16 de dez. de 2024

Pracinha conhecido como “Pracinha” integra Galeria dos Imortais.


São dias esperados, mas são dias de luto e de imensa tristeza com um misto paradoxal de alegria dado que a Galeria dos Imortais da Pátria fica mais brilhante e esplendorosa toda vez que chega mais um ilustre Herói da Pátria para engrandecê-la.

Assim, o Soldado Francisco Matias de Oliveira, natural de Araxá (MG), nascido em 28 de novembro de 1921, Pracinha, FEBiano, Cobra Fumante da FEB (Força Expedicionária Brasileira), Herói de Guerra, ferido em combate nos sangrentos campos da Itália durante a Segunda Guerra Mundial, entra para aquela galeria ao falecer em 9 de dezembro de 2024 aos seus 103 anos de idade.

DIAS, C. M. C. - 2024

Lotado no 1° Regimento de Infantaria (Regimento Sampaio) partiu para a guerra em 22 de setembro de 1944 junto com os combatentes do 2° Escalão da FEB para enfrentar duramente e com grande coragem aqueles que se opunham à liberdade dos homens.

“Pracinha”, como ficou conhecido Francisco Matias de Oliveira, super admirado em Araxá, sempre foi reconhecido por sua importância histórica e pelo legado valoroso que representou sendo tomado como exemplo de vida e dedicação à coletividade, um símbolo de coragem extrema e de patriotismo eterno.

Francisco Matias de Oliveira era 2º Tenente Reformado e foi o último ex-Combatente vivo de Araxá que integrou a FEB na Segunda Guerra Mundial tendo recebido em vida diversas homenagens, principalmente, pelo seu heroísmo, patriotismo e amor à Nação Brasil.

Em 23 de novembro de 2019, em Araxá, Francisco Matias de Oliveira foi homenageado de forma especial com a Medalha da Vitória durante as festividades da Formatura da Turma 2019 do Tiro de Guerra Capitão Barros. Para o FEBiano Francisco Matias de Oliveira a Medalha da Vitória foi uma das honrarias mais significativas dado que a mesma vem reconhecer e valorizar o serviço e o sacrifício daqueles bravos que contribuíram para a defesa da liberdade e da paz durante a Segunda Guerra Mundial.

Na Segunda Guerra Mundial Francisco Matias de Oliveira serviu com bravura e era o tipo do Soldado destemido por natureza enfrentando com coragem acima da normal os enormes desafios e perigos do campo de batalha.

Sua participação na FEB foi um testemunho de seu patriotismo e amor ao Brasil que sempre foi motivo de reconhecimento e de homenagens. Após o término do conflito, Francisco Matias de Oliveira retornou ao Brasil como um Herói e carregou consigo as lembranças e experiências de uma guerra que moldou a história do mundo. A memória de Francisco Matias de Oliveira continuará viva como inspiração para as futuras gerações do Exército Verde Oliva do Brasil que não se cansa de reconhecer o legado do 2º Tenente Reformado Francisco Matias de Oliveira um especial símbolo de heroísmo e de amor à Pátria.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Imortal Francisco Matias de Oliveira!

Carlos Magno Corrêa Dias
16/12/2024