Em 2024, mais especificamente no mês de outubro, foram completados 75 (setenta e cinco) anos (três quartos de século) da inauguração da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição localizada na Cidade de Jacarezinho a qual pertence à Mesorregião do Norte Pioneiro do Estado do Paraná.
Jacarezinho é o 45° município mais populoso do Estado do Paraná, está a 1.026 km de Brasília e localiza-se ao norte da Capital do Paraná distando 385 km e fazendo fronteira com o Estado de São Paulo a norte e a leste.
O município de Jacarezinho teve sua colonização iniciada por fluminenses, paulistas e mineiros no século IXI sendo um dos primeiros polos importantes de desenvolvimento agrícola do Paraná. O município foi instituído pela Lei número 522, de 2 de abril de 1900, com o nome inicial de “Nova Alcântara” o qual passou a ser chamado de Jacarezinho pela Lei número 471, de 3 de março de 1903.
Jacarezinho enriqueceu inicialmente com a produção do café devido à “terra roxa” principalmente e, posteriormente, com as excelentes lavouras de cana-de-açúcar e pastagens que permitiram firmá-la como uma das cidades mais prósperas de todo o Estado do Paraná. A então nova Catedral de Jacarezinho foi construída com os muitos recursos que se iam adquirindo e se transformou numa magnifica obra de arte e patrimônio cultural do Paraná, do Brasil sendo referência, inclusive, no exterior pela beleza e importância do conjunto de obras de arte e arquitetura exuberante que integram aquele acervo artístico tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural.
Com o título “Equipe improvável cria ícone de arte universal”, disponível nos endereços https://tinyurl.com/yse57czx e https://tinyurl.com/u64yd4yd, apresento em correspondente artigo série de observações sobre a história das fantásticas obras de arte que integram aquele patrimônio e sobre seus criadores os quais, conforme, o título sugere, se uniram na construção de um acervo monumental sem qualquer intenção prévia e cuja possibilidade, na melhor das hipóteses, seria (mesmo) improvável.
DIAS, C. M. C. - 2024
Como saliento no artigo em referência, a combinação das formas de arte que integram a Catedral de Jacarezinho não somente é esteticamente impressionante, mas, é, também, fonte de experiência rica e multidimensional de devoção, contemplação ou admiração permitindo afirmar que a Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição de Jacarezinho é um símbolo de inovação artística e de devoção espiritual que estabelece referência histórica e cultural de encontro especial entre tradição e transcendência.