Em 08/05/2015, conforme Ofício 24/2015 da Direção Geral do Câmpus Curitiba da TECNOLÓGICA (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e da Portaria Federal número 217, de 11/05/2015, da Direção Geral do Câmpus Curitiba da UTFPR, era designado Representante do Câmpus Curitiba da UTFPR no Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) e no Núcleo de Instituições de Ensino (NIES) do CPCE do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).
DIAS, C. M. C. - 2025
Minha relação com o CPCE, Conselho de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) da Fiep, teve início em 2009 quando, a convite do Sistema Fiep, em parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), participava de encontro para tratar questões sobre o alcance dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) da ONU (Organização das Nações Unidas) os quais foram criados a partir da Declaração do Milênio assinada em setembro de 2000.
Naquele mesmo 2009 participei dos “Círculos de Diálogos” nas Universidades e do “II Congresso Nós Podemos Paraná”, ambos realizados pelo Sistema Fiep, o primeiro por intermédio do CPCE e o segundo sob a responsabilidade do MNPPR (Movimento Nós Podemos Paraná), os quais se dedicavam ao alcance dos ODM no Estado do Paraná.
Logo após a participação e contribuições dadas nos eventos supracitados em favor da Sustentabilidade fui convidado a frequentar tanto as Reuniões Colegiadas do CPCE e do MNPPR quanto as Reuniões Setoriais dos “Círculos de Diálogo”.
A partir de 2011, a convite da Direção do CPCE, passei a fazer parte da Equipe do CPCE como Conselheiro e membro do Colegiado do MNPPR. No CPCE, integrei o NIES compondo, também, a EPES (Equipe de Projetos Educando na Sustentabilidade). Naquela época, fui um dos responsáveis pela atualização e reformulação do Regimento do CPCE.
Em 2014, fui eleito pelo Colegiado do CPCE o Coordenador do NIES, o qual constituía um dos Núcleos Estruturais do CPCE. No NIES, auxiliei a reestruturar o Regimento, integrei o “Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade”, e fiz contribuições, também, no campo dos Incentivos Fiscais, da Sustentabilidade na Cadeia de Valor, da Inclusão da “Pessoa com Deficiência” (PcD) e nas áreas da Sustentabilidade, Compliance, Governança e ESG (“Environmental”, “Social”, “Governance”).
A partir de 2018, como Conselheiro Sênior do CPCE seguindo, desde 2015, os compromissos para alcançar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que substituíram os ODM; continuei a defender a RSC, contribuindo com a expansão dos princípios do Prime (“Principles for Responsible Management Education”) e do Pacto Global (“United Nations Global Compact”); e trabalhando em prol da possibilidade da Sustentabilidade.
Sigo defendendo: “SUSTENTABILIDADE: o atendimento das nossas necessidades atuais não pode comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras”.
Carlos Magno Corrêa Dias
27/08/2025
27/08/2025