27 de out. de 2024

Elevação do nível médio do mar preocupa.


Em 19/09/2024, a convite do Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro), participei da conferência "A Elevação do Nível Médio do Mar" a qual foi realizada presencialmente em Niterói (RJ) e online pelo Canal do YouTube do Cembra.

Conforme evidenciado durante o evento as preocupações sobre o impacto da elevação do nível médio do mar em cidades é crescente demandando atenção urgente. Estimativas sinalizam que até 2050 cerca de 5% das áreas urbanas em cidades como Rio de Janeiro e Santos, por exemplo, poderão estar submersas; o que poderá gerar consequências devastadoras para a população, especialmente para as populações mais vulneráveis.

Cembra - A elevação do nível médio do mar - 2024

A elevação do nível médio do mar já tem gerado impactos negativos em cidades brasileiras e no mundo; evidenciando-se que fatores como expansão térmica (água do oceano aquecendo e se se expandindo) e derretimento das camadas de gelo são considerados os principais causadores do fenômeno de elevação dos mares.

As consequências da elevação do nível do mar podem envolver: o agravamento da erosão costeira; a salinização e piora da qualidade da água potável; danos graves ao patrimônio histórico e artístico; a geração de problemas no transporte e nas atividades econômicas; inundações; dentre outros malefícios.

Nos dois últimos anos o nível médio global do mar subiu 0,7 centímetros; correspondendo a quatro vezes mais do que o registrado no período anterior. A NASA (“National Aeronautics and Space Administration”) estima que o nível do mar pode subir entre 80 centímetros e 1,5 metros antes do final do século; o que não é, em absoluto, algo confortável quando comparado com a evolução histórica da subida dos níveis dos mares.

Modelagem Climática e Sensoriamento Remoto por meio de Levantamento Aéreo a Laser (LiDAR - “Light Detection and Ranging) são utilizados para criar cenários específicos os quais podem ajudar para planejar prevenções necessárias. O planejamento de estratégias de adaptação centradas em boas práticas de sustentabilidade e de forma antecipada é fundamental para perspectivar soluções para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, bem como para estabelecer os meios de proteção das futuras gerações.

Seguindo o lema da Marinha do Brasil “PROTEGENDO NOSSAS RIQUEZAS, CUIDANDO DA NOSSA GENTE”, o Cembra vem contribuindo com seus eventos para manter a visão holística que reflete seu compromisso de contribuir para a defesa e o bem-estar do Povo na Amazônia Azul do Brasil.

DIAS, C. M. C. - 2024

A Amazônia Azul do Brasil é “a região que compreende a superfície do mar, águas sobrejacentes ao leito do mar, solo e subsolo marinhos contidos na extensão atlântica que se projeta a partir do litoral até o limite exterior da Plataforma Continental brasileira”. Entretanto, mais do que um espaço geográfico, a Amazônia Azul do Brasil deve ser entendida como um conceito Político-Estratégico que reforça o Poder Marítimo do Brasil e a Soberania Nacional.

Carlos Magno Corrêa Dias
27/10/2024