Proposto por Instituições Culturais do Brasil, na década de 1970, como forma de reconhecer o papel essencial da ARTE na Sociedade, foi definido o dia 24 de agosto como o DIA DO ARTISTA.
Os ARTISTAS transformam emoções, ideias e histórias em expressões visuais, sonoras, cênicas, literárias, mudando culturas ou provocando reflexões, desafiando o senso de normalidade das pessoas pensantes.
Transcendendo por meio da ARTE, os ARTISTAS tornam “o mundo um lugar mais suportável para toda a humanidade a qual, na maioria das vezes, mesmo sem o saber, não viveriam sem o trabalho incrível dos ARTISTAS”.
Para os ARTISTAS, artífices que dedicam suas vidas à criação e à expressão nos campos da pintura, escultura, música, dança, teatro e literatura, sempre PARABÉNS pelo papel fundamental que desempenham na Sociedade os quais, como “cronistas de seu tempo”, “interpretam a alma humana com a coragem da ARTE que transforma culturalmente”.
“A ARTE é um espelho que reflete as complexidades, as belezas e as contradições da experiência humana”. Os ARTISTAS, por intermédio de suas obras, possibilitam “capturar o espírito de uma época, traduzir sentimentos universais e provocar o pensamento crítico”. Os ARTISTAS possibilitam “ver o mundo sob novas perspectivas” questionando realidades, chamando lembranças, ou exigindo o repensar de convicções.
DIAS, C. M. C. - 2025
O DIA DO ARTISTA, mais do que uma simples comemoração, é momento especial de se celebrar a criatividade, a coragem e a capacidade de expressão dos homens; sendo oportunidade de se reconhecer, uma vez mais, que os ARTISTAS são catalisadores de ideias, sentimentos e mudanças.
Carlos Magno Corrêa Dias
24/08/2025