31 de dez. de 2024

ENGENHARIA LÓGICA celebrada em extensão.


Em 2024, celebro os dez anos da apresentação de minhas Ações de Extensão Universitária e/ou Tecnológica no campo da ENGENHARIA LÓGICA e das LÓGICAS REVERSAS RECURSIVAS ministradas para Acadêmicos das Ciências Exatas e de Tecnologia.


DIAS, C. M. C. - 2024

A EXTENSÃO deve ser tomada como vetor indutor da indissociabilidade entre ENSINO, PESQUISA e EXTENSÃO. Em 2014, as minhas Ações de EXTENSÃO mostraram, uma vez mais, na prática, como a PESQUISA gera as exigidas soluções de problemas percebidos na Sociedade para, naturalmente, se transformar em bons conteúdos os quais tanto podem ser convertidos em conhecimento do ENSINO a ser transmitido em sala de aula quanto constituem elo crucial no processo contínuo e sustentável do fazer Ciência e do gerar Tecnologias.

As Ações/Atividades de Extensão (Universitária e/ou Tecnológica) que realizei em 2014 foram especiais dado que objetivavam apresentar ao mundo sensível tanto as “LÓGICAS REVERSAS RECURSIVAS” quanto a “ENGENHARIA LÓGICA” as quais são áreas de conhecimento de minha autoria.

Com satisfação tive oportunidades de comprovar que nesta última década os conhecimentos que orbitam as duas áreas que criei já seguiram para diversos outros campos e estão promovendo progressos dos mais expressivos em muitos campos do saber para muito além das distinguidas Ciências Exatas e Tecnologias. “As ‘alfa’ premissas geram ‘beta’ conclusão em processo contínuo, recursivo e permanente”.

Especificamente realizei naquele 2014 as seguintes Ações/Atividades de Extensão Tecnológica e/ou Universitária; quais sejam:

- Palestra/Conferência sobre PDI (Pesquisa - Desenvolvimento - Inovação): Uma questão nacional;

DIAS, C. M. C. - 2014

- Curso de Extensão Universitária em Lógica Matemática Inferencial Proposicional de Primeira Ordem;

DIAS, C. M. C. - 2014

- Curso de Extensão Universitária em Análise Lógica de Modelos Diferenciais e Integrais Nas Engenharias;

DIAS, C. M. C. - 2014

- I SIDELOFIC - Seminário Inovação e Desenvolvimento em Lógica e Filosofia da Ciência: Engenharias em Inovação Científica e Tecnológica;

DIAS, C. M. C. - 2014

- II COENTELOG - Colóquio Entelechia Logicae: Inovação em Engenharia Lógica;

DIAS, C. M. C. - 2014

- Palestra/Conferência sobre Cálculo Lógico Inferencial;

DIAS, C. M. C. - 2014

- Lançamento do livro Cálculo Lógico Inferencial;

DIAS, C. M. C. - 2014

- III COENTELOG (Colóquio Entelechia Logicae): Lógicas Mentais Recursivas;

DIAS, C. M. C. - 2014

- Curso de Extensão Universitária em Cálculo Sentencial Dedutivo em Lógica Matemática Inferencial;

DIAS, C. M. C. - 2014

- Curso de Extensão Universitária em Cálculo Proposicional em Lógica Matemática Inferencial Dedutiva;

DIAS, C. M. C. - 2014

- Curso de Extensão Universitária e Tecnológica em LÓGICA FORMAL APLICADA NA ANÁLISE DEDUTIVA DE INFERÊNCIAS;

DIAS, C. M. C. - 2014

- Curso de Extensão Universitária e Tecnológica em LÓGICA MATEMÁTICA APLICADA NA AVALIAÇÃO DE RACIOCÍNIOS DEDUTIVOS;

DIAS, C. M. C. - 2014

Em 2024, comemoro com júbilo a já passada uma década da realização daquelas Ações/Atividades de Extensão. “Ao infinito e além”, muito além.

Carlos Magno Corrêa Dias
31/12/2024

29 de dez. de 2024

Futuro dos Museus em debate.


Com o título PROJETAR MUSEUS, REFLETIR PÚBLICOS foi realizada a terceira edição do seminário “MAM Debate” no último dia 30 de novembro de 2024, no Auditório Walter Zanini, do MAC USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo).

MAM / MAC USP - 2024

A convite do MAC USP, instituição ligada ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão da USP (Universidade de São Paulo) voltada à produção artística nacional e estrangeira, tive o privilégio de participar daquele inovador e importante seminário. O “MAM Debate” já se consagra como um evento de referência no Setor Cultural do Brasil.

O “MAM Debate” é uma iniciativa do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) objetivando a promoção de reflexões, pesquisas e debates sobre questões relacionadas à Arte Moderna e Contemporânea, bem como outras questões diretamente ligadas ao MAM. Por intermédio de seminários e/ou publicações o “MAM Debate” busca discutir o passado, o presente e as possíveis atuações futuras do museu, fundamentando-se em problemáticas históricas e emergentes.

O evento contou com a contribuição de especialistas atuantes em Museus e Instituições Culturais e promoveu discussões determinantes sobre os desafios em conectar públicos por meio da programação expositiva e da comunicação.

Composto por mesas de debates o evento tratou de temas como “Projeção pública: museus e seus programas” e “Comunicação integrada: museus e suas redes”; evidenciando a importância dos Museus na sociedade contemporânea e a necessidade de repensar suas práticas para se conectarem com públicos diversos.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/12/2024

27 de dez. de 2024

Excelência em Ciência Agrícola no Brasil.


No dia 28 de novembro de 2024, foi realizado, pela ABC (Academia Brasileira de Ciência), com o título “A HERANÇA DE JOHANNA DÖBEREINER PARA A CIÊNCIA AGRÍCOLA BRASILEIRA E MUNDIAL”, o workshop especial que marcou o centenário de nascimento de Johanna Döbereiner, uma das mais influentes cientistas da Agricultura do Brasil.

Composição - Divulgação - ABC - 2024

A convite da ABC participei do evento que foi realizado na sede da ABC no Rio de Janeiro sendo organizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O workshop teve seu início com exposição apresentando as principais contribuições de Johanna Döbereiner para a Ciência Agrícola, principalmente sobre seus estudos sobre a fixação biológica do nitrogênio. Suas descobertas não só revolucionaram a agricultura no Brasil, permitindo a economia de bilhões de dólares anualmente, como também colocaram o país na vanguarda da produção de soja.

Transmitido ao vivo pelo canal da ABC no YouTube o evento contou, também, com série de palestras de diversos cientistas renomados que compartilharam suas experiências e memórias pessoais de colaboração com Johanna Döbereiner.

Ao final do workshop, foi lançado um livro comemorativo com depoimentos e artigos sobre a influência duradoura de Johanna Döbereiner na Ciência Agrícola. Os participantes presenciais receberam exemplares autografados pelos autores.

Johanna Liesbeth Kubelka Döbereiner (1924 - 2000), nascida em Aussig, na República Checa, naturalizada brasileira em 1956, pioneira em Biologia do Solo, é uma das dez cientistas brasileiras mais citada pela comunidade científica mundial e suas pesquisas foram fundamentais para que o Brasil desenvolvesse tanto o Programa Nacional do Álcool quanto se tornasse o segundo produtor mundial de soja.

O trabalho de Johanna Döbereiner revolucionou a Agricultura do Brasil (e do mundo) ao pesquisar bactérias capazes de realizar a fixação biológica do nitrogênio atmosférico, transformando-o em um composto assimilável pelas plantas. Além de poupar ao Brasil gastos anuais enormes os trabalhos de Johanna Döbereiner possibilitam que as pessoas possam consumir alimentos mais baratos e saudáveis.

Carlos Magno Corrêa Dias
27/12/2024

23 de dez. de 2024

Índia e Paraná aproximam negócios e mercados.


A convite da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Comitê de Organização do Evento e da Gerência de Relações Internacionais da Fiep, tive a grata satisfação de participar do Seminário “Fazendo Negócios com a Índia - Edição Paraná”.

Fiep - CIN-PR - 2024

O evento foi realizado no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), com organização pelo Sistema Fiep, por meio do CIN-PR (Centro Internacional de Negócios do Paraná), em parceria com a Câmara de Comércio Índia Brasil (CCIB) e Consulado Geral da Índia, no dia 27 de novembro de 2024.

O seminário objetivou fortalecer as Relações Comerciais entre o Paraná e a Índia, o incentivo à cultura exportadora e à promoção de novas oportunidades de negócios, bem como oferecer orientações práticas sobre internacionalização e sobre a adaptação de estratégias de negociação às particularidades do Mercado Indiano, proporcionando um ambiente para a troca de experiências entre empresários paranaenses e especialistas da Índia.

Durante o seminário foram abordados temas relacionados à “Cultura de Negócios Indiana” e apresentados “Casos de Sucesso de Indústrias Paranaenses” que já atuam no Mercado Indiano; sendo apresentadas, também, novas oportunidades de negócios visando o fortalecimento e a expansão da exportação bilateral entre Brasil e Índia.

Os interessados de diversos setores de produção, incluindo vestuário, alimentos e bebidas, tiveram a oportunidade de conhecer formas de ampliação da cultura exportadora para além das fronteiras nacionais; possibilidades de estabelecimento de parcerias de longo prazo que favoreçam o crescimento mútuo entre Indústrias do Paraná e da Índia; bem como, inspiração para seguir empreendendo em todos os segmentos industriais a fim de permitir a necessária ampliação de operações comerciais.

“Fazendo Negócios com a Índia - Edição Paraná” foi uma oportunidade valiosa para o Paraná aprender mais sobre o Mercado Indiano e como é possível se inserir, de maneira eficaz e sustentável, em outras rotas comerciais. Reunindo industriais, empreendedores, empresários, pesquisadores e especialistas, representantes de instituições públicas e privadas, dentre outros interessados, o evento agregou conhecimento, fortaleceu parcerias estratégicas e promoveu a criação de novas oportunidades comerciais.

Uma vez mais o Sistema Fiep fomentou, com sucesso, novas oportunidades de expansão para as Indústria do Paraná por meio da troca de informações e do acesso a inovações tecnológicas para alavancar os negócios e a competitividade do Paraná no mundo.

Carlos Magno Corrêa Dias
23/12/2024

22 de dez. de 2024

Saturno ficou mais e melhor conhecido.


Entre 2004 e 2017, a missão “Cassini-Huygens” orbitou Saturno e realizou novas descobertas sobre a atmosfera, os anéis e as muitas luas daquele astro. A sonda “Huygens”, carregada pela “Cassini”, chegou em Saturno no mês de setembro de 2017, encerrando aquela importante e inovadora missão.

Para tratar algumas das muitas descobertas feitas pela missão em referência foi apresentada a palestra intitulada “Luas geladas e criovulcanismo: Descobertas da missão Cassini”, a qual foi promovida pela ABC (Academia Brasileira de Ciências), no dia 27 de novembro de 2024.

ABC - 2024

A convite da ABC, dado meu particular interesse pelos cálculos de lançamento de foguetes, assisti a palestra em referência quando foi apresentado, por pesquisadora da “National Aeronautics and Space Administration” (Nasa), o planeta Saturno com novas perspectivas. O evento teve transmissão em tempo real pelo Canal da ABC no Youtube.

“Cassini-Huygens” - Saturno
Acessado da Wikipédia - 2024 

Durante a palestra foram apresentadas descobertas importantes sobre Saturno; tais como: novidades sobre a atmosfera, os anéis e as muitas luas de Saturno; detalhes sobre a superfície de Titã nunca percebidos anteriormente; particularidades sobre a geologia e a paisagem de Titã pondo em evidência montanhas, lagos, rios e processos de erosão; a descoberta de vulcanismo de gelo nas luas Encélado e Titã de Saturno; dentre outras contribuições.

“Cassini-Huygens” - Encélado e Titã
Acessado da Wikipédia - 2024 

Ficou evidenciada, também, que a partir das descobertas da missão “Cassini-Huygens” intensificaram-se pesquisas sobre a possibilidade de habitabilidade de Titã (o maior satélite natural de Saturno e o segundo maior de todo o Sistema Solar) haja vista possuir uma atmosfera densa e ter sua superfície rica em hidrocarbonetos que podem suportar reações químicas complexas, semelhantes àquelas que poderiam ter levado ao surgimento da vida na Terra. Entretanto, não se deve perder de vista que os estudos ainda são especulativos e dependentes de muitas incertezas.

“Cassini-Huygens” - Titã
Acessado da Wikipédia - 2024 

A missão “Cassini-Huygens” foi uma empreitada conjunta entre a Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana (ASI); constituindo, em última análise, mais uma importante ação dos homens em busca de vida fora da Terra.

Todavia, é importante ressaltar que a partir da missão em questão se adquiriu um conhecimento muito mais profundo e detalhado de Saturno e sobre seu sistema dado que antes o entendimento de Saturno era por demais limitado, principalmente, porque se baseava em observações de telescópios terrestres e em informações de missões espaciais que fizeram passagens rápidas pelo planeta.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/12/2024

21 de dez. de 2024

Pela consciência sobre a Amazônia Azul.


Em 26 de novembro de 2024, a convite do Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro), participei da palestra “Cultura Oceânica”, promovida pelo próprio Cembra e realizada em Niterói (RJ) com transmissão pelo canal do YouTube do Cembra.

Cembra - 2024

Embora não seja percebida a “saúde” do oceano tanto interfere no dia a dia das pessoas como as ações contínuas dos homens afetam, significativamente, a “saúde” e a sustentabilidade do oceano. Semelhante dificuldade, denominada de “cegueira oceânica”, impede que a maioria dos cidadãos tenham nítida consciência sobre a importância crucial do oceano e dos mares na vida humana e de outras espécies.

Assim sendo, se faz necessário, e o mais brevemente possível, uma ampla “Educação Oceânica” que dê a conhecer a realidade do oceano global que vai muito além daquilo que o público em geral consegue enxergar ou pode ver na costa de seus países.

A palestra "Cultura Oceânica" teve como objetivo principal conscientizar sobre a importância do oceano e seus recursos para a economia, meio ambiente e qualidade de vida levando-se em conta a necessidade de estabelecer a conexão do público com o oceano; sendo tratados durante o evento termas como ecologia, comércio, exploração de energia, mudança climática, biodiversidade, saúde humana e o desenvolvimento de um futuro sustentável; objetivando, em última análise, expandir o conhecimento e as perspectivas em torno da Ciência Oceânica e do desenvolvimento sustentável dos oceanos e seus recursos.

Foi dada atenção, também, ao ODS 14 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14), "Vida na Água", o qual enfatiza a necessidade de se conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

O ODS 14 é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidades) os quais foram estabelecidos para abordar os desafios globais mais urgentes e promover um desenvolvimento sustentável, equitativo e inclusivo até 2030.

ODS 14 - ONU - 2015

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram concebidos para ser um plano de ação global que aborda questões econômicas, sociais e ambientais de maneira integrada e holística englobando cinco áreas críticas que são essenciais para a sustentabilidade: Pessoas (“People”); Planeta (“Planet”); Prosperidade (“Prosperity”); Paz (“Peace”); e, Parcerias (“Partnerships”); os denominados “5 Ps da Sustentabilidade”.

A palestra “Cultura Oceânica” foi mais um momento especial que contribuiu fortemente para chamar a atenção para as mudanças necessárias quanto a aquisição de “novas habilidades, valores e atitudes que levem a sociedades mais sustentáveis no que tange ao oceano” e, em particular, à Amazônia Azul do Brasil (Águas Jurisdicionais Brasileiras).

Carlos Magno Corrêa Dias
21/12/2024

20 de dez. de 2024

Em 2024 o gol mais bonito é da melhor.


A ponta-esquerda (meio-campista) Marta Vieira da Silva, conhecida mundialmente simplesmente como MARTA, escolhida como melhor futebolista do mundo por seis vezes, maior artilheira da história da Seleção Brasileira (contando tanto a feminina quanto a masculina), recebeu, em 17/12/2024, em Doha, no Catar, o primeiro “Prêmio Marta” de Gol mais Bonito do Ano de 2024 entre as Mulheres no “Fifa The Best 2024”.

Prêmio Marta de Gol Mais Bonito de 2024

Detalhe: o “Prêmio Marta de Gol mais Bonito do Ano” foi introduzido, em 2024, pela Fifa para homenagear a melhor jogadora brasileira de futebol feminino do mundo que é a própria Marta Vieira da Silva. Antes da criação do “Prêmio Marta”, homens e mulheres concorriam juntos ao Prêmio Puskás de melhor gol do ano; mas, todos os vencedores foram do futebol masculino.

O “Prêmio Marta de 2024” reconhece outra das diversas belas “pinturas” de Marta em campo e, mais uma vez, põe em destaque o grande talento da melhor jogadora de futebol dos últimos tempos: Marta Vieira da Silva.

Carlos Magno Corrêa Dias
20/12/2024

17 de dez. de 2024

Convergências entre IA e Compliance.


Com o tema “IA e Ética: Desafios e Oportunidades” foi realizada a terceira reunião anual da Rede Paranaense de Compliance, em 07/11/2024, no Câmpus da Indústria, na Sala Prospectiva, do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

Sistema Fiep -  Rede Paranaense de Compliance - 2024

A convite do Sistema Fiep, por meio da Rede Paranaense de Compliance via Gerência de Riscos e Compliance e Gerência de Responsabilidade Social do Sistema Fiep, participei daquela reunião quando foram discutidos os desafios éticos e as oportunidades que a Inteligência Artificial (IA) apresenta para as ações corporativas (atual e futuramente).

Ficou claro que a crescente adoção da IA no meio corporativo vem trazendo muitas e diversificadas oportunidades juntamente com um conjunto enorme de desafios e dificuldades a vencer; sendo as questões da segurança e a minimização de riscos tratados com maior atenção.

Na palestra intitulada “IA e Ética: Desafios e Oportunidades”, transmitida, também, de forma on-line, foram consideradas as melhores práticas de se integrar a IA nos processos corporativos oferecendo “insights” reflexivos e aplicações práticas correspondentes.

A adoção da IA no Compliance promoverá a transformação como as organizações lidam com desafios regulatórios, tornando os processos mais ágeis e eficientes. No entanto, é crucial que a tecnologia seja usada com cautela e acompanhada de supervisão humana para garantir a integridade e a conformidade.

Falar em oportunidades geradas pela IA no meio corporativo é pensar em diversas vantagens, tais como: o monitoramento em tempo real; a automação de tarefas manuais; as análises preditivas de tendências, a melhoria da comunicação e dos treinamentos; dentre tantas outras.

Todavia, é imprescindível (essencial, na verdade) estar preparado para os diversos desafios envolvidos tais como: manter a manutenção constante de supervisão humana nos processos automatizados pela IA para evitar vieses e garantir decisões eficientes; garantir a implementação da IA centrada em medidas robustas de privacidade e segurança para proteger dados sensíveis; equipes de compliance precisam ser treinadas para utilizar efetivamente as ferramentas de IA e adaptar-se às novas tecnologias; para citar alguns pontos apenas.

A Rede Paranaense de Compliance foi lançada em 2018 por meio do Sistema Fiep, com o apoio do Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Atores Locais de Curitiba) e da Unitar (“United Nations Institute for Training and Research”), objetivando a promoção de debates sobre temas centrais de governança corporativa, compliance, gestão de riscos e inovações no mercado.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/11/2024

Dilemas surfam nas ondas da inovação.


Se não é possível resolver com o Cálculo Diferencial e Integral ou com a Lógica, então, de fato, é um problema.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
17/12/2024

16 de dez. de 2024

Pracinha conhecido como “Pracinha” integra Galeria dos Imortais.


São dias esperados, mas são dias de luto e de imensa tristeza com um misto paradoxal de alegria dado que a Galeria dos Imortais da Pátria fica mais brilhante e esplendorosa toda vez que chega mais um ilustre Herói da Pátria para engrandecê-la.

Assim, o Soldado Francisco Matias de Oliveira, natural de Araxá (MG), nascido em 28 de novembro de 1921, Pracinha, FEBiano, Cobra Fumante da FEB (Força Expedicionária Brasileira), Herói de Guerra, ferido em combate nos sangrentos campos da Itália durante a Segunda Guerra Mundial, entra para aquela galeria ao falecer em 9 de dezembro de 2024 aos seus 103 anos de idade.

DIAS, C. M. C. - 2024

Lotado no 1° Regimento de Infantaria (Regimento Sampaio) partiu para a guerra em 22 de setembro de 1944 junto com os combatentes do 2° Escalão da FEB para enfrentar duramente e com grande coragem aqueles que se opunham à liberdade dos homens.

“Pracinha”, como ficou conhecido Francisco Matias de Oliveira, super admirado em Araxá, sempre foi reconhecido por sua importância histórica e pelo legado valoroso que representou sendo tomado como exemplo de vida e dedicação à coletividade, um símbolo de coragem extrema e de patriotismo eterno.

Francisco Matias de Oliveira era 2º Tenente Reformado e foi o último ex-Combatente vivo de Araxá que integrou a FEB na Segunda Guerra Mundial tendo recebido em vida diversas homenagens, principalmente, pelo seu heroísmo, patriotismo e amor à Nação Brasil.

Em 23 de novembro de 2019, em Araxá, Francisco Matias de Oliveira foi homenageado de forma especial com a Medalha da Vitória durante as festividades da Formatura da Turma 2019 do Tiro de Guerra Capitão Barros. Para o FEBiano Francisco Matias de Oliveira a Medalha da Vitória foi uma das honrarias mais significativas dado que a mesma vem reconhecer e valorizar o serviço e o sacrifício daqueles bravos que contribuíram para a defesa da liberdade e da paz durante a Segunda Guerra Mundial.

Na Segunda Guerra Mundial Francisco Matias de Oliveira serviu com bravura e era o tipo do Soldado destemido por natureza enfrentando com coragem acima da normal os enormes desafios e perigos do campo de batalha.

Sua participação na FEB foi um testemunho de seu patriotismo e amor ao Brasil que sempre foi motivo de reconhecimento e de homenagens. Após o término do conflito, Francisco Matias de Oliveira retornou ao Brasil como um Herói e carregou consigo as lembranças e experiências de uma guerra que moldou a história do mundo. A memória de Francisco Matias de Oliveira continuará viva como inspiração para as futuras gerações do Exército Verde Oliva do Brasil que não se cansa de reconhecer o legado do 2º Tenente Reformado Francisco Matias de Oliveira um especial símbolo de heroísmo e de amor à Pátria.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Imortal Francisco Matias de Oliveira!

Carlos Magno Corrêa Dias
16/12/2024

12 de dez. de 2024

A morte pela fome aniquila os direitos humanos.


E viveu-se a passagem de mais um dia 10 de dezembro, DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS ou DIA DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, sem se perceber significativas mudanças necessárias quanto ao bom entendimento sobre as múltiplas aprendizagens envolvidas.

Lá em 10 de dezembro de 1948 a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhecia a possível “evolução” atingida pela Humanidade ao adotar a “Declaração Universal dos Direitos Humanos" na qual foram listados os DIREITOS DOS HOMENS imprescindíveis para a “preservação” da própria humanidade. Mas, pelo visto, ainda hoje em 2024, a mesma humanidade insiste em permanecer vivendo na barbárie, alimentando-se da estupidez e da animalidade desrespeitando seguidamente o próprio homem.

Todavia, alimentando a esperança de ocorrerem mudanças de forma que o homem abandone um dia “o sobrepujar o próprio homem” (como vem fazendo há séculos), segue-se convidando a todos para lerem a Declaração Universal dos Direitos Humanos (realizando as urgentes reflexões).

Décadas são passadas e o ser humano caminha, invariavelmente, insistindo em violar os DIREITOS dos Seres Humanos desenvolvendo “um mundo miserável, atroz e desgraçado no qual o homem continua sendo, sem a devida inteligência, o covarde algoz do próprio homem”; talvez por simples ignorância ou por algum tipo de conveniência inexplicável (não é possível precisar ao certo).

O DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS foi criado para homenagear a adoção e proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos e para celebrar as boas práticas concretas legítimas que garantam os direitos civis, políticos, sociais e ambientais de todas as pessoas que habitam o planeta Terra.

Porém, neste 2024, como, aliás, em anos anteriores, vê-se muita dor e sofrimento imposta ao homem pelo próprio homem. O homem continua sobrepujando o próprio homem de forma absurda (cada vez com maior intensidade e com frequência assustadora), inclusive permitindo a proliferação da fome.

DIAS, C. M. C. - 2024

“Enquanto existir um único homem morrendo por falta de alimento a Declaração Universal dos Direitos Humanos não está sendo cumprida”.

Carlos Magno Corrêa Dias
12/12/2024

11 de dez. de 2024

Sempre ENGENDRANDO soluções.


Em 11 de dezembro celebra-se o DIA DO ENGENHEIRO.

Em 11 de dezembro de 1933, pelo Decreto 23.569, foi regulamentado o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil.

Que os Engenheiros sigam engendrando (engenhando) cada vez mais soluções adequadas e necessárias para a melhoria de vida das pessoas e para o desenvolvimento, progresso e sustentabilidade de nossa Nação.

Saudações especiais tanto para os meus Ex-Alunos e Afilhados Acadêmicos dos Cursos de Engenharia que compartilharam comigo os fantásticos conhecimentos de Cálculo Diferencial e Integral e da Lógica Matemática quanto para o Amigos Engenheiros de jornada.

Aos Politécnicos (Engenheiros) o sempre engendrar (conceber, engenhar, maquinar, criar) soluções.

Mas, é claro, jamais esquecer aquela máxima do Professor: “ENGENHEIRO NÃO ACHA, ENGENHEIRO DERTEMINA”.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
11/12/2024

9 de dez. de 2024

Porque sempre será exigida a reflexão.


Com o título “Nas trilhas da produção as perspectivas se ampliam” publicava, em 09/12/2014, texto informando sobre o Registro de Propriedade Intelectual, no Escritório de Direitos Autorais (EDA), da Biblioteca Nacional do Brasil (BN-BR), de meu mais novo livro publicado da época intitulado “CONDICIONAIS NECESSIDADES DE TRANSCENDENTES SUFICIÊNCIAS” (ISBN: 978-85-88925-20-5); há, portanto, dez anos passados, há uma década em 09/12/2024.

DIAS, C. M. C. - 2024

Na obra apresento algumas de minhas ideias divulgadas em trabalhos diversos publicados tanto em espaços digitais quanto físicos (em papel propriamente), os quais envolvem posições assumidas, alguns resultados científicos obtidos a partir de minhas pesquisas, várias posições político-filosóficas defendidas, muitos de meus aforismos, bem como, informações sobre ações profissionais até então desenvolvidas e sobre minha produção intelectual em geral.

O conjunto dos textos considerados constitui “uma visão de contexto sobre necessidades e suficiências que podem contribuir para analisar ou refletir sobre determinadas possibilidades as quais somos condicionados diariamente em nossas vidas”, como afirmado no prefácio da obra em referência.

Em “CONDICIONAIS NECESSIDADES DE TRANSCENDENTES SUFICIÊNCIAS”, como prática recorrente já há anos, apresento um compêndio de escritos objetivando permitir a particular reflexão sobre os vários temas tratados os quais podem, também, provocar sentimentos ou preocupações; como, aliás, tem sido desde o início quando comecei a divulgar minhas ideias.

Carlos Magno Corrêa Dias
09/12/2024

8 de dez. de 2024

Engenheiros naturalmente engendrando soluções.


Naquele início do segundo semestre de 2009, no Prédio das Engenharias, na sede Central do Câmpus Curitiba da TECNOLÓGICA (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná) iniciava, há mais de 15 anos, jornada acadêmica com os JOVENS da Turma EM-2014-2/UTFPR (Turma de Formandos do Curso de Engenharia Mecânica e do Curso de Engenharia Industrial Mecânica 2014-2 do Câmpus Curitiba da UTFPR) os quais tornar-se-iam meus Afilhados a partir da cerimônia de Colação de Grau como Bacharéis Engenheiros.

Hoje quem sobe as rampas de acesso às mesmas salas de aula do Prédio das Engenharias vai encontrar afixada em uma daquelas paredes laterais a placa de bronze (tradicional, "enorme", suntuosa) onde são registrados (para a eternidade) meu nome como Professor Paraninfo da Turma EM-2014-2/UTFPR e de meus Afilhados (aqueles sempre “JOVENS”) que compartilharam comigo, desde o início do Curso de Engenharia Mecânica, as super emoções envolvidas no tratamento dos conteúdos da intensa, por vezes assustadora, mas sempre determinante e vibrante, disciplina de Cálculo Diferencial e Integral.

DIAS, C. M. C. 

Mas, como se diz, aquela placa de bronze “ad aeternum” (para sempre) não apenas registra o correspondente acontecimento histórico, mas perpetua o especial relacionamento entre Professor Paraninfo e seus Afilhados Bacharéis Engenheiros da Turma de Engenharia Mecânica e de Engenharia Industrial Mecânica do Segundo Semestre de 2014 do Câmpus Curitiba da UTFPR.

DIAS, C. M. C. 

Depois de passada esta década e meia dos primeiros contatos no relacionamento acadêmico posto em evidência aqui o mais importante continua sendo a certeza de que os Afilhados Bacharéis Engenheiros em referência, nas suas mais diversas áreas de atuação, seguem ENGENDRANDRO (ENGENHEIRANDO) soluções necessárias para garantir a soberania de nossa Nação e para a melhoria de vida das Pessoas (como é próprio dos Engenheiros).

Carlos Magno Corrêa Dias
08/12/2024

6 de dez. de 2024

Ciências seguem rivalizando com Tecnologias.


Como sempre, em alguns locais do planeta, as Ciências continuam sendo escravizadas (e tolhidas); verdadeiramente subvertidas nas Academias (Universidades) enquanto as infinitas possibilidades alçam voos cada vez mais altos (e rápidos) no mundo das Tecnologias (particularmente, no campo das Indústrias, nos Meios de Produção).

Nas Revoluções Industriais e nas Ondas da Inovação, que seguem avançando exponencialmente diariamente, as Ciências necessitam manter simbioses com as Tecnologias para deixar de serem arquivadas nas Bibliotecas (sob a forma de Dissertações ou Teses) e passem a exercer o papel fundamental determinante que lhes cabem no mundo real.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
06/12/2024

5 de dez. de 2024

Voluntariado impacta no alcance dos ODS.


Em 5 de dezembro celebra-se o DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1985, objetivando desenvolver o espírito de solidariedade nas pessoas para em colaboração contribuir para o desenvolvimento sustentável da Terra a partir de ações efetivas em todas as esferas da sociedade.

O DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO é uma oportunidade para se ressaltar que o "voluntariado contribui fortemente para um futuro inclusivo" de forma a intensificar o lema “Voluntários diversificados, comunidades mais fortes” o qual “sublinha que o voluntariado estimula a participação dos cidadãos na procura de soluções para os problemas reais das suas comunidades, o que significa resposta, coragem, dedicação e altruísmo”.

É de suma importância criar uma sociedade onde todos são incluídos e têm a oportunidade de participar e contribuir. “Uma sociedade onde a solidariedade e a cooperação são fundamentais vem contribuir para um desenvolvimento sustentável e inclusivo”.

DIAS, C. M. C. - 2024

Os temas do DIA INTERNACIONAL DO VOLUNTÁRIO seguem associados ao alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) tais como o 17: "Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável".

Um futuro inclusivo por meio de ações de voluntariado pode ser associado, também, aos ODS 1 (Erradicação da Pobreza), 4 (Educação de Qualidade), 10 (Redução das Desigualdades), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), bem como 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).

Voluntários doam seu tempo, expertise e habilidades para o bem e felicidade das pessoas e das causas necessárias tendo a certeza e a satisfação de ter ajudado.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/12/2024

3 de dez. de 2024

Doar é o significado de doar.


Chamando a solidariedade o DIA DE DOAR é dedicado à generosidade quando, de forma individual ou coletiva, se incentiva “o doar” para ampliar possibilidades positivamente entre os homens.

O DIA DE DOAR, conhecido, no mundo, como “Giving Tuesday”, ocorre todos os anos na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças (“Thanksgiving Day”) o qual, conhecido, também, como DIA DA GRATIDÃO, é celebrado na quarta quinta-feira de novembro de cada ano (inclusive no Brasil).

No Brasil, o DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS foi instituído por meio da Lei 781, de 17 de agosto de 1949, há 75 anos.

Então, em 2024, no Brasil, o DIA DE DOAR é festejado em 3 de dezembro.

DIAS, C. M. C. - 2024

O grande objetivo do movimento do DOAR está na sua própria denominação: DOAR. Então, doe o que puder para contribuir e impactar significativamente positivamente na sociedade.

Doar é impactar positivamente na vida das pessoas.

Ajude na causa doando o que puder para melhorar a vida como um todo para se construir um mundo verdadeiramente melhor, mais solidário, mais sustentável para as próximas gerações.

Carlos Magno Corrêa Dias
03/12/2024

Sempre pela inclusão das Pessoas com Deficiência.


Em 3 de dezembro celebra-se o DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

As PcD (Pessoas com Deficiência) possuem limitações permanentes sejam elas deficiências visuais, auditivas, físicas ou intelectuais; sendo as limitações permanentes aquelas com as quais as PcD já nascem ou são aquelas outras deficiências adquiridas no decorrer da vida sejam por doenças ou por acidentes (ou intercorrências).

DIAS, C. M. C. - 2024

Sempre é importante alertar que as chamadas (classificadas) limitações permanentes das PcD são aquelas mantidas durante toda a vida e não apresentam cura; nascido com ou adquirido ao longo da vida a limitação permanente segue até a morte. As deficiências permanentes não podem, então, ser eliminadas.

Assim sendo, se faz necessário que as Sociedades sejam seguida e continuamente adaptadas para assegurar a inclusão das PcD e possam contribuir com suas expertises para o desenvolvimento e o progresso necessariamente.

Criada em 1992 pela Assembleia Geral das Nações Unidas objetivando a promoção da compreensão sobre as questões da deficiência e mobilizar apoio à dignidade, aos direitos e ao bem-estar das PcD, a data tem em 2024 como tema central “ampliar a liderança de pessoas com deficiência para um futuro inclusivo e sustentável".

SUSTENTABILIDADE: o atendimento de nossas necessidades atuais não pode comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras. O mundo se tornará sustentável quando, também, as PcD foram plenamente integradas às Sociedades às quais pertencem.

DIAS, C. M. C. - 2024

Estima-se que cerca de 15% da população mundial esteja na condição de PcD. São cerca de um bilhão e duzentos milhões de seres humanos na condição de PcD. O DIA INTERNACIONAL DAS PcD segue, então, chamando a atenção para a inclusão das PcD na Sociedade.

Carlos Magno Corrêa Dias
03/12/2024

2 de dez. de 2024

Pela eternidade a ARTE segue chamando apreciação.


Em 2024, mais especificamente no mês de outubro, foram completados 75 (setenta e cinco) anos (três quartos de século) da inauguração da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição localizada na Cidade de Jacarezinho a qual pertence à Mesorregião do Norte Pioneiro do Estado do Paraná.

Jacarezinho é o 45° município mais populoso do Estado do Paraná, está a 1.026 km de Brasília e localiza-se ao norte da Capital do Paraná distando 385 km e fazendo fronteira com o Estado de São Paulo a norte e a leste.

O município de Jacarezinho teve sua colonização iniciada por fluminenses, paulistas e mineiros no século IXI sendo um dos primeiros polos importantes de desenvolvimento agrícola do Paraná. O município foi instituído pela Lei número 522, de 2 de abril de 1900, com o nome inicial de “Nova Alcântara” o qual passou a ser chamado de Jacarezinho pela Lei número 471, de 3 de março de 1903.

Jacarezinho enriqueceu inicialmente com a produção do café devido à “terra roxa” principalmente e, posteriormente, com as excelentes lavouras de cana-de-açúcar e pastagens que permitiram firmá-la como uma das cidades mais prósperas de todo o Estado do Paraná. A então nova Catedral de Jacarezinho foi construída com os muitos recursos que se iam adquirindo e se transformou numa magnifica obra de arte e patrimônio cultural do Paraná, do Brasil sendo referência, inclusive, no exterior pela beleza e importância do conjunto de obras de arte e arquitetura exuberante que integram aquele acervo artístico tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural.

Com o título “Equipe improvável cria ícone de arte universal”, disponível nos endereços https://tinyurl.com/yse57czx e https://tinyurl.com/u64yd4yd, apresento em correspondente artigo série de observações sobre a história das fantásticas obras de arte que integram aquele patrimônio e sobre seus criadores os quais, conforme, o título sugere, se uniram na construção de um acervo monumental sem qualquer intenção prévia e cuja possibilidade, na melhor das hipóteses, seria (mesmo) improvável.

DIAS, C. M. C. - 2024

Como saliento no artigo em referência, a combinação das formas de arte que integram a Catedral de Jacarezinho não somente é esteticamente impressionante, mas, é, também, fonte de experiência rica e multidimensional de devoção, contemplação ou admiração permitindo afirmar que a Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição de Jacarezinho é um símbolo de inovação artística e de devoção espiritual que estabelece referência histórica e cultural de encontro especial entre tradição e transcendência.

A ARTE existe independentemente de críticas ou de confirmações; é a verdade que não consegue permanecer em silêncio; e, obriga renúncias jamais reveladas.
DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
02/12/2024

1 de dez. de 2024

Crime aparente de amplas implicações.


Aquele que é chamado a praticar o bem e não o faz por mera conveniência é apenas um miserável que sequer merece alguma piedade.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
01/12/2024

29 de nov. de 2024

Lógica Aplicada para o pensar logicamente.


Em 29 de novembro de 2014, há dez anos (uma década), divulgava a realização do Curso de Extensão Universitária e Tecnológica em LÓGICA MATEMÁTICA APLICADA NA AVALIAÇÃO DE RACIOCÍNIOS DEDUTIVOS o qual ministrava para Acadêmicos dos Cursos de Engenharia da Tecnológica (UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná).

DIAS, C. M. C. - 2024

Seguindo os pressupostos da Engenharia Lógica (Engenharia Inferencial), a qual venho desenvolvendo ao longo dos anos, o Curso de Extensão Universitária e Tecnológica em LÓGICA MATEMÁTICA APLICADA NA AVALIAÇÃO DE RACIOCÍNIOS DEDUTIVOS foi pensado para dotar os participantes de conhecimentos necessários para utilizar a LÓGICA MATEMÁTICA INFERENCIAL PROPOSICIONAL DE PRIMEIRA ORDEM para a determinação da solução de problemas passíveis de equacionamento algébrico e lógico na tomada de decisão e correção dos correspondentes raciocínios inferidos.

Centrado nos fundamentos da Análise Inferencial e Teoria da Argumentação, desenvolvidos em Lógica Formal, aquela atividade foi direcionada para suprir deficiências evidenciadas quanto à avaliação da validade de argumentos dedutivos, bem como para distinguir técnicas formais para a correção de raciocínios falaciosos frequentemente gerados e não percebidos.

DIAS, C. M. C. - 2014

Festeje-se, então, mais esta contribuição para se pensar logicamente. Pensar logicamente sempre será o caminho a seguir.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/11/2024

26 de nov. de 2024

Internacionalização do Paraná no Golfo.


A convite do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), por meio da Gerência de Relações Internacionais, participei do evento "CONECTA MUNDO - Desvendando as oportunidades no Golfo - como internacionalizar soluções brasileiras para Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita”, realizado no dia 05 de novembro de 2024, on-line.

Sistema Fiep - 2024


Seguindo o objetivo de fomentar novas oportunidades de negócios para o Setor de Produção do Estado do Paraná no mundo por intermédio da “troca de informações, do acesso a inovações tecnológicas e à ampliação das exportações” o evento foi mais um sucesso permitindo sinalizar avanços futuros e produtivos.

O evento "CONECTA MUNDO - Desvendando as oportunidades no Golfo - como internacionalizar soluções brasileiras para Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita” foi organizado pelo Sistema Fiep com apoio do Habitat / Senai-PR, da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e CCAB LAB.

Sistema Fiep - 2024

O evento foi organizado para discutir estratégias e oportunidades para empresas do Estado do Paraná expandirem seus negócios no Oriente Médio, com foco em setores como agronegócio, energia, infraestrutura e tecnologia. Além de discutir oportunidades de internacionalização para empresas brasileiras nos Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita, o evento também contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais que compartilharam suas experiências e percepções sobre o mercado do Golfo.


Carlos Magno Corrêa Dias
26/11/2024

25 de nov. de 2024

Necessária conversa entre Indústria e Academia.


Desde o início de minha carreira como Docente nos Cursos de Engenharia lecionando, na maioria das vezes, as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral (Cálculo 1, Cálculo 2, Cálculo 3, Cálculo 4), por vezes Cálculo Avançado, Álgebra Linear, Cálculo Numérico, Sinais e Sistemas, e em outras oportunidades os conteúdos de Lógica Formal (Lógica Matemática), sem esquecer das disciplinas de Física Teórica e Física Experimental as quais ministrei algumas poucas vezes, também; por acreditar que é com a Indústria (tocada pelos Engenheiros competentes) que a Nação do Brasil se desenvolverá plenamente, alcançará progresso e se manterá SOBERANA, sempre defendi meu posicionamento em favor da Indústria com o aforismo “Indústria Forte. Nação Soberana.”.

DIAS, C. M. C. - 2024

Em diversas ocasiões, seja oralmente ou por escrito, sigo defendendo semelhante crença e/ou contribuindo para sua efetivação. Tal é o caso, por exemplo, do meu artigo com o título “Uma Indústria forte edificando uma Nação soberana” publicado em “A Indústria em Revista”, uma publicação da Indústria do Paraná por meio da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), no final de 2014.

No artigo em referência apresento uma crítica (em nada branda) sobre a urgente necessidade de relações de aproximação reais entre as clássicas Ciências praticadas nas Universidades e as Tecnologias inovadoras desenvolvidas nas Indústrias.

Neste 2024, aquele artigo já completa seus dez anos (uma década) de publicação e aquelas distâncias pouco diminuíram embora a pandemia de Covid 19 tenha criado outros caminhos efetivos de fortalecimento da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação formada pelas relações de parcerias entre Academia, Indústria e Governo.

Entretanto, o artigo continua sendo um alerta chamando a atenção para que mais e mais a soma das forças das Universidades centradas nas Ciências e o poder das Indústrias baseadas nas Tecnologias que não param de evoluir em inovação e disrupção multipliquem resultados para o bem viver das pessoas.

Sempre será necessário um projeto de soluções conjunto entre Universidade e Indústria para a produção de conhecimento a partir da troca de experiências e ajuda mútua. É essencial para o futuro do Brasil a união de forças da Indústria e da Academia objetivando gerar pesquisa e inovação como diferencial para o progresso nacional. Com uma Indústria forte centrada na simbiose em referência será possível construir uma Nação soberana.

Carlos Magno Corrêa Dias
25/11/2024

23 de nov. de 2024

Engenharia Elétrica movendo o mundo.


Em 29 de outubro de 2009, há mais 15 anos passados, foi instituído, pela Lei 12.074/2009, o DIA NACIONAL DO ENGENHEIRO ELETRICISTA a ser celebrado a cada 23 de novembro e, também, para homenagear o então IEMI (Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá) inaugurado em 23 de novembro de 1913 o qual, atualmente, é a excelente e premiada Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Assim sendo, em 23 de novembro festeja-se o conjunto de todos os Bacharéis Engenheiros Eletricistas que movem e transformam o mundo tratando com excelência e responsabilidade a energia.

DIAS, C. M. C. - 2023

Ao longo de minha carreira docente tive o privilégio de ser o Professor das diferentes disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, das iniciais às avançadas, em diversos Cursos de Engenharia Elétrica tanto no Setor Público quanto no Setor Privado de Ensino; sendo, também, por diversas vezes, Paraninfo e Professor Homenageado nas correspondentes Turmas de Formandos.

DIAS, C. M. C. - 2024

Ministrei, também, em algumas daquelas Turmas de Graduandos vários Cursos de Extensão Universitária e Tecnológica nos quais desenvolvi temas associando a Engenharia Elétrica com a Lógica Matemática ao abordar questões relacionadas à Matemática de Chaveamento, às Portas Lógicas (Lógica Digital) e aos próprios Cálculos Lógicos para a tomada de decisão.

Para todos os (sempre JOVENS) ex-Alunos e Afilhados encaminho votos especiais de contínuo e constante sucesso na carreira escolhida como Engenheiro Eletricista.

Parabéns a todos os Engenheiros Eletricistas que transformam o mundo com seus trabalhos sérios e competentes.

Carlos Magno Corrêa Dias
23/11/2024