21 de fev. de 2025

As “lurdinhas” foram silenciadas e Monte Castelo caiu.


Há 80 anos, em 21 de fevereiro de 1945, os Eternos Heróis combatentes FEBianos, Cobras Fumantes, Pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira), bravos Soldados do Brasil, tomaram Monte Castello, na Campanha da Itália, na miserável e insana Segunda Guerra Mundial.

A conquista de Monte Castelo significou iniciar o caminho que levaria à vitória dos Aliados naquela sangrenta e monstruosa Segunda Guerra Mundial quando milhões de pessoas morrem ou sofreram horrores inimagináveis.

DIAS, C. M. C. - 2025

A história registra que a COBRA FUMOU (e feio). Mesmo contra as mortíferas "lurdinhas" (apelido dado pelos Pracinhas às metralhadoras alemãs MG42), que mataram mais da metade do contingente dos Soldados Brasileiros, foi com elevado Espírito de Corpo nascido entre os Heróis combatentes da FEB que Monte Castelo caiu sob jugo dos Heróis Combatentes do Brasil. A tomada de Monte Castelo pelos Pracinhas é reconhecidamente um dos grandes e importantes feitos durante a Segunda Guerra Mundial.

Muitas foram as baixas e lutas em muito desiguais travadas, depois de três tentativas rechaçadas e horríveis, depois de muita dor, medo, angústia e sofrimento, o pesadelo chamado “Monte Castelo” teve seu fim e a vitória foi conquistada para o bem dos homens livres.

Monte Castello (situado a 61,3 km a sudoeste de Bolonha, na Itália, próximo a Abetaia, a 977m de altitude, nos Apeninos setentrionais) caiu de forma determinante e a correspondente difícil vitória (em si mesma) deu início ao fim daquela bestialidade e mácula da Humanidade que foi a Segunda Guerra Mundial.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve, Salve, Eternos Heróis FEBianos, Pracinhas, Cobra Fumantes, Homens da FEB, Heróis Imortais da Humanidade.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/02/2025