12 de ago. de 2025

Fiep discute os desafios da taxação.


Sempre notícias sobre tarifação (em muitas das vezes imprecisas) contribuem para se criar um cenário de incertezas e de preocupações exacerbadas contra o normal desenvolvimento das economias independentemente da real intensidade das possíveis consequências. O que não é diferente no caso das notícias recentes veiculadas sobre os aumentos nas tarifas a serem impostas pelos Estados Unidos nos mercados mundo afora.

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), visando discutir a questão correspondente, promoveu debate aprofundado que, reunindo especialistas, discutiu os desafios e as possíveis soluções para uma eventual crise no Setor Industrial do Estado do Paraná. Em “live” realizada no último dia 05/08/2025, sob o título “Entenda os Impactos e tendências decorrentes da Nova Tarifa dos EUA”, no Canal da Indústria no YouTube, o encontro visou uma análise criteriosa sobre a situação evidenciando que a Fiep está mobilizando esforços para mitigar eventuais prejuízos.

Sistema Fiep - 2025

De acordo com o discutido na “live” em referência, a Fiep mantém contato com os Governos Estadual e Federal solicitando medidas emergenciais tais como a criação de linhas de crédito específicas para os setores que venham a ser afetados. O objetivo sempre será o de fortalecer as Indústrias do Estado do Paraná garantindo que possam se adaptar aos novos desafios. Em paralelo, a Fiep defende, também, a importância de negociações diretas com os Estados Unidos objetivando reverter quaisquer taxações além das já acordadas para se manter o acesso contínuo aos correspondentes mercados.

O debate ressaltou a necessidade de uma ação coordenada entre o Setor Privado e o Poder Público para proteger a Economia do Estado do Paraná e preservar os empregos que dependem das exportações.

Fui convidado a participar do evento pelo Sistema Fiep por intermédio da área de Comércio Exterior e Relações Internacionais da Fiep.

Analisando os impactos da nova tarifa dos EUA na indústria do Paraná o Sistema Fiep põe em destaque “a importância de as empresas entenderem as mudanças para adaptarem suas estratégias e minimizarem prejuízos”.

A Fiep, por meio de sua usual proatividade, segue demonstrando estar na vanguarda da defesa dos interesses de seus membros, buscando soluções práticas e estratégicas viáveis para enfrentar as crises que vão sendo instaladas.

Carlos Magno Corrêa Dias
12/08/2025