** Extensão / Participação / Reuniões / Setor Privado


Participação em Reuniões no Setor Privado em 2023

Participou, em 13 de junho de 2023, da 20ª Reunião Plenária do Conselho Consultivo da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados), realizada na sede do SEESP, na Capital do Estado de São Paulo de forma híbrida presencial e online, tendo como pauta o Planejamento das Atividades de 2023 da CNTU, o 7º Encontro Nacional da CNTU e o Prêmio Personalidade Profissional 2023.

Participou, entre 9 e 11 de maio de 2023, da Reunião Magna da ABC 2023, promovida pela ABC (Academia Brasileira de Ciências), cujo tema foi “Ciência básica para o desenvolvimento sustentável”, realizada no Museu do Amanhã, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), quando se discutiu e avaliou como por intermédio das Ciências o mundo pode ser melhorado em termos da Sustentabilidade.



Participação em Reuniões no Setor Privado em 2022

Participou, em 01/12/2022, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústria do Estado do Paraná), como Conselheiro Sênior do CPCE, da XXVI Reunião do Conselho Superior do CPCE, realizada no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep.

Participou, nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2022, da Reunião Magna da ABC 2022: O FUTURO É AGORA, realizada pela ABC (Academia Brasileira de Ciências) de forma híbrida: presencialmente no Museu do Amanhã (RJ) e on-line no canal da ABC no YouTube da ABC.

Participou, em 22/02/2022, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústria do Estado do Paraná), como Conselheiro Sênior do CPCE, da “Reunião CPCE”, transmitida via Microsoft Teams, tendo por pauta os temas: Evolução de arrecadação COMTIBA, Lei de Incentivo PRONAS e PRONON e Plano de Ação e Agenda 2022.



Participação em Reuniões no Setor Privado em 2021

Participou, em 01/12/2021, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústria do Estado do Paraná), como Conselheiro Sênior do CPCE, da XXV Reunião do Conselho Superior do CPCE, realizada no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep.

Participou, nos dias 8, 13 e 15 de outubro de 2021, da Reunião Magna Virtual da ABC 2021: CIÊNCIA: A FRONTEIRA INFINITA (Science: The Endlee Frontier), realizada pela ABC (Academia Brasileira de Ciências).



Participação em Reuniões no Setor Privado em 2020

Participou, em 01/12/2020, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústria do Estado do Paraná), como Conselheiro Sênior do CPCE, da XXIV Reunião do Conselho Superior do CPCE, realizada via Microsoft Teams.

Participou, nos dias 23, 25 e 29 de setembro de 2020 e 2 de outubro de 2020, da Reunião Magna Virtual da ABC 2020: O MUNDO A PARTIR DA COVID-19, realizada pela ABC (Academia Brasileira de Ciências).

Participou, em 16/09/2020, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), da Reunião do Grupo de Trabalho Temáticos (GT) Cidades Sustentáveis do Movimento ODS Maringá.

Participou, em 27/05/2020, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), como Conselheiro Sênior do CPCE, da Segunda Reunião Online do CPCE, realizada com o tema “Saúde mental em tempos de Covid” quando foram compartilhadas informações sobre o cenário da época, dicas e orientações de como apoiar as equipes de trabalho.

Participou, em 15/05/2020, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), como Conselheiro Sênior do CPCE, da Primeira Reunião Virtual Internúcleo do CPCE, realizada com o tema “Impacto da Covid-19 nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” quando se avaliaram, em particular, os objetivos 1, 3, 4 e 10 (Pessoas), 8 (Prosperidade), 12 (Planeta) e 17 (Paz e Parcerias) sob a ótica dos impactos e deafios gerados pela Covid-19.

Participou, em 05/03/2020, da reunião mensal da Rede do Terceiro Setor de Curitiba (Rede de Instituições Sociais de Curitiba) realizada nas dependências do Conselho Regional de Contabilidade, em Curitiba-PR. Durante a reunião foram tratados temas como: Validação da Carta de Curitiba e Atualizações para captação via declarações de imposto de renda. A Carta de Curitiba foi construída coletivamente na reunião de fevereiro tratando de assuntos como: obrigatoriedade de certificações, taxas de certificados e certidões, utilização de imóveis públicos ociosos, capacitação de servidores públicos, transparência orçamentária dos orçamentos públicos, flexibilização contratual nos projetos de assistência social, entre outros.

Participou, em 14/02/2020, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), como Conselheiro Sênior do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep, da Reunião de Planejamento 2020/2021 do CPCE. Durante a reunião foram tratados os temas: Plano de Ação 2020, Trabalho em Equipe - Diálogo entre os Conselheiros para novas ações, e, Apresentação das ações do CPCE.



Participação em Reuniões no Setor Privado em 2019

Participou, em 05/12/2019, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estrado do Paraná (Sistema Fiep), a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep, como Conselheiro Sênior do CPCE, da XXIII Reunião do Conselho Superior do CPCE. Na oportunidade foi celebrado os 15 anos de fundação do CPCE e recordada as principais ações do CPCE em prol da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e da Sustentabilidade.

Participou, em 05/12/2019, da reunião mensal da Rede do Terceiro Setor de Curitiba (Rede de Instituições Sociais de Curitiba) realizada nas dependências da Faculdade da Indústria, no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba-PR. Durante a reunião foram tratados temas como: Autonomia das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e articulação intersetorial; Defesa da Imunidade Tributária; Os desafios e o papel do Terceiro Setor no Brasil de 2020 e futuro.

Participou, em 3 de outubro de 2019, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), por meio do Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Atores Locais para América Latina de Curitiba), da terceira reunião de 2019 da Rede Paranaense de Compliance. Com o tema “Como o big data e estudos neurocientíficos podem auxiliar na estruturação de um comportamento ético” a reunião foi realizada no Câmpus da Indústria do Sistema. Durante a reunião foi apresentada a palestra intitulada “O Cérebro Corrupto: Análise da Neurociência Cognitiva Forense” quando foram apresentados aspectos neurocientíficos que auxiliam na estruturação de um comportamento ético ou corrupto. Com o tema “Conexões e Compliance” foram apresentadas, também, considerações sobre o processo de identificação de riscos de compliance a partir de dados relacionais de colaboradores.

Participou, em 27 de junho de 2019, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, da reunião “COMPETIÇÃO X COLABORAÇÃO OS NOVOS PARADIGMAS E MODELOS MENTAIS DA ERA DA COLABORAÇÃO”. No encontro foram discutidos os novos paradigmas da era da colaboração e os seus efeitos na vida pessoal e profissional, comparados modelos de competição e colaboração, evidenciadas as perspectivas de adaptação do mundo quanto aos modelos de competição e colaboração, evidenciados como é possível estimular o desenvolvimento de modelos mentais capazes de considerar os desafios da economia digital e cognitiva, bem como apresentadas sugestões de como é possível estimular o desenvolvimento de negócios e projetos de forma que todos possam ganhar.

Participou, em 19 de junho de 2019, no Câmpus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), a convite do Centro Internacional de Negócios (CIN) do Paraná do Sistema Fiep, da reunião “Oportunidades de Negócios e Investimentos na África do Sul”. O encontro foi promovido e realizado pelo Sistema Fiep, por meio do CIN, em parceria com o Consulado da África do Sul, objetivando apresentar as possibilidades de negócios e investimentos entre o Paraná e a África do Sul.

Participou, em 26/04/2019, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), como Conselheiro Sênior do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep, da reunião de trabalho da Equipe de Projetos Incentivos Fiscais do CPCE. Durante a reunião foram tratadas questões sobre o Prêmio Selo ODS e o Prêmio Peça por Peça; bem como sobre “Diálogo Pós FIFE- Rio” e “ODS e a Arte que Transforma”.

Participou, em 12/03/2019, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), como Conselheiro Sênior do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) do Sistema Fiep, da reunião da Equipe de Projetos Educando na Sustentabilidade do CPCPE. O tema da reunião foi “Como as empresas podem ser boas para o Planeta?”. Foram apresentados alguns bons exemplos de Startups que desenvolvem soluções para os desafios na área da energia e se discutiram as vantagens da ferramenta de planejamento estratégico Business Model Canvas e o Sistema B o qual busca redefinir conceitos nos negócios substituindo a ideia do “lucro acima de tudo” pelo princípio do “lucro com benefícios socioambientais”.

Participou, em 08/03/2019, como Conselheiro Sênior do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), da Reunião da Equipe de Projetos Incentivos Fiscais (EPIF) do CPCE. Na ocasião realizou-se revisão das ações do CPCE desenvolvidas em 2018 e avaliou-se o Plano de Ação do CPCE para 2019. Durante a reunião foi apresentada a Área Corporativa de Sustentabilidade da Votorantin sobre as ações da Votorantim Cimentos e as relações que o Instituto Votorantim mantém com outras Organizações da Sociedade Civil. Também foi apresentada a PVE (Parceria Votorantim pela Educação).

Participou, em 07/03/2019, da reunião mensal da Rede do Terceiro Setor de Curitiba (Rede de Instituições Sociais de Curitiba) realizada nas dependências do CRCPR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná) em Curitiba-PR. O tema da reunião foi “Capacitação de Recursos com Pessoa Física”.

Participou em 07/02/2019 da primeira reunião de 2019 da Rede do Terceiro Setor de Curitiba (Rede de Instituições Sociais de Curitiba) realizada nas dependências do Estádio Joaquim Américo Guimarães (Estádio do Club Athletico Paranaense - CAP), na Arena da Baixada. Na reunião retomou-se trabalhos da rede e se discutiram Estratégias e Ferramentas de Captação e Gestão de Recursos para o Terceiro Setor, bem como tratou-se do futuro da Fundação Atlético Paranaense (FunCAP).



Participação em Reuniões no Setor Privado em 2018

Participou, em 06/12/2018, da reunião de Planejamento 2019 da Rede do Terceiro Setor de Curitiba, realizada na Elo Apoio Social e Ambiental, quando se avaliaram as formas de conduzir os trabalhos da Rede do Terceiro Setor de Curitiba para 2019. A Rede do Terceiro Setor de Curitiba trabalha em conjunto com Organizações da Sociedade Civil de Curitiba e Região Metropolitana compartilhando Boas Práticas por intermédio da troca de experiências e mediante mobilização para contribuir na promoção de Políticas Públicas para o bem da Sociedade. A Elo Apoio Social e Ambiental tem por missão estabelecer círculos virtuosos entre os Jovens e a Sociedade criando elos para um futuro sustentável e solidário.

Participou, como Conselheiro Sênior do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), em 22/11/2018, da XXII Reunião do Conselho Superior do CPCE, realizada no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, quando foram apresentados os resultados obtidos e ações desenvolvidas pelo CPCE durante 2018. O evento reuniu Dirigentes do Sistema Fiep, Empresários, Acadêmicos, Lideranças Sindicais e Representantes de Organizações da Sociedade Civil irmanados em torno da missão do CPCE que consiste em articular competências de Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSAC) das Empresas, das Indústrias e dos diferentes Setores da Sociedade para estimular o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Paraná. O CPCE é o Conselho Temático de Responsabilidade Social do Sistema Fiep.

Participou, em 19/11/2018, da reunião de Planejamento do Conselho Multidisciplinar de Cognição Disruptiva (CMCD) em parceria com o Centro de Engenharia Lógica e Cognição (Cenenlocog), a qual foi realizada nas dependências da COPEL, quando se discutiram estratégias para implementação em 2019 de Projeto de Desenvolvimento e Inovação fundamentado na Engenharia Lógica, Energia Circular, Matemática e Tecnologias Disruptivas para a produção de Conhecimento Útil centrado na proposição da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação que associa Inovação, Tecnologias Disruptivas e os ODS direcionada para os caminhos que levem à instanciação de uma Nação Soberana e Sustentável. A Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação se propõe a somar as forças da Lei, da Universidade e da Indústria para a multiplicação de resultados em favor da Nação e de seu Povo.

Participou, em 25/10/2018, da reunião de Planejamento 2019 do GPDTCEI (Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Tecnológico e Científico em Engenharia e na Indústria) em parceria com o Cenelocog (Centro de Engenharia Lógica e Cognição) e o CMCD (Conselho Multidisciplinar de Cognição Disruptiva), realizada no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), quando foram tratadas as estratégias para efetivação do “Projeto Conexões entre Engenharia Matemática e Indústria” e se avaliou a proposta disruptiva de Graduação em Engenharia Matemática na qual a indissociação entre ensino, pesquisa e extensão deve associar as necessidades da Indústria 4.0 ao bem estar humano seja no âmbito da inovação, renovação ou invenção.

Participou, em 24/10/2018, da reunião de Planejamento 2019 do GPLFC (Grupo de Pesquisa em Lógica e Filosofia da Ciência) a qual foi realizada em parceria com o Cenenlocog (Centro de Engenharia Lógica e Cognição) e o CMCD (Conselho Multidisciplinar de Cognição Disruptiva), na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), quando tratou-se das estratégias para efetivação do “Projeto Engenharia Lógica como Formação Inovadora e Disruptiva”. A Engenharia Lógica, centrada nos fundamentos da Lógica Formal, objetiva a geração de conhecimento para avaliação sistêmica da legitimidade e da consistência de sistemas para o engendrar soluções e aproximações cada vez mais acentuadas entre as esferas físicas e digitais que transformam o mundo atualmente segundo os paradigmas da Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial.

Participou, em 05/10/2018, da reunião de Planejamento do Centro de Engenharia Lógica e Cognição (Cenenlocog) em parceria com o Conselho Multidisciplinar de Cognição Disruptiva (CMCD), realizada na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), quando foram tratadas as estratégias para consolidação, em 2019, do Projeto “Mãos 3D acenam para futuro disruptivo” e avaliou-se a atual conjuntura das Ciências e das Tecnologias na Indústria 4.0 frente à necessidade de inclusão plena das Pessoas com Deficiência (PcD) para somar mais expertises para o desenvolvimento do Brasil. O projeto em referência tem por objetivo “protetizar” PcD por intermédio da impressão 3D. A protetização é a ação de se construir uma solução protética a quem busca o retorno da qualidade de vida após um processo de amputação de um membro.

Participou, em 04/10/2018, da reunião da Rede do Terceiro Setor de Curitiba, quando foram tratadas questões associadas às Estratégias de Captação de Recursos via Incentivos Fiscais e FIA (Fundo para Infância e Adolescência). A reunião foi realizada na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná.

Participou, em 26/09/2018, na Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), da reunião do FOREAS (Fórum Regional de Assistência Social) de Curitiba quando se tratou e se discutiu a “Evolução Histórica e Atual Conjuntura das Leis e Políticas Públicas voltadas para as Pessoas com Deficiência (PcD)”.

Participou, em 06/09/2018, da reunião do Terceiro Setor de Curitiba realizada na sede da RPC, quando foi abordado o funcionamento dos Conselhos de Direitos e Assistência Municipais de Curitiba em conjunto com Secretaria dos Conselhos de Direitos e Assistência da FAS (Fundação de Ação Social) de Curitiba. Os Conselhos de Direitos e Assistência são espaços de participação governamental e não governamental na formulação, normatização, regulamentação e controle social de políticas públicas. A FAS assessora tecnicamente estes Conselhos e disponibiliza a infraestrutura para o funcionamento dos mesmos. No evento, com base nas discussões e análises que realizadas, foi possível perspectivar estratégias de planejamento das OSC (Organizações da Sociedade Civil ) para 2019.

Participou, em 16/08/2018, da Reunião InterNúcleos do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) como Conselheiro do CPCE, Membro da Equipe de Projeto Educando na Sustentabilidade do CPCE e Coordenador do Núcleo de Instituições de Ensino Superior do CPCE. O evento, realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, foi promovido pelo Sistema Fiep por meio do CPCE. Na oportunidade se debateu os papéis da Escola e do Educador na Quarta Revolução Industrial, bem como foi avaliada a urgente necessidade de repensar o Modelo Educacional vigente. O CPCE é o Conselho de Responsabilidade Social do Sistema Fiep e um dos Conselhos Temáticos do Sistema Fiep.

Participou, em 14/08/2018, a convite do Movimento Nós Podemos Paraná (MNP-PR), da reunião do Colegiado do MNP-PR quando foi tratado o tema “NEUROBANCO: Inclusão Financeira com Inovação Social”. O evento ocorreu nas dependências do UniCuritiba (Centro Universitário Curitiba), na Rua Chile 1678.

Participou, em 02/08/2023, da reunião da Rede do Terceiro Setor de Curitiba quando se objetivou por em evidência a importância (e necessidade) para as OSC (Organizações da Sociedade Civil) de acesso ao Diagnóstico Social da Infância e Juventude de Curitiba (DSIJC) para o alinhamento e o estabelecimento de estratégias das ações do Terceiro Setor de Curitiba. Na oportunidade Conselheiros do COMTIBA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba) apresentaram o DSIJC o qual foi apreciado e discutido pelos presentes. O DSIJC constitui projeto desenvolvido para melhor conhecer a realidade da infância e juventude de Curitiba e para subsidiar o COMTIBA, o Governo do Estado do Paraná e demais Instituições não governamentais para formular e executar correspondentes políticas e programas adequados à realidade presente.

Participou, em 26/07/2018, a convite do Governo Federal, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), da reunião “Nova Lei de Migração: uma janela de oportunidades”, a qual foi realizada no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, quando a nova Lei de Migração nos foi apresentada e se discutiu questões do correspondente documento quanto à contratação de trabalhadores imigrantes e de refugiados na Indústria Brasileira.

Participou, em 05/07/2018, a convite da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA/PR) e do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Participou, em 10/07/2018, na Unicuritiba (Centro Universitário de Curitiba), da reunião mensal do Colegiado do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná (MNODSNP-PR). O Colegiado do MNODSNP-PR trabalha para o alcance dos 17 (dezessete) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). Os 17 ODS e a Agenda 2030 da ONU constituem um plano mundial de ação para as PESSOAS, para o PLANETA, para a PROSPERIDADE, para a PAZ e para as PARCERIAS que objetiva traçar os caminhos globais que levem para o desenvolvimento sustentável e resiliente.

Participou, em 07/06/2018, da Reunião conjunta da Equipe de Projeto Incentivos Fiscais do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Fiep e da Rede do Terceiro Setor de Curitiba, quando foi tratada a Análise e Leitura de Editais como Estratégia de Captação de Recursos para o Terceiro Setor. A reunião foi realizada no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. Foram apresentadas, também, informações sobre o Prêmio ODS Brasil e sobre o Prêmio Sesi ODS.

Participou, em 06/06/2018, a convite do Conselho Temático de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Sistema Fiep) da reunião em comemoração à "Semana Nacional do Meio Ambiente", realizada no Instituto Senai de Tecnologia em Meio Ambiente e Química, quando foram tratadas questões relacionadas com os temas: Coalizão Cidades pela Água, Outorga de Uso de Recursos Hídricos e Contaminação de águas subterrâneas.

Participou, em 17/05/2018, da reunião CULTURA E FÉ: NOVOS OLHARES com o tema "A difícil arte de fazer escolhas" a qual foi realizada na FTD Educação Digital Arena da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e promovida pelo Instituto Ciência e Fé (ICF) da PUC-PR, quando se tratou de questões sobre escolhas profissionais, acadêmicas e pessoais, bem como sobre como minimizar a tensão e ansiedade que permeiam tomar as melhores escolhas nestes campos.

Participou, em 25/04/2018, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), da reunião do FOREAS (Fórum Regional de Assistência Social) quando foi discutido o tema “Sociedade Civil e a Responsabilidade da Incidência Política” tratando em particular da Incidência Política e a Advocacy com a finalidade de influenciar a formulação de Políticas Públicas e a alocação de Recursos Públicos para o BEM da Sociedade. O FOREAS constitui um espaço de articulação e mobilização que propicia a formulação e aprimoramento de propostas que contribuam com o avanço do controle social democrático na área de políticas públicas, em especial na política de Assistência Social.

Participou, em 10/04/2018, da reunião InterNúcleos do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. Na ocasião tratou-se a Economia Circular (“cradle to cradle” - ´do berço ao berço’ - ou Indústria C2C) e Sustentabilidade na Quarta Revolução Industrial.

Participou, 05/04/2018, a convite da Rede do Terceiro Setor de Curitiba e Região Metropolitana, voluntariamente, da reunião da Rede do Terceiro Setor de Curitiba e Região Metropolitana, realizada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na Escola de Educação e Humanidades, quando foram tratadas as estratégias para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para o cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU). Na oportunidade considerou-se, também, o Programa Cidades do Pacto Global da ONU para o Brasil e América Latina. A base do Programa Cidades do Pacto Global da ONU está na colaboração mútua entre o Setor Privado, a Sociedade Civil, o Setor Público e o Setor Acadêmico (Público e Privado) por meio de Soluções e Projetos Inovadores que atendam os desafios urbanos e que busquem atingir os ODS.

Participou, em 28/03/2018, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), da reunião do FOREAS (Fórum Regional de Assistência Social) quando foi tratado o tema ECONOMIA SOLIDÁRIA a qual é entendida como o conjunto de atividades econômicas (produção, distribuição, consumo, poupança e crédito) organizadas sob a forma de autogestão sendo centrada na valorização do ser humano. O FOREAS constitui um espaço de articulação e mobilização que propicia a formulação e aprimoramento de propostas que contribuam com o avanço do controle social democrático na área de políticas públicas, em especial na política de Assistência Social.

Participou, em 09/03/2018, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR e como Coordenador do Núcleo de Instituições de Ensino Superior do CPCE da FIEP, da Reunião da Equipe de Projetos Educando na Sustentabilidade, realizada no Câmpus da Indústria da FIEP, quando se debateu a Inovação e Sustentabilidade no CPCE, foi apresentada a palestra Inovação Dinâmica e o Desenvolvimento Sustentável, e, se definiu o Plano de Ação do CPCE para 2018.

Participou, em 08/03/2018, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR e como Coordenador do Núcleo de Instituições de Ensino Superior do CPCE da FIEP, da Reunião da Equipe de Projetos Sustentabilidade na Cadeia de Valor, cujo tema foi Rodada de Boas Práticas das Empresas Conselheiras: Barion Indústria e Comércio de Alimentos S/A, realizada no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

Participou, a convite do Movimento VOTE BEM, em 06/03/2018, da reunião do Movimento VOTE BEM, realizada na Sala dos Conselhos do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP), na qual foi apresentado para empresários e lideranças do Estado do Paraná o Projeto Renova Brasil (RenovaBR) o qual trabalha pela renovação política no Brasil.

Participou, em 01/03/2018, a convite da Rede do Terceiro Setor de Curitiba e Região Metropolitana, voluntariamente, da segunda reunião da Rede do Terceiro Setor de Curitiba e Região Metropolitana, realizada no Instituto Bom Aluno, na Avenida Manoel Ribas, número 1800, no Mercês.

Participou, em 01/02/2018, a convite da Rede do Terceiro Setor de Curitiba e Região Metropolitana, voluntariamente, da primeira reunião da Rede do Terceiro Setor de Curitiba e Região Metropolitana, realizada na Irmandade Betânia, na Avenida Monteiro Tourinho, número 1335, no Bacacheri.



Participação em Reuniões no Setor Privado em 2017

2017/12/15-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Conselho Superior do CPCE, como Coordenador do Núcleo de Instituições de Ensino Superior do CPCE da FIEP, realizada em 15 de dezembro de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2017-12-12-Participou, a convite da SANEPAR e da Secretaria Executiva do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião da Secretaria Executiva do Colegiado do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná (MNODS-PR), realizada em 12/12/2017, na Secretaria Estadual de Assuntos Estratégicos do Paraná (SEAE-PR), localizada no Palácio das Araucárias, primeiro andar, sala D, Gabinete da SEAE.

2017-10-10-Participou, a convite da SANEPAR e da Secretaria Executiva do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião Mensal do Colegiado do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná (MNODS-PR), realizada em 10/10/2017, nas dependências das Faculdades Santa Cruz, localizada na Rua Affife Mansur, 565, Novo Mundo, em Curitiba-PR.

2017-09-19-Participou, a convite da SANEPAR e da Secretaria Executiva do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião da Secretaria Executiva do Colegiado do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná (MNODS-PR), realizada em 19/09/2017, no Centro Empresarial Laís Peretti, localizado na Avenida João Gualberto, número 1259, 16º. Andar, Sala de Reuniões Rio Ivaí, em Curitiba-PR.

2017-09-12-Participou, a convite da SANEPAR e do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Movimento Nacional ODS Nós Podemos e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná (MNODS-PR), realizada em 12/09/2017, na COPEL, na rua Coronel Dulcídio, número 800, Batel, Curitiba-PR.

2017-08-08-Participou, a convite da SANEPAR e do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Movimento Nacional ODS Nós Podemos e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná (MNODS-PR), realizada em 08/08/2017, a Irmandade Betânia, na Avenida Monteiro Tourinho, número 1335, em Curitiba-PR.

2017-07-11-Participou, a convite da SANEPAR e do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Movimento Nacional ODS Nós Podemos e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná (MNODS-PR), realizada em 11/07/2017, na SANEPAR, na Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, número 151, em Curitiba-PR.

2017/06/27-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião Inter-Núcleos do CPCE/FIEP, como Coordenador do Núcleo de Instituições de Ensino Superior do CPCE da FIEP, realizada em 27 de junho de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2017-06-13-Participou, a convite da SANEPAR e do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Movimento Nacional ODS Nós Podemos e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná (MNODS-PR), realizada em 13/06/2017, das 14h às 18h, no ISAE, na Av. Visconde de Guarapuava, número 2943, em Curitiba-PR.

2017/05/12-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião da Equipe de Projetos Educando na Sustentabilidade do Núcleo de Instituições de Ensino Superior do CPCE da FIEP, realizada em 12 de maio de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2017-05-09-Participou, a convite da SANEPAR e do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Movimento Nacional ODS Nós Podemos e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná (MNODS-PR), realizada em 09/05/2017, na SANEPAR, na Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, número 151, em Curitiba-PR.

2017/04/24-Participou, a convite dos Observatórios Sistema FIEP, por meio da Articulação da Rota Estratégia do Setor Metal-Mecânico da FIEP, da décima primeira reunião/encontro GT - Gestão e Formação de Recursos Humanos, realizado em 24 de abril de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR, das 14h às 16h.

2017/04/12-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião InterNúcleos do CPCE da FIEP, realizada em 12 de abril de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2017/03/31-Participou, a convite dos Observatórios Sistema FIEP, por meio da Articulação da Rota Estratégia do Setor Metal-Mecânico da FIEP, do décimo quinto Encontro GT – Tecnologias-Chave, realizado em 31 de março de 2017, no SENAI CIC, em Curitiba-PR, para tratar de assuntos relacionados com os Indicadores do Setor Metal-Mecânico, Portfólio do Instituto SENAI em Engenharia de Estruturas e Ações estratégicas para 2017.

2017-03-14-Participou, a convite da SANEPAR e do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Movimento Nacional ODS Nós Podemos e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná (MNODS-PR), realizada em 14/03/2017, na SANEPAR, na Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, número 151, em Curitiba-PR.

2017/03/10-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião da Equipe de Projetos Educando na Sustentabilidade do CPCE da FIEP, realizada em 10 de março de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2017/02/20-Participou, a convite dos Observatórios Sistema FIEP, por meio da Articulação da Rota Estratégia do Setor Metal-Mecânico da FIEP, da décima reunião/encontro GT – Gestão e Formação de Recursos Humanos, realizado em 20 de fevereiro de 2017, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR, para tratar de assuntos relacionados ao aumento da interação entre empresas e instituições de ensino e formação frente aos desafios do desenvolvimento sustentável, à mudanças tecnológicas e às inovações.

2017-02-14-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Movimento Nacional ODS Nós Podemos e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná (MNODS-PR), realizada em 14/02/2017, no Tribunal de Copntas do Paraná, em Curitiba-PR.



Participação em Reuniões no Setor Privado em 2016

2016-12-13-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Movimento Nacional ODS Nós Podemos e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Paraná (MNODS-PR), realizada em 13/12/2016, na FAE Centro Universitário, em Curitiba-PR.

2016/12/01-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da XX Reunião do Conselho Superior do CPCE da FIEP, realizada em 1 de dezembro de 2016, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2016/11/09-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do InterNúcleo do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) da FIEP, realizada em 9 de novembro de 2016, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2016-11-08-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Movimento Nacional Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional ODS Nós Podemos (MNODS-PR), realizada em 08/11/2016, no Câmpus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR.

2016/10/27-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião da Equipe de Projetos Educando para a Sustentabilidade do CPCE da FIEP, realizada em 27 de outubro de 2016, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2016-09-13-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional ODS Nós Podemos (MNODS-PR), realizada em 13/09/2016, na FAE Centro Universitário, em Curitiba-PR.

2016/08/19-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do InterNúcleo do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) da FIEP, realizada em 19 de agosto de 2016, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2016/07/26-Participou, a convite dos Observatórios Sistema FIEP, por meio da Articulação da Rota Estratégia do Setor Metal-Mecânico da FIEP, da nona reunião de trabalho do Grupo de Trabalho Gestão e Formação de Recursos Humanos, realizado em 26 de julho de 2016, das 14h às 16h, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2016-07-12-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional ODS Nós Podemos (MNODS-PR), realizada em 12/07/2016, na FAE Centro Universitário, em Curitiba-PR.

2016-06-14-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional ODS Nós Podemos (MNODS-PR), realizada em 14/06/2016, das 14h às 17h, na FAE Centro Universitário, em Curitiba-PR, cuja pauta foi: (a) Certificado de Adesão aos ODS; (b) Considerações sobre os ODS; (c) Diálogo sobre Promoção da Igualdade e da Paz; (d) Informes dos Grupos de Trabalho; e, (e) Assuntos Gerais.

2016/06/10-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIOES) do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) da FIEP, realizada em 10 de junho de 2016, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2016/05/12-Participou, a convite dos Observatórios Sistema FIEP, por meio da Articulação da Rota Estratégia do Setor Metal-Mecânico da FIEP, da oitava reunião/encontro GT – Gestão e Formação de Recursos Humanos, realizado em 12 de maio de 2016, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR, para tratar do documento intitulado Indústria 4.0 e Perfis Profissionais do Metal-Mecânico.

2016/05/10-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Conselho Temático da FIEP, quando foi apresentado a conferência Design Thinking para a Sustentabilidade, realizada em 10 de maio de 2016, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2016-05-10-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional ODS Nós Podemos (MNODS-PR), realizada em 10/05/2016, das 14h às 17h, na FAE Centro Universitário, em Curitiba-PR, cuja pauta foi: (a) Certificado de Adesão aos ODS; (b) Considerações sobre os ODS; (c) Homenagem; (d) Diálogo sobre Desenvolvimento Sustentável; (e) Informes dos Grupos de Trabalho; e, (f) Assuntos Gerais.

2016-04-12-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional ODS Nós Podemos (MNODS-PR), realizada em 12/04/2016, das 14h às 17h, na FAE Centro Universitário, em Curitiba-PR, cuja pauta foi: (a) Assinatura de Termos de Adesão; (b) Diálogo sobre Desenvolvimento Sustentável; (c) Informes dos Grupos de Trabalho; e, (d) Assuntos Gerais.

2016/04/01-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do Centro Internacional de Atores Locais para a América Latina (CIFAL) Curitiba e da United Nations Institute for Training and Research (UNITAR), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião de trabalho da Equipe de Projetos Educando na Sustentabilidade do CPCE, quando foi apresentado o Workshop Sustainable Leadership and Good Parctices at Universities of CPCE’s Counselors, realizada em 01 de abril de 2016, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2016/03/10-Participou, a convite dos Observatórios Sistema FIEP, por meio da Articulação da Rota Estratégia do Setor Metal-Mecânico da FIEP, da sétima reunião de trabalho do Grupo de Trabalho Gestão e Formação de Recursos Humanos, realizado em 10 de março de 2016, das 14h às 16h, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2016-03-08-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional ODS Nós Podemos (MNODS-PR), realizada em 08/03/2016, das 14h às 17h, na FAE Centro Universitário, em Curitiba-PR, cuja pauta foi: (a) Abertura; (b) Assinatura de Termos de Adesão; (c) Apresentação sobre o ODS 5 com o tema Desenvolvimento Sustentável: PESSOAS; (d) Grupos de Trabalho; e, e) Assuntos Gerais.

2015-02-16-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional ODS Nós Podemos (MNODS-PR), realizada em 16/02/2016, das 14h às 18h, na FAE Centro Universitário, em Curitiba-PR, cuja pauta foi: (a) Assinatura de Termos de Adesão; (b) Entrega ao Núcleo de Certificado do Colegiado Nacional; (c) Relato da terceira Reunião do Colegiado Nacional realizada em dezembro de 2015; (d) Revisão do Plano de Ação do MNODS-PR com base no Plano Nacional 2016; e, (e) Assuntos Gerais.



Participação em Reuniões no Setor Privado em 2015

2015-12-08-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Núcleo ODM Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 08/12/2015, das 8h30min às 12h30min, na CELEPAR, em Curitiba-PR, cuja pauta foi: (a) Planejamento 2016, (b) Assuntos Gerais.

2015/11/27-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do InterNúcleos do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), realizada em 27 de novembro de 2015, no Câmpus da Indústria da FIEP, cuja pauta foi: (a) Ações do Conselho 2015 e Plano 2016; (b) Painel: Cidadania, Inclusão e Direitos Humanos.

2015-11-10-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Núcleo ODM Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 10/11/2015, das 8h30min às 11h30min, no Campus da Indústria da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR, cuja pauta foi: (a) Semana D, (b) Informe Ciclo de estudos ODS, (c) Prévia do Planejamento 2016, (d) Grupos de Trabalho, e (e) Assuntos Gerais.

2015-10-06-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Núcleo ODM Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 06/10/2015, das 8h30min às 11h30min, no Campus da Indústria da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR, cuja pauta foi: (a) Avaliação da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, (b) Avaliação do Congresso As conquistas dos ODM e os desafios dos ODS, (c) Ciclo de Estudos ODS, (d) Palestra: Reflexões sobre a Equidade de Gênero e Raça nas organizações, (e) Informe sobre reunião do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, (f) Grupos de Trabalho, e (g) Assuntos Gerais.

2015/10/02-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES) e da Equipe de Projetos Educando na Sustentabilidade (EPES), como integrantes do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial
(CPCE), realizada em 02 de outubro de 2015, no Câmpus da Indústria da FIEP, das 8h45min às 10h45min, cuja pauta foi: (a) Avaliação da Programação da Reunião do dia 17/11/2015 (cases para reunião Conselho Temático (InterNúcleos); (b) Artigos Blog Giro Sustentável; e, (c) Plano de Ação 2016.

2015-08-11-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Núcleo ODM Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 11/08/2015, das 8h30min às 11h30min, no Campus da Indústria da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR, cuja pauta foi: (a) Boas vindas; (b) Painel sobre os ODS 6 - Água; (c) Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade; (d) Congresso Nós Podemos Paraná; (e) Grupos de Trabalho; e, (f) Assuntos Gerais.

2015-07-14-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Colegiado do Núcleo ODM Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 14/07/2015, das 8h45min às 11h30min, no Campus da Indústria da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR, cuja pauta foi: (a) Boas vindas; (b) Painel sobre os ODS; (c) Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade; (d) Congresso Nós Podemos Paraná; (e) Grupos de Trabalho; e, (f) Assuntos Gerais.

2015/07/03-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), como representante do Câmpus Curitiba da UTFPR, da Reunião do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) da FIEP, realizada em 03/07/2015, no Câmpus da Indústria da FIEP, das 8h40min às 10h40min, cuja pauta foi: (a) Avaliação parcial do Concurso de Boas Práticas Educando na Sustentabilidade; (b) Case Educando na Sustentabilidade SANEPAR; e, (c) Artigos Blog Giro Sustentável.

2015/06/17-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Reunião do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) da FIEP, realizada em 17/06/2015, no Câmpus da Indústria da FIEP, das 8h30min às 10h30min, cuja pauta foi: (a) Case Sustentabilidade: Responsabilidade Compartilhada na Cadeia de Valor do Grupo Boticário; e, (b) Andamento dos Projetos realizados pelo CPCE.

2015-06-09-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião do Colegiado do Núcleo ODM Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 09/06/2015, das 8h30min às 11h30min, no Campus da Indústria da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR, cuja pauta foi: (a) Boas vindas; (b) Painel sobre Sustentabilidade; (c) Grupos de Trabalho; e, (d) Assuntos Gerais.

2015/05/15-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Reunião da Equipe de Projetos Educando na Sustentabilidade, do NIES (Núcleo de Instituições de Ensino), realizada em 15/05/2015, no Câmpus da Indústria da FIEP, cuja pauta foi: Case de Sustentabilidade da NIBRASIL, Concurso de Boas Práticas Educando na Sustentabilidade e Artigos Blog Giro Sustentável da Gazeta do Povo; com uma carga horária de 3 horas.

2015/05/12-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 12/05/2015, das 8h30min às 11h30min, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR, cuja pauta foi: (a) Boas vindas; (b) Painel sobre a Redução da Mortalidade Materna no Paraná (ODM 5); (c) Grupos de Trabalho; e, (d) Assuntos Gerais; desenvolvida em um total de três horas.

2015/04/14-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 14/04/2015, das 8h30min às 12h, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR, cuja pauta foi: (a) Boas vindas; (b) Apresentação Empreendedorismo Juvenil; (c) Selo ODM; (d) Reunião de Planejamento do MNCS; (e) Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade; (f) Apresentação do Projeto Compra Solidária; (g) Apresentação de considerações sobre a transição entre ODM/ODS; (h) Círculo de Diálogo ODM/ODS; e, (i) Assuntos Gerais; em um total de três horas e trinta minutos.

2015/04/07-Participou, a convite dos Observatórios Sistema FIEP, por meio da Articulação da Rota Estratégia do Setor Metal-Mecânico da FIEP, da sexta reunião de trabalho do Grupo de Trabalho Gestão e Formação de Recursos Humanos, realizado em 07 de abril de 2015, das 14h às 16h, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2015/03/10-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 10/03/2015, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR, cuja pauta foi: ações pelo ODM 3, Plano de ação dos grupos de trabalho, Selo ODM, Campanha Action2015, Debate eletrônico sobre a Agenda Pós-2015, ODM do mês e Concurso Boas Práticas para a Sustentabilidade; com uma carga horária de 3 horas.

2015/03/06-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Reunião do NIES (Núcleo de Instituições de Ensino), realizada em 06/03/2015, no Câmpus da Indústria da FIEP, para tratar da Apresentação diagramada do Concurso de Boas Práticas Educando na Sustentabilidade, da Divulgação do Concurso de Boas Práticas e do Cronograma de apresentação dos Artigos para o Blog Giro Sustentável da Gazeta do Povo; com uma carga horária de 3 horas.

2015/03/06-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Reunião do NIES (Núcleo de Instituições de Ensino), realizada em 06/03/2015, no Câmpus da Indústria da FIEP, para tratar da Apresentação diagramada do Concurso de Boas Práticas Educando na Sustentabilidade, da Divulgação do Concurso de Boas Práticas e do Cronograma de apresentação dos Artigos para o Blog Giro Sustentável da Gazeta do Povo; com uma carga horária de 3 horas.

2015/02/10-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná e do Núcleo Estadual do Paraná do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 10/02/2015, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR, cuja pauta foi: (a) Integração dos Municípios da RMC (Região Metropolitana de Curitiba), (b) Plano de Ação dos Multiplicadores, (c) ODM do mês, (d) Planejamento 2015, e, (e) Seminário de Mobilização do PNUD.

2015/02/11-Participou, a convite dos Observatórios Sistema FIEP, por meio da Articulação da Rota Estratégia do Setor Metal-Mecânico da FIEP, da quinta reunião de trabalho do Grupo de Trabalho Gestão e Formação de Recursos Humanos, realizado em 11 de fevereiro de 2015, das 14h às 16h, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2015/02/10-Participou de reunião de trabalho com a Coordenação Executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), como Coordenador do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES) do CPCE, realizada em 10/02/2015, no Câmpus da Indústria da FIEP, para tratar de questões de planejamento do ano de 2015 do NIES e da Equipe de Projetos Educando na Sustentabilidade, com uma carga horária de 2 horas.



Participação em Reuniões no Setor Privado em 2014

2014/12/09-Participou, a convite do SESI-PR Indústria e Sociedade, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná / Núcleo Estadual Paraná do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 09/12/2014, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR, cuja pauta foi: Boas, Resultados 2014, Planejamento 2015.

2014/12/03-Em 03/12/2014, foi publicado no GIRO SUSTENTÁVEL, da Gazeta do Povo, bem como, divulgado no site do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da FIEP, seu artigo intitulado APREENDER SUSTENTABILIDADE PARA PODER PRATICÁ-LA, escrito especialmente para aquele órgão segundo parceria entre o Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES) do CPCE e o gIRO SUSTENTÁVEL da Gazeta do Povo para divulgação de questões relacionadas à Sustentabilidade.

2014/12/02-Participou, a convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), em 02/12/2014, do BOAS PRÁTICAS: EDUCANDO NA SUSTENTABILIDADE, com carga horária de 3 horas.

2014/12/02-Participou, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial), da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Reunião do NIES (Núcleo de Instituições de Ensino), realizada em 02/12/2014, no Câmpus da Indústria da FIEP.

2014/12/02-Participou, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial), da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Reunião do Conselho Superior do CPCE, realizada em 02/12/2014, no Câmpus da Indústria da FIEP.

2014/12/02-Foi eleito por seus pares Coordenador do Núcleo de Instituições de Ensino (NIES) do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), na Reunião do NIES, realizada em 02/12/2014, no Câmpus da Indústria da FIEP.

2014/11/11-Participou, a convite do SESI-PR Indústria e Sociedade, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná / Núcleo Estadual Paraná do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 11/11/2014, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR, cuja pauta foi: Memória da reunião de 14/10/2014, Informe sobre Mostra de Projetos educação e Saúde, informe sobre participação no IV Encontro do MNCS, e, Congresso Nós Podemos Paraná do SESI-PR.

2014/11/11-Elaborou e apresentou à Direção do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Relatório Circunstanciado sobre a Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná da qual participou em 11 de novembro de 2014.

2014/11/07-Participou, a convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), por meio do SESI-PR, do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), da Reunião da Equipe de Projetos EDUCANDO PARA SUSTENTABILIDADE, realizada em 07/11/2014, no Campus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR, com a seguinte pauta: reunião do Conselho Superior, Programação do Congresso CPCE, Concurso Educando na Sustentabilidade, Blog Giro Sustentável, Agenda 2015.

2014/10/14-Participou, a convite do SESI-PR Indústria e Sociedade, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná / Núcleo Estadual Paraná do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 14/10/2014, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR, cuja pauta foi: Mostra de Projetos, Congresso Nós Podemos Paraná, Dia Mundial de Combate a Fome e ODS.

2014/10/14-Participou, a convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), por meio do Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI-PR), do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do evento intitulado VANTAGENS COMPETITIVAS DA SUSTENTABILIDADE, realizado em 14/10/2014, no Campus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2014/10/14-Elaborou e apresentou à Direção do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Relatório Circunstanciado sobre a Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná da qual participou em 14 de outubro de 2014.

2014/09/09-Participou, a convite do SESI-PR Indústria e Sociedade, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná / Núcleo Estadual Paraná do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 09/09/2014, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR, cuja pauta foi: memória da reunião de 12/08/2014, Apresentação da Associação São Roque, Informes dos Grupos de Trabalho, Novas Adesões, Capacitação ODM, IV Encontro MNCS e Semana Edução de Araucária.

2014/09/09-Elaborou e apresentou à Direção do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Relatório Circunstanciado sobre a Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná da qual participou em 09 de setembro de 2014.

2014/09/07-Participou, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Reunião de Trabalho da Equipe de Projeto Educando na Sustentabilidade, realizada em 07/09/2014, no Campus da Indústria da FIEP, para tratar da Programação do Congresso CPCE em novembro de 2014, Artigos para publicação no BLOG Giro Sustentável da Gazeta do povo e demais assuntos do Núcleo de Instituições de Ensino Superior do CPCE.

2014/08/12-Participou, a convite do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná / Núcleo Estadual Paraná do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 12 de agosto de 2014, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-Paraná, cuja pauta foi: memória da reunião de 08/07/2014, Avaliação da SNCS, Grupo de Trabalho Educação e Saúde, Mostra de Projetos e e Congresso Nós Podemos Paraná.

2014/08/12-Elaborou e apresentou à Direção do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Relatório Circunstanciado sobre a Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná da qual participou em 12 de agosto de 2014.

2014/08/08-Participou, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Reunião de Trabalho de Inter Núcleos/Núcleos, realizada em 08/08/2014, no Campus da Indústria da FIEP, para tratar da transformação do CPCE em Conselho Temático da FIEP e das linhas de atuação futuras, bem como, para avaliar o andamento dos Projetos em andamento previamente definidos e em desenvolvimento.

2014/08/06-Em 06/08/2014, foi publicado no blog GIRO SUSTENTÁVEL da Gazeta do Povo, bem como, divulgado no site do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da FIEP, seu artigo intitulado UNIVERSIDADES E OS BENEFÍCIOS FISCAIS PARA A INOVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE.

2014/07/25-Participou, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) e do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Reunião da Equipe de Projetos Educando na Sustentabilidade, realizada em 25/07/2014, no Campus da Indústria da FIEP, para avaliação e deliberações sobre a transformação do CPCE em Conselho Temático em Cidadania Empresarial da FIEP e definição de ações de trabalhos futuros.

2014/06/10-Participou, a convite do Movimento Nós Podemos Paraná e do Serviço Social da Indústria do Paraná (SESIPR) do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Reunião do Colegiado do MNCS/Núcleo Estadual/Movimento Nós Podemos Paraná, realizada em 10 de junho de 2014, no Campus da Indústria da FIEP, em Curitiba-Paraná, para tratar: (a) avaliação da entrega do selo ODM, (b) organização da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, (c) formatação do Colegiado, dentre outros assuntos.

2014/06/10-Participou, a convite do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná / Núcleo Estadual Paraná do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 08 de julho de 2014, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-Paraná, para tratar da memória da reunião de 10/06/2014, estratégias de engajamento, Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, mostra de projetos e próximo Congresso.

2014/06/05-Participou, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) e do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Reunião Inter Núcleos do CPCE, realizada em 05/06/2014, no Campus da Indústria da FIEP, para avaliação e deliberações sobre a reestruturação dos Núcleos do CPCE e do próprio CPCE com definição das futuras estratégias de ação.

2014/05/27-Participou, a convite dos Observatórios Sistema FIEP, por meio da Articulação da Rota Estratégia do Setor Metal-Mecânico da FIEP, da Oficina de Trabalho para redação do Projeto Coletivo, do Grupo de Trabalho Gestão e Formação de Recursos Humanos, realizado em 27 de maio de 2014, das 9h às 11h, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2014/05/27-Participou, a convite dos Observatórios Sistema FIEP, por meio da Articulação da Rota Estratégia do Setor Metal-Mecânico da FIEP, da Oficina de Trabalho para redação do Projeto Coletivo, do Grupo de Trabalho Tecnologias-Chave, realizado em 27 de maio de 2014, das 9h às 11h, no Câmpus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2014/05/19-Participou, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Reunião de Trabalho do NIES (Núcleo de Instituições de Ensino), realizada em 19/05/2014, no Campus da Indústria da FIEP, para elaboração do Projeto Educando na Sustentabilidade e questões relacionadas à nova estruturação do NIES em função da concepção de InterNúcleos implantada e da área Temática que passou a representar o CPCE junto à FIEP.

2014/05/19-Participou da elaboração do Projeto EDUCANDO NA SUSTENTABILIDADE, desenvolvido pela Equipe de Projetos do Tema EDUCAÇÃO DO Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), realizado em 19/05/2014, no Campus da Indústria da FIEP, em Curitiba -PR.

2014/05/13-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná, realizada em 13 de maio de 2014, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-Paraná, tendo por pauta: (a) Memória da reunião de 8 de abril, (b) Capacitação ASSOMEC, (c) Selo ODM, (d) Folder Nós Podemos Paraná e ODM, (e) Relato dos Grupos de Trabalho.

2014/05/07-Participou, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Reunião de Trabalho do NIES (Núcleo de Instituições de Ensino), realizada em 07/05/2014, no Campus da Indústria da FIEP, para definição dos Temas de Ação do CPCE e Áreas Temáticas do CPCE.

2014/04/25-Participou, a convite do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Reunião de Trabalho do NIES (Núcleo de Instituições de Ensino), realizada em 25/04/2014, para tratar dos Alinhamentos do NIES para 2014.

2014/04/08-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná, realizada em 08 de abril de 2014, no Campus da Indústria da FIEP, em Curitiba-Paraná, tendo por pauta: Revisão da Memória da Reunião anterior, Informe sobre a Reunião da ASSOMEC, Informe sobre Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Curitiba, dentre outros assuntos listados na Memória da Reunião.

2014/04/07-Em 07/04/2014, foi publicado no blog GIRO SUSTENTÁVEL da Gazeta do Povo, bem como, divulgado no site do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da FIEP, seu artigo intitulado SUSTENTABILIDADE PARANAENSE VIA LEI DE INOVAÇAO.

2014/03/23-Em 22/03/2014, foi publicado no blog GIRO SUSTENTÁVEL da Gazeta do Povo, bem como, divulgado no site do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da FIEP, seu artigo intitulado 22 de março, DIA MUNDIAL DA ÁGUA.

2014/03/11-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião de Trabalho do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná, do SESI-PR, da FIEP, realizada em 11/03/2014, na sede da FIEP, em Curitiba-PR.

2014/02/11-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná, realizada em 11 de fevereiro de 2014, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-Paraná, tendo por pauta: Planejamento das Ações de Municipalização proposta no Plano de Ação para o primeiro trimestre de 2014.

2014/02/05-Em 05/02/2014, foi publicado no blog GIRO SUSTENTÁVEL da Gazeta do Povo, seu artigo intitulado A INDÚSTRIA ALÇA VOOS NO MUNDO DAS POSSIBILIDADES, escrito especialmente para aquele órgão segundo parceria entre o Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES) do CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) da FIEP e o blog GIRO SUSTENTÁVEL da Gazeta do Povo para divulgação de questões relacionadas à Sustentabilidade.

2014/01/10-Em 10/01/2014, foi publicado no blog GIRO SUSTENTÁVEL da Gazeta do Povo, bem como, divulgado no site do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da FIEP, seu artigo intitulado OPORTUNIDADE NA PRODUÇÃO DE SIMBIOSE ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, escrito especialmente para aquele órgão segundo parceria entre o Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES) do CPCE e o blog GIRO SUSTENTÁVEL da Gazeta do Povo para divulgação de questões relacionadas à Sustentabilidade.



Participação em Reuniões no Setor Privado em 2013

2013/12/03-Participou do VI Congresso NÓS PODEMOS PARANÁ (PRESENCIAL), realizado no dia 03 de dezembro de 2013, no Campus da Indústria, do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-Paraná.

2013/11/19-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná, realizada em 19 de novembro de 2013, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-Paraná, tendo por pauta: Mostra de Projetos, VI Congresso Nós Podemos Paraná e Planejamento das Ações para 2014.

2013/11/08-Participou, a convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), da Reunião de Trabalho do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da FIEP, realizada em 08/11/2013, na sede da FIEP no Campus da Indústria do Jardim Botânico, em Curitiba-PR, para tratar do status do Edital do Prêmio MPES, dos Artigos para o BLOG Giro Sustentável e de outros assuntos do NIES.

2013/11/08-Elaborou e Apresentou Segunda Proposta de Regulamento do Concurso de Trabalhos do Movimento Paraná Educando na Sustentabildade (Edição 2013) para o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

2013/10/10-Participou da Reunião de Trabalho do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Federação das Indústrias do estado do Paraná (FIEP), realizada em 10/10/2013, no Campus da Indústria da FIEP, em Curitiba-PR.

2013/10/09-Participou, a convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do IV WORKSHOP DO TERCEIRO SETOR - PRÁTICAS COMPARTILHADAS, realizado em 09/10/2013, no Campus da Indústria, na sede da FIEP, em Curitiba-PR, em um total de 4 horas.

2013/10/08-Participou, a convite do SESI-PR e do Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná, realizada em 8 de outubro de 2013, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-Paraná, tendo por pauta: Resultados parciais do Colegiado, Folder Nós Podemos Paraná, Congresso e Mostra de Projetos e III Encontro Nacional do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

2013/09/30-Participou, a convite do Movimento Nós Podemos Paraná e do SESI-PR, do Círculo de Diálogos para Integrantes do Núcleo do Movimento Nós Podemos Paraná, realizado em 30 de setembro de 2013, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

2013/09/20-Participou do VI REATIBA - NOVOS CAMINHOS PARA INCLUSÃO (presencial), realizado em 20 de setembro de 2013, com carga horária de cinco (5) horas, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), na sede da FIEP, em Curitiba-PR.

2013/09/20-Participou do VI REATIBA - NOVOS CAMINHOS PARA INCLUSÃO (a Distância), realizado em 20 de setembro de 2013, com carga horária de sete (7) horas, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), na sede da FIEP, em Curitiba-PR.

2013/09/10-Participou, a convite do SESI-PR e Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná, realizada em 10 de setembro de 2013, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Campus da Indústria, em Curitiba-Paraná, tendo por pauta a Finalização do Planejamento para o Segundo Semestre de 2013, a Mostra de Projetos e o Congresso Nós Podemos Paraná.

2013/09/05-Participou, a convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Reunião de Trabalho do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da FIEP, realizada em 05/09/2013, na sede da FIEP no Campus da Indústria do Jardim Botânico, em Curitiba-PR.

2013/08/13-Participou, a convite do SESI-PR e Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná, realizada em 13 de agosto de 2013, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-Paraná, tendo por pauta a Avaliação da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade e Planejamento para Ações de Agosto a Dezembro de 2013.

2013/08/09-Participou, a convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Reunião de Trabalho do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da FIEP, realizada em 09/08/2013, na sede da FIEP, em Curitiba-PR.

2013/08/03-Participou, a convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Reunião da Equipe de Projetos do CPCE para avaliar o Edital do Concurso Movimento Parana Educando na Sustentabilidade - CPCE 10 Anos - Edição 2013, realizada em 08/08/2013, na sede da FIEP, em Curitiba-PR.

2013/07/24-Participou, a convite do Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 24 de julho de 2013, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-Paraná.

2013/07/09-Participou, a convite do Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 09 de julho de 2013, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-Paraná.

2013/07/05-Participou, a convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Reunião de Trabalho do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da FIEP, realizada em 05/07/2013, na sede da FIEP, em Curitiba-PR.

2013/07/02-Participou, a convite do Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, realizada em 02 de julho de 2013, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-Paraná.

2013/06/25-Participou, a convite do Governo Federal (por meio da Secretaria Geral da Presidência da Republica, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), do Programa das nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Núcleo Estadual dos ODM/Nós Podemos Paraná, em 25/06/2013, do Seminário de Lançamento da V Edição do Prêmio ODM Brasil, realizado na sede do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Auditório Mário de Mari, em Curitiba-PR.

2013/06/25-Participou, a convite do Governo Federal (por meio da Secretaria Geral da Presidência da Republica, do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), do Programa das nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Núcleo Estadual dos ODM/Nós Podemos Paraná, em 25/06/2013, da cerimônia de Entrega da III Edição do Selo ODM, realizado na sede do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Auditório Mário de Mari, em Curitiba-PR.

2013/06/18-Participou, a convite do Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI-PR), por meio do Movimento Nós Podemos Paraná, da reunião de Planejamento do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná, realizada em 18/06/2013, na Faculdade da Indústria, na FIEP, em Curitiba-PR.

2013/06/07-Participou da Reunião de Trabalho do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da FIEP, realizada em 07/06/2013, na sede da FIEP, em Curitiba-PR.

2013/06/01-Elaborou Proposta do Regulamento do Concurso Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade - CPCE 10 Anos - Edição 2013, bem como, a correspondente Ficha de Inscrição, como integrando da Equipe de Projetos do Núcleo das Instituições de Ensino Superior (NIES), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), no período de 01/06/2013 a 14/08/2013.

2013/05/23-Participou, a convite do Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI-PR), por meio do Movimento Nós Podemos Paraná, da Reunião de Planejamento realizada no dia 23 de maio de 2013, na Faculdade da Indústria, da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba-PR.

2013/05/10-Participou da Reunião de Trabalho do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da FIEP, realizada em 10/05/2013, na sede da FIEP, em Curitiba-PR.

2013/04/25-Participou do II ENCONTRO COM TEMAS RELEVANTES PARA INDÚSTRIA E SINDICATOS, promovido pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), realizado em 25 de abril de 2013, com carga de 4 horas, na sede da FIEP, em Curitiba-PR.

2013/04/25-Participou da Oficina Elaboração de Projetos para Indústrias e Sindicatos, realizada em 25/04/2013, na sede da FIEP, promovida pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), com carga horária de 4 horas, em Curitiba-PR.

2013/04/24-Participou do II WORKSHOP DO TERCEIRO SETOR: ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS (módulo a distância), realizado pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), no período de 24 a 25 de abril de 2013, em um total de 8 horas, na sede da FIEP, em Curitiba-PR.

2013/04/05-Participou da Reunião do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da FIEP, realizada em 05/04/2013, na sede da FIEP, em Curitiba-PR.

2013/03/26-Participou, à convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do I ENCONTRO COM TEMAS RELEVANTES PARA INDÚSTRIAS E SINDICATOS, realizado no dia 26 de março de 2013, na sede do Sistema Federação das Indústrias do estado do Paraná (FIEP), promovido pelo Núcleo Indústrias e Sindicatos do CPCE, da FIEP, em um total de 3 horas, em Curitiba Paraná.

2013/03/19-Participou, à convite do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do evento PRINCÍPIOS PARA EDUCAÇÃO EMPRESARIAL RESPONSÁVEL, realizado em 19/03/2013, na sede da FIEP, com carga horária de 3 horas, em Curitiba-PR.

2013/02/22-Participou dos Trabalhos de Elaboração do Plano de Ação de 2013 do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), realizados em 22 de fevereiro de 2013, na Reunião de Equipes de Projetos, no CIETEP da FIEP, em Curitiba-PR.

2013/02/21-Participou do Círculo de Diálogos intitulado ODM Pós-2015, realizado em 21/02/2013, das 10h às 18h, na Sala de Convenções, da FIEP, no Jardim Botânico, em Curitiba-PR, promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná da FIEP em parceria com a ONU, promovido pelo Programa das Nações para o Desenvolvimento (PNUD).

2013/02/15-Participou da primeira reunião ordinária do Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), realizada em 15 de fevereiro de 2013, no CIETEP da FIEP, em Curitiba-PR.



Participação em Reuniões no Setor Privado em 2012

2012/12/31-Participou do I Congresso CPCE Alianças Sociais, realizado na sede da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão do Sistema FIEP, em 31 de outubro de 2012, com carga horária de oito horas, em Curitiba - Paraná.

2012/12/06-Participou do V CONGRESSO NÓS PODEMOS PARANÁ, promovido pelo Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI-PR), da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), realizado no CIETEP da FIEP, no período de 05/12/2012 a 06/12/2012, em Curitiba-PR.

2012/11/05-Contribuiu na confecção do documento de divulgação do MOVIMENTO EDUCANDO NA SUSTENTABILIDADE apresentado pelo Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), sendo referenciado com o trabalho ACADEMIA E INDÚSTRIA, conforme consta no endereço http://www.fiepr.org.br/cpce/uploadAddress/Apresentacao_MPES%5B43775%5D.pdf.

2012/10/30-Participou do I Congresso CPCE Alianças Sociais (Distância), realizado pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), órgão do Sistema FIEP, nos dias 30 e 31 de outubro de 2012, com carga horária de dez horas, em Curitiba - Paraná.

2012/08/17-Participou, a convite do Núcleo de Instituições de Ensino (NIE), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da reunião ordinária do Núcleo de Instituições de Ensino (NIE), realizada em 17 de agosto de 2012, no CIETEP da FIEP, em Curitiba - Paraná.

2012/08/17-Conselheiro do Núcleo de Instituições de Ensino (NIE, do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP).

2012/08/06-Participou voluntariamente das reuniões de trabalho do Núcleo de Competência das Instituições Educacionais realizadas pelo Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) órgão do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), no período de agosto a dezembro de 2012, em um total de 21 (vinte e uma) horas, em Curitiba-PR.

2012/08/06-Participou do Debate Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade, realizado pelo Núcleo de instituições de Ensino (NIE), do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), da federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em 06 de agosto de 2012, no CIETEP da FIEP, em Curitiba - Paraná.



Participação em Reuniões no Setor Privado em 2011

2011/11/02-Participou do lançamento do MOVIMENTO PARANÁ EDUCANDO NA SUSTENTABILIDADE, promovido pelo Núcleo de Instituições Educacionais do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), em 02/08/2011, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP), do Sistema FIEP, em Curitiba - PR.

2011/08/02-Participou da palestra EDUCANDO NA SUSTENTABILIDADE, promovido pelo Núcleo de Instituições Educacionais do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), em 02/08/2011, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP), do Sistema FIEP, em Curitiba - PR.

2011/07/26-Participou do IV CONGRESSO NÓS PODEMOS PARANÁ: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ, VOLUNTARIADO E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO, realizado pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em 26/07/2011, no Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (CIETEP) da FIEP, em Curitiba-PR.



Participação em Reuniões no Setor Privado em 2010

2010/08/17-Participou do III CONGRESSO NÓS PODEMOS PARANÁ: INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL, realizado no período de 17/08/2010 a 19/08/2010, no CIETEP/FIEP, em Curitiba-Paraná.



Participação em Reuniões no Setor Privado antes de 2010

EM CONSTRUÇÃO.