Cada vez mais, com o passar do impiedoso tempo, a Galeria dos Heróis Imortais Combatentes do Brasil na Segunda Guerra Mundial vai ficando mais iluminada com a chegada de seus ilustres representantes.
Mas, com enorme pesar recebo a triste notícia do falecimento do ex-Combatente da Segunda Guerra Mundial o FEBiano, Cobra Fumante, Pracinha da FEB (Força Expedicionária Brasileira) Herói de Guerra José Bernardino Coelho ocorrido no último dia 10 de outubro de 2024 quando já possuía seus 103 anos de idade.
DIAS, C. M. C. - 2024
Nascido em Camboriú (SC), em 22 de janeiro de 1921, morador há décadas em Itajaí (SC), vivia nos últimos anos em Balneário Camboriú (SC), o Cobra Fumante José Bernardino Coelho foi chamado a servir na FEB em 1943, passando antes por um período de treinamento no Rio de Janeiro (RJ), embarcou para os campos sangrentos de batalha na Itália em 22 de setembro de 1944 no Terceiro Escalão da FEB.
Na vida militar encontrou sua vocação no campo da saúde e durante a guerra desempenhou a dura e difícil função de Padioleiro no Departamento de Saúde, sendo um dos responsáveis por buscar os feridos ou os mortos no campo de batalha e por dar os primeiros socorros quando fosse possível.
O Expedicionário José Bernardino Coelho que servia no então 11º Regimento de Infantaria Tiradentes, atualmente o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, desembarcou em Nápoles, em 6 de outubro de 1944.
Como Padioleiro o FEBiano José Bernardino Coelho presenciou mais proximamente todo horror e sofrimento da guerra que jamais conseguiu esquecer. “Pessoas famintas, crianças sem família, cidades destruídas, mulheres chorando. O trabalho de padioleiro era muito arriscado, pois a ambulância precisava ficar escondida a fim de não sofrer bombardeiros, e os Padioleiros tinham que ir no meio do fogo cruzado buscar feridos e mortos”. Um verdadeiro horror inimaginável.
Por seus incríveis trabalhos e pelas muitas vidas resgatadas nos miseráveis e assustadores campos de batalha da Segunda Guerra Mundial o Pracinha José Bernardino Coelho foi condecorado com a Medalha de Campanha e a Medalha da Vitória.
Vinculado ao 23º Batalhão de Infantaria (23º BI), o Herói José Bernardino Coelho arriscou sua própria vida muitas e muitas vezes para salvar muitos companheiros feridos. Para o Exército Verde Oliva do Brasil Pracinhas como o Militar José Bernardino Coelho “são faróis que inspiram, guiam e dão forças para se cumprir as obrigações”.
José Bernardino Coelho tornou-se uma lenda viva na história militar brasileira recebendo do 23º BI a medalha “Tributo à FEB” a qual constitui distinção especial concedida a militares que se destacaram por suas ações em prol dos ideais defendidos pelos Pracinhas que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.
Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Ex-Combatente José Bernardino Coelho!
Carlos Magno Corrêa Dias
21/10/2024