No dia 08/08/2005, foi outorgado o Registro de PI (Propriedade Intelectual), pelo EDA (Escritório de Direitos Autorais), da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), sob número 349.407, lavrado no Livro 644, na Folha 67, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), para meu livro “Tautologias em razões contraválidas” (ISBN: 85-88925-06-0), o qual compõe, também, o acervo da BN (Biblioteca Nacional do Brasil) integrando a “Coleção Memória Nacional”.
DIAS, C. M. C. - 2025
A formação da “Coleção Memória Nacional” da BN constitui a missão da BN e é integrada principalmente pelo Depósito Legal o qual possibilita que a produção intelectual do Brasil se torne parte do acervo permanente da Nação Brasil, funcionando como um registro histórico para constante consulta.
A BN, “guardiã da memória e do conhecimento do Brasil”, é a instituição responsável por preservar e difundir o patrimônio bibliográfico e documental do Brasil. É considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) uma das maiores e mais importantes Bibliotecas Nacionais do mundo se destacando, também, como a maior Biblioteca Nacional da América Latina. Sempre é uma satisfação ter obra pertencente ao acervo da BN.
Quando à obra em referência, pode-se afirmar, bem simplificadamente, que "Tautologias em razões contraválidas", publicada em 2004, é um convite à reflexão e ao questionamento sendo, também, um agente para promover o pensamento crítico.
Considerando a “reflexão” como o cerne da dignidade e do dever humano, na obra contraponho a atitude reflexiva à comodidade de simplesmente acreditar em tudo ou duvidar de tudo, posturas que, aliás, dispensam o pensar (numa avaliação imediata). “A reflexão é um "tribunal individual" onde cada pessoa julga sua própria consciência e, com isso, molda seu futuro. É mediante a reflexão que se pode discernir entre o verdadeiro e o falso, entre a vida e a morte, e entre os valores pessoais e sociais”.
Conforme foi dito quando do lançamento da obra em referência, “a poesia é agente desafiador que força o homem a remeter ao mundo do pensamento e lendo o livro se é levado, inevitavelmente, a uma forma de análise reflexiva, mesmo que de maneira inconsciente. A obra, portanto, é um instrumento para a liberdade de pensar, criando a motivação para se sair das usuais zonas de conforto intelectual”.
O livro aborda questões do cotidiano humano por intermédio de conjunto de poemas selecionados. “O objetivo não é fornecer soluções, mas sim chamar a atenção para "problemas, ou antes dificuldades" ligadas ao "viver e ao sobreviver". Evitam-se dogmas, mas não se despede de alguns juízos de valor, convidando o leitor a fazer o mesmo”.
Neste 2025, festeja-se as duas décadas, os já vinte anos do recebimento do correspondente Registro de PI (DIAS, Carlos Magno Corrêa. Tautologias em razões contraválidas. Registro número 349.407. Rio de Janeiro: EDA/FBN, 2005.).
Carlos Magno Corrêa Dias
18/08/2025