O centenário Major Especialista em Aviões João Rodrigues Filho, atuante como Terceiro Sargento no Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1° GAVCA) da FAB (Força Aérea Brasileira) durante a Campanha da Itália na sangrenta Segunda Guerra Mundial, iniciou sua carreira aos 18 anos na Escola de Especialistas sediada na época no Galeão.
Com seus 19 anos se tornou Terceiro Sargento e, já no mês seguinte àquela promoção, se encaminhou para os campos de batalha. O Major Reformado João Rodrigues Filho, nascido em 22 de julho de 1923, na Cidade do Rio de Janeiro (RJ), foi o Chefe da Equipe de Mecânicos do Avião A-3 (um P-47 Thunderbolt).
DIAS, C. M. C. - 2024
O 1° GAVCA, subordinado ao 350° “Fighter Group” da Força Aérea Americana, foi constituído de 25 aeronaves de caça P-47 Thunderbolt. “O P-47 era um avião fantástico. Ele era um avião extremamente forte. A aeronave decolava com duas bombas de 500 libras nas asas e uma embaixo do trem de pouso, além de oito metralhadoras com 500 tiros cada uma”, conta o centenário ex-Combatente.
Com o maior orgulho o Major João Rodrigues Filho relata que graças ao empenho, forte e incessante trabalho dos Especialistas em Aviões (como ele) a grande maioria dos aviões sempre estavam em condições de voar. “Mais de 90% de disponibilidade das aeronaves nos céus”.
O excelente militar João Rodrigues Filho reconhece que “os Sargentos Brasileiros foram fundamentais para se vencer a guerra, especialmente os Mecânicos, os Especialistas em Lanternagem e os Especialistas em Rádio, que sempre deixavam os aviões prontos para voar”.
A despeito dos ataques constantes do inimigo e de todas as inimagináveis dificuldades enfrentadas durante a guerra a quantidade de missões diárias atribuídas à FAB sempre foi cumprida graças ao excelente trabalho dos Especialistas em Aviões os quais mantinham as aeronaves prontas em condições para voar.
Em terra, enfrentando condições adversas, os notáveis Especialistas em Aviões do Brasil trabalhavam arduamente tanto na manutenção e rearmamento dos P-47 Thunderbolt como, também, eram responsáveis por toda a estrutura de retaguarda das operações, mantendo o 1º GAvCa com um dos maiores índices de disponibilidade do Teatro de Operações do Mediterrâneo. A FAB se consolidou e se fortaleceu graças aos chamados Especialistas em Aviões.
Ao longo de sua carreira João Rodrigues Filho recebeu condecorações tais como: Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Medalha Militar Bronze por 10 anos de bons serviços, Medalha Militar Prata por 20 anos de bons serviços e “Presidential Unit Citation” (EUA).
Ao regressar ao Brasil o Herói serviu na Base Aérea de Santa Cruz na função de Mecânico de avião P-47 até 1.950. Depois cursou a Escola Preparatória de Oficial Especialista em Mecânica; continuando na FAB nessa função até 1964.
Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Herói Ex-Combatente que Sentou a Pua João Rodrigues Filho!
Carlos Magno Corrêa Dias
10/10/2024
O excelente militar João Rodrigues Filho reconhece que “os Sargentos Brasileiros foram fundamentais para se vencer a guerra, especialmente os Mecânicos, os Especialistas em Lanternagem e os Especialistas em Rádio, que sempre deixavam os aviões prontos para voar”.
A despeito dos ataques constantes do inimigo e de todas as inimagináveis dificuldades enfrentadas durante a guerra a quantidade de missões diárias atribuídas à FAB sempre foi cumprida graças ao excelente trabalho dos Especialistas em Aviões os quais mantinham as aeronaves prontas em condições para voar.
Em terra, enfrentando condições adversas, os notáveis Especialistas em Aviões do Brasil trabalhavam arduamente tanto na manutenção e rearmamento dos P-47 Thunderbolt como, também, eram responsáveis por toda a estrutura de retaguarda das operações, mantendo o 1º GAvCa com um dos maiores índices de disponibilidade do Teatro de Operações do Mediterrâneo. A FAB se consolidou e se fortaleceu graças aos chamados Especialistas em Aviões.
Ao longo de sua carreira João Rodrigues Filho recebeu condecorações tais como: Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Medalha Militar Bronze por 10 anos de bons serviços, Medalha Militar Prata por 20 anos de bons serviços e “Presidential Unit Citation” (EUA).
Ao regressar ao Brasil o Herói serviu na Base Aérea de Santa Cruz na função de Mecânico de avião P-47 até 1.950. Depois cursou a Escola Preparatória de Oficial Especialista em Mecânica; continuando na FAB nessa função até 1964.
Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Herói Ex-Combatente que Sentou a Pua João Rodrigues Filho!
Carlos Magno Corrêa Dias
10/10/2024