Em 3 de dezembro celebra-se o DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
As PcD (Pessoas com Deficiência) possuem limitações permanentes sejam elas deficiências visuais, auditivas, físicas ou intelectuais; sendo as limitações permanentes aquelas com as quais as PcD já nascem ou são aquelas outras deficiências adquiridas no decorrer da vida sejam por doenças ou por acidentes (ou intercorrências).
DIAS, C. M. C. - 2024
Sempre é importante alertar que as chamadas (classificadas) limitações permanentes das PcD são aquelas mantidas durante toda a vida e não apresentam cura; nascido com ou adquirido ao longo da vida a limitação permanente segue até a morte. As deficiências permanentes não podem, então, ser eliminadas.
Assim sendo, se faz necessário que as Sociedades sejam seguida e continuamente adaptadas para assegurar a inclusão das PcD e possam contribuir com suas expertises para o desenvolvimento e o progresso necessariamente.
Criada em 1992 pela Assembleia Geral das Nações Unidas objetivando a promoção da compreensão sobre as questões da deficiência e mobilizar apoio à dignidade, aos direitos e ao bem-estar das PcD, a data tem em 2024 como tema central “ampliar a liderança de pessoas com deficiência para um futuro inclusivo e sustentável".
SUSTENTABILIDADE: o atendimento de nossas necessidades atuais não pode comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras. O mundo se tornará sustentável quando, também, as PcD foram plenamente integradas às Sociedades às quais pertencem.
DIAS, C. M. C. - 2024
Estima-se que cerca de 15% da população mundial esteja na condição de PcD. São cerca de um bilhão e duzentos milhões de seres humanos na condição de PcD. O DIA INTERNACIONAL DAS PcD segue, então, chamando a atenção para a inclusão das PcD na Sociedade.
Carlos Magno Corrêa Dias
03/12/2024