14 de out. de 2024

Soldado mato-grossense fez a COBRA FUMAR bonito.


Soldado Linha de Frente, Pracinha, FEBiano, Cobra Fumante, Herói de Guerra da FEB (Força Expedicionária Brasileira), o Herói Justino Pires de Arruda lutou bravamente na insana e sombria Segunda Guerra Mundial, no norte da Itália, defendendo o mundo livre.

DIAS, C. M. C. - 2024

Ferido em combate ao ser atingido na cabeça por estilhaços de granada, o sobrevivente Tenente Justino Pires de Arruda que depois de recuperado lutou até os últimos dias de participação da FEB na guerra, nasceu em 12 de dezembro de 1919 na Cidade de Amambai (MS) então distrito do município de Ponta Porã à época parte do Mato Grosso (MT) e hoje do Mato Grosso do Sul (MS), recebeu a Medalha Sangue do Brasil aquela condecoração que foi dada aos bravos Combatentes feridos em ação objetiva nas Operações na Itália.

Membro da 4ª Cia/II Btl/6º RI (4ª Companhia, do II Batalhão, do 6º Regimento de Infantaria) da FEB, atualmente morador de Ponta Porã (MS), um dos últimos ex-Combatentes da FEB vivos e o último Pracinha vivo do Mato Grosso do Sul, o Cobra Fumante Justino Pires de Arruda tem sua incrível história contada no livro intitulado "Soldado Justino: um sobrevivente da FEB".

No livro em referência, a partir de entrevistas com o próprio FEBiano Justino Pires de Arruda, realização de pesquisas em diversos arquivos do Exército Verde Oliva do Brasil e mediante consulta a muitas biografias, é contada a participação ativa do centenário Ex-Combatente nas duras batalhas de Monte Prano, Zocca, Camaiore, Montese, Colechio e na rendição da temida 148ª Divisão de Infantaria Alemã, em Fornovo di Taro; além de se apresentar curiosidades sobre as lutas travadas nos gelados campos de batalha no Norte da Itália durante a segunda Guerra Mundial. A obra, no geral, é uma especial homenagem à coragem, ao sacrifício e ao senso de corpo dos Pracinhas da FEB em prol da liberdade dos povos.

O Soldado Justino Pires de Arruda quando iniciou sua vida militar servindo no quartel em Ponta Porã (MS), no antigo 11º Regimento de Cavalaria, atual 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada, como a maioria dos Pracinhas da FEB, era um jovem simples que morava na zona rural. Hoje o Tenente Justino Pires de Arruda é um dos Heróis Imortais da Segunda Guerra Mundial a quem deve-se muito.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Ex-Combatente Justino Pires de Arruda!

Carlos Magno Corrêa Dias
14/10/2024