Em 5 de outubro de 2009, no DIA DAS AVES, há mais de 15 anos passados, tive a grata satisfação de tirar a foto (apresentada novamente nesta postagem) na qual figuram exemplares da AVE NACIONAL DO BRASIL em ninho construído e mantido no quintal de minha residência.
DIAS, C. M. C. - 2009
Ter aquela família de Sabiás-Laranjeira em casa foi um privilégio sem igual. A foto, coincidentemente, foi tirada, exatamente, no DIA DA AVE, no dia 5 de outubro, sem, entretanto, programação prévia alguma.
O DIA DA AVE foi instituído pelo Decreto 9.675, de 03/10/2002 quando, também, foi designado o SABIÁ-LARANJEIRA (“Turdus rufiventris”) como símbolo representativo da Fauna Ornitológica Brasileira.
O SABIÁ-LARANJEIRA é tido popularmente como a AVE NACIONAL DO BRASIL e aquela que canta a primavera. Seu canto melodioso não apenas encanta como, também, faz refletir sobre a maravilha da natureza.
Distintos poetas citam o SABIÁ-LARANJEIRA como o pássaro que canta o amor e a primavera; como é o caso especial do saudoso Antônio Gonçalves Dias (1823-1864) no início do seu especial poema "Canção do Exílio" (1843) ao proclamar “Minha terra tem palmeiras, onde canta o SABIÁ; as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá”.
Carlos Magno Corrêa Dias
11/10/2024