Em 11 de fevereiro de cada ano se celebra o DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E MENINAS NAS CIÊNCIAS; data estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015, objetivando chamar a conscientização para a questão da excelência das Mulheres na Ciência e para lembrar que Ciência e Igualdade de Gênero devem avançar lado a lado.
DIAS, C. M. C. - 2025
Nesta data, especial homenagem à médica brasileira Nise Magalhães da Silveira (1905-1999) reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria e que revolucionou o tratamento das doenças mentais no mundo. Nise da Silveira será sempre importante e fonte de seguidas pesquisas devido às suas excelentes pesquisas na área.
A médica psiquiatra brasileira de Maceió (AL) Nise Magalhães da Silveira, mais conhecida como Nise da Silveira, nos ensinou que “Na ARTE encontram-se revelações determinantes do inconsciente”.
Dizia, também, a alagoana que “Não se curem além da conta. Gente curada demais é gente chata. Todo mundo tem um pouco de loucura. Vou lhes fazer um pedido: Vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda. Felizmente, eu nunca convivi com pessoas ajuizadas”.
DIAS, C. M. C. - 2025
O método de Nise da Silveira no tratamento psiquiátrico centrado em ateliês (estúdios) de pintura e modelagem além de inovador é, também, determinante. Pioneira é, também, Nise da Silveira ao entender o valor terapêutico da interação de pacientes com animais. Nise da Silveira costumava afirmar que os animais eram “co-terapeutas” no auxílio do tratamento dos distúrbios psiquiátricos.
Que mais e mais Meninas e Mulheres sigam o exemplo da “Doutora do Inconsciente” Nise Magalhães da Silveira e usem seus potenciais para gerar conhecimentos científicos (saberes) em favor da melhoria da qualidade de vida das Pessoas.
Carlos Magno Corrêa Dias
11/02/2025