A palestra "A Cabotagem Brasileira e seus Benefícios para a Descarbonização", organizada pelo Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro), realizada online em 31 de julho de 2025, propôs uma discussão urgente e necessária sobre a matriz de transporte do Brasil.
Cembra - 2025
Segundo enfatizado no evento, o transporte marítimo de cabotagem, realizado ao longo da costa brasileira, é uma alternativa estratégica que pode mitigar os impactos ambientais da logística nacional; sendo um de seus maiores trunfos a eficiência energética dado ser responsável por emitir até quatro vezes menos carbono que o transporte rodoviário; vantagem que se torna ainda mais relevante com a possibilidade de uso de biocombustíveis, amplamente disponíveis na matriz energética do Brasil, o que pode impulsionar uma redução ainda maior nas emissões.
A convite do Cembra tive a oportunidade de assistir a palestra em referência a qual destacou como a cabotagem, apesar de muitas vezes invisível para o consumidor final, está presente no dia a dia da sociedade. Produtos como alimentos, eletrodomésticos e até o alumínio das latas de refrigerante são transportados por esse modal em algum momento de sua cadeia logística. Ao ampliar o uso da cabotagem, o Brasil não só caminha para atingir suas metas de descarbonização, mas também fortalece sua economia, promove a excelência do setor de navegação e contribui para um futuro mais sustentável.
O Cembra é uma organização sem fins lucrativos que tem como principal objetivo atuar em prol do estudo e do aproveitamento sustentável do mar brasileiro, conhecido como "Amazônia Azul".
A missão do Cembra é coordenar e executar ações e projetos que visam o desenvolvimento nacional na Amazônia Azul, buscando a integração de todos os setores interessados que formam a Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação formada pelas forças do Governo, do Setor Industrial/Empresarial e das Universidades (Academia) vinculadas à Sociedade e ao Meio Ambiente e aplicando conceitos de excelência em suas atividades.
O Cembra segue buscando ser um ponto de referência e integração para atividades de vanguarda relacionadas ao uso sustentável do mar brasileiro.
Carlos Magno Corrêa Dias
06/08/2025