27 de fev. de 2025

Tecnologias avançadas para a sustentabilidade de ações no mar.


A convite do Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro) tive a oportunidade de participar da palestra “Avanços tecnológicos e ferramentas digitais para um gerenciamento sustentável dos estoques pesqueiros marinhos” apresentada em 28 de janeiro de 2025 quando se destacou a importância e o potencial das novas tecnologias e ferramentas digitais no monitoramento e gestão da pesca marinha, visando a sustentabilidade dos estoques pesqueiros.

Adaptação - Cembra - 2025

O evento teve como principais pontos as abordagens sobre os sistemas de monitoramento eletrônico (câmeras e sensores a bordo de embarcações), as tecnologias acústicas para mapeamento de cardumes, o sensoriamento remoto por satélite e drones, bem como os aplicativos móveis para coleta e análise de dados de pesca.

Também foram consideradas observações sobre as atuais ferramentas digitais para gestão sustentável tais como: sistemas de inteligência artificial para análise de dados e previsão de comportamento de cardumes, plataformas digitais para rastreamento da cadeia de suprimentos e combate à pesca ilegal, ferramentas de modelagem e simulação para avaliação de estoques pesqueiros.

A palestra buscou mostrar como a tecnologia pode ser uma aliada fundamental na busca por um equilíbrio entre a atividade pesqueira e a conservação dos recursos marinhos pondo em evidência benefícios para a sustentabilidade tais como: coleta de dados mais precisa e em tempo real, melhoria na avaliação e monitoramento de estoques de peixes, identificação e combate à sobrepesca, implementação de medidas de conservação mais eficazes, auxílio na tomada de decisões para um gerenciamento mais eficaz da pesca.

Conforme evidenciado “a gestão eficiente das pescarias é um fator determinante para a manutenção da biodiversidade marinha e para garantir a segurança alimentar e os meios de subsistência de milhões de pessoas em todo o mundo. Os avanços tecnológicos recentes e as ferramentas digitais revolucionaram a forma como as pescarias podem ser monitoradas, geridas e otimizadas, oferecendo oportunidades sem precedentes para o enfrentamento dos desafios do setor”.

Todavia, a despeito das transformações positivas geradas pelas potentes ferramentas digitais e dos avanços tecnológicos nas águas marinhas, os desafios são enormes, difíceis e se avolumam a cada novo instante. “Altos custos, capacidade técnica limitada e acesso a dados” são enfrentados seguida e continuamente. Assim cada vez mais se faz necessário que as “pás” da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação girem cada mais intensamente ampliando a sinergia entre suas componentes Academia, Indústria e Governo para garantir o progresso e o desenvolvimento.

Carlos Magno Corrêa Dias
27/02/2025