31 de out. de 2024

Sempre raciocinando logicamente.


Meu trabalho “A lógica matemática enquanto agente transformador dos processos inferenciais em matemática superior” ganhou, no ano de 1999, uma segunda edição revisada (ISBN: 85-900661-2-6) haja vista que rapidamente a versão original se esgotou e solicitações diversas na sequência foram realizadas com dada insistência e recebidas com júbilo.

DIAS, C. M. C. - 1999

Assim sendo, neste 2024, celebro 25 anos, um quarto de século, da publicação daquela segunda edição cuja obra foi edificada centrada em minha prerrogativa de que “alfa premissas levam à beta conclusão". O livro segue seu caminho no processo recursivo constante e contínuo chamando atenções e contribuindo para fortalecer (ou antes auxiliar) na aquisição de conhecimentos basilares sobre LÓGICA MATEMÁTICA de primeira ordem.

DIAS, C. M. C. - 2024


Conforme se tem notado a obra vem tornando-se um referencial de estudos sobre Lógica Formal, particularmente quanto à avaliação da legitimidade de raciocínios dedutivos por intermédio dos Cálculos Lógicos. Influenciando, também, número incontável de interessados (principalmente, Jovens) os temas abordados (com pretendido grau de formalismo) tem ajudado na avaliação e correção dos múltiplos argumentos que podem ser formalizados no campo das Tecnologias Digitais e, mais recentemente, na área da Inteligência Artificial e da Neurociência.

Ressalto, uma vez mais, que cópia digitalizada da edição original da obra encontra-se disponibilizada para consultas no Acervo Digital da UFPR (Universidade Federal do Paraná) compondo o Repositório Digital Institucional da UFPR (RDI/UFPR) no endereço https://tinyurl.com/54kc4npk.

A força e o alcance da Álgebra da Lógica dos Cálculos Lógicos (Proposicional e dos Predicados) não apenas avança nos dias atuais nas Ciências e nas Tecnologias como, também, é gerador de novos horizontes no mundo quântico das múltiplas inteligências ampliando possibilidades e limites em muitos outros setores.

Aproveitando o momento, observo, ainda, que uma terceira edição (revisada e ampliada) de “A lógica matemática enquanto agente transformador dos processos inferenciais em matemática superior” está ganhando forma e em breve chegará ao mundo real.

Carlos Magno Corrêa Dias
31/10/2024

30 de out. de 2024

Desafios e tendências para o futuro do trabalho.


No período de 25 a 28 de setembro de 2024 foi realizado o “Senac Rio Summit 2024” o qual teve como tema "Será que no futuro vai chamar trabalho?" quando foram abordadas questões relacionadas às transformações do mundo do trabalho e as novas habilidades necessárias para se destacar no mercado.

Senac Rio Summit 2024 - 2024

Realizado pelo Senac Rio, no EXPO MAG, na Cidade do Rio de Janeiro (RJ), o evento foi um festival de inovação e tecnologia que tratou do futuro do trabalho contando com uma programação repleta de palestras, painéis e atividades imersivas, focadas em novas profissões, empreendedorismo e transformação digital.

Participei do Senac Rio Summit 2024 a convite da AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil) para se seguir na parceria de se contribuir na formação das futuras gerações. Na oportunidade conheci, também, novidades sobre o motor da inovação, o impacto da inteligência artificial, oportunidades de empreendedorismo, bem como a importância da educação técnica e das “Soft Skills” na tecnologia.

O “Senac Rio Summit 2024” foi daqueles eventos inovadores que buscam a inspiração para a construção de um futuro mais promissor. Durante o evento foram abordadas questões como: inspiração para o futuro; novas tendências do mercado de trabalho; networking; aprendizado contínuo; inovação; tecnologias e ferramentas que estão transformando o mundo.

Já há anos mantenho proximidade com a AEB a qual “atua como representante nacional do setor de comércio exterior, de bens e serviços, em assuntos relevantes para a promoção de diversos segmentos da cadeia de negócios com o mercado externo”. Procurando conciliar as demandas de seus associados ao interesse público relacionados com o Comércio Exterior, a AEB indicou fortemente o “Senac Rio Summit 2024” dado o evento ter promovido importantes conexões entre jovens estudantes e novas tecnologias que podem conduzir a interessantes oportunidades de emprego ou profissões do futuro no mercado de trabalho relacionadas, também, com o Comércio Exterior.

O “Senac Rio Summit 2024” constituiu uma plataforma valiosa inclusiva para inspirar os jovens para enfrentar os desafios do trabalho e vislumbrar oportunidades do futuro. O evento possibilitou tanto a interação entre distintos atores do mercado de trabalho quanto promoveu a divulgação de tendências emergentes e oportunidades de carreira em setores diversos. Foi destacado, também, a importância da diversidade e da inclusão no ambiente de trabalho, bem como as práticas que podem impulsionar a inovação e o crescimento das empresas mediante a conexão e a troca de experiências sobre o futuro do trabalho.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/10/2024

29 de out. de 2024

A força do livro transforma mentes.


Em 29 de outubro, celebra-se DIA NACIONAL DO LIVRO ao mesmo tempo em que se prestam homenagens, também, à fantástica Biblioteca Nacional do Brasil fundada em 29 de outubro de 1810. Pela Lei número 5191, de 18 de dezembro de 1966, ficou instituído, no Brasil, o dia 29 de outubro como sendo o DIA NACIONAL DO LIVRO.

O livro chama o intelecto transformando mentes.

DIAS, C. M. C. - 2018

Quaisquer que sejam os livros, de alguma forma, sempre serão revolucionários e transformadores de mentes ampliando experiências adquiridas para formar o repositório do então vivido pela humanidade.

DIAS, C. M. C. - 1999

Neste 29 de outubro de 2024 tenho a grata satisfação de comemorar, também, os 25 (vinte e cinco) anos, um quarto de século, de publicação de minha obra “A lógica matemática enquanto agente transformador dos processos inferenciais em matemática superior” (ISBN: 85-900661-2-6) na qual tem-se a origem de minha Engenharia Lógica e pela qual nutro especial apreço dado conter parte importante da base que estrutura meu conhecimento e saber.

DIAS, C. M. C. - 2024

No DIA NACIONAL DO LIVRO, e em todas as ocasiões nas quais os livros são necessários, viva-se a força de cada livro que empodera e dá soluções.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/10/2024

27 de out. de 2024

Transformações em Políticas Públicas de Saúde Mental.


Convidado pela Escola Mineira de Humanidades (EMH), participei do 1º Congresso Brasileiro de Políticas Públicas de Saúde Mental: Álcool e Drogas, realizado online de 23 a 25 de setembro de 2024, o qual tratou questões essenciais sobre a Saúde Mental relacionadas ao uso de álcool e consumo de drogas.

EMH - 2024

Durante o evento foram debatidos com especialistas, pesquisadores e profissionais de distintas áreas do saber estratégias e procedimentos para a transformação das atuais atuações na área de Saúde Mental no sentido de se construir novas políticas públicas mais eficazes e inclusivas.

O 1º Congresso Brasileiro de Políticas Públicas de Saúde Mental: Álcool e Drogas, possibilitou a promoção do diálogo e do aprendizado sobre a atual realidade na área pondo em evidência os difíceis desafios a enfrentar. Constituído de programação abrangente a qual deu conta de tratar tanto de questões relacionadas com a prevenção, tratamento, pesquisa, inovação, integração de serviços, apoio social, quanto políticas públicas, o congresso buscou, também, apresentar experiências práticas e teóricas que possibilitam a capacitação constante dos envolvidos.

O evento constituiu uma importante plataforma para a troca de experiências e aprendizado de conhecimentos visando a instituição de uma rede nacional de atenção especial à saúde mental. Durante o congresso profissionais atuantes, pesquisadores, estudiosos, gestores e demais interessados, de distintas áreas, foram chamados a contribuir com proposições para a melhoria das Política Públicas sobre Saúde Mental no Brasil.

No encontro foram tratados temos tais como: cenário jurídico da saúde mental no Brasil, impactos da proibição de drogas, consequências para a mente no uso continuado de drogas, laço social no contexto do uso de drogas, alcoolismo e uso de drogas no trabalho, danos ao cérebro no uso de álcool e de drogas, atenção psicossocial, conceitos fundamentais associados à saúde mental e o uso de drogas, dentre outros assuntos.

Uma vez mais tive a oportunidade de trocar ideias chamando a associação entre Lógica e Neurociência para a criação de procedimentos analíticos que permitam o mais adequado enfrentamento das inúmeras dificuldades e dos complexos desafios enfrentados no campo da Saúde Mental.

DIAS, C. M. C. - 2024

A EMH é uma Instituição Educacional e de Pesquisa especializada voltada para a formação prática e centrada em habilidades profissionais destinadas a atender os desafios reais do mercado de trabalho. Com uma forte presença digital a EMH se destaca promovendo eventos como o 1º Congresso Brasileiro de Política Públicas de Saúde Mental o qual não apenas permitiu reunir subsídios para a proposição de transformações nas atuais Políticas Públicas de Saúde Mental centradas nas consequências do uso do Álcool e das Drogas como, também, possibilitou a aproximação de especialistas de diversas áreas do saber para trocarem suas expertises.

Carlos Magno Corrêa Dias
28/10/2024

Elevação do nível médio do mar preocupa.


Em 19/09/2024, a convite do Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro), participei da conferência "A Elevação do Nível Médio do Mar" a qual foi realizada presencialmente em Niterói (RJ) e online pelo Canal do YouTube do Cembra.

Conforme evidenciado durante o evento as preocupações sobre o impacto da elevação do nível médio do mar em cidades é crescente demandando atenção urgente. Estimativas sinalizam que até 2050 cerca de 5% das áreas urbanas em cidades como Rio de Janeiro e Santos, por exemplo, poderão estar submersas; o que poderá gerar consequências devastadoras para a população, especialmente para as populações mais vulneráveis.

Cembra - A elevação do nível médio do mar - 2024

A elevação do nível médio do mar já tem gerado impactos negativos em cidades brasileiras e no mundo; evidenciando-se que fatores como expansão térmica (água do oceano aquecendo e se se expandindo) e derretimento das camadas de gelo são considerados os principais causadores do fenômeno de elevação dos mares.

As consequências da elevação do nível do mar podem envolver: o agravamento da erosão costeira; a salinização e piora da qualidade da água potável; danos graves ao patrimônio histórico e artístico; a geração de problemas no transporte e nas atividades econômicas; inundações; dentre outros malefícios.

Nos dois últimos anos o nível médio global do mar subiu 0,7 centímetros; correspondendo a quatro vezes mais do que o registrado no período anterior. A NASA (“National Aeronautics and Space Administration”) estima que o nível do mar pode subir entre 80 centímetros e 1,5 metros antes do final do século; o que não é, em absoluto, algo confortável quando comparado com a evolução histórica da subida dos níveis dos mares.

Modelagem Climática e Sensoriamento Remoto por meio de Levantamento Aéreo a Laser (LiDAR - “Light Detection and Ranging) são utilizados para criar cenários específicos os quais podem ajudar para planejar prevenções necessárias. O planejamento de estratégias de adaptação centradas em boas práticas de sustentabilidade e de forma antecipada é fundamental para perspectivar soluções para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, bem como para estabelecer os meios de proteção das futuras gerações.

Seguindo o lema da Marinha do Brasil “PROTEGENDO NOSSAS RIQUEZAS, CUIDANDO DA NOSSA GENTE”, o Cembra vem contribuindo com seus eventos para manter a visão holística que reflete seu compromisso de contribuir para a defesa e o bem-estar do Povo na Amazônia Azul do Brasil.

DIAS, C. M. C. - 2024

A Amazônia Azul do Brasil é “a região que compreende a superfície do mar, águas sobrejacentes ao leito do mar, solo e subsolo marinhos contidos na extensão atlântica que se projeta a partir do litoral até o limite exterior da Plataforma Continental brasileira”. Entretanto, mais do que um espaço geográfico, a Amazônia Azul do Brasil deve ser entendida como um conceito Político-Estratégico que reforça o Poder Marítimo do Brasil e a Soberania Nacional.

Carlos Magno Corrêa Dias
27/10/2024

26 de out. de 2024

Barbárie Científica - Bis.


Como um troglodita o alienado mastiga o conhecimento e por não conseguir digeri-lo cospe fora o necessário discernimento.

DIAS, C. M. C. - 2024

DIAS, C. M. C. - 2013

Carlos Magno Corrêa Dias
26/10/2024

24 de out. de 2024

Democracia “do povo, para o povo, pelo povo”.


Democracia (“Démokratía” - “δημοκρατία”). A palavra grega “Démokratía” (“demos” significando “povo” e “kratía” significando “poder”) definia o Regime Político da Grécia Antiga como um Governo Popular no qual os “homens livres” participavam das assembleias e lá se instituía a “Democracia Representativa” chamada de “Democracia Participativa” quando o “poder se origina do povo, sendo exercida pelo povo e servia aos interesses do povo”.

Assim sendo, segundo a concepção grega antiga “Democracia é o estado em que prevalecem as opiniões da maioria, sem que isso signifique que os cidadãos da minoria não tenham os mesmos direitos; desde que as ações de todos os cidadãos estejam confinadas a certos limites. Estes limites nas Democracias são determinados pelas Leis e ninguém deve ultrapassá-los. Porque a atividade excessiva (“devassidão”) de um limita a liberdade do outro”.

DIAS, C. M. C. - 2024

Em 25 de outubro, no Brasil, tem-se o DIA DA DEMOCRACIA, enquanto em 19 de setembro celebra-se o DIA INTERNACIONAL DA DEMOCRACIA. Ambas as datas chamam a atenção sobre a importância da Democracia para o desenvolvimento pleno das civilizações que almejam o equilíbrio entre a LIBERDADE e a IGUALDADE.

A Constituição Federal de 1988 do Brasil define como fundamentos do Estado Democrático de Direito “a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político”. É, portanto, o Brasil uma Democracia.

Mas, a Democracia serve apenas aos CIVILIZADOS e acontece a partir dos fóruns oficiais deliberativos definidos para a tomada de decisões das Sociedades. Para que haja Democracia se faz necessário existir Civilidade Democrática a qual constitui um DEVER e um DIREITO (indissociáveis) dos Cidadãos.

Jamais se pode esquecer, entretanto, que o Brasil, embora confesse seguir os fundamentos da Democracia apoiando a “soberania por meio da voz, assento e voto dos cidadãos”, é, também, uma República. O Brasil é a República Federativa do Brasil.

República (do latim “res publica”, significando "coisa pública") é uma estrutura política ou forma de governo na qual três condições fundamentais devem ser mantidas: (1) “multitude”: número razoável de pessoas; (2) “communio”: uma comunidade de interesses e de fins; e, (3) “consensus”: consenso do direito; os quais, indissociáveis, devem assegurar, prioritariamente, os interesses públicos e o bem comum.

DIAS, J. C. G. C. 

Em 25 de outubro, DIA NACIONAL DA DEMOCRACIA, na República Federativa do Brasil, lembra-se, celebra-se, também, todos que lutaram pela Democracia da Nação Brasil.

No artigo “Celebrando a democracia para se ter democracia”, disponível nos endereços https://tinyurl.com/yuprsth4 e https://tinyurl.com/5y5hmwnj, apresento ouras considerações sobre Democracia.

Carlos Magno Corrêa Dias
25/10/2024

Lógica e Neurociência potencializando o cérebro.


A Artmed e a Pós PUCPR Digital uniram suas expertises para realizar, no período de 2 a 6 de setembro de 2024, totalmente online, a “Semana da Neurociência: Grandes nomes. Os melhores conteúdos”; aquele que já se consagra como o maior evento da área de Neurociência no Brasil.

Artmed / PÓS PUCPR DIGITAL - 2024

A convite da Pós PUCPR Digital, participei do evento que contou com uma programação intensificada constituída de palestras, workshops e sessões iterativas quando renomados especialistas nacionais e internacionais trataram de temas relevantes sobre as Neurociências, bem como sobre importantes avanços científicos e tecnológicos associados que estão contribuindo, de forma única, para a saúde e o bem-estar da sociedade.

Basicamente, o evento objetivou a atualização de conhecimentos sobre a mente humana, sobre o desenvolvimento do cérebro humano.

DIAS, C. M. C. - 2024

A Artmed, já estabelecida como o maior Ecossistema de Educação em Saúde do Brasil, referência reconhecida no Brasil e no exterior na publicação de conhecimento em áreas diversas do saber, tem oferecido uma ampla gama de produtos de excelência, cursos de pós-graduação, atualização contínua e livros técnicos em distintas etapas do aprendizado em Saúde.

Já a Pós PUCPR Digital é uma importante Plataforma de Pós-Graduação online da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) que proporciona cursos de atualização e especialização em diversas áreas como Saúde, Tecnologia, Direito, Negócios, entre outras, a qual oportuniza interação entre conteúdos práticos e casos de estudo.

A Neurociência constitui o estudo do Sistema Nervoso abrangendo desde a estrutura e função do cérebro até a compreensão de como ele influencia o comportamento e o processo cognitivo. A busca constante do desvendar os mistérios do cérebro e como se processam informações, tem-se o controle do corpo e são geradas as respostas a estímulos são alguns dos objetivos pretendidos na Neurociência.

Como a Lógica Matemática e a Neurociência estão interligadas de várias maneiras, tive a grata satisfação de trocar ideias no sentido de incentivar o uso das ferramentas da Engenharia Lógica que criei para a estruturação de procedimentos de raciocínio e resolução de problemas associados ao estudo do processamento de informações e desenvolvimento de tarefas cognitivas no cérebro, particularmente no que se refere à Matemática.

Estudos em Neurociência mostram o quanto determinadas áreas do cérebro são ativadas durante atividades cognitivas relacionadas com a Matemática como, por exemplo, as regiões específicas do processamento visual e especial. Além do mais, a própria Lógica Matemática tem ajudado a melhor compreender como o cérebro organiza e processa informações de maneira a contribuir para o desenvolvimento de novas técnicas educacionais e terapias tanto para resolver problemas de aprendizagem quanto para potencializar inteligências.

Carlos Magno Corrêa Dias
24/10/2024

23 de out. de 2024

Inconteste escravidão condicional. Insurgente condicionalidade.


O pensamento nasce livre, mas sempre morre escravizado.

DIAS, C. M. C. - 2021

DIAS, C. M. C. - 2015

Carlos Magno Corrêa Dias
23/10/2024

De novo (“bis”) até transcender os limites do solo.


Em 23 de outubro de 1906, lá no Campo de Bagatelle, na cidade de Paris (França), o extraordinário Alberto Santos Dumont (1873 - 1932) decolava a bordo do 14-Bis impulsionado por um motor a gasolina, sem auxílio de dispositivos externos de propulsão e sem a necessidade de uma rampa para lançamento, percorrendo 60 metros em sete segundos, a uma altura de aproximadamente 2 metros. Feito notável, incrível, fantástico, cujo grau de inovação fez transcender inúmeras possibilidades e, definitivamente, mudou os rumos do desenvolvimento da humanidade.

23 de outubro de 1906 é uma data memorável para o homem e que constitui um divisor de águas na história da aviação. Existe uma simples história antes de Alberto Santos Dumont e outra história, bem diferente, determinante, depois do aeronauta Alberto Santos Dumont dado que o Aviador, Aeronauta, Engenheiro do Ar, aquele que abriu os céus para a humanidade, mudou o mundo completamente com a invenção do 14-Bis.

O 14-Bis (“14-de novo” ou “14 mais uma vez”, traduzido do francês), a conhecida aeronave AVE DE RAPINA (“Oiseau e Proie”, em francês) devido ao design e funcionalidade, de Alberto Santos Dumont apenas mudou o mundo como era conhecido e limitado. O 14-Bis foi uma evolução do projeto anterior de Alberto Santos Dumont que correspondia ao sucessor de seu Balão número 14.

O Aeronauta Albert Santos Dumont já havia projetado e testado 13 (treze) aeroplanos antes do aeroplano 14-Bis. O 14-Bis foi a melhoria incrível do décimo quarto projeto de Alberto Santos Dumont (por isto, “14 de novo”). O 14-Bis foi a primeira aeronave com motor (mais pesada que o ar) a voar de forma autônoma, sem ajuda externa, controlada e sustentada por seus próprios meios e servindo-se unicamente das quatro forças aerodinâmicas fundamentais no voo (peso, sustentação, empuxo, arrasto). Apenas, fantástico.

No dia 23 de outubro celebra-se o DIA DO AVIADOR e o DIA da FAE em homenagem ao inolvidável e inovador feito do Patrono da FAB (Força Aérea Brasileira) o Brigadeiro do Ar Alberto Santos Dumont que transcendeu os limites do solo conquistando a terceira dimensão, dominando os céus, mudando os rumos da humanidade definitivamente. No Campo de Bagatelle, naquele 23 de outubro de 1906 “o primeiro voo pela definição concreta de um avião havia se concretizado”.

DIAS, C. M. C. - 2024

No meu artigo “Celebrando o mestre dos ares e o engenheiro da aviação prática” publicado nos endereços https://tinyurl.com/48hzkaz8 e https://tinyurl.com/2s4wkhx8 apresento considerações sobre o incrível aeronauta inventor Alberto Santos Dumont.

Carlos Magno Corrêa Dias
23/10/2024

21 de out. de 2024

Fenômenos estruturais afetando Mercado de Trabalho.


O Mercado de Trabalho vive desafios e conflitos dos mais complexos desde tempos imemoráveis, mas se transforma a cada instante diante das inúmeras possibilidades enfrentadas pelos Trabalhadores.

Uma das principais questões norteadoras dos rumos seguidos pelo Mercado de Trabalho está centrada na difícil tarefa de dosar as relações quantitativas e qualitativas entre habilidades técnicas (“Hard Skills”) e habilidades interpessoais (“Soft Skills”) dos Colaboradores para o mais adequado funcionamento do processo do “trabalho” em todas as suas dimensões.

Habilidades em áreas como Desenvolvimento de Software, Inteligência Artificial, “Big Data”, Cibersegurança, Engenharias, Contabilidade, Matemática Financeira, Marketing Digital, dentre outras habilidades em áreas técnicas, seguem essenciais e altamente demandadas. Entretanto, pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas, facilidade de adaptação, resiliência, capacidade de se adaptar a mudanças, colaboração eficaz, comunicação clara e dinâmica, dentre outras habilidades interpessoais são, também, fortemente valorizadas e bem procuradas pelos empregadores.

Pensa-se que enquanto as “Hard Skills” são essenciais para desempenhar tarefas específicas, as “Soft Skills” são cruciais para se destacar e se adaptar aos ambientes de trabalho em constante mudança; julgando-se, ainda, que ambas as habilidades são importantes para o sucesso profissional e devem ser adequadamente dosadas.

Todavia, a busca pelo equilíbrio entre as “Hard Skills” e as “Soft Skills” vem provocando fenômenos diversos e conflitantes no Mundo do Trabalho geradores, por um lado, de inúmeros outros problemas de difíceis soluções e, de outro, evidenciando comportamentos diferenciados antes não percebidos ou mesmo negligenciados como é o caso, por exemplo, de fenômenos tais como “The Great Resignation”, “Quiet Quitting” e “Grumpy Staying”.

DIAS, C. M. C. - 2024

Para tratar de semelhantes questões, no meu artigo “Tendências complexas no mercado de trabalho”, publicando tanto na página oficial do Seesp (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo) quanto na página da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), disponível, respectivamente, nos endereços https://www.seesp.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/item/22928-tendencias-complexas-no-mercado-de-trabalho e https://www.fne.org.br/index.php/artigos/7222-artigo-tendencias-complexas-no-mercado-de-trabalho, apresento correspondentes considerações e observações pontuando as relações de impregnação (bem como de divergências) com as “Hard Skills” e “Soft Skills”.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/10/2024

Heróis anônimos da Sustentabilidade.


21 de outubro é o DIA DO COLETOR DE LIXO, é o DIA DO LIXEIRO.

Profissionais essenciais para a Sustentabilidade, os LIXEIROS, faça chuva ou faça sol, esteja frio ou calor, com crises econômicas, com dificuldades sociais, não importa a situação, estão lá trabalhando arduamente para recolherem o lixo que (insanamente) produzimos em volumes absurdos sem que haja a menor preocupação.

DIAS, C. M. C.- 2024

O Lixeiro é o Profissional essencial para as nossas vidas e para a Sustentabilidade do mundo onde se produz diariamente milhões e milhões de toneladas de lixo. Sem o trabalho dos Lixeiros estaríamos (simplesmente) perdidos.

O trabalho incessante e incrível dos LIXEIROS é vital para a Saúde Pública do mundo e para se atingir a almejada Sustentabilidade no planeta. Garantindo que os resíduos produzidos sejam coletados para serem processados e descartados, ajudando a manter nossas cidades limpas e seguras, os LIXEIROS garantem que a humanidade não enfrente uma crise de saúde de proporções épicas e absurda.

Os COLETORES do lixo que produzimos merecem o respeito e a gratidão de todos de todos os citadinos. As Cidades seriam um caos se não existissem os LIXEIROS. Sem os COLETORES DE LIXO não haveria sequer a possibilidade de se cogitar algo relacionado à Sustentabilidade.

PARABÉNS para os COLETORES DE LIXO, para os LIXEIROS.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/10/2024

20 de out. de 2024

Pracinha arriscou vida pelos companheiros.


Cada vez mais, com o passar do impiedoso tempo, a Galeria dos Heróis Imortais Combatentes do Brasil na Segunda Guerra Mundial vai ficando mais iluminada com a chegada de seus ilustres representantes.

Mas, com enorme pesar recebo a triste notícia do falecimento do ex-Combatente da Segunda Guerra Mundial o FEBiano, Cobra Fumante, Pracinha da FEB (Força Expedicionária Brasileira) Herói de Guerra José Bernardino Coelho ocorrido no último dia 10 de outubro de 2024 quando já possuía seus 103 anos de idade.

DIAS, C. M. C. - 2024

Nascido em Camboriú (SC), em 22 de janeiro de 1921, morador há décadas em Itajaí (SC), vivia nos últimos anos em Balneário Camboriú (SC), o Cobra Fumante José Bernardino Coelho foi chamado a servir na FEB em 1943, passando antes por um período de treinamento no Rio de Janeiro (RJ), embarcou para os campos sangrentos de batalha na Itália em 22 de setembro de 1944 no Terceiro Escalão da FEB.

Na vida militar encontrou sua vocação no campo da saúde e durante a guerra desempenhou a dura e difícil função de Padioleiro no Departamento de Saúde, sendo um dos responsáveis por buscar os feridos ou os mortos no campo de batalha e por dar os primeiros socorros quando fosse possível.

O Expedicionário José Bernardino Coelho que servia no então 11º Regimento de Infantaria Tiradentes, atualmente o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, desembarcou em Nápoles, em 6 de outubro de 1944.

Como Padioleiro o FEBiano José Bernardino Coelho presenciou mais proximamente todo horror e sofrimento da guerra que jamais conseguiu esquecer. “Pessoas famintas, crianças sem família, cidades destruídas, mulheres chorando. O trabalho de padioleiro era muito arriscado, pois a ambulância precisava ficar escondida a fim de não sofrer bombardeiros, e os Padioleiros tinham que ir no meio do fogo cruzado buscar feridos e mortos”. Um verdadeiro horror inimaginável.

Por seus incríveis trabalhos e pelas muitas vidas resgatadas nos miseráveis e assustadores campos de batalha da Segunda Guerra Mundial o Pracinha José Bernardino Coelho foi condecorado com a Medalha de Campanha e a Medalha da Vitória.

Vinculado ao 23º Batalhão de Infantaria (23º BI), o Herói José Bernardino Coelho arriscou sua própria vida muitas e muitas vezes para salvar muitos companheiros feridos. Para o Exército Verde Oliva do Brasil Pracinhas como o Militar José Bernardino Coelho “são faróis que inspiram, guiam e dão forças para se cumprir as obrigações”.

José Bernardino Coelho tornou-se uma lenda viva na história militar brasileira recebendo do 23º BI a medalha “Tributo à FEB” a qual constitui distinção especial concedida a militares que se destacaram por suas ações em prol dos ideais defendidos pelos Pracinhas que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Ex-Combatente José Bernardino Coelho!

Carlos Magno Corrêa Dias
21/10/2024

Artífices da poesia fazem arte.


Há dez anos, em 20/10/2014, quando das celebrações do DIA DO POETA, escrevia, com o título “Arte lírica transcende realidades fáticas”, o aforismo a seguir apresentado (novamente).

“A arte é a poesia, a obra é o poema, o POETA é o artífice.”

DIAS, C. M. C. - 2024

Aos ARTÍFICES da poesia, uma das sete artes tradicionais, saudações pela passagem do DIA DO POETA o qual é celebrado a cada 20 de outubro em razão do Movimento Poético Nacional surgido na mesma data em 1976.

A data comemora a importância dos Poetas (os Artistas das Palavras) para a Cultura e a Sociedade de cada Nação.

Carlos Magno Corrêa Dias
20/10/2024

Inovação e TIC para melhorar a vida humana.


O DIA NACIONAL DA INOVAÇÃO e o DIA DO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA são comemorados no mesmo dia 19 de outubro. Dupla celebração que segue chamando PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA e INOVAÇÃO numa simbiose que vem determinando, contínua e constantemente, a realidade futura da humanidade.

A INOVAÇÃO e os PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA, irmanados em função da necessidade de se evoluir seguidamente, são fundamentais nos dias de hoje e para o futuro da humanidade que cada vez mais se desenvolve e avança.

DIAS, C. M. C. - 2024

É sabido que o DIA NACIONAL DA INOVAÇÃO foi criado em 14/01/2010, pela Lei número 12.193. Entretanto, não se sabe bem ao certo as razões que levam a escolher o dia 19 de outubro para, também, celebrar o DIA DO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA (ou Dia do Profissional de Tecnologia da Informação (TI), ou Dia do Profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)).

Há consenso, porém, que, embora o DIA DO PROFISSIONAL DE TIC não constitua momento oficial e sim uma data comemorativa, o dia foi estabelecido não para comemorações em si mesmas, mas para lembrar a importância inegável dos Profissionais de TIC que trabalham incessantemente para manterem as pessoas conectadas e beneficiadas pelas tecnologias que possibilitam a boa interação entre usuários e os computadores

Os Profissionais de TIC, os “Dominadores de Dados”, responsáveis pelos Sistemas de I/O (Input/Output) mantém em rotinas programadas o mundo sempre ligado, funcionando e avançando continuamente. Não há como pensar o mundo sem os “Dominadores de zeros e uns”, os Profissionais de TIC, os quais por meio da manipulação de “sequências de zeros e uns”, permitem codificar, organizar e controlar toda informação do planeta.

Inovação, por sua vez, como sabido há tempos, é a matéria-prima para o surgimento de soluções inolvidáveis que melhoram a vida das pessoas sendo processo fundamental para se criar o novo ou para melhorar significativamente algo existente gerando benefícios adicionais ou soluções mais eficientes para uso dos homens. A Inovação transforma ideias em valor tangível e contribui efetivamente para a melhoria da vida das pessoas.

Parabéns para os Profissionais que fazem TIC e geram Inovação para transformar o mundo em um lugar melhor e mais adequável ao ser humano.

Para celebrar o dia 19 de outubro, DIA DO PROFISSIONAL DE TIC e DIA NACIONAL DA INOVAÇÃO, escrevi o artigo intitulado “Dominando dados para sempre inovar” o qual está publicado na página do SEESP (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo) e disponível no endereço: https://tinyurl.com/5bv9fxve.

Carlos Magno Corrêa Dias
19/10/2024

19 de out. de 2024

Herói do Atlântico sempre destacado pela bravura.


O potiguar, norte-rio-grandense, reconhecido e condecorado por sua bravura, o Primeiro-Tenente José Osório de Oliveira Filho, nascido em 20/05/1923, Marinheiro e Submarinista, Ex-Combatente da Força Naval do Brasil que participou da Segunda Guerra Mundial, completou, em 2024, seus 101 anos.

DIAS, C. M. C. - 2024

Dono de uma carreira militar brilhante José Osório de Oliveira Filho é a memória viva da Força da Marinha do Brasil. De Aprendiz na Escola de Grumetes Batista das Neves (em Angra dos Reis (RJ)) em 01/03/1941 até sua transferência para Reserva, o Herói de Guerra sempre demonstrou sua dedicação na defesa do Brasil e na luta em favor da liberdade. Em 07/02/1942, durante a Segunda Guerra Mundial, assentou Praça de Grumete.

Em 01/09/1943 foi promovido a Marinheiro de Segunda Classe sendo designado para o Encouraçado São Paulo quando integrou a Divisão de Artilharia Antiaérea na qual alimentava os canhões. Em 1943, realizou o Curso de Especialização em Manobras e Reparos, sendo, em seguida, aprovado no Curso de Especialização em Radiotelegrafia. Por sua bravura durante as batalhas no Atlântico recebeu a Medalha de Serviços de Guerra com duas estrelas (1946).

José Osório de Oliveira Filho recebeu, também, outras condecorações como: Distintivo de Comportamento (1949), Medalha Militar de Bronze com Passador de Bronze (1959), Medalha da Confraternização (2023), Medalha de Mérito Heróis da Batalha do Atlântico (2024); dentre outras homenagens.

Após a guerra, tornou-se Marinheiro de Primeira Classe em 30/08/1948 e foi promovido a Cabo em 01/01/1952. Como Cabo, embarcou no Submarino Tamoio, tendo lá sua primeira experiência de imersão. Em 01/01/1954, tornou-se Terceiro-Sargento e sobreviveu à situação grave de pane elétrica a bordo de embarcação submersa em águas próximas ao Rio de Janeiro (RJ). Em 01/01/1956, foi promovido a Segundo-Sargento. Em 1956, estava no Submarino Timbira. Em 01/01/1958, assumiu o posto de Primeiro-Sargento.

Na graduação de Segundo Sargento e como aluno do Curso de Subespecialização em Submarinos foi designado para recebimento do USS Muskallunge (da Marinha dos Estados Unidos), o qual, no Brasil, foi rebatizado como Humaitá (S-14).

Dentre as comissões das quais participou há de se destacar o embarque a bordo do NavioEscola Almirante Saldanha, em 1950, quando integrou a tripulação durante viagem de instrução de Guardas-Marinhas que, navegando em águas minadas, enfrentou ainda um furacão em águas da Noruega que deixou a embarcação com sérias avarias.

Em 1961, José Osório de Oliveira Filho tornou-se Suboficial. Em 18/12/1962 é promovido a Segundo Tenente; passando para a Reserva da Marinha do Brasil no posto de Primeiro Tenente.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve José Osório de Oliveira Filho que seguindo o lema da Força de Submarinos “Usque Ad Sub Aquam Nauta Sum” (“Marinheiro até debaixo d’água”) já figura na Galeria dos Heróis Imortais.

Carlos Magno Corrêa Dias
19/10/2024

18 de out. de 2024

RSC para garantir os ODS, ESG, Sustentabilidade e Cidadania.


Inevitavelmente, o que move o mundo são as ações; como, aliás, não poderia ser diferente. Todavia, as ações são comandadas tanto por crenças e/ou pelo conhecimento, ou pela simbiose relacional entre o acreditar e o conhecer.

Como tenho defendido: “Quanto mais próximos estiverem os ODS de ações de ESG tanto mais a Sustentabilidade e a Cidadania serão mais rápida e amplamente alcançadas”.

DIAS, C. M. C.

Sabe-se que ESG (“Environmental, Social, and Corporate Governance” - “Governança Ambiental, Social e Corporativa”) é o movimento que propõe pensar nas corporações atingir objetivos globais de diversidade, equidade e inclusão de forma que a governança possa transcender os limites do maximizar os lucros e cumprir apenas os requisitos legais.

Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), foram estabelecidos, em 2015, para dar sequência ao movimento global dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) em vigência entre 2000 e 2015, também promovido pela ONU. Em um total de 17 objetivos globais, com 169 metas específicas, conciliados em três dimensões do desenvolvimento sustentável (ambiental, econômica e social), os ODS, independentemente do estágio de desenvolvimento do país, pretendem a erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, água limpa e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente, crescimento econômico, entre outros.

Entendendo-se, então, que Sustentabilidade é a capacidade de usar conscientemente e com responsabilidade os recursos naturais presentes sem comprometer o bem-estar das gerações futuras. Como já há anos defendo: “SUSTENTABILIDADE: o atendimento das nossas necessidades atuais não pode comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras”.

DIAS, C. M. C. 

Já Cidadania é colocar o bem comum em primeiro lugar e atuar, continuamente, cumprindo os deveres e usufruindo dos direitos do cidadão responsável de forma coletiva para fazer valer os Direitos Humanos na construção de uma Sociedade cada vez mais justa e solidária.

Assim sendo, diante dos entendimentos em questão, os setores industrial e empresarial se comprometem com a Cidadania e com a Sustentabilidade, mantendo-se associados com o alcance dos ODS e seguindo práticas de ESG, quando tem fortalecida sua RSC (Responsabilidade Social Corporativa) a qual constitui compromisso determinante de adoção de comportamentos éticos e de longo prazo que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade e do meio ambiente.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/10/2024

17 de out. de 2024

A pobreza segue matando pessoas.


Em 17 de outubro, “DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA”, chama-se a atenção para a conscientização sobre o elevado número de pessoas que vivem na extrema pobreza, expostos à miséria, passando fome crônica, sofrendo violências e morrendo pela falta de comida suficiente.

A data foi estabelecida para lembrar ser sempre urgente erradicar a pobreza, a violência e a fome; como um alerta à população para a necessidade de defender o direito básico do ser humano à vida, bem como para lembrar que em Paris, no dia 17 de outubro de 1987, mais de cem mil pessoas prestaram apoio voluntariamente às vítimas da pobreza extrema, da violência e da fome.

Segundo aceito amplamente, “pobreza é um estado em que todo aquele cujo nível de renda ou consumo per capita de sua família ou domicílio fique abaixo do mínimo essencial para suprir necessidades humanas básicas, diante disso, a pobreza pode se manifestar por meio da fome, do acesso limitado à educação e a outros serviços básicos, à discriminação e à exclusão social, bem como à falta de participação na tomada de decisões”.

Estimativas mostram que mais da metade dos povos da Terra está vivendo na pobreza (em algum grau de intensidade). Alerte-se, então, direto, as consciências para a urgente ampliação da defesa do direito básico das pessoas de viver com dignidade, sem miséria, sem fome.

O “DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA” foi instituído em 22 de dezembro de 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando acabar, de vez, com a pobreza no mundo. Não é possível pensar em normalidade pós pandemia de Covid-19 tendo um único ser humano sem condições de ter uma alimentação suficiente para suprir suas necessidades biológicas básicas para bem respirar.

Como as pessoas que vivem na pobreza enfrentam discriminação social e barreiras sistêmicas que dificultam os acessos a serviços e ao apoio essencial, em 2024, o tema escolhido para o “DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA” é “Acabar com os maus-tratos sociais e institucionais: agindo juntos por sociedades justas, pacíficas e inclusivas”.

É apenas absurdo que em 2024 ainda pessoas vivam desgraçadamente na pobreza. Mesmo com ações globais importantes como a Agenda 2030 da ONU com seus ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) está difícil estabelecer soluções duradoras para sanar os inúmeros problemas e desafios PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA no mundo.

DIAS, C. M. C. - 2024

Assim, se faz necessário mudança radical de foco urgente na forma com a qual os governos percebem as instituições e os sistemas, pois há muito se sabe que são as pessoas que devem ser priorizadas. Sem foco nas pessoas, ações serão falhas ou incompletas. Investimentos intensos em trabalho digno, oportunidades reais de aprendizagem e proteção social que ofereçam reais condições para se sair da pobreza são inevitáveis. Uma economia centrada no desenvolvimento das pessoas é chamada para erradicar a miséria

Carlos Magno Corrêa Dias
17/10/2024

16 de out. de 2024

Paradoxos afogam a racionalidade trivial.


Em 16 de outubro celebram-se o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO, o DIA DO ENGENHEIRO DE ALIMENTOS e o DIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA; sendo a alimentação e as inovações científicas e tecnológicas fundamentais para a vida humana.

O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO, instituído para lembrar a criação (em 1945) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), chama atenção para a reflexão sobre a necessidade de se alcançar a segurança alimentar de forma que todas as pessoas tenham acesso regular a alimentos suficientes para levar-se uma vida digna e saudável. Em 2024, o tema do DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO é “Direito à Alimentação para uma Vida Melhor e um Futuro Melhor”. Que seja sempre um forte lembrete de que o direito a uma alimentação adequada é fundamental para quaisquer das pessoas das sociedades humanas.

O DIA DO ENGENHEIRO DE ALIMENTOS, por sua vez, celebra a importância dos Profissionais que trabalham na produção, processamento, armazenamento e distribuição de alimentos. Os Engenheiros de Alimentos desempenham papel crucial na garantia da segurança e qualidade dos alimentos que são consumidos diariamente.

Já o DIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA vem comemorar as importantes e seguidas descobertas em Ciência e Tecnologia para a melhoria de vida das pessoas. A data foi criada para chamar a atenção, também, sobre os impactos (positivos e/ou negativos) das inovações tecnológicas e científicas no progresso e desenvolvimento da humanidade.

A Ciência e a Tecnologia constituem os pilares fundamentais da sociedade sendo, desde a Antiguidade, responsáveis pelos avanços das sociedades em todo mundo de diferentes formas e intensidades.

Mas, a despeito da evolução científica e tecnológica que o mundo segue experimentando e das contribuições fantásticas no universo da Alimentação é fato que até o fim do dia de hoje cerca de 25.000 (vinte e cinco mil) pessoas vão MORRER DE FOME neste mesmo mundo no qual são celebrados o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO, o DIA DO ENGENHEIRO DE ALIMENTOS e o DIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA.

Cabe observar que estimativas mais brandas dão conta que até o final de cada dia do ano “apenas” 21.600 (vinte e uma mil) pessoas terão morrido de fome; tomando-se aquela estimativa que a cada 4 (quatro) segundos uma morte é registrada no mundo pela falta de se ter o que comer.

DIAS, C. M. C. - 2024

Então, celebrem-se sim, em 16 de outubro, o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO, o DIA DO ENGENHEIRO DE ALIMENTOS e o DIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, mas, não se esqueça que mesmo em 2024, vivendo-se a “Quinta Revolução Industrial” e a “Sexta Onda de Inovação”, seres humanos, principalmente crianças, continuam morrendo de fome em um mundo que produz comida de sobra para alimentar a todos.

Carlos Magno Corrêa Dias
16/10/2024

Foguetes agora voltam de ré.


Em 13 de outubro de 2024, o foguete espacial Super Heavy com a espaçonave Starship acoplada, da SpaceX (“Space Exploration Technologies Corp.”), completou voo histórico o qual incluiu o objetivo mais ambicioso e difícil que era retornar ao local de lançamento e pousar.

Quanta Matemática, quanta Física, quanta Química, quanta Engenharia, quanto CONHECIMENTO envolvido para que um foguete pudesse voltar de “ré” satisfatoriamente?

Pelo menos mais de 55 anos, se pensar apenas no tempo passado desde a primeira vez que um foguete espacial levou o homem até a Lua. Na data histórica de 20/07/1969 a missão Apollo 11 levou o homem pela primeira vez à Lua por intermédio de um foguete espacial.

Os foguetes funcionam segundo a “Terceira Lei de Newton” pela qual “para toda ação existe uma reação igual e oposta”. Assim, um foguete é uma máquina que se desloca expelindo atrás de si um fluxo de gás a alta velocidade de forma que mediante a conservação da quantidade de movimento (massa multiplicada por velocidade) gera seu deslocamento no sentido contrário com velocidade tal que a quantidade de movimento é igual à dos gases expelidos.

Ou seja, como sabido “p = m.v” é a fórmula da quantidade de movimento (ou momento linear), onde “p” é a quantidade de movimento, “m” é a massa do objeto e “v” é a velocidade do objeto. Física básica, consequentemente.

Mas, embora surpreendente o feito de 13/10/2024, ainda nada comparável com o legado de Alberto Santos Dumont (1873-1932) que continua sendo o divisor de águas na história da aviação prática mundial dado ter sido ele quem abriu os céus para a humanidade. Nunca se deverá esquecer que toda e qualquer tecnologia de controle de aeronaves gerada no campo da aviação moderna depois de Alberto Santos Dumont são apenas consequências das criações daquele gênio fantástico.

Mas, 13/10/2024, sem dúvida alguma, marca outra data histórica de grande importância para a humanidade uma vez que pela primeira vez um foguete que partiu do solo (da Terra) conseguiu retornar ao local de lançamento intacto (literalmente “de ré”).

DIAS, C. M. C. - 2024

Como orientador de Jovens Pesquisadores no uso da Integração e da Diferenciação para o lançamento de foguetes, recebo a notícia do sucesso da SpaceX com grande entusiasmo dado reconhecer que toda operação foi singularmente nova na história dos foguetes. As milhares de mentes (anônimas) que trabalharam anos engendrando semelhante solução estão de parabéns.

É fantástico que o Super Heavy tenha partido, subido até 70 km de altitude, liberado a Straship no espaço, virado, retornado e, com todo aquele tamanho e peso, realizado uma aterrissagem suave e precisa sendo pego, em pleno ar, pelos gigantescos braços móveis daquela torre que o esperava e que se fecharam para o “agarrar” com eficiência e precisão. Controle total.

Carlos Magno Corrêa Dias
16/10/2024

14 de out. de 2024

Soldado mato-grossense fez a COBRA FUMAR bonito.


Soldado Linha de Frente, Pracinha, FEBiano, Cobra Fumante, Herói de Guerra da FEB (Força Expedicionária Brasileira), o Herói Justino Pires de Arruda lutou bravamente na insana e sombria Segunda Guerra Mundial, no norte da Itália, defendendo o mundo livre.

DIAS, C. M. C. - 2024

Ferido em combate ao ser atingido na cabeça por estilhaços de granada, o sobrevivente Tenente Justino Pires de Arruda que depois de recuperado lutou até os últimos dias de participação da FEB na guerra, nasceu em 12 de dezembro de 1919 na Cidade de Amambai (MS) então distrito do município de Ponta Porã à época parte do Mato Grosso (MT) e hoje do Mato Grosso do Sul (MS), recebeu a Medalha Sangue do Brasil aquela condecoração que foi dada aos bravos Combatentes feridos em ação objetiva nas Operações na Itália.

Membro da 4ª Cia/II Btl/6º RI (4ª Companhia, do II Batalhão, do 6º Regimento de Infantaria) da FEB, atualmente morador de Ponta Porã (MS), um dos últimos ex-Combatentes da FEB vivos e o último Pracinha vivo do Mato Grosso do Sul, o Cobra Fumante Justino Pires de Arruda tem sua incrível história contada no livro intitulado "Soldado Justino: um sobrevivente da FEB".

No livro em referência, a partir de entrevistas com o próprio FEBiano Justino Pires de Arruda, realização de pesquisas em diversos arquivos do Exército Verde Oliva do Brasil e mediante consulta a muitas biografias, é contada a participação ativa do centenário Ex-Combatente nas duras batalhas de Monte Prano, Zocca, Camaiore, Montese, Colechio e na rendição da temida 148ª Divisão de Infantaria Alemã, em Fornovo di Taro; além de se apresentar curiosidades sobre as lutas travadas nos gelados campos de batalha no Norte da Itália durante a segunda Guerra Mundial. A obra, no geral, é uma especial homenagem à coragem, ao sacrifício e ao senso de corpo dos Pracinhas da FEB em prol da liberdade dos povos.

O Soldado Justino Pires de Arruda quando iniciou sua vida militar servindo no quartel em Ponta Porã (MS), no antigo 11º Regimento de Cavalaria, atual 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada, como a maioria dos Pracinhas da FEB, era um jovem simples que morava na zona rural. Hoje o Tenente Justino Pires de Arruda é um dos Heróis Imortais da Segunda Guerra Mundial a quem deve-se muito.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Ex-Combatente Justino Pires de Arruda!

Carlos Magno Corrêa Dias
14/10/2024

13 de out. de 2024

Chamando cultura e intercâmbio de ideias.


No dia 13 de outubro de cada ano é celebrado o DIA INTERNACIONAL DO ESCRITOR para homenagear e reconhecer o importante trabalho dos ESCRITORES ao redor do mundo.

Pouco se sabe sobre a criação do DIA MUNDIAL DO ESCRITOR (ou DIA INTERNACIONAL DO ESCRITOR). Entretanto, evidências dão conta que a data foi escolhida para homenagear Jerônimo de Estridão (c. 347 - 420), nascido Eusébio Sofrônio Jerônimo (em latim: "Eusebius Sophronius Hieronymus"), considerado o Padroeiro dos Escritores, dos Estudiosos, dos Tradutores, dos Bibliotecários e dos Enciclopedistas.

Jerônimo de Estridão (São Jerônimo) foi um destacado teólogo, historiador e confessor, mais lembrado por sua tradução da Bíblia para o latim (conhecida como “Vulgata”) e por seus comentários sobre o Evangelho dos Hebreus. Tomado como Doutor da Igreja Católica por sua dedicação à escrita e ao estudo das escrituras, respeitado na história da Igreja Católica, é considerado um dos escritores mais fecundos do Cristianismo Antigo Tardio o qual defendeu, fortemente, também, os Estudiosos da Bíblia, os Estudantes e os Tradutores (em especial).

Como Escritor, tenho a grata satisfação de ter grande parte de meus livros pertencentes aos acervos da principais Biblioteca do Brasil e do Mundo, com boa parte de meus artigos disponibilizados em excelentes Repositórios Institucionais para consulta. Todos os meus livros, entretanto, estão depositados na fantástica Biblioteca Nacional do Brasil (a Fundação Biblioteca Nacional - FBN) aquela que é a maior Biblioteca do Brasil e uma das maiores do mundo.

Localizada na Cidade do Rio de Janeiro (RJ), a FBN é responsável pela captação, guarda, preservação e difusão da Produção Intelectual da Nação Brasil. Tenho a satisfação, também, de ter exemplares de meus livros integrando a fundamental Coleção Memória Nacional da FBN, uma das mais importantes coleções da FBN e que é constituída de materiais cruciais para a preservação da história e da cultura brasileiras.

A Coleção Memória Nacional da FBN tem, em particular, a função de capturar e preservar a Produção Intelectual do Brasil ao longo dos séculos garantindo que futuras gerações tenham acesso ao rico legado escrito no Brasil. Integrar a Coleção Memória Nacional da FBN com minhas obras não tem preço.

DIAS, C. M. C. - 2024

Que o objetivo do DIA INTERNACIONAL DO ESCRITOR de promover a diversidade cultural e o intercâmbio por meio da escrita, valorizando diferentes perspectivas e experiências, esteja presente na vida de todos os homens que podem pensar, analisar e refletir.

Carlos Magno Corrêa Dias
13/10/2024

12 de out. de 2024

Leitura fortalecendo mentes.


Em 12 de outubro, celebra-se o DIA NACIONAL DA LEITURA o qual foi instituído pela Lei 11.899/09, de 8 de janeiro de 2009; sendo estabelecida, também, a SEMANA NACIONAL DA LEITURA E DA LITERATURA.

A SEMANA NACIONAL DA LEITURA E DA LITERATURA é aquela na qual recai o DIA NACIONAL DA LEITURA.

O DIA NACIONAL DA LEITURA é importante data que visa promover e incentivar a leitura entre os Brasileiros, principalmente, os mais jovens. A SEMANA NACIONAL DA LEITURA E DA LITERATURA marca período no qual se põe em evidência o fundamental valor da leitura e do acesso aos livros ideias por meio do escrever.

No dia 12 de outubro, festeja-se, também, o DIA DAS CRIANÇAS e o DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA (Padroeira do Brasil). A combinação entre as celebrações reveste-se de significados especiais quando se proclamam valores culturais, sociais e educacionais chamando-se fortes reflexões.

DIAS, C. M. C. - 2024

Mas, absurdamente, a leitura mostrará situações terríveis como é o caso de existirem dezenas de milhões de crianças, ainda hoje com tanto desenvolvimento e com inúmeras ações para se atingir sustentabilidade, morrendo de fome. Centenas de milhões de crianças vivem na pobreza e passam fome todos os dias, a cada minuto, a cada segundo.

As terríveis estatísticas não mudam. “Uma a cada quatro pessoas que passam fome no mundo continuam sendo crianças. A cada quatro segundos (ou a cada cinco segundos, em referenciais mais otimistas) uma pessoa morre de fome no mundo”. A taxa de mortalidade infantil, a despeito da modificação dos critérios evasivos, cresce assustadoramente.

No DIA DA CRIANÇA chame-se a atenção para o correspondente crime hediondo de se matar crianças com a falta de ter o alimento para comer e necessário ao sobreviver.

Certamente, entretanto, a leitura, além de transformar mentes, abre as portas das possibilidades para a evolução e o desenvolvimento. Nações são construídas por meio da leitura. A leitura gera poder transformando consciências. Cada ser pensante fica mais poderoso lendo.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
12/10/2024

P.S.: Na foto da segunda figura encontram-se alguns de meus livros publicados. Que a leitura dos mesmos siga promovendo as esperadas transformações.

11 de out. de 2024

Símbolo canta a terra Brasil.


Em 5 de outubro de 2009, no DIA DAS AVES, há mais de 15 anos passados, tive a grata satisfação de tirar a foto (apresentada novamente nesta postagem) na qual figuram exemplares da AVE NACIONAL DO BRASIL em ninho construído e mantido no quintal de minha residência.

DIAS, C. M. C. - 2009

Ter aquela família de Sabiás-Laranjeira em casa foi um privilégio sem igual. A foto, coincidentemente, foi tirada, exatamente, no DIA DA AVE, no dia 5 de outubro, sem, entretanto, programação prévia alguma.

O DIA DA AVE foi instituído pelo Decreto 9.675, de 03/10/2002 quando, também, foi designado o SABIÁ-LARANJEIRA (“Turdus rufiventris”) como símbolo representativo da Fauna Ornitológica Brasileira.

O SABIÁ-LARANJEIRA é tido popularmente como a AVE NACIONAL DO BRASIL e aquela que canta a primavera. Seu canto melodioso não apenas encanta como, também, faz refletir sobre a maravilha da natureza.

Distintos poetas citam o SABIÁ-LARANJEIRA como o pássaro que canta o amor e a primavera; como é o caso especial do saudoso Antônio Gonçalves Dias (1823-1864) no início do seu especial poema "Canção do Exílio" (1843) ao proclamar “Minha terra tem palmeiras, onde canta o SABIÁ; as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá”.

Carlos Magno Corrêa Dias
11/10/2024

10 de out. de 2024

Especialista em Aviões auxiliou consolidar FAB.


O centenário Major Especialista em Aviões João Rodrigues Filho, atuante como Terceiro Sargento no Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA) da FAB (Força Aérea Brasileira) durante a Campanha da Itália na sangrenta Segunda Guerra Mundial, iniciou sua carreira aos 18 anos na Escola de Especialistas sediada na época no Galeão.

Com seus 19 anos se tornou Terceiro Sargento e, já no mês seguinte àquela promoção, se encaminhou para os campos de batalha. O Major Reformado João Rodrigues Filho, nascido em 22 de julho de 1923, na Cidade do Rio de Janeiro (RJ), foi o Chefe da Equipe de Mecânicos do Avião A-3 (um P-47 Thunderbolt).

DIAS, C. M. C. - 2024

O 1° GAVCA, subordinado ao 350° “Fighter Group” da Força Aérea Americana, foi constituído de 25 aeronaves de caça P-47 Thunderbolt. “O P-47 era um avião fantástico. Ele era um avião extremamente forte. A aeronave decolava com duas bombas de 500 libras nas asas e uma embaixo do trem de pouso, além de oito metralhadoras com 500 tiros cada uma”, conta o centenário ex-Combatente.

Com o maior orgulho o Major João Rodrigues Filho relata que graças ao empenho, forte e incessante trabalho dos Especialistas em Aviões (como ele) a grande maioria dos aviões sempre estavam em condições de voar. “Mais de 90% de disponibilidade das aeronaves nos céus”.

O excelente militar João Rodrigues Filho reconhece que “os Sargentos Brasileiros foram fundamentais para se vencer a guerra, especialmente os Mecânicos, os Especialistas em Lanternagem e os Especialistas em Rádio, que sempre deixavam os aviões prontos para voar”.

A despeito dos ataques constantes do inimigo e de todas as inimagináveis dificuldades enfrentadas durante a guerra a quantidade de missões diárias atribuídas à FAB sempre foi cumprida graças ao excelente trabalho dos Especialistas em Aviões os quais mantinham as aeronaves prontas em condições para voar.

Em terra, enfrentando condições adversas, os notáveis Especialistas em Aviões do Brasil trabalhavam arduamente tanto na manutenção e rearmamento dos P-47 Thunderbolt como, também, eram responsáveis por toda a estrutura de retaguarda das operações, mantendo o 1º GAvCa com um dos maiores índices de disponibilidade do Teatro de Operações do Mediterrâneo. A FAB se consolidou e se fortaleceu graças aos chamados Especialistas em Aviões.

Ao longo de sua carreira João Rodrigues Filho recebeu condecorações tais como: Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Medalha Militar Bronze por 10 anos de bons serviços, Medalha Militar Prata por 20 anos de bons serviços e “Presidential Unit Citation” (EUA).

Ao regressar ao Brasil o Herói serviu na Base Aérea de Santa Cruz na função de Mecânico de avião P-47 até 1.950. Depois cursou a Escola Preparatória de Oficial Especialista em Mecânica; continuando na FAB nessa função até 1964.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Herói Ex-Combatente que Sentou a Pua João Rodrigues Filho!

Carlos Magno Corrêa Dias
10/10/2024