No Brasil, em 23 de agosto, é comemorado o DIA DO AVIADOR NAVAL.
A data marca a criação da Escola de Aviação Naval (EAvN) em 1916. A EAvN é o berço da Aviação Militar do Brasil tendo em vista ser primeira Instituição do gênero no país.
A data homenageia os Aviadores que operam aeronaves a serviço da Marinha, em missões que incluem a defesa do litoral, patrulhamento de águas territoriais e apoio a operações humanitárias e de segurança pública. Os Aviadores da Marinha do Brasil são treinados para operar tanto em bases terrestres quanto a bordo de navios, enfrentando desafios únicos do ambiente marítimo. Assim, ao Aviador Naval compete a Defesa e Patrulhamento, Apoio e Logística, Operações Multitarefas. Os Aeronavais protegem a Amazônia Azul (o Mar do Brasil).
Atualmente, a Aviação Naval do Brasil, chamada de Força Aeronaval, é o braço aéreo da Marinha do Brasil que faz parte do Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) o qual integra a Esquadra (o Componente Oceânico das Forças de Combate da Marinha do Brasil).
O Aviador Naval é o Militar de Carreira da Marinha do Brasil habilitado à pilotagem de aeronaves de asas rotativas (helicóptero) ou de asa fixa (caças). “No ar, os homens do mar!” Marinha do Brasil: “Construindo um futuro cada vez mais conectado”.
Devido às relevantes contribuições para a Aviação Naval do Brasil o Almirante Protógenes Pereira Guimarães (1876-1938) é reconhecido o Patrono da Aviação Naval do Brasil.
DIAS, C. M. C. - 2025
O Comandante Protógenes Pereira Guimarães, nascido em Florianópolis (SC), foi de Praça de Aspirante a Guarda-Marinha em 27 de fevereiro de 1891 até Contra-Almirante em 7 de junho de 1928; sendo, com toda distinção, o primeiro Comandante da EAvN.
Protógenes Pereira Guimarães é reconhecido por seu papel fundamental na criação e desenvolvimento da Aviação na Marinha sendo que suas contribuições foram muito além de ser Aviador Naval do Brasil. Visionário, Protógenes Pereira Guimarães soube reconhecer o potencial da aviação como uma ferramenta estratégica e essencial para a Marinha. Foi um dos fundadores da EAvNal; realizou o primeiro voo de uma aeronave militar sobre o mar no Brasil; assumiu o comando da Aviação Naval, promovendo sua expansão e modernização.
Foi Comandante de Defesa Aérea do Litoral e Diretor-Geral de Aeronáutica da Marinha, Ministro da Marinha; criou o Corpo de Aviação da Marinha, a Primeira Flotilha de Bombardeio e Patrulha, a Primeira Flotilha de Aviões de Esclarecimento e Bombardeio, o Correio Aéreo Naval e uma Seção de Meteorologia na Diretoria da Aeronáutica.
A dedicação e o contínuo esforço incansável de Protógenes Pereira Guimarães foram cruciais para a consolidação da Aviação Naval como uma força estratégica dentro da Marinha do Brasil.
Carlos Magno Corrêa Dias
23/08/2025