20 de ago. de 2025

Guardião da memória e do legado dos homens.


Em 19 de agosto se celebra, no Brasil, o DIA DO HISTORIADOR.

A data foi instituída em 2009, por meio da Lei número 12.130, para homenagear o político, diplomata, historiador, jurista, orador e escritor pernambucano Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910) o qual nasceu no dia 19 de agosto de 1849.

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo foi um dos importantes diplomatas do Império do Brasil que defendeu a abolição dos escravos, combateu fortemente a escravidão e foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras sendo, também, monarquista, defensor de um Liberalismo Social próprio e autor de obras históricas importantes para a compreensão da história do Brasil.

Tomado como um dos importantes intelectuais brasileiros do século XIX, Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo deixou um legado significativo como historiador ao tratar a Memória e a Identidade Nacional.

No DIA DO HISTORIADOR tem-se um momento particular para se refletir sobre a importância fundamental da História e de seus profissionais na construção da identidade e na compreensão do mundo. A data é um convite para reconhecer o papel crucial que os historiadores desempenham na sociedade dado que “a História não é apenas um acervo de fatos antigos, mas uma Ciência viva que analisa, interpreta e questiona o passado para iluminar o presente”.

DIAS, C. M. C. - 2024

O historiador, guardião e intérprete da memória do mundo, tem a responsabilidade de ir além dos registros superficiais e em muitas das vezes enganosos. “O historiador busca as conexões, as contradições e as complexidades que moldaram os eventos, as culturas e as sociedades”.

“Em um mundo onde a desinformação e as "histórias" distorcidas ganham espaço, o trabalho do historiador é um farol de lucidez” sendo o historiador o pesquisador que, com rigor metodológico, contrapõe a superficialidade com a profundidade dos estudos.

“Um historiador é um profissional dedicado a estudar, analisar e interpretar o passado humano”, sendo a principal função do historiador a investigação e a contextualização dos eventos, processos e mudanças que aconteceram em diferentes sociedades e culturas ao longo do tempo para ensinar a pensar criticamente sobre a história e sobre o lugar do homem no mundo.

DIAS, C. M. C. - 2025

Historiar para manter a vida e perceber o tempo. Registrar a história é uma forma singular de manter a vida e dar sentido ao tempo impiedoso que passa a despeito dos controles que se tentam impor.

Carlos Magno Corrêa Dias
19/08/2025