15 de fev. de 2025

Simbiose entre a Academia e a Indústria.


Objetivando fortalecer a colaboração entre a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e o Setor Industrial do Paraná (a Indústria Paranaense) ocorreu na manhã do dia 13 de fevereiro de 2025 visita do Reitor da UFPR ao Parque Tecnológico da Indústria na Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

Durante a visita se teve a oportunidade de conhecer as iniciativas existentes entre a UFPR e o Senai Paraná além de discutir novos projetos a serem desenvolvidos em parceria. A expectativa é que por meio de correspondente articulação estratégica ocorra a impulsão da criação de novos projetos e soluções inovadoras os quais beneficiarão tanto o Setor Acadêmico quanto o Setor Produtivo Industrial do estado do Paraná.

Conforme afirmado durante a visita, se prevê, por meio da promoção de inovação e integração multidisciplinar, uma ampliação das relações entre as duas casas de forma a torna mais efetivas as iniciativas em andamento e o envolvimento futuro de novas áreas da UFPR nos correspondentes processos.

Sempre a parceria entre a Indústria e a Academia é fundamental em diversos sentidos sendo oportuna, também, a criação de novas vias de inovação e a maior competitividade do Setor Produtivo. Em ciclo constante e contínuo o saber faz girar de forma disruptiva a tríplice hélice do conhecimento e da inovação quando Academia-Indústria-Governo são fortalecidos em equipe.

DIAS, C. M. C. - 2025

O Parque Tecnológico da Indústria constitui um complexo científico-tecnológico impulsionado pelo Senai Paraná e que “estimula mentes que movem o amanhã” por meio de um conjunto de soluções complexas, parcerias e infraestrutura. Sendo um especial “espaço de conexão, de crescimento econômico, de geração de novos empregos ou de grandes oportunidades de negócios, o Parque Tecnológico da Indústria é um movimento pelo futuro das pessoas, das indústrias e de todos os caminhos que temos pela frente”.

Como já observei por distintas vezes, para nos mantermos uma Nação SOBERANA é exigido termos uma Indústria FORTE e todas as ações para se fortalecer a Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação formada pelas relações de parcerias entre Academia, Indústria e Governo serão sempre muito bem-vindas. As forças das Universidades centradas nas Ciências e o poder das Indústrias baseadas nas Tecnologias que não param de evoluir em inovação e disrupção multiplicam seguidas vezes resultados para o bem viver das pessoas.

DIAS, C. M. C. - 2025

Seguidamente afirmo, também, sempre é necessário um projeto de soluções conjunto entre Universidade e Indústria para a produção de conhecimento a partir da troca de experiências e ajuda mútua. É essencial para o futuro do Brasil a união de forças da Indústria e da Academia objetivando gerar pesquisa e inovação como diferencial para o progresso nacional. Com uma Indústria forte centrada na simbiose em referência será possível construir uma Nação soberana.

Carlos Magno Corrêa Dias
15/02/2025