21 de ago. de 2025

Os FILÓSOFOS seguem buscando o saber.


Algumas datas chamam mesmo depois de terem passado. Tal é o caso do dia 16 de agosto no qual se celebra o DIA DO FILÓSOFO.

Porque o homem pensa, faz FILOSOFIA. O FILÓSOFO é aquele que seque promovendo mudanças e ultrapassando possibilidades ao ser exigido o FILOSOFAR para investigar as essências da realidade circundante e as frágeis correntes do entendimento que se desejam aceitar (ou, antes, impor).

DIAS, C. M. C. - 2025

O FILÓSOFO tem na sua prática contínua o “sempre perguntar para continuamente refletir” se dedicando a estudar as grandes questões da existência, da ética, do conhecimento e da natureza humana. Que os FILÓSOFOS sigam trabalhando para que os homens compreendam mais adequadamente a vida e o viver. 

“Amigo da sabedoria” ou "amante da sabedoria” (“philia” = amizade, amor fraterno, apreço; “sophia” = sabedoria, saber) é o significado da palavra "filósofo"; não sendo o “filósofo”, jamais, um "sábio" (em grego, “sophos”); e muito menos um profissional que venha “desejar” ser um “sábio”.

O “sábio” já tem o conhecimento. O FILÓSOFO busca o conhecimento, pois sabe que não o tem completamente (e jamais o terá). Assim, são os FILÓSOFOS apenas" amigos" ou "amantes" da sabedoria, aqueles que sempre buscam e valorizam a sabedoria, mas não a possuem totalmente. Os FILÓSOFOS sempre estão em constante questionamento e aprendizado contínuo.

“Em essência, o FILÓSOFO se dedica a buscar e questionar verdades fundamentais sobre a existência, o conhecimento, a moral e a realidade”; não se permitindo respostas definitivas, mas sim aprofundar a compreensão sobre os grandes dilemas da vida na medida que vão conhecendo.

A capacidade inerente de analisar problemas de forma profunda e buscar soluções racionais faz com que o trabalho do FILÓSOFO continue relevante nas distintas fases da evolução humana.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/08/2025