começou a produzir telas de várias dimensões e quando deixou fluir sua paixão pelo abstrato, pelo surreal e pelo expressionismo. Depois de 2005 ampliou suas experiências e passou, também, a experimentar o expressionismo. A partir de 2006 começou a criar pinturas em aquarela sobre papel e desenhos em nanquim sobre papel, não deixando, porém, de produzir telas à óleo e pinturas digitais em Giclée sobre papel. Desde o início de sua produção artística atua, também, como Curador de sua própria produção artística sendo o único responsável por manter e supervisionar as obras que produz, bem como pelo respectivo registro e catalogação das suas obras produzidas. Assim, exerce, também, o papel de tutoria, de cuidar, preservar sua produção desde a concepção até o gerenciamento.


Considerações Gerais sobre Atuação Profissional 

Atua nos campos da Engenharia Lógica, Cognição, Matemática, Engenharias, Lógica Formal, Filosofia Analítica, Filosofia da Ciência, Literatura Brasileira, Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Artes e Cultura.

Desenvolve Estudos, Trabalhos, Pesquisas e Ações em prol do Alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).

Detentor de Registros de Propriedade Intelectual (PI). Detentor de Registros de Direito Autoral.

Escritor e Editor de Livros, Artigos e Publicações Científicas e Tecnológicas. Autor e Curador de Obras de Arte.

Tem experiência como Professor de Ensino Superior, Pesquisador, Extensionista e Gestor em Universidades Públicas e Privadas como Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Faculdades Positivo, Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE).

Tem experiência na Chefia e Coordenação de Projetos e de Setores no Ensino Superior. Possui Experiência em Assessoria Acadêmica e de Extensão Universitária. Possui Experiência em Gestão Administrativa e Acadêmica nos Setores Público e Privado. Possui Experiência em Gestão Financeira, Econômica e Bancária no Setor Privado. Coordenador e Desenvolvedor de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento, Extensão e Inovação Tecnológica e Científica.


Cargos e Funções Anteriores a 2018

Presidente do Comitê do Câmpus Curitiba da UTFPR da Rede ODS Universidades Brasil, conforme Portaria número 516, de 28 de dezembro de 2017, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Representante do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na Rede ODS Universidades Brasil, conforme Portaria número 494, de 7 de dezembro de 2017, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Membro da Comissão Especial de Apresentação de Estudos Preliminares de Novo Modelo de Gestão e de Estrutura Organizacional da UTFPR, conforme Portaria número 02, de 10 de outubro de 2017, do Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) da UTFPR.

Presidente e Membro da Comissão Responsável pela Elaboração do Projeto de Curso de Especialização (Latu Sensu) em Modelos e Métodos Quantitativos Aplicados em Engenharia e na Indústria para execução no Câmpus Curitiba da UTFPR, designado pela Portaria número 259, de 23/06/2017, do Diretor Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Eletrônica, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Segundo Semestre Letivo de 2017, no período de 07/08/2017 a 15/12/2017.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Elétrica, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Segundo Semestre Letivo de 2017, no período de 07/08/2017 a 15/12/2017.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Licenciatura em Física, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Segundo Semestre Letivo de 2017, no período de 07/08/2017 a 15/12/2017.

Presidente da Comissão Responsável pela Elaboração do Projeto de Curso de Especialização (Latu Sensu) em Modelos e Métodos Quantitativos Aplicados em Engenharia e na Indústria para execução no Câmpus Curitiba da UTFPR, designado pela Portaria número 259, de 23/06/2017, do Diretor Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Membro Titular da Comissão Responsável pela Elaboração do Projeto de Curso de Especialização (Latu Sensu) em Modelos e Métodos Quantitativos Aplicados em Engenharia e na Indústria para execução no Câmpus Curitiba da UTFPR, designado pela Portaria número 259, de 23/06/2017, do Diretor Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Elétrica, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Primeiro Semestre Letivo de 2017, no período de 02/03/2017 a 07/07/2017.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Eletrônica, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Primeiro Semestre Letivo de 2017, no período de 02/03/2017 a 07/07/2017.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Licenciatura em Física, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Primeiro Semestre Letivo de 2017, no período de 02/03/2017 a 07/07/2017.

Integrante em 2016 do GT Tecnologias-Chave das Rotas Estratégicas da Indústria Metal-Mecânica dos Observatórios Sistema FIEP/CNI. Integrante desde 02/07/2013 quando participou da realização da primeira Rodada Tecnológica do Setor Metal-Mecânico/UTFPR entre FIEP e UTFPR.

Integrante em 2016 do GT em Gestão e Formação de Recursos Humanos da Articulação da Rota Metal-Mecânica dos Observatórios Sistema FIEP/CNI. Participação desde 02/07/2013 quando participou da realização da Primeira Rodada Tecnológica do Setor Metal Mecânico realizada entre UTFPR e FIEP.

Empossado Conselheiro Consultivo da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados), em 02/12/2016.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Elétrica, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Segundo Semestre Letivo de 2016, no período de 08/08/2016 a 20/12/2016.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Eletrônica, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Segundo Semestre Letivo de 2016, no período de 08/08/2016 a 20/12/2016.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Licenciatura em Física, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Segundo Semestre Letivo de 2016, no período de 08/08/2016 a 20/12/2016.

Designado representante do Câmpus Curitiba da UTFPR no Movimento Nacional ODS Nós Podemos (MNODSNP) e no Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná (MNODSNP-PR), conforme Portaria número 453, de 09/11/2016, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Membro Titular do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria número 351, de 01/09/2016, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR, que revoga a Portaria 392/13, de 11/12/2013, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Membro Titular do Colegiado do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria 350, de 01/09/2016, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR, que revoga Portaria número 174, de 24/04/2015, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR, que revoga a Portaria 399, de 19 de dezembro de 2013, da mesma Direção Geral.

Presidente da Comissão Responsável pela Elaboração do Projeto de Curso de Especialização (Latu Sensu) em Modelos e Métodos Quantitativos Aplicados em Engenharia e na Indústria para execução no Câmpus Curitiba da UTFPR, designado pela Portaria número 120, de 15/04/2016, que revoga a Portaria número 472, de 20 de outubro de 2015, do Diretor Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.
Membro Titular da Comissão Responsável pela Elaboração do Projeto de Curso de Especialização (Latu Sensu) em Modelos e Métodos Quantitativos Aplicados em Engenharia e na Indústria para execução no Câmpus Curitiba da UTFPR, designado pela Portaria número 120, de 15/04/2016, que revoga a Portaria número 472, de 20 de outubro de 2015, do Diretor Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Presidente da Subcomissão do Câmpus Curitiba Responsável pela Elaboração da Proposta de Regulamento da Atividade Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), designado pela Portaria número 126, de 20/04/2016, que revoga a Portaria número 295, de 15 de setembro de 2014, do Diretor Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Membro Titular da Subcomissão do Câmpus Curitiba Responsável pela Elaboração da Proposta de Regulamento da Atividade Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), designado pela Portaria número 126, de 20/04/2016, que revoga a Portaria número 295, de 15 de setembro de 2014, do Diretor Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Agente Cultural do Estado do Paraná, cadastrado na Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) do Paraná e nos Sistemas de Informação da Cultura (SIC). Atualização de cadastro em 24 de maio de 2016.

Membro Titular da Comissão Responsável pela elaboração da proposta de Regulamento da Atividade Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), segundo Portaria número 200, de 18 de fevereiro de 2016, que prorroga até 30/10/2016 a Portaria número 1630, de 12/09/2014, alterada pela Portaria número 797, de 09/04/2015, está última prorrogada pela Portaria número 1774, 21 de agosto de 2015.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Elétrica, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Primeiro Semestre Letivo de 2016, no período de 29/02/2016 a 09/07/2016.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Eletrônica, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Primeiro Semestre Letivo de 2016, no período de 29/02/2016 a 09/07/2016.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Licenciatura em Física, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Primeiro Semestre Letivo de 2016, no período de 29/02/2016 a 09/07/2016.

Em 10 de dezembro de 2015 assinou o Termo de Posse e tomou Posse como Conselheiro do Conselho Deliberativo especializado de Planejamento e Administração da Universidade Tecnológica federal do Paraná (UTFPR) em conformidade com a Portaria número 0871 de 22 de abril de 2015 emitida pela Reitoria da UTFPR.

Presidente da Comissão de Elaboração do Projeto de Curso de Especialização (Latu Sensu) em Modelos e Métodos Quantificados Aplicados na Engenharia e na Indústria, instituída pela Portaria números 472, de 20 de outubro de 2015, emitida pela Direção Geral do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Membro Titular da Comissão de Elaboração do Projeto de Curso de Especialização (Latu Sensu) em Modelos e Métodos Quantificados Aplicados na Engenharia e na Indústria, instituída pela Portaria números 472, de 20 de outubro de 2015, emitida pela Direção Geral do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Coordenador do Curso de Extensão Universitária e Tecnológica em ANÁLISE INFERENCIAL DEDUTIVA EM LÓGICA MATEMÁTICA, proposto para realização no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 14/09/2015 a 24/10/2015, em um total de 30 (trinta) horas-aula.
Coordenador do Seminário de QUANTIFICAÇÃO APLICADA EM ENGENHARIA E NA INDÚSTRIA - RELAÇÃO CORPORATIVA ENTRE TECNOLOGIA E CIÊNCIA, proposto para realização no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 14/08/2015 a 28/08/2015, em um total de 30 (trinta) horas-aula.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Elétrica, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Segundo Semestre Letivo de 2015, no período de 19/08/2015 a 19/12/2015.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Eletrônica, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Segundo Semestre Letivo de 2015, no período de 19/08/2015 a 19/12/2015.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Licenciatura em Física, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Segundo Semestre Letivo de 2015, no período de 19/08/2015 a 19/12/2015.

Nomeado Conselheiro do Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) da UTFPR, Órgão Deliberativo Especializado da UTFPR, conforme Portaria número 871, de 22 de abril de 2015, da Reitoria da UTFPR, com mandato de 2015 até 2019.
Membro do GDPPC-2015 (Grupo de Discussão da Proposta do Projeto Pedagógico de Curso-PPC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), vinculado à Coordenação de Tecnologia na Educação - Câmpus Curitiba (COTED-CT).

Representante do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES) do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), conforme Ofício 24/2015-DIRGE-CT, de 8 de maio de 2015; e, Portaria número 217, de 11 de maio de 2015, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR.

Representante do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), conforme Ofício 24/2015-DIRGE-CT, de 8 de maio de 2015; e, Portaria número 217, de 11 de maio de 2015, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR.

Coordenador do Curso de Extensão Universitária e Tecnológica em LÓGICA MATEMÁTICA APLICADA EM MODELOS INFERENCIAIS, proposto para realização no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 02/05/2015 a 06/07/2015, em um total de 80 (oitenta) horas-aula.

Designado Conselheiro do Conselho Departamental do Departamento de Matemática (DAMAT) do Câmpus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria número 163, de 15 de abril de 2015, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Membro Titular do Colegiado do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria 174, de 24/04/2015, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR, que revoga a Portaria 399, de 19 de dezembro de 2013, da mesma Direção Geral.
Membro da Comissão Central da UTFPR estabelecida para elaborar proposta de Regulamento para Indicadores Qualitativos e Quantitativos de Gestão Acadêmica da UTFPR (Métricas), designado pela Portaria número 797, de 9 de abril de 2015, do Reitor da UTFPR, que altera a Portaria 1630, de 12 de setembro de 2014 e prorroga o prazo de conclusão dos trabalhos até 30 de junho de 2015.

Presidente da Subcomissão do Câmpus Curitiba da UTFPR estabelecida para elaborar proposta de Regulamento para Indicadores Qualitativos e Quantitativos de Gestão Acadêmica da UTFPR (Métricas), designado pela Portaria número 135, de 7 de abril de 2015, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR, Portaria esta que prorroga até 15 de dezembro os prazos estabelecidos nas Portarias 295 de 15 de setembro de 2014 e 478 de 18 de dezembro de 2014, ambas emitidas pela Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Coordenador do IV COENTELOG (COLÓQUIO ENTELECHIA LOGICAE) - ENGENHARIA LÓGICA APLICADA NA INDÚSTRIA, proposto para realização no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 23/02/2015 a 31/03/2015, desenvolvido em um total de 44 (quarenta e quatro) horas-aula.

Coordenador do II SIDELOFIC (Seminário de Inovação e Desenvolvimento em Lógica e Filosofia da Ciência) - Possibilidades Tecnológicas e Segurança Científica, proposto para realização no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 19/02/2015 a 17/04/2015, desenvolvido em um total de 50 (cinquenta) horas-aula.

Coordenador do Seminário de TECNOLOGIAS E CIÊNCIAS PARA ENGENHARIA E INDÚSTRIA - SIMBIOSE E EXIGÊNCIAS RELACIONAIS ENTRE ACADEMIA E INDÚSTRIA, proposto para realização no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 13/02/2015 a 17/04/2015, desenvolvido em um total de 62 (sessenta e duas) horas-aula.

Coordenador do Curso de Extensão Universitária e Tecnológica em ANÁLISE LÓGICA SENTENCIAL E PREDICATIVA APLICADA NA DEMONSTRAÇÃO DEDUTIVA, proposto para realização no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 09/02/2015 a 02/04/2015, desenvolvido em um total de 80 (oitenta) horas-aula.

Coordenador do Curso de Extensão Universitária e Tecnológica em LÓGICA DIFERENCIAL E INTEGRAL DE MODELOS HIPERBÓLICOS, proposto para realização no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 02/02/2015 a 27/02/2015, desenvolvido em um total de 60 (sessenta) horas-aula.

Eleito Conselheiro do Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 23 de março de 2015, nas Eleições para os Conselhos Deliberativos Especializados (CDEs) da UTFPR para mandado de 2015 a 2019.

Membro titular da Comissão de Estudo de Viabilidade do Curso de Graduação em estatística do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), instituída pela Portaria números 094, de 18 de março de 2015, emitida pela Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR. Período de duração: 180 (cento e oitenta) dias.

Membro Titular do Comitê Consultivo de Projeto de Cursos (CCPC) do Departamento de Educação (DEPED) do Câmpus Curitiba da UTFPR, designado pela Portaria número 306, de 14 de dezembro de 2011, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR, por prazo indeterminado. Continuação de Mandato em 2015.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Elétrica, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Primeiro Semestre Letivo de 2015, no período de 18/03/2015 a 27/07/2015.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Eletrônica, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Primeiro Semestre Letivo de 2015, no período de 18/03/2015 a 27/07/2015.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Licenciatura em Física, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Primeiro Semestre Letivo de 2015, no período de 18/03/2015 a 27/07/2015.

Presidente da Comissão de Elaboração do Projeto de Curso de Especialização (Latu Sensu) em Modelos e Técnicas de Otimização Aplicados na Engenharia e na Indústria, instituída pela Portaria números 063, de 04 de março de 2015, emitida pela Direção Geral do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Membro Titular do Comitê de Avaliação do Departamento de Educação (DEPED) do Câmpus Curitiba da UTFPR, designado pela Portaria número 306, de 14 de dezembro de 2011, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR, por
prazo indeterminado. Continuação de Mandato em 2015.

Coordenador de diversas Ações de Extensão tais como Cursos de Extensão Universitária e Tecnológica, Seminários, Colóquios e Palestras (Conferências), no ano de 2014, no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Agente Cultural do Estado do Paraná, cadastrado na Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) do Paraná e nos Sistemas de Informação da Cultura (SIC). Atualização de cadastro em 28 de dezembro de 2014. Prazo Indeterminado.

Coordenador do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), eleito em 02/12/2014, oficializado pela Direção Executiva do CPCE/FIEP segundo Ofício 015/2015, de 18 de maio de 2015.

Membro Titular da Subcomissão do Câmpus Curitiba da UTFPR designado pela Portaria número 478, de 18 de dezembro de 2014, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR, que prorroga até 20 de abril de 2015 a Portaria número 295, de 15 de setembro de 2014, da mesma Direção Geral.

Líder (e fundador) do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Tecnológico e Científico em Engenharia e na Indústria (GPDTCEI), certificado pela UTFPR e cadastrado/credenciado no CNPq, a partir de 30/11/2014.

Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estatística Aplicada (GEA), certificado pela UTFPR e cadastrado/credenciado no CNPq, a partir de 17/11/2014.

Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Tecnológico e Científico em Engenharia e na Indústria (GPDTCEI), certificado pela UTFPR e cadastrado/credenciado no CNPq, a partir de 30/11/2014.

Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Lógica e Filosofia da Ciência, certificado pela UTFPR e cadastrado no CNPq, a partir de 24/03/2013. Atualizado em 17/04/2014.

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, com mandato no período de 25/05/2014 até 24/05/2015.

Membro Titular da Comissão de Estudo de Viabilidade do Curso de Graduação em Estatística do Campus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria 158, de 29/05/2014, que prorroga por 180 (cento e oitenta) dias o prazo estabelecido pela Portaria 347, de 19/11/2013, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR.

Representante do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), conforme Termo de Adesão assinado em 28/04/2014 e segundo a Portaria número 224, de 21 de junho de 2014, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR.

Representante do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Núcleo Estadual do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS)/Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná, conforme Termo de Adesão assinado em 28/04/2014 e segundo a Portaria número 224, de 21 de junho de 2014, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR.

Membro do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná representando o Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), conforme Termo de Adesão assinado em 28/04/2014.

Conselheiro Eleito Representante Docente do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Conselho de Planejamento e Administração (COPLAD) da UTFPR, Órgão Deliberativo Especializado da UTFPR, conforme Termo de Posse assinado em 12/03/2014 em conjunto com o Magnífico Reitor da UTFPR e em concordância com a Portaria número 402, de 25 de março de 2011.

Membro da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL) no período 2013-2014. Representante Suplente da UTFPR na Rede Conectada ONU-PRIME (Principles for Responsible Management Education), segundo Portaria da Reitoria da UTFPR número 2627, de 19 de dezembro de 2013, por prazo indeterminado.

Membro Titular do Colegiado do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria 399, de 19/12/2013, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR, que revoga a Portaria 78, de 02 de abril de 2013, da mesma Direção Geral.

Membro Titular do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria número 392, de 11 de dezembro de 2013, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR, que revoga a Portaria número 252, de 22 de agosto de 2013.

Proponente, Desenvolvedor e Coordenador do Projeto de Pesquisa em LÓGICA COMO COMPONENTE NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA (UTFPR/CNPq). Projeto em desenvolvimento em 2014.

Membro Titular Eleito do Conselho Departamental do Departamento Acadêmico de Matemática do Campus Curitiba da UTFPR, com mandato de dois anos, a partir de 16/10/2013, conforme Portaria número 293, de 16 de outubro de 2013.

Proponente, Desenvolvedor e Coordenador do Projeto de Pesquisa em LÓGICA SENTENCIAL (UTFPR/CNPq). Projeto em desenvolvimento em 2014.

Assessor Acadêmico do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT), do Campus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), designado segundo Resolução 02/2013-DAMAT, de 19 de junho de 2013, para mandato no período de 24/05/2013 a 28/02/2015.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Elétrica, do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Segundo Semestre Letivo de 2014, no período de 24/09/2014 a 07/03/2015.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Eletrônica, do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Segundo Semestre Letivo de 2014, no período de 24/09/2014 a 07/03/2015.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Licenciatura em Física, do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Segundo Semestre Letivo de 2014, no período de 24/09/2014 a 07/03/2015.

Membro da Subcomissão do Câmpus Curitiba da UTFPR para, num prazo de noventa dias, elaborar proposta de Regulamento para Indicadores Qualitativos de Gestão Acadêmica para as atividades docentes de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da UTFPR, segundo Portaria número 295, de 15 de setembro de 2014.

Líder (e fundador) do Grupo de Pesquisa em Lógica e Filosofia da Ciência, certificado pela UTFPR e cadastrado no CNPq, a partir de 24/03/2013. Atualizado em 17/04/2014.

Editor cadastrado na Biblioteca Nacional do Brasil em conformidade com a Lei Federal número 10.753, de 30 de outubro de 2003, com Prefixo Editorial número 88925 (em vigência segundo as normas da BNBR).

Agente Cultural do Estado do Paraná, na categoria Pessoa Física, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC-PR), com cadastro inserido no Sistema Estadual de Cultura do Paraná.

Conselheiro do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP).

Membro do CMG Brasil (Computer Measurement Group Brasil) / CMCG Regional Sul, no período 2013/2014. Membro da Exposição Permanente da Produção Intelectual da UTFPR participando com Várias Obras de sua Autoria. Participação iniciada em 23/09/2009.

Atua em prol dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) da ONU (Organização das Nações Unidas) junto ao Núcleo Estadual dos ODM e Colegiado do Nós Podemos Paraná, vinculado ao Serviço Social da Indústria (SESI-PR) do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), associado ao MNCS (Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade).

Professor Orientador de Aluno no Programa de Monitoria da UTFPR - Campus Curitiba, Sede Centro, no primeiro semestre de 2014, para as disciplinas oferecidas pelo DAMAT ministrada nos Cursos de Graduação (Licenciaturas e Bacharelados) do Campus Curitiba da UTFPR, conforme Edital DIRGRAD - 003/2014.

Membro da Equipe do Processo de Seleção do Programa de Monitoria da UTFPR - Campus Curitiba, Sede Central e Sede Ecoville, no primeiro semestre de 2014, para as disciplinas oferecidas pelo DAMAT ministrada nos Cursos de Graduação (Licenciaturas e Bacharelados) do Campus Curitiba da UTFPR, conforme Edital DIRGRAD - 003/2014.

Professor Orientador de Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins dos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas, Tecnologias) do Campus Curitiba da UTFPR, no Primeiro Semestre Letivo de 2014, no período de 09/04/2014 a 12/09/2014. Aluna desligada do Programa a partir de 23/05/2014 tendo em vista ter sido aprovada no Programa Ciências sem Fronteiras.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Licenciatura em Física, do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Primeiro Semestre Letivo de 2014, no período de 09/04/2014 a 12/09/2014.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Elétrica, do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Primeiro Semestre Letivo de 2014, no período de 09/04/2014 a 12/09/2014.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Eletrônica, do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Primeiro Semestre Letivo de 2014, no período de 09/04/2014 a 12/09/2014

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, conforme eleição realizada em 02/04/2014, para mandato de um ano, no período de 25/05/2014 até 24/05/2015.

Membro titular da Comissão de Estudo de Viabilidade do Curso de Graduação em Estatística do Campus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria 347, de 19/11/2013, que prorroga prazo para mais 180 (cento e oitenta) dias estabelecido pela Portaria 249, de 21 de agosto de 2013, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR.

Presidente da Banca Examinadora designada pela Portaria 2381, de 12 de novembro de 2013, da Reitoria da UTFPR, encarregada da elaboração, aplicação e avaliação da prova de Raciocínio Lógico Nível Fundamental de correspondente Concurso Público para provimento de cargos Técnicos-Administrativos nos Campus da UTFPR, com atuação até 13/12/2013.

Presidente da Banca Examinadora designada pela Portaria 2381, de 12 de novembro de 2013, da Reitoria da UTFPR, encarregada da elaboração, aplicação e avaliação da prova de Raciocínio Lógico Nível Médio de correspondente Concurso Público para provimento de cargos Técnicos-Administrativos nos Campus da UTFPR, com atuação até 13/12/2013.

Presidente da Banca Examinadora designada pela Portaria 2381, de 12 de novembro de 2013, da Reitoria da UTFPR, encarregada da elaboração, aplicação e avaliação da prova de Raciocínio Lógico Nível Superior de correspondente Concurso Público para provimento de cargos Técnicos-Administrativos nos Campus da UTFPR, com atuação até
13/12/2013.

Coordenador de diversas Ações de Extensão tais como Cursos de Extensão Universitária e Tecnológica, Seminários, Colóquios e Palestras (Conferências), no ano de 2013, no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Coordenador do Processo de Seleção de Estudante Monitor da UTFPR do Campus Curitiba da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins, oferecida pelo DAMAT, ministradas nos Cursos de Graduação, do Campus Curitiba da UTFPR, para o segundo semestre letivo de 2013.

Membro de Banca Examinadora de Processo Seletivo de Professor de Magistério Superior para ministrar disciplinas de Matemática do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT) do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em conformidade com o Edital07/2013/CT/UTFPR.

Membro Titular do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria número 252, de 22 de agosto de 2013, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR, que revoga a Portaria número 164, de 05 de junho de 2013.

Membro efetivo da Comissão de Estudo de Viabilidade do Curso de Graduação em Estatística do Campus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria número 249, de 21 de agosto de 2013, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR.

Membro efetivo da Comissão de Estudo de Viabilidade do Curso de Graduação em Ciências Exatas do Campus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria número 248, de 21 de agosto de 2013, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR.

Membro Titular Eleito do Conselho Departamental do Departamento Acadêmico de Matemática do Campus Curitiba da UTFPR, com mandato prorrogado a partir de 01/07/2013, por 100 (cem) dias, conforme Portaria número 217, de 16 de julho de 2013.

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, segundo a Resolução número 02/2013-DAMAT, para mandato de 24/05/2013 até 24/05/2014.

Membro Titular do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria número 164, de 05 de junho 2013, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR, que revoga a Portaria número 23, de 07 de fevereiro de 2012.

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, conforme eleição realizada em 24/05/2013, para mandato de um ano, no período de 24/05/2013 até 24/05/2014.

Membro da Comissão de Seleção do Programa de Monitoria da UTFPR - Campus Sede da UTFPR, do primeiro semestre letivo de 2013, conforme Edital DIRGRAD-007/2013.

Coordenador do Processo de Seleção do Estudante Monitor da UTFPR do Campus Curitiba, conforme Edital 07/2013, da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, oferecida pelo DAMAT, ministrada nos Cursos de Graduação, do Campus Curitiba da UTFPR, para o primeiro semestre letivo de 2013.

Membro Efetivo do Comitê de Avaliação de Planos de Ensino de Disciplinas do DAMAT/UTFPR, conforme Resolução 01/2013-DAMAT, de 13/06/2013.

Membro Efetivo da Banca Examinadora encarregada da elaboração, aplicação e avaliação da prova do Processo Seletivo para Professor Substituto no Campus Curitiba, da área/subárea de Matemática/Cálculo Diferencial e Integral e Álgebra Linear, segundo Edital número 003/2013-PS-Ct, da Universidade Tecnológica federal do Paraná (UTFPR), de acordo com a Portaria 1220, de 6 de maio de 2013, da Reitoria da UTFPR.

Proponente ao Edital PROPPG 04-2013 da UTFPR do seu Projeto de Pesquisa em LÓGICA SENTENCIAL, em 30/04/2013.

Proponente ao Edital PROPPG 04-2013 da UTFPR do seu Projeto de Pesquisa em LÓGICA COMO COMPONENTE NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA, em 30/04/2013.

Membro Efetivo da Equipe Técnica de Elaboração do Projeto de Pesquisa intitulado OS DESEMPENHOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DOS DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS CURITIBA.

Proponente do Projeto de Pesquisa em LÓGICA SENTENCIAL considerado pertinente às suas atividades exercidas como docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e de interesse da UTFPR, em 19/04/2013.

Proponente de Projeto de Pesquisa em LÓGICA COMO COMPONENTE NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA considerado pertinente às suas atividades exercidas como docente e de interesse da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 19/04/2013.

Proponente do Projeto de Pesquisa em LÓGICA COMO COMPONENTE NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA, de sua autoria e sob sua coordenação, ao Edital 24/2012 do Programa de Pesquisa Básica e Aplicada, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, em 19/04/2013.

Proponente do seu Projeto de Pesquisa em ENGENHARIA LÓGICA considerado pertinente às suas atividades exercidas como docente e de interesse da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em 19/04/2013.

Proponente do Projeto de Pesquisa em LÓGICA SENTENCIAL, de sua autoria e sob sua coordenação, ao Edital 16/2012 do Programa de Apoio a Publicações Científicas - Livros e Periódicos, da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, em 13/04/2013.

Proponente e desenvolvedor do ORGANOGRAMA Administrativo do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT), do Campus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 02/04/2013 a 31/05/2013.

Membro Titular do Colegiado do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria 78, de 02/04/2013, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR, que revoga a Portaria 258, de 14/12/2012, da mesma Direção Geral.

Participou da Consulta Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da Cidade de Curitiba, em 04/04/2013, realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, encaminhando diversas sugestões.

Membro Titular Eleito do Conselho Departamental do Departamento Acadêmico de Matemática do Campus Curitiba da UTFPR, com mandato prorrogado até 01/07/2013, conforme Portaria número 76, de 01/04/2013.

Proponente, elaborador e coordenador do Projeto de Pesquisa em LÓGICA SENTENCIAL, no período de 19/03/2013 a 13/04/2013.

Proponente, elaborador e coordenador do Projeto de Pesquisa em LÓGICA COMO COMPONENTE NECESSÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA, no período de 19/03/2013 a 19/04/2013.

Membro da Equipe de Trabalho de reestruturação e de adequação do Regulamento do Conselho Departamental do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT), do Campus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no período de 27/02/2013 até 19/04/2013.

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, a partir de 21/02/2013 até 31/05/2013.

Membro Titular Eleito do Conselho Departamental do Departamento Acadêmico de Matemática do Campus Curitiba da UTFPR, com mandato prorrogado até 01/04/2013, conforme Portaria número 01, de 15/01/2013.

Professor Orientador de Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins dos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas, Tecnologias) do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 29/10/2013 a 27/03/2014.

Professor Orientador de Monitoria das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins do DAMAT do Campus Curitiba da UTFPR, no Segundo Semestre Letivo de 2013, no período de 29/10/2013 a 27/03/2014.

Membro de Banca Examinadora de Processo Seletivo de Professor de Magistério Superior para ministrar disciplinas de Matemática do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT) do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em conformidade com o Edital07/2013/CT/UTFPR.

Professor Homenageado, na Solenidade de Colação de Grau de Graduação em Engenharia Industrial Mecânica de 2012, do Campus Curitiba, da UTFPR, realizada em Curitiba-PR.

Professor Orientador de Monitoria das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins do DAMAT do Campus Curitiba da UTFPR, no Primeiro Semestre Letivo de 2013, no período de 24/06/2013 a 14/10/2013.

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, segundo a Resolução número 02/2013-DAMAT, para mandato de 24/05/2013 até 24/05/2014.

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, conforme eleição realizada em 24/05/2013, para mandato de um ano, no período de 24/05/2013 até 24/05/2014.

Membro Efetivo da Banca Examinadora encarregada da elaboração, aplicação e avaliação da prova do Processo Seletivo para Professor Substituto no Campus Curitiba, da área/subárea de Matemática/Cálculo Diferencial e Integral e Álgebra Linear, segundo Edital número 003/2013-PS-Ct, da Universidade Tecnológica federal do Paraná (UTFPR), de acordo com a Portaria 1220, de 6 de maio de 2013, da Reitoria da UTFPR.

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, a partir de 21/02/2013 até 31/05/2013.

Líder do Grupo de Pesquisa em Lógica e Filosofia da Ciência, certificado pela UTFPR e cadastrado no CNPq, a partir de 24/03/2013.

Editor cadastrado na Biblioteca Nacional do Brasil em conformidade com a Lei Federal número 10.753, de 30 de outubro de 2003, com Prefixo Editorial número 88925 (em vigência segundo as normas da BNBR).

Agente Cultural do Estado do Paraná, na categoria Pessoa Física, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC-PR), com cadastro inserido no Sistema Estadual de Cultura do Paraná.

Conselheiro do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP).

Membro do CMG Brasil (Computer Measurement Group Brasil) / CMCG Regional Sul, no período 2012/2013. Membro da Exposição Permanente da Produção Intelectual da UTFPR participando com Várias Obras de sua Autoria. Participação iniciada em 23/09/2009.

Apoiou o Projeto Linha do Tempo Bienal, por meio de crowdfuding, para a elaboração da peça gráfica LINHA DO TEMPO BIENAL, com edição limitada, que conta a história da Bienal de São Paulo desde sua primeira exposição em 1951 até os dias de hoje. A peça foi produzida em parceira com a Oficina Tipográfica São Paulo, tendo como responsável pelo projeto gráfico o tipógrafo Claudio Rocha.

Membro Titular do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, a partir de 07/02/2012, conforme Portaria número 23, de 07 de fevereiro de 2012, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, com período de atuação previsto de 21/02/2012 até 21/02/2013.

Membro Titular do Comitê Consultivo de Projeto de Cursos (CCPC) do Departamento de Educação (DEPED) do Câmpus Curitiba da UTFPR, designado pela Portaria 306/11, de 14 de dezembro de 2011, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR. Continuação de Mandato.

Membro Titular Eleito do Conselho Departamental do Departamento Acadêmico de Matemática do Campus Curitiba da UTFPR, com mandato no período de 01/02/2011 até 31/01/2013. Continuação de mandato segundo Portaria número 259, de 14/11/2012.

Membro Titular do Colegiado do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria 305, de 13/12/2011, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR. Continuação de mandato.

Membro Titular do Comitê de Avaliação do Departamento de Educação (DEPED) do Câmpus Curitiba da UTFPR, designado pela Portaria 306/11 da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR. Continuação de Mandato.

Membro Titular do Colegiado do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria 258, de 14/11/2012, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR, que revoga a Portaria 305, de 13/12/2011, da mesma Direção Geral.

Membro do Processo de Seleção do Programa de Monitoria da UTFPR do Campus Curitiba, conforme Edital 07/2012, para a seleção de Monitor da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, oferecida pelo DAMAT, ministrada nos Cursos de Graduação (Licenciaturas e Bacharelados), do Campus Curitiba da UTFPR, do segundo semestre de 2012, realizado em 30/10/2012.

Membro do Processo de Seleção do Programa de Monitoria da UTFPR do Campus Curitiba, conforme Edital 06/2012, para a seleção de Monitor da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, oferecida pelo DAMAT, ministrada nos Cursos de Graduação (Licenciaturas e Bacharelados), do Campus Curitiba da UTFPR, do segundo semestre de 2012, realizado em 11/10/2012.

Membro da Equipe Técnica que elaborou o primeiro Projeto Pedagógico de Curso do Curso de Licenciatura em Física do Campus Curitiba da UTFPR para apreciação da Comissão do MEC de Reconhecimento deste Curso, que obteve nota 4 (quatro), no segundo semestre de 2012.

Membro do Processo de Seleção do Programa de Monitoria da UTFPR do Campus Curitiba, conforme Edital 01/2012, para a seleção de Monitor da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, oferecida pelo DAMAT, ministrada nos Cursos de Graduação (Licenciaturas e Bacharelados), do Campus Curitiba da UTFPR, realizado em 26/03/2012.

Membro da Banca Examinadora designada pela Portaria 216, de 28 de fevereiro de 2012, da Reitoria da UTFPR, encarregada da elaboração, aplicação e avaliação da prova de Raciocínio Lógico de correspondente Concurso Público para provimento de cargos Técnico-Administrativos nos Câmpus da UTFPR.

Presidente da Banca Examinadora designada pela Portaria 216, de 28 de fevereiro de 2012, da Reitoria da UTFPR, encarregada da elaboração, aplicação e avaliação da prova de Raciocínio Lógico de correspondente Concurso Público para provimento de cargos Técnico-Administrativos nos Câmpus da UTFPR.

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Raciocínio Lógico e Dedutivo (e Disciplinas Afins) ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 21/02/2012 até 24/09/2012.

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, com período de atuação previsto de 21/02/2012 até 21/02/2013.

Assessor de Extensão Universitária do DAMAT do Campus Curitiba da UTFPR, com período de atuação de 21/02/2012 até 24/09/2012.

Membro Titular do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, a partir de 07/02/2012, conforme Portaria número 23, de 07 de fevereiro de 2012, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Membro do CMG Brasil (Computer Measurement Group Brasil) / CMCG Regional Sul, no período 2012/2013.

Professor Orientador de Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins dos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas, Tecnologias) do Campus Curitiba da UTFPR, no Segundo Semestre Letivo de 2012, no período de 05/11/2012 a 21/12/2012 e de 01/02/2013 a 13/05/2013. Continuou exercendo a atividade até 31/05/2013.

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, com período de atuação previsto de 21/02/2012 até 21/02/2013.

Professor Orientador de Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins dos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas, Tecnologias) do Campus Curitiba da UTFPR, no Segundo Semestre Letivo de 2012, no período de 05/11/2012 a 21/12/2012 e de 01/02/2013 a 13/05/2013.

Professor Orientador de Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins dos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas, Tecnologias) do Campus Curitiba da UTFPR, no Primeiro Semestre Letivo de 2012, no período de 02/04/2012 a 11/07/2012. No período foram dois monitores, pois o primeiro desistiu e permaneceu apenas até 02/05/2012. O segundo monitor assumiu a partir de 14/05/2012.

Professor Orientador de Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins dos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas, Tecnologias) do Campus Curitiba da UTFPR, no Primeiro Semestre Letivo de 2012, no período de 02/04/2012 a 11/07/2012. No período foram dois monitores, pois o primeiro desistiu e permaneceu apenas até 02/05/2012.

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, com período de atuação previsto de 21/02/2012 até
21/02/2013.

Coordenador de diversas Ações de Extensão tais como Cursos de Extensão Universitária e Tecnológica, Seminários, Colóquios e Palestras (Conferências), nos anos de 2012 e 2011, no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Raciocínio Lógico e Dedutivo (e Disciplinas Afins) ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 21/02/2012 até 24/09/2012.

Membro Titular Eleito do Conselho Departamental do Departamento Acadêmico de Matemática do Campus Curitiba da UTFPR, com mandato no período de 01/02/2011 até 31/01/2013. Continuação de mandato segundo Portaria número 259, de 14/11/2012.

Membro Titular do Colegiado do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria 305, de 13/12/2011, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR. Continuação de mandato.

Membro Titular do Comitê Consultivo de Projeto de Cursos (CCPC) do Departamento de Educação (DEPED) do Câmpus Curitiba da UTFPR, designado pela Portaria 306/11, de 14 de dezembro de 2011, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR. Continuação de Mandato.

Membro Titular do Comitê de Avaliação do Departamento de Educação (DEPED) do Câmpus Curitiba da UTFPR, designado pela Portaria 306/11 da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR. Continuação de Mandato. Membro da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL). Período do 2011/2012.

Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, conforme Portaria 305, de 13/12/2011, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR.

Proponente de sugestões que elaborou para a proposta de Regulamento das Relações entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR (FUNTEF-PR). Proposta enviada em 02/11/2011.

Proponente de sugestões que elaborou para a Proposta de Regulamento de Gestão e Utilização de Recursos de TI da UTFPR. Proposta enviada em 22/10/2011.

Proponente de proposta que elaborou para a instituição de uma Gerência de Auditoria e Qualidade em TI para o Câmpus Curitiba da UTFPR. Proposta enviada em 22/10/2011.

Proponente de sugestões à proposta de Regulamento das Relações entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR (FUNTEF-PR).

Proponente de sugestões à Proposta de Regulamento de Gestão e Utilização de Recursos de TI da UTFPR em 2011.

Proponente de sugestão de instituição de uma Gerência de Auditoria e Qualidade em TI para o Câmpus Curitiba da UTFPR, apresentando a correspondente proposta em 2011.

Membro da Banca de Avaliação do Processo de Seleção do Programa de Monitoria da UTFPR - Câmpus Curitiba, para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3 oferecida pelo DAMAT ministrada nos Cursos de Graduação (Licenciaturas e Bacharelados) do Câmpus Curitiba da UTFPR, conforme Edital 004/2011, do segundo semestre de 2011.

Proponente do Projeto de Disciplina Optativa de Lógica Formal Predicativa para o Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, no primeiro semstre de 2011.

Proponente do Projeto de Disciplina Optativa de Lógica Formal Proposicional para o Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR, no primeiro semstre de 2011.

Membro do Comitê Consultivo de Projeto de Cursos (CCPC) do Departamento de Educação (DEPED) do Câmpus Curitiba da UTFPR, designado pela Portaria 306/11 da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Membro do Comitê de Avaliação do Departamento de Educação (DEPED) do Câmpus Curitiba da UTFPR, designado pela Portaria 306/11 da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Conselheiro Suplente Eleito como Representante dos Docentes do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no Conselho Deliberativo Especializado de Planejamento e Administração (COPLAD) da UTFPR, em concordância com a Portaria número 402, de 25 de março de 2011.

Membro do Processo de Seleção do Programa de Monitoria da UTFPR - Campus Curitiba, para as disciplinas oferecidas pelo DAMAT ministrada nos Cursos de Graduação (Licenciaturas e Bacharelados) do Campus Curitiba da UTFPR, conforme Edital 001/2011.

Membro do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 1 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 21/02/2011 até 21/02/2012.

Membro do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 21/02/2011 até 21/02/2012.

Assessor de Extensão Universitária do DAMAT do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 21/02/2011 até 21/02/2012. Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 21/02/2011 até 21/02/2012.

Membro Eleito do Conselho Departamental do Departamento Acadêmico de Matemática do Campus Curitiba da UTFPR, com mandato no período de 01/02/2011 até 31/01/2013.

Professor da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1, no Curso Regular de Engenharia Mecânica, no Câmpus Curitiba, da UTFPR, 6 aulas semanais, correspondente a 120 horas, no segundo semestre de 2011.

Professor da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Elétrica, no Câmpus Curitiba, da UTFPR, 4 aulas semanais, correspondente a 60 horas, no segundo semestre de 2011.

Professor da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1, no Curso Regular de Engenharia Mecânica, no Câmpus Curitiba, da UTFPR, no primeiro semestre de 2011, em um total de 90 horas (relógio).

Ministrou, como Professor, a disciplina de Lógica Matemática 1, no Curso Regular de Licenciatura em Matemática, no Câmpus Curitiba, da UTFPR, no primeiro semestre de 2011, em um total de 90 horas (relógio).

Ministrou, como Professor, a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Licenciatura em Física, no Câmpus Curitiba, da UTFPR, no primeiro semestre de 2011, em um total de 60 horas (relógio).

Ministrou, como Professor, a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso Regular de Engenharia Elétrica, no Câmpus Curitiba, da UTFPR, no primeiro semestre de 2011, em um total de 60 horas (relógio).

Membro do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 21/02/2011 até 21/02/2012.

Membro do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 1 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 21/02/2011 até 21/02/2012.

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 21/02/2011 até 21/02/2012.

Membro de Banca Examinadora de elaboração de Prova de Raciocínio Lógico em Concurso Público para provimento de Cargos Técnicos Administrativos nos Campi Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo da UTFPR. 2010.

Presidente de Banca Examinadora de Elaboração de Prova de Raciocínio Lógico em Concurso Público para provimento de Cargos Técnicos Administrativos nos Campi Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo da UTFPR. 2010.

Membro da Comissão instituída pela portaria número 289, de 26 de novembro de 2010, da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR, para elaboração do Projeto Político Pedagógico da Licenciatura em Matemática do campus Curitiba da UTFPR.

Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Física do Campus Curitiba da UTFPR conforme Portaria 242 de 06/10/2010 da Direção Geral do Campus Curitiba da UTFPR.

Coordenador dos trabalhos de atualização, reformulação e adaptação de todos Planos de Ensino das Disciplinas de Matemática ministradas pelo DAMAT nos Cursos de Bacharelado, de Licenciaturas, nos Cursos Superiores de Tecnologia e nos Cursos Técnicos mantidos no Campus Curitiba da UTFPR, no segundo semestre de 2010, e elaborou, também, os respectivos Planos de Ensino.

Proponente e elaborador dos Planos de Ensino das Disciplinas: História da Matemática, Modelagem Matemática no Ensino, Filosofia da Matemática, Lógica Matemática 1, Lógica Matemática , Álgebra, Geometrias Não Euclidianas, Teoria dos Grupos e Topologia, para o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Curitiba da UTFPR.

Proponente e elaborador dos Planos de Ensino das Disciplinas: Funções Reais de uma Variável Real, Cálculo Diferencial, Cálculo Integral, Cálculo de Funções Reais de Várias Variáveis Reais, Equações Diferenciais Aplicadas, Cálculo Vetorial, Variáveis Complexas, Currículo e Ensino da Matemática, Didática da Matemática 1 e Didática da Matemática 2, para o Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Curitiba da UTFPR.

Membro Titular do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 1 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 07/07/2010 até 21/02/2011.

Membro Titular do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 07/07/2010 até 21/02/2011.

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 07/07/2010 até 21/02/2011.

Assessor de Extensão Universitária do DAMAT do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 30/04/2010 até 21/02/2011

Coordenou a atualização, reformulação e adaptação de todos os Planos de Ensino das Disciplinas de Matemática ministradas pelo DAMAT nos Cursos de Bacharelado, de Licenciaturas, nos Cursos Superiores de Tecnologia e nos Cursos Técnicos mantidos no Campus Curitiba da UTFPR, no primeiro semestre de 2010, e elaborou, também, os respectivos Planos de Ensino.

Coordenou o Grupo de Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 1, 2, 3 e 4 e de Equações Diferencias do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT) do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 14/12/2009 até 06/07/2010, segundo Portaria 284, de 14/12/2009.

Membro do Grupo de Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 1, 2, 3 e 4 e de Equações Diferencias do Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT) do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 14/12/2009 até 06/07/2010, segundo Portaria 284, de 14/12/2009.

Membro da Exposição Permanente da Produção Intelectual da UTFPR, com Diversas Obras de sua Autoria, no período de 23/09/2009 a 02/01/2012.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1, no Curso de Engenharia Mecânica, do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Segundo Semestre de 2010.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso de Engenharia Elétrica, do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no Segundo Semestre de 2010.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso de Licenciatura em Física, do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no segundo Semestre de 2010.

Membro Titular do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 1 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 07/07/2010 até 21/02/2011.

Membro Titular do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 07/07/2010 até 21/02/2011.

Coordenador do Grupo de Professores das Disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral 3 e Disciplinas Afins ministradas nos Cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias), do Campus Curitiba da UTFPR, no período de 07/07/2010 até 21/02/2011.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1, no Curso de Engenharia Mecânica, no Primeiro Semestre de 2010.

Professor da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3, no Curso de Engenharia Elétrica, no Primeiro Semestre de 2010.


Atuação Profissional antes de 2010.
EM CONSTRUÇÃO.