21 de dez. de 2024

Pela consciência sobre a Amazônia Azul.


Em 26 de novembro de 2024, a convite do Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro), participei da palestra “Cultura Oceânica”, promovida pelo próprio Cembra e realizada em Niterói (RJ) com transmissão pelo canal do YouTube do Cembra.

Cembra - 2024

Embora não seja percebida a “saúde” do oceano tanto interfere no dia a dia das pessoas como as ações contínuas dos homens afetam, significativamente, a “saúde” e a sustentabilidade do oceano. Semelhante dificuldade, denominada de “cegueira oceânica”, impede que a maioria dos cidadãos tenham nítida consciência sobre a importância crucial do oceano e dos mares na vida humana e de outras espécies.

Assim sendo, se faz necessário, e o mais brevemente possível, uma ampla “Educação Oceânica” que dê a conhecer a realidade do oceano global que vai muito além daquilo que o público em geral consegue enxergar ou pode ver na costa de seus países.

A palestra "Cultura Oceânica" teve como objetivo principal conscientizar sobre a importância do oceano e seus recursos para a economia, meio ambiente e qualidade de vida levando-se em conta a necessidade de estabelecer a conexão do público com o oceano; sendo tratados durante o evento termas como ecologia, comércio, exploração de energia, mudança climática, biodiversidade, saúde humana e o desenvolvimento de um futuro sustentável; objetivando, em última análise, expandir o conhecimento e as perspectivas em torno da Ciência Oceânica e do desenvolvimento sustentável dos oceanos e seus recursos.

Foi dada atenção, também, ao ODS 14 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14), "Vida na Água", o qual enfatiza a necessidade de se conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

O ODS 14 é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidades) os quais foram estabelecidos para abordar os desafios globais mais urgentes e promover um desenvolvimento sustentável, equitativo e inclusivo até 2030.

ODS 14 - ONU - 2015

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram concebidos para ser um plano de ação global que aborda questões econômicas, sociais e ambientais de maneira integrada e holística englobando cinco áreas críticas que são essenciais para a sustentabilidade: Pessoas (“People”); Planeta (“Planet”); Prosperidade (“Prosperity”); Paz (“Peace”); e, Parcerias (“Partnerships”); os denominados “5 Ps da Sustentabilidade”.

A palestra “Cultura Oceânica” foi mais um momento especial que contribuiu fortemente para chamar a atenção para as mudanças necessárias quanto a aquisição de “novas habilidades, valores e atitudes que levem a sociedades mais sustentáveis no que tange ao oceano” e, em particular, à Amazônia Azul do Brasil (Águas Jurisdicionais Brasileiras).

Carlos Magno Corrêa Dias
21/12/2024