Em 16 de outubro celebram-se o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO, o DIA DO ENGENHEIRO DE ALIMENTOS e o DIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA; sendo a alimentação e as inovações científicas e tecnológicas fundamentais para a vida humana.
O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO, instituído para lembrar a criação (em 1945) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), chama atenção para a reflexão sobre a necessidade de se alcançar a segurança alimentar de forma que todas as pessoas tenham acesso regular a alimentos suficientes para levar-se uma vida digna e saudável. Em 2024, o tema do DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO é “Direito à Alimentação para uma Vida Melhor e um Futuro Melhor”. Que seja sempre um forte lembrete de que o direito a uma alimentação adequada é fundamental para quaisquer das pessoas das sociedades humanas.
O DIA DO ENGENHEIRO DE ALIMENTOS, por sua vez, celebra a importância dos Profissionais que trabalham na produção, processamento, armazenamento e distribuição de alimentos. Os Engenheiros de Alimentos desempenham papel crucial na garantia da segurança e qualidade dos alimentos que são consumidos diariamente.
Já o DIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA vem comemorar as importantes e seguidas descobertas em Ciência e Tecnologia para a melhoria de vida das pessoas. A data foi criada para chamar a atenção, também, sobre os impactos (positivos e/ou negativos) das inovações tecnológicas e científicas no progresso e desenvolvimento da humanidade.
A Ciência e a Tecnologia constituem os pilares fundamentais da sociedade sendo, desde a Antiguidade, responsáveis pelos avanços das sociedades em todo mundo de diferentes formas e intensidades.
Mas, a despeito da evolução científica e tecnológica que o mundo segue experimentando e das contribuições fantásticas no universo da Alimentação é fato que até o fim do dia de hoje cerca de 25.000 (vinte e cinco mil) pessoas vão MORRER DE FOME neste mesmo mundo no qual são celebrados o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO, o DIA DO ENGENHEIRO DE ALIMENTOS e o DIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA.
Cabe observar que estimativas mais brandas dão conta que até o final de cada dia do ano “apenas” 21.600 (vinte e uma mil) pessoas terão morrido de fome; tomando-se aquela estimativa que a cada 4 (quatro) segundos uma morte é registrada no mundo pela falta de se ter o que comer.
DIAS, C. M. C. - 2024
Então, celebrem-se sim, em 16 de outubro, o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO, o DIA DO ENGENHEIRO DE ALIMENTOS e o DIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, mas, não se esqueça que mesmo em 2024, vivendo-se a “Quinta Revolução Industrial” e a “Sexta Onda de Inovação”, seres humanos, principalmente crianças, continuam morrendo de fome em um mundo que produz comida de sobra para alimentar a todos.
Carlos Magno Corrêa Dias
16/10/2024