22 de dez. de 2024

Saturno ficou mais e melhor conhecido.


Entre 2004 e 2017, a missão “Cassini-Huygens” orbitou Saturno e realizou novas descobertas sobre a atmosfera, os anéis e as muitas luas daquele astro. A sonda “Huygens”, carregada pela “Cassini”, chegou em Saturno no mês de setembro de 2017, encerrando aquela importante e inovadora missão.

Para tratar algumas das muitas descobertas feitas pela missão em referência foi apresentada a palestra intitulada “Luas geladas e criovulcanismo: Descobertas da missão Cassini”, a qual foi promovida pela ABC (Academia Brasileira de Ciências), no dia 27 de novembro de 2024.

ABC - 2024

A convite da ABC, dado meu particular interesse pelos cálculos de lançamento de foguetes, assisti a palestra em referência quando foi apresentado, por pesquisadora da “National Aeronautics and Space Administration” (Nasa), o planeta Saturno com novas perspectivas. O evento teve transmissão em tempo real pelo Canal da ABC no Youtube.

“Cassini-Huygens” - Saturno
Acessado da Wikipédia - 2024 

Durante a palestra foram apresentadas descobertas importantes sobre Saturno; tais como: novidades sobre a atmosfera, os anéis e as muitas luas de Saturno; detalhes sobre a superfície de Titã nunca percebidos anteriormente; particularidades sobre a geologia e a paisagem de Titã pondo em evidência montanhas, lagos, rios e processos de erosão; a descoberta de vulcanismo de gelo nas luas Encélado e Titã de Saturno; dentre outras contribuições.

“Cassini-Huygens” - Encélado e Titã
Acessado da Wikipédia - 2024 

Ficou evidenciada, também, que a partir das descobertas da missão “Cassini-Huygens” intensificaram-se pesquisas sobre a possibilidade de habitabilidade de Titã (o maior satélite natural de Saturno e o segundo maior de todo o Sistema Solar) haja vista possuir uma atmosfera densa e ter sua superfície rica em hidrocarbonetos que podem suportar reações químicas complexas, semelhantes àquelas que poderiam ter levado ao surgimento da vida na Terra. Entretanto, não se deve perder de vista que os estudos ainda são especulativos e dependentes de muitas incertezas.

“Cassini-Huygens” - Titã
Acessado da Wikipédia - 2024 

A missão “Cassini-Huygens” foi uma empreitada conjunta entre a Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana (ASI); constituindo, em última análise, mais uma importante ação dos homens em busca de vida fora da Terra.

Todavia, é importante ressaltar que a partir da missão em questão se adquiriu um conhecimento muito mais profundo e detalhado de Saturno e sobre seu sistema dado que antes o entendimento de Saturno era por demais limitado, principalmente, porque se baseava em observações de telescópios terrestres e em informações de missões espaciais que fizeram passagens rápidas pelo planeta.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/12/2024