27 de fev. de 2025

Empresariado do Paraná rumo à Conferência SelectUSA 2025.


Organizado em colaboração com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o Consulado Geral dos EUA em São Paulo foi realizado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio do CIN-PR (Centro Internacional de Negócios do Paraná), o evento prévio sobre a Conferência SelectUSA 2025; o qual ocorreu no dia 29 de janeiro de 2025, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba.

CIN - Sistema Fiep - 2025

O principal objetivo do encontro foi preparar e informar os empresários paranaenses sobre as oportunidades de negócios e investimento nos Estados Unidos da Améria (USA) além de fornecer orientações sobre como participar da Conferência SelectUSA 2025.

Também foram fornecidas informações sobre o mercado americano e as oportunidades de investimento em diversos estados dos EUA, bem como dado aos empresários paranaenses informes sobre auxílio na formatação de estratégias de internacionalização e como promover networking entre empresas e representantes dos EUA.

Participaram do evento representantes de 9 estados americanos (Colorado, Kansas, Iowa, Flórida, Geórgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Virgínia e Nova Jersey), especialistas em internacionalização e empresários paranaenses, os quais puderam conhecer aspectos importantes da Conferência SelectUSA 2025 assistindo painéis de discussão, estudos de caso e rodadas de networking.

Mais uma vez o Sistema Fiep desempenhou papel ativo na preparação do empresariado paranaense nas relações internacionais promovendo o acesso a informações e oportunidades de negócios nos Estados Unidos.

O evento sobre a Conferência SelectUSA 2025, ao qual fui convidado a participar por meio da Gerência de Comércio Exterior e Relações Internacionais do Sistema Fiep, possibilitou ao empresariado paranaense um mapeamento de oportunidades comerciais por meio da formatação de estratégias de internacionalização assertivas para o mercado dos Estados Unidos.

A Conferência SelectUSA 2025 trará representantes de 9 Estados norte-americanos (Colorado, Kansas, Iowa, Florida, Georgia, South Carolina, North Caroline, Virginia e New Jersey), além de experts em internacionalização, para apoiar o empresariado paranaense no mapeamento de oportunidades comerciais, bem como na formatação de uma estratégia de internacionalização assertiva.

SelectUSA é um programa do Departamento de Comércio dos Estados Unidos que tem por função facilitar a internacionalização focado no mercado norte-americano e permitindo a conexão de empresas estrangeiras a informações e contatos (governamentais e/ou privados), gratuitamente, visando garantir o sucesso na internacionalização de negócios.

A Conferência SelectUSA 2025 será realizada de 11 a 14 de maio de 2025, no National Harbor, Maryland, nos USA.

Carlos Magno Corrêa Dias
28/02/2025

Tecnologias avançadas para a sustentabilidade de ações no mar.


A convite do Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro) tive a oportunidade de participar da palestra “Avanços tecnológicos e ferramentas digitais para um gerenciamento sustentável dos estoques pesqueiros marinhos” apresentada em 28 de janeiro de 2025 quando se destacou a importância e o potencial das novas tecnologias e ferramentas digitais no monitoramento e gestão da pesca marinha, visando a sustentabilidade dos estoques pesqueiros.

Adaptação - Cembra - 2025

O evento teve como principais pontos as abordagens sobre os sistemas de monitoramento eletrônico (câmeras e sensores a bordo de embarcações), as tecnologias acústicas para mapeamento de cardumes, o sensoriamento remoto por satélite e drones, bem como os aplicativos móveis para coleta e análise de dados de pesca.

Também foram consideradas observações sobre as atuais ferramentas digitais para gestão sustentável tais como: sistemas de inteligência artificial para análise de dados e previsão de comportamento de cardumes, plataformas digitais para rastreamento da cadeia de suprimentos e combate à pesca ilegal, ferramentas de modelagem e simulação para avaliação de estoques pesqueiros.

A palestra buscou mostrar como a tecnologia pode ser uma aliada fundamental na busca por um equilíbrio entre a atividade pesqueira e a conservação dos recursos marinhos pondo em evidência benefícios para a sustentabilidade tais como: coleta de dados mais precisa e em tempo real, melhoria na avaliação e monitoramento de estoques de peixes, identificação e combate à sobrepesca, implementação de medidas de conservação mais eficazes, auxílio na tomada de decisões para um gerenciamento mais eficaz da pesca.

Conforme evidenciado “a gestão eficiente das pescarias é um fator determinante para a manutenção da biodiversidade marinha e para garantir a segurança alimentar e os meios de subsistência de milhões de pessoas em todo o mundo. Os avanços tecnológicos recentes e as ferramentas digitais revolucionaram a forma como as pescarias podem ser monitoradas, geridas e otimizadas, oferecendo oportunidades sem precedentes para o enfrentamento dos desafios do setor”.

Todavia, a despeito das transformações positivas geradas pelas potentes ferramentas digitais e dos avanços tecnológicos nas águas marinhas, os desafios são enormes, difíceis e se avolumam a cada novo instante. “Altos custos, capacidade técnica limitada e acesso a dados” são enfrentados seguida e continuamente. Assim cada vez mais se faz necessário que as “pás” da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação girem cada mais intensamente ampliando a sinergia entre suas componentes Academia, Indústria e Governo para garantir o progresso e o desenvolvimento.

Carlos Magno Corrêa Dias
27/02/2025

26 de fev. de 2025

Conduzir os Jovens pelos ensinamentos é a solução.


Em 2025, precisamente no dia 09 de fevereiro de 2025, completaram-se os vinte e cinco (25) anos da realização da Colação de Grau de meus Afilhados da Turma EC-1999/PUC-PR (Turma de Formandos de 1999 do Curso de Engenharia de Computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)), os quais foram Acadêmicos na Graduação quando para eles ministrei as determinantes (por muitas vezes “assustadoras”) disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral lá no ano de 1995 (há mais de três décadas passadas).

DIAS, C. M. C. - 2025

Uma caminhada nada fácil (com grandes desafios e dificuldades sempre inolvidáveis) a qual culminou naquela especial Colação de Grau da qual tive a satisfação de participar como homenageado pelos então Formandos na época e hoje Afilhados. Neste um quarto de século vive-se uma história de conquistas e de fraterna relação entre Professor e Afilhados.

DIAS, C. M. C. - 2000

DIAS, C. M. C. - 2000

Com júbilo celebro a data de 09/02/2000 recordando com boas lembranças as homenagens recebidas sintetizadas na frase “O caminho dos ensinamentos é difícil e obscuro, mas o difícil é conduzir os outros de maneira clara e sutil por esse caminho. Este mistério vocês alcançaram” e redigida no convite de Formatura da Turma EC-1999/PUC-PR.

Digitalização Foto - Convite Formatura - 2000

Orientar os então Jovens Acadêmicos na caminhada que leva ao conhecimento da Diferenciação e Integração na Engenharia sempre será um presente especial para o Professor, embora as homenagens recebidas na Cerimônia de Colação de Grau dos Afilhados é recompensa que não se esquece jamais também.

Recebendo Homenagens na Colação de Grau - 2000

Sempre sucesso! “Ao infinito e além”, sempre além!

Carlos Magno Corrêa Dias
26/02/2025

P.S.: Na Cerimônia de Colação de Grau da Turma EC-1999/PUC-PR recebi Placa de Homenagem do Engenheiro de Computação e Afilhado Rafael Wagner.

25 de fev. de 2025

Pracinha da FEB (o "Biso") completa 100 anos.


Sempre é uma alegria poder celebrar o aniversário dos centenários Pracinhas Heróis do Brasil que participaram da defesa da liberdade naquela insanidade que foram as batalhas sangrentas desiguais e horríveis durante a Segunda Guerra Mundial.

DIAS, C. M. C. - 2025


Assim, com grande júbilo tenho o privilégio de poder comemorar o aniversário do Pracinha Cobra Fumante FEBiano Soldado Brasileiro integrante da FEB (Força Expedicionária Brasileira), o eterno Herói da Humanidade Ademar de Azevedo Mancebo que completou seus 100 (cem) anos de idade dias atrás neste fevereiro de 2025.

Ademar de Azevedo Mancebo foi um dos importantes Voluntários da Pátria que atuou como Cabo do 13º Grupo Ferroviário de Artilharia de Costa (13º GFAC). De acordo com o Exército Verde Oliva do Brasil sempre se deverá ressaltar a importância de manter viva a memória da FEB e homenagear o grande Pracinha Ademar de Azevedo Mancebo dado ser ele uma lenda para Macaé (RJ) e para o Brasil.

O 13º GFAC foi responsável pela defesa da costa brasileira dos contra-ataques de submarinos alemães. O 13º GFAC, criado em 1943, foi uma unidade militar do Exército Brasileiro que existiu durante a Segunda Guerra Mundial e tinha como principal função operar as baterias de canhões ferroviários Krupp de 280mm que eram peças de artilharia pesada montadas sobre vagões ferroviários.

Mais de 80 anos da FEB, mais de 100 anos de Ademar de Azevedo Mancebo. Histórias que se misturam sendo exemplos de luta contra a opressão e tirania e constituindo um legado de bravura e patriotismo. “Passados 80 anos de sua criação, os soldados da FEB são [e sempre haverão de ser] nossos heróis e serão sempre lembrados!”.

No último dia 18/02/2025, em Macaé (RJ), cerimônia solene foi realizada na 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Escola) - 9ª Bia AAAe (Es), uma das Organizações Militares subordinadas ao Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/9ªBda Inf Mtz) para homenagear (oficialmente) com todas as honras militares o ex-Combatente da FEB, o FEBiano Ademar de Azevedo Mancebo, nascido em Carapebus (RJ).

Carapebus já fez parte de Macaé como um de seus distritos, desde 1831, quando Macaé foi elevada à categoria de Vila de São João de Macaé. Em 1995, Carapebus conquistou sua emancipação e se tornou um município independente.

O Cobra Fumante Ademar de Azevedo Mancebo, atualmente residindo em Macaé (RJ), dentre outras condecorações, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito da FEB, em reconhecimento à sua bravura e patriotismo.

Exemplo de cidadão e um símbolo da importância da preservação da memória da FEB o Pracinha Centenário Ademar de Azevedo Mancebo, tratado como “Biso” pela Bisneta 5.1.1, tem inspirado jovens e adultos a cultivarem o amor à pátria, bem como a defenderem os valores democráticos.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Imortal Ademar de Azevedo Mancebo!

Carlos Magno Corrêa Dias
25/02/2025

24 de fev. de 2025

Lema “Ordem e Progresso” oficializado desde 1891.


A primeira Constituição Republicana do Brasil (a segunda na história da Nação Brasileira) foi promulgada em 24 de fevereiro de 1891; completando então, em 24/02/2025, seus 134 anos de existência.

DIAS, C. M. C. - 2025

Inspirada na Constituição dos Estados Unidos da América (USA) era uma Constituição Republicana, Federalista, Presidencialista e Liberal, a qual possibilitou vários avanços sociais, econômicos e científicos, contribuindo para a disseminação dos ideais positivistas proclamados no lema nacional “Ordem e Progresso”; lema este oficializado por aquela Constituição o qual gravado na Bandeira Nacional do Brasil distingue o Brasil entre as Nações Soberanas.

A Constituição do Brasil de 1891, consequência direta da alteração da forma de governo, implementou mudanças significativas para o Brasil, determinando, por exemplo, a separação entre Estado e Igreja, bem como 
garantindo a liberdade de reunião, de culto, de expressão, de direito à propriedade privada, dentre tantas outras alterações significativas. Com a Constituição de 1891 é estabecido o princípio dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Vigente durante toda a República Velha (ou “Primeira República”), que durou até a Revolução de 1930, a Constituição Republicana do Brasil de 1891 sofreu apenas uma única alteração quando foi a aprovada a Emenda Constitucional de 03/09/1926. Entretanto, oficialmente, a Constituição de 1891 foi revogada e substituída tão somente pela Constituição de 1934.

Carlos Magno Corrêa Dias
24/02/2025

22 de fev. de 2025

Motoristas do Destino (BIS).


Existem muitos passageiros no bonde da vida, mas poucos são aqueles que se candidatam a dirigir um tal veículo. Porém, muito menor, ainda, é o número de aprovados como motoristas desta lotação.

DIAS, C. M. C. - 2025

Carlos Magno Corrêa Dias
22/02/2025

21 de fev. de 2025

As “lurdinhas” foram silenciadas e Monte Castelo caiu.


Há 80 anos, em 21 de fevereiro de 1945, os Eternos Heróis combatentes FEBianos, Cobras Fumantes, Pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira), bravos Soldados do Brasil, tomaram Monte Castello, na Campanha da Itália, na miserável e insana Segunda Guerra Mundial.

A conquista de Monte Castelo significou iniciar o caminho que levaria à vitória dos Aliados naquela sangrenta e monstruosa Segunda Guerra Mundial quando milhões de pessoas morrem ou sofreram horrores inimagináveis.

DIAS, C. M. C. - 2025

A história registra que a COBRA FUMOU (e feio). Mesmo contra as mortíferas "lurdinhas" (apelido dado pelos Pracinhas às metralhadoras alemãs MG42), que mataram mais da metade do contingente dos Soldados Brasileiros, foi com elevado Espírito de Corpo nascido entre os Heróis combatentes da FEB que Monte Castelo caiu sob jugo dos Heróis Combatentes do Brasil. A tomada de Monte Castelo pelos Pracinhas é reconhecidamente um dos grandes e importantes feitos durante a Segunda Guerra Mundial.

Muitas foram as baixas e lutas em muito desiguais travadas, depois de três tentativas rechaçadas e horríveis, depois de muita dor, medo, angústia e sofrimento, o pesadelo chamado “Monte Castelo” teve seu fim e a vitória foi conquistada para o bem dos homens livres.

Monte Castello (situado a 61,3 km a sudoeste de Bolonha, na Itália, próximo a Abetaia, a 977m de altitude, nos Apeninos setentrionais) caiu de forma determinante e a correspondente difícil vitória (em si mesma) deu início ao fim daquela bestialidade e mácula da Humanidade que foi a Segunda Guerra Mundial.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve, Salve, Eternos Heróis FEBianos, Pracinhas, Cobra Fumantes, Homens da FEB, Heróis Imortais da Humanidade.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/02/2025

19 de fev. de 2025

Nas asas dos poderes soluções alçam voo.


Transformações e mudanças (disrupção) ocorrem a todo momento em um mundo no qual a cada instante uma nova tecnologia é posta em apropriação.

Todavia, a Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação continua a chamar os PODERES das FORÇAS da Academia (Universidades), do Governo (Legislações)e da Indústria (Tecnologias) para a construção de um Projeto de Estado que garanta a produção de CONHECIMENTO ÚTIL voltado (necessariamente) para o desenvolvimento e o progresso da Nação e para o bem-estar das Pessoas.

DIAS, C. M. C. - 2025

A Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação segue girando como PRERROGATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS NAÇÕES.

Carlos Magno Corrêa Dias
19/02/2025

17 de fev. de 2025

Antinomia paradoxalmente contraditória.


Geralmente quem não possui bom senso é aquele que mais o exige das outras pessoas.

DIAS, C. M. C. - 2025

Carlos Magno Corrêa Dias
18/02/2025

Festejando 25 anos de Colação de Grau da Turma BCC-1999/PUC-PR.


No início de 1996, há quase 30 anos passados, tive o privilégio de desenvolver os intensos e determinantes conteúdos programáticos das disciplinas de Lógica Matemática I e II para os então Jovens Acadêmicos da Turma BCC-1999/PUC-PR (Turma de Formandos de 1999 do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)).

DIAS, C. M. C. - 2025

Há 25 anos, um quarto de século atrás, tive o privilégio, também, de ser homenageado na Cerimônia de Colação de Grau da Turma BCC-1999/PUC-PR, ocorrida no dia 17 de fevereiro de 2000, como o Paraninfo daqueles Profissionais que eram convidados a integrar o mercado de trabalho, oficialmente, a partir daquela data solene.

Foto Digitalizada - Convite Formatura - 1999

Sigo, então, com júbilo, celebrando tanto a especial homenagem recebida como Paraninfo da Turma BCC-1999/PUC-PR quanto o compartilhamento das histórias vividas entre Professor e Afilhados ao longo destas quase três décadas.

DIAS, C. M. C. - 1999

Como sempre sigo a eles afirmando que possamos honrar a Alma Mater que nos formou, que a Lógica oriente sempre as mais adequadas decisões e que sempre sejamos capazes de arregimentar "alfa-premissas para chegar à necessária beta-conclusão" na tomada válida de nossas decisões.

Parabéns aos Afilhados da Turma BCC-1999/PUC-PR. Que o juramento realizado na Cerimônia de Colação de Grau seja sempre cumprido com excelência.

Carlos Magno Corrêa Dias
17/02/2025

16 de fev. de 2025

Festejando 25 anos de Colação de Grau da Turma EET-1999-PUC-PR.


Hoje, 16/02/2025, a data a ser recordada e celebrada é 16 de fevereiro de 2000 quando proferia, na Cerimônia de Colação de Grau, como Paraninfo, meu discurso parabenizando e, ao mesmo tempo, convidando os então JOVENS Engenheiros da Turma EET-1999-PUC-PR (Turma de Formandos de 1999 do Curso de Engenharia Elétrica (ênfase Telecomunicações) da internacional Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) a inovarem transformado, pelo conhecimento adquirido, o mundo que nos cercava.

DIAS, C. M. C. - 2025

São, então, passados 25 anos desde aquele momento especial da Colação de Grau na nossa “Alma Mater” a PUC-PR quando Professor e Afilhados coroavam uma trajetória de inúmeros desafios, muitas dificuldades e grandes vitórias sempre irmanados pelo lema da PUC-PR "Scientia, Vita et Fides" ("Ciência, Vida e Fé") que nos ensinava buscar “a necessária integração entre o Ensino e o Estudo Científico com a Formação Humana e os Princípios da Fé”.

Foto digitalizada do Convite de Formatura - 1999

Hoje é momento especial, também, de recordar mais de 30 anos (três décadas) desde as primeiras aulas das intensas e determinantes disciplinas (por vezes, e muitas vezes, apenas assustadoras”) de Cálculo Diferencial e Integral que ministrei para os mesmos Acadêmicos lá no início do Curso no ano de 1995.

DIAS, C. M. C. - 1999

Como diziam os Afilhados da Turma EET-1999-PUC-PR “Nosso Padrinho não poderia ser outro a não ser aquele que por meio da Diferenciação e Integração nos mostrou o caminho seguro ‘ao infinito e além’, muito além”. Sempre legal está recordação.

Além das comemorações em referência é sempre gratificante para o Professor relembrar (com júbilo e satisfação) a trajetória dos vitoriosos JOVENS AFILHADOS que se tornam Profissionais Bacharéis na área da Engenharia escolhida. Como sigo ressaltando, é um privilégio trazer na lembrança, com satisfação, as muitas histórias que construímos juntos, Professor e Acadêmicos (e Afilhados) durante esta nada simples caminhada.

Afilhados da Turma EET-1999-PUC-PR continuem fazendo a diferença. Engendrem cada vez mais soluções melhores com o objetivo de inovar e construir um mundo sempre mais adequado para o bem viver. Sucesso para todos.

Carlos Magno Corrêa Dias
16/02/20/2025

15 de fev. de 2025

Simbiose entre a Academia e a Indústria.


Objetivando fortalecer a colaboração entre a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e o Setor Industrial do Paraná (a Indústria Paranaense) ocorreu na manhã do dia 13 de fevereiro de 2025 visita do Reitor da UFPR ao Parque Tecnológico da Indústria na Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

Durante a visita se teve a oportunidade de conhecer as iniciativas existentes entre a UFPR e o Senai Paraná além de discutir novos projetos a serem desenvolvidos em parceria. A expectativa é que por meio de correspondente articulação estratégica ocorra a impulsão da criação de novos projetos e soluções inovadoras os quais beneficiarão tanto o Setor Acadêmico quanto o Setor Produtivo Industrial do estado do Paraná.

Conforme afirmado durante a visita, se prevê, por meio da promoção de inovação e integração multidisciplinar, uma ampliação das relações entre as duas casas de forma a torna mais efetivas as iniciativas em andamento e o envolvimento futuro de novas áreas da UFPR nos correspondentes processos.

Sempre a parceria entre a Indústria e a Academia é fundamental em diversos sentidos sendo oportuna, também, a criação de novas vias de inovação e a maior competitividade do Setor Produtivo. Em ciclo constante e contínuo o saber faz girar de forma disruptiva a tríplice hélice do conhecimento e da inovação quando Academia-Indústria-Governo são fortalecidos em equipe.

DIAS, C. M. C. - 2025

O Parque Tecnológico da Indústria constitui um complexo científico-tecnológico impulsionado pelo Senai Paraná e que “estimula mentes que movem o amanhã” por meio de um conjunto de soluções complexas, parcerias e infraestrutura. Sendo um especial “espaço de conexão, de crescimento econômico, de geração de novos empregos ou de grandes oportunidades de negócios, o Parque Tecnológico da Indústria é um movimento pelo futuro das pessoas, das indústrias e de todos os caminhos que temos pela frente”.

Como já observei por distintas vezes, para nos mantermos uma Nação SOBERANA é exigido termos uma Indústria FORTE e todas as ações para se fortalecer a Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação formada pelas relações de parcerias entre Academia, Indústria e Governo serão sempre muito bem-vindas. As forças das Universidades centradas nas Ciências e o poder das Indústrias baseadas nas Tecnologias que não param de evoluir em inovação e disrupção multiplicam seguidas vezes resultados para o bem viver das pessoas.

DIAS, C. M. C. - 2025

Seguidamente afirmo, também, sempre é necessário um projeto de soluções conjunto entre Universidade e Indústria para a produção de conhecimento a partir da troca de experiências e ajuda mútua. É essencial para o futuro do Brasil a união de forças da Indústria e da Academia objetivando gerar pesquisa e inovação como diferencial para o progresso nacional. Com uma Indústria forte centrada na simbiose em referência será possível construir uma Nação soberana.

Carlos Magno Corrêa Dias
15/02/2025

12 de fev. de 2025

Dez anos de “EXTRATOS LÓGICOS ATEMPORAIS”.


EXTRATOS LÓGICOS ATEMPORAIS (ISBN 978-85-88925-24-3) é uma das três obras que editei e publiquei em 2015 visando, por um lado, promover extensões e, de outro, chamar necessárias reflexões. Em 2025, estes livros completam dez anos de existência e seguem transformando possibilidades.

DIAS, C. M. C. - 2015

Sobre as outras duas obras, quais sejam LÓGICAS CONDICIONAIS EM REVERSAS EXPOSIÇÕES (ISBN: 978-85-88925-23-6) e JUÍZOS JUSTAPOSTOS (ISBN: 978-85-88925-22-9), constituídos de escritos apenas de minha autoria, tecerei considerações oportunamente.

Em EXTRATOS LÓGICOS ATEMPORAIS realizo, entretanto, uma compilação de textos sendo os três primeiros capítulos compostos de artigos de minha produção apresentados em momentos distintos. Mas, como faço observar no prefácio que, também, elaborei, a obra em referência “não constitui outra defesa de posições revolucionárias acerca dos correspondentes conhecimentos selecionados” dado que o livro embora traga algumas discussões sistematizadas não tem, em absoluto, por objetivo uma compreensão ou formação rigorosa sobre os temas tratados.

No livro EXTRATOS LÓGICOS ATEMPORAIS são apresentados textos abordando temas sobre Lógica Matemática, Teoria dos Conjuntos, Filosofia da Matemática, Antinomias e Paradoxos, Computação em Nuvem, Engenharia Universal, Química Verde e Sustentabilidade, bem como sobre Nanociência a Engenharia Lógica; sem, todavia, ser uma obra especializada sobre os correspondentes conteúdos. A obra trata, então, apenas de extratos, de um compêndio extemporâneo, associados aos temas mencionados.  

A obra foi organizada em cinco capítulos; dos quais os três primeiros são de minha autoria. No Capítulo I (Lógica Matemática e Teoria dos Conjuntos), p. 17-122, apresento um estudo particular e compendiado sobre a Teoria dos Conjuntos no qual tomo a Lógica Matemática como suporte para o entendimento e desenvolvimento das necessárias relações e operações da Teoria dos Conjuntos. 

No Capítulo II (A Concepção de Rudolf Carnap sobre a Matemática), p. 123-200, exponho artigo no qual exploro a interessante (e determinante) concepção linguística do mestre alemão Rudolp Carnap (1891-1970) sobre a Matemática relacionando aquela posição (centrada em sua visão da Linguagem da Ciência) com outras concepções filosóficas sobre a Matemática.

Trato no Capítulo III (Raciocínio Lógico Dedutivo Proposicional), p. 201-276, a “Dedução Lógica Sentencial” quando considero técnicas formais para a avaliação da validade de Argumentos Dedutivos e identificação de Falácias ou Sofismas por intermédio dos Cálculos Lógicos desenvolvidos em Lógica Matemática de Primeira Ordem.

DIAS, C. M. C. - 2025

Desde sua concepção a obra EXTRATOS LÓGICOS ATEMPORAIS e ao longo destes já dez anos de existência vem fornecendo perspectivas que possibilitam extensões, motivando estudos cada vez mais aprofundados sobre os temas tratados. Com júbilo então festejo mais esta minha produção.

Carlos Magno Corrêa Dias
12/02/2025

11 de fev. de 2025

Sempre por mais Mulheres e Meninas nas Ciências.


Em 11 de fevereiro de cada ano se celebra o DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E MENINAS NAS CIÊNCIAS; data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015, objetivando chamar a conscientização para a questão da excelência das Mulheres na Ciência e para lembrar que Ciência e Igualdade de Gênero devem avançar lado a lado.

DIAS, C. M. C. - 2025

Sempre incentivando mais e mais Meninas e Mulheres a participarem das Ciências e das Tecnologias para transformar o mundo em um lugar melhor. Que cada vez mais as Mulheres e Meninas possam contribuir para o aprimoramento do saber gerando mais e mais conhecimento.

Nesta data, especial homenagem à médica brasileira Nise Magalhães da Silveira (1905-1999) reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria e que revolucionou o tratamento das doenças mentais no mundo. Nise da Silveira será sempre importante e fonte de seguidas pesquisas devido às suas excelentes pesquisas na área.

A médica psiquiatra brasileira de Maceió (AL) Nise Magalhães da Silveira, mais conhecida como Nise da Silveira, nos ensinou que “Na ARTE encontram-se revelações determinantes do inconsciente”.

Dizia, também, a alagoana que “Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: Vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas ajuizadas”.

DIAS, C. M. C. - 2025

Os trabalhos no tratamento das pessoas com distúrbios mentais utilizando seu método baseado na ARTE de Nise da Silveira "enxergou a riqueza de seres humanos que estavam ‘no meio do caminho’. No meio do caminho entre o existir e a dignidade. No meio do caminho entre a loucura e a exclusão total. Entre o aceitável e o abominável". Provou-se que por meio da ARTE os tratamentos das pessoas com transtornos mentais são muito mais eficientes.

O método de Nise da Silveira no tratamento psiquiátrico centrado em ateliês (estúdios) de pintura e modelagem além de inovador é, também, determinante. Pioneira é, também, Nise da Silveira ao entender o valor terapêutico da interação de pacientes com animais. Nise da Silveira costumava afirmar que os animais eram “co-terapeutas” no auxílio do tratamento dos distúrbios psiquiátricos.

Que mais e mais Meninas e Mulheres sigam o exemplo da “Doutora do Inconsciente” Nise Magalhães da Silveira e usem seus potenciais para gerar conhecimentos científicos (saberes) em favor da melhoria da qualidade de vida das Pessoas.

Carlos Magno Corrêa Dias
11/02/2025


8 de fev. de 2025

Celebrando 30 anos das homenagens recebidas da Turma BI-1994/FP.


Neste início de 2025 celebro, com grata satisfação e júbilo, as homenagens recebidas lá no ano de 1995 (há 30 anos, três décadas) dos Afilhados da Turma BI-1994/FP do Curso de Bacharelado em Informática da Faculdade de Informática das então Faculdades Positivo (fundadas em 1988) instituição que se transformaria em Centro Universitário Positivo (UnicenP) em 1998, em Universidade Positivo (UP) em 2008 e, a partir de 2019, em Instituição de Educação Superior integrante do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

DIAS, C. M. C. - 2025

Nos primeiros períodos da Turma BI-1994/FP (Turma de Acadêmicos de 1991 a 1994) do Curso de Bacharelado em Informática tive o privilégio de ministrar para os Jovens Acadêmicos os conteúdos das (sempre) determinantes (imprescindíveis e incríveis) disciplinas de Lógica Matemática e Cálculo Diferencial e Integral seguindo o rigor científico e a intensidade acadêmica que sempre faço questão de impor (ou seja, com acuidade e de verdade sem quaisquer restrições quanto às complexidades envolvidas).

Das intensas relações entre Professor e Afilhados Acadêmicos orientadas pelo lema SUMMA AD VICTORIAM DISCIPLINA das Faculdades Positivo resultaram laços de proximidade explicitados naquela homenagem de reconhecimento durante a Cerimônia de Colação de Grau os quais perduram até hoje e que seguirão “ao infinito e além”, muito além.

O lema das então Faculdades Positivo é uma expressão em latim que pode ser traduzida como "A disciplina é o caminho para a vitória" ou "Através da disciplina, chega-se à vitória" o qual ressalta a importância da disciplina como um valor fundamental para alcançar o sucesso e a vitória em qualquer empreendimento, seja nos estudos, na carreira ou na vida pessoal.

Professores e Acadêmicos das então Faculdades Positivo (FP) sempre acreditamos que a disciplina é um elemento essencial para a formação de Profissionais competentes e bem-sucedidos. Ao internalizar esse valor, os Acadêmicos eram incentivados a se dedicar aos estudos, a buscar o conhecimento e a desenvolver habilidades que os capacitassem a alcançar seus objetivos e a se destacar no mercado de trabalho; o que aconteceu, naturalmente, nas últimas três décadas e que seguirá sendo verificado. 

SUMMA AD VICTORIAM DISCIPLINA. "Ao infinito e além", muito além.

Carlos Magno Corrêa Dias
08/02/2025

7 de fev. de 2025

Guri brilha como herói da humanidade.


Com satisfação recebo a notícia que em 4 de fevereiro de 2025 o já imortal Capitão Elmo Diniz, que lutou na Segunda Guerra Mundial como Pracinha, Cobra Fumante, FEBiano da FEB (Força Expedicionária Brasileira), completou seus 103 anos de idade em 2025.

DIAS, C. M. C. - 2025

O gaúcho Elmo Diniz, o “guri” da Estação Lagoão, 3º Distrito de Cruz Alta (RS), nasceu em 04/02/1922, iniciando sua carreira lá em 02/05/1939 no então 6º Regimento de Artilharia Montada (6º RAM), atual 29º GAC AP (Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado).

O Capitão Elmo Diniz foi um dos 150 Praças enviados pelo então 6º RAM para integrar as tropas da FEB na Itália. O 6º RAM passou a denominar-se 29º GAC AP a partir de 1976; sendo distinguido, também, com a denominação de “Grupo Humaitá”.

Tamanha é a importância do Capitão Elmo Diniz para a história da humanidade que em 01/08/2024, em Cruz Alta (RS), o 29º GAC AP inaugurou a “Biblioteca Capitão FEB Elmo Diniz” a qual possibilita tanto estudar o Capitão Elmo Diniz como, também, permite conhecer a história do Forte Humaitá (o Gibraltar da América do Sul) que foi uma instalação militar paraguaia estratégica e que desempenhou papel decisivo no mais mortal conflito armado do continente Sul Americano que foi a Guerra do Paraguai ocorrida entre 1864 e 1870.

O ex-Combatente Elmo Diniz deseja quando jovem ser Telegrafista da Rede Ferroviária Federal. Todavia era na época exigido o Certificado de Reservista. Então, não teve dúvida foi servir no Exército Verde-Oliva do Brasil.

Como Soldado no 6º RAM o então jovem Elmo Diniz realizou o Curso de Cabo e o Curso de Formação de Sargento de Artilharia, sendo promovido em 30/08/1939 ao posto de Cabo e em 09/02/1942 ao posto 3º Sargento. Já como 2º Sargento, tendo incorporado 4º Escalão da FEB, Elmo Diniz foi Auxiliar da Seção Logística e permaneceu em atividade regular até o término da participação do Brasil na Campanha da Itália naquela monstruosa guerra.

Ao retornar ao Brasil em setembro de 1945 o Pracinha Elmo Diniz continuou como militar servindo no então Quartel-General da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Infantaria, atual Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3). Em 1948, de volta ao 6º RAM, foi promovido à 1º Sargento e Subtenente. Em 06/01/1954, atinge o posto de 2º Tenente e, em 30/01/1954, transferido para a 15ª Circunscrição Regional (CR), foi nomeado Delegado da 13ª Delegacia Regional (DR), em Cornélio Procópio (PR).

Elmo Diniz foi condecorado por diversas vezes com honras pela excelência de seus serviços prestados. Especialmente recebeu em 19/04/1954 a Medalha do Pacificador devido à qualidade de seu trabalho em favor do serviço militar. Em 28/12/1962, reconhecido e admirado pelo Exército do Brasil como exemplo a ser seguido, o FEBiano Elmo Diniz foi promovido a Capitão.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Imortal Elmo Diniz!

Carlos Magno Corrêa Dias
07/02/2025

3 de fev. de 2025

Duas décadas das CONTIGÊNCIAS.


“Em sistemas bivalentes e dicotômicos, orientados pela identidade, não-contradição e terceiro excluído, os enunciados podem ser predicados, segundo o tipo de resultados que originam, como sendo tautologias (proposições logicamente verdadeiras), contradições (proposições logicamente falsas) e contingências (proposições contingentes).”

“As tautologias são enunciados opostos às contradições e denotam aquelas sentenças cujo valor lógico é sempre a verdade independentemente da enunciação da sentença em análise. Reciprocamente, as contradições seriam as negações das necessárias tautologias.”

“Contingências, então, são as sentenças que apresentam, dependendo dos valores de suas componentes, pelo menos um dos valores mutuamente excludentes; quais sejam: a verdade e a falsidade. Assim, poder-se-ia dizer que uma proposição cuja verdade e falsidade são igualmente possíveis de ocorrer como resultado predicado à sentença corresponde a uma proposição contingente.”

“De forma menos formal, uma contingência está relacionada a algo que pode vir a acontecer ou não, sendo uma eventualidade e, por isso, não correspondendo aos absolutos tautológico ou contraválido (ou contradição); mas, que pela verdade e pela falsidade vão ocorrer, em dado momento, partindo-se de um mesmo referencial.”


Com os parágrafos precedentes dava início ao prefácio de minha obra CONTINGÊNCIAS (ISBN: 85-88925-09-5), publicada em 2005, depositada na Biblioteca Nacional, integrando o Acervo da Produção Intelectual do Brasil, e, também, com Registro de Propriedade Intelectual, a qual é uma antologia de pensamentos meus que busca chamar a atenção sobre as sempre reflexões que são necessárias e não suficientes na realidade condicional e não tautológica ou não contraditória que escraviza o ser no mundo das contingências.

DIAS, C. M. C. - 2025

DIAS, C. M. C. - 2005

Assim sendo, em 2025, é tempo de celebrar as já duas décadas, vinte anos, da produção desta minha obra que desde a publicação vem se tornando um alerta; senão um chamado ao pensar de forma disruptiva.

Carlos Magno Corrêa Dias
03/02/2025

1 de fev. de 2025

Conjuntiva loucura atemporal.


Os ansiosos devem viver no futuro enquanto os depressivos, possivelmente, vivam no passado. Mas, certamente, os loucos vivem é no presente.

DIAS, C. M. C. - 2025

DIAS, C. M. C. - 2025

Carlos Magno Corrêa Dias
01/02/2025