Em uma nação marcada por desafios e transformações, lemas como "Dos Praças aos Generais, sempre defendendo a Nação" ecoam como um lembrete da dedicação daqueles que servem à Nação com profissionalismo e satisfação do dever cumprido.
Muitas datas marcam a história do Brasil, mas 25 de agosto é dos dias mais importantes dado homenagear um dos maiores expoentes militares que já defendeu a Pátria dedicando sua vida a honrar a soberania e a liberdade da Nação. Luís Alves de Lima e Silva (1803-1880), o Duque de Caxias, nascido em 25 de agosto de 1803, tem sua trajetória marcada pela disciplina nos campos de batalha e pela fantástica diplomacia associada ao compromisso inabalável com a unidade nacional.
Patrono do Exército Verde-Oliva do Brasil, o Duque de Caxias, por sua habilidade de combinar a ação militar com a sabedoria política, ficou conhecido tanto como o "Pacificador" quanto como o "Marechal de Ferro" dado que sou usar a força militar para garantir a integridade do território nacional ao mesmo tempo em que promoveu o diálogo para evitar conflitos internos.
O brado icônico de Caxias, "Sigam-me os que forem Brasileiros", não foi apenas um chamado à luta, mas uma convocação à unidade, um apelo para que todos os Brasileiros se unissem sob a mesma bandeira.
DIAS, C. M. C. - 2025
O termo “Caxias” é notabilizado para ilustrar “a disciplina, administração, vitória, justiça, igualdade e glória de excelência". Com o passar do tempo “Caxias” vem sendo usado como sinônimo de “homem correto” que nunca infringe a lei, que segue as normas sem desconfiança, dúvida ou evasão".
“O Duque de Caxias, o “General dos Generais, o “Conselheiro da Paz”, soube incorporar a responsabilidade de alcançar o objetivo, foi extremamente poderoso como político, provou sua capacidade e sua lealdade ao derrotar revoltas contra o regime, sendo um brilhante oficial militar e, também, um homem genuinamente leal ao trono, ocupando lugar sublime na mitologia nacional do Brasil, atuando tanto como estadista quanto como militar, foi astutamente competente nos dois papéis, sendo o maior e o mais importante Soldado do Brasil".
Não por outras razões, em 25 de agosto, celebra-se o DIA DO SOLDADO, dia de nascimento do Duque de Caxias, aquele foi "um soldado general dos generais", o qual com honra, dignidade e respeito, serviu ao seu país para torná-lo uma Nação soberana e livre.
No DIA DO SOLDADO, independentemente da patente, do Praça mais humilde ao general mais condecorado, PARABÉNS a cada militar que segue os passos de Caxias com honra, dignidade e respeito contribuindo para a segurança, a estabilidade e o progresso do país.
Que o exemplo de Caxias permita manter a força dos cidadãos do Brasil para se unirem em prol do objetivo comum de manter o Brasil sempre soberano e unificado.
Carlos Magno Corrêa Dias
25/08/2024
P.S.: No artigo disponível em https://tinyurl.com/y4psc7cr apresento homenagens ao excelente Soldado Luís Alves de Lima e Silva.