29 de set. de 2024

Repetições seguem impedindo o avançar.


Há dez anos, lá no dia 29/09/2014, publicava a texto a seguir reproduzido entre aspas.

“Investigação, Inovação, Estratégica, Formação Profissional de qualidade, Educação, Dignidade, Pesquisa útil, Desenvolvimento, Conjunção entre Ciência e Tecnologia, Economia visando Estabilidade, aproximação estreita entre Universidade e Indústria, Patriotismo, mais e mais Patentes e Propriedades Intelectuais, Projeto de Estado para o Futuro, Simbiose entre Setor Privado e Setor Público, Civilidade, Cidadania, ... fazem parte de um conjunto que deve ser pensado para se garantir uma Nação Soberana, um País Desenvolvido e a melhoria de Vida dos Cidadãos. A receita já foi aviada e tornada pública há muito tempo. Mas, é necessário saber LER as instruções para avançar no caminho que se obriga seguir.”

Uma década depois, parece que a “receita” permanece sem ser lida em vários locais nos quais deveria ser regra pétrea de continuidade.

Então, repita-se a sentença com a intenção que seja lida (entendida e praticada) para se seguir no caminho do avançar.

DIAS, C. M. C. - 2024

Investigação, Inovação, Estratégica, Formação Profissional de qualidade, Educação, Dignidade, Pesquisa útil, Desenvolvimento, Conjunção entre Ciência e Tecnologia, Economia visando Estabilidade, aproximação estreita entre Universidade e Indústria, Patriotismo, mais e mais Patentes e Propriedades Intelectuais, Projeto de Estado para o Futuro, Simbiose entre Setor Privado e Setor Público, Civilidade, Cidadania, ... fazem parte de um conjunto que deve ser pensado para se garantir uma Nação Soberana, um País Desenvolvido e a melhoria de Vida dos Cidadãos. A receita já foi aviada e tornada pública há muito tempo. Mas, é necessário saber LER as instruções para avançar no caminho que se obriga seguir.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/09/2024

27 de set. de 2024

O renascimento sempre retornará.


No mundo das infinitas possibilidades existem aqueles que, realmente, acreditam que se arrancarem e esmagarem todas as flores, conseguirão acabar com a primavera.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
27/09/2024

26 de set. de 2024

Há mais de 80 anos a FEB inicia luta pelo mundo livre.


A FEB (Força Expedicionária Brasileira) foi criada pela Portaria Ministerial 4.744, de 09/08/1943, tendo o conjunto de suas tropas entrando em luta contra o inimigo, nos campos de batalha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, no dia 16/07/1944, há mais de 80 anos.

DIAS, C. M. C. - 2024

Dentre os Pracinhas, como ficaram conhecidos os Soldados Brasileiros que compuseram os cinco Escalões da FEB, todos merecedores de eterno reconhecimento e de continuados agradecimentos, muitos se destacaram individualmente pela particular bravura e determinação não medindo esforços para dar o seu melhor naquele tempo horrível e miserável que foi Segunda Guerra Mundial.

Exemplo notável destes homens é encontrado no excelente Pracinha da FEB, FEBiano, Cobra Fumante, Herói de Guerra, Imortal Combatente Tenente-Coronel Nestor da Silva o qual completou seus 107 anos de vida no último dia 13 de junho de 2024.

Reconhecidamente o veterano mineiro Tenente-Coronel Nestor da Silva é lembrado por sua coragem, dedicação e compromisso com a Nação sendo exemplo de bravura e patriotismo na luta em campo e destaque elogiado tanto no comando quanto nas ações em missões das quais participou na Segunda Guerra Mundial.

Nestor da Silva teve uma carreira militar notável e completa de realizações. Após a guerra, Nestor da Silva continuou servindo no Exército do Brasil, onde desempenhou diversas funções e foi destacado para várias unidades recebendo várias condecorações tais como como a Medalha de Guerra e a Medalha do Pacificador em reconhecimento por seus serviços excepcionais.

Poucos foram os Heróis que receberam a Cruz de Combate de Primeira Classe, condecoração concedida aos militares individualmente que tenham praticado atos de bravura ou sacrifício nas ações de combate. Devido à coragem e à excelência no comando de missões na batalha de Montese, a mais difícil enfrentada pelas tropas da FEB, o Tenente-Coronel Nestor da Silva recebeu semelhante distinção sendo, também, promovido direto de 2º Sargento para o posto de 2º Tenente.

A promoção especial em questão foi um reconhecimento significativo do valor e da liderança em combate do Cobra Fumante Nestor da Silva; demonstrando toda confiança e o respeito que seus superiores tinham por ele além de ser testemunho do grande impacto que provocou durante a guerra.

No meu artigo “Celebrando o lendário Cobra Fumante”, publicado na página da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), em 13/09/2024, presto homenagem ao já Imortal Herói da Segunda Guerra Mundial o Tenente-Coronel Nestor da Silva. O artigo está disponível no endereço https://www.fne.org.br/index.php/artigos/7197-artigo-celebrando-lendario-cobra-fumante.

No texto em referência aproveito, também, para celebrar todos os incríveis Pracinhas integrantes das Tropas Brasileiras da FEB que lutaram bravamente nos gelados e mortais campos de batalha da Itália.

Carlos Magno Corrêa Dias
26/09/2024

25 de set. de 2024

Revascularização gerando nova data natalícia.


Uma intercorrência miocárdica se refere, geralmente, a um evento inesperado ou a uma complicação recorrente (ou não) que ocorre no músculo cardíaco (miocárdio); podendo incluir condições de isquemia cardíaca, infarto do miocárdio (ataque cardíaco) ou outras complicações cardíacas que afetam o fluxo normal de sangue e a função regular do coração.

Uma isquemia cardíaca (isquemia miocárdica) crônica se desenvolveu por aterosclerose de forma que o fluxo de sangue rico em oxigênio para o músculo cardíaco (miocárdio) foi sendo reduzido (ou até mesmo interrompido), categoricamente, por seguidas vezes. Embora com um coração potente, bem robusto, ocorreu o estreitamento (ou bloqueio quase que total) das artérias coronárias responsáveis por fornecer sangue ao coração.

Consequentemente, dada a gravidade atingida, uma vez mais, revascularização se fez necessária e urgente.

Prognóstico: intercorrência miocárdica resolvida com sucesso por revascularização. Máquina cardiovascular biológica recuperada e batendo forte e firme.

Terceiro renascimento gerando quarta Certidão de Nascimento: 573.CPM.600.GAMA, datada de 25 de setembro de 2015.

Celebrando, neste 25 de setembro, então, com júbilo, mais um aniversário. Sempre em frente “ao infinito e além”, muito além.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
25/09/2024

24 de set. de 2024

Mudanças curriculares nas Universidades são exigidas.


Seguindo a programação de 2024 dos Webinários que compõem o Fórum Permanente da Educação Superior da ABC/SBPC, foi realizado, no último dia 27/08/2024, mais um encontro quando se tratou do tema “Flexibilidade de trajetórias na Educação Superior”.

ABC / SBPC - 2024

O evento, transmitido pelo YouTube da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi promovido, conforme planejado, em conjunto pela ABC e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tratando, prioritariamente, de dois pontos: o exemplo de sucesso da Universidade Federal do ABC (UFABC) e a necessidade de novos modelos de condução das Universidades no Brasil. A convite da ABC participei do evento.

Durante o evento observou-se que a UFABC, fundada em 2005, foi a primeira Universidade no Brasil a adotar um modelo de ingresso por meio de cursos interdisciplinares adotando, também, uma divisão em grandes centros interdisciplinares. Na UFABC os Alunos ao ingressarem fazem a escolha entre Licenciatura ou Bacharelado em grandes áreas do conhecimento; tendo suas grades de disciplinas flexibilizadas e compartilhadas entre os cursos, com diferentes pesos, oferecendo a cada Estudante autonomia e flexibilidade para fazer sua própria trajetória.

Foi enfatizado que a UFABC toma um modelo de Projeto Pedagógico voltado para a realidade e neste sentido trabalha com Currículos centrados na interdisciplinaridade, guiados pelos desafios da atualidade priorizando a autonomia do Educando. A UFABC adotou, como outro de seus diferenciais, a estrutura de quadrimestres com períodos de 12 semanas cada.

Para enfrentar a evasão, na UFABC os Alunos escolhem as áreas que melhor se adequem aos seus perfis e podem se formar em outros cursos diferentes daqueles originalmente iniciados.

Outra questão fortemente debatida no evento foram as falhas do modelo tradicional de Universidades de Pesquisa, aquele que se originou da Reforma Universitária de 1968 e que, embora considerado defasado em vários aspectos, é, ainda, seguido pela maioria das Universidade Federais do Brasil.

Deixou-se claro que se faz necessário assegurar aos Pesquisadores o trabalho coletivo para enfrentar os novos e complexos desafios postos pela “era do conhecimento” e que Professores das Universidades “devem mudar suas abordagens para absorver as metodologias do trabalho inter e transdisciplinar”.

Possibilidades como prestação de serviços pelos Docentes ao Setor Industrial e Empresarial, flexibilização curricular, incentivo a programas inter/multi/transdisciplinares, programas de ensino à distância, destinação de recursos com base no julgamento do mérito, formação de redes de pesquisa, compartilhamento de conhecimento entre Instituições e a avaliação direcionada para resultados, foram alguns dos desafios considerados para se ter uma Universidade mais próxima da realidade que se transforma continuamente.

Carlos Magno Corrêa Dias
25/09/2024

30 anos de Álgebra Booleana e Lógica Digital.


Meu artigo “Álgebra booleana e lógica digital: uma aplicação da lógica matemática” era publicado lá em setembro de 1994, há 30 anos, há três décadas, na Revista Acadêmica da Puc-PR quando estava lotado no Departamento de Matemática da mesma Puc-PR, ministrando as importantes disciplinas de Lógica Matemática, Fundamentos de Matemática e Cálculo Diferencial e Integral.

DIAS, Carlos Magno Corrêa - 2024 

No caminho contínuo e permanente das novas aplicações da Matemática e da própria Lógica Formal (Lógica Matemática) no vasto campo da Computação e da Engenharia o artigo em referência além de ser a base de diversas outras pesquisas inovadoras serviu, ao longo das décadas, para a instituição de teorias revolucionárias e/ou transformadoras.

Com conteúdo técnico embasado em forte formalismo, o correspondente texto fez sua história e segue desde sua publicação sendo crucial para outras descobertas e desenvolvimentos que mostram, seguidamente, a força do Logicismo quando associado à qualificação da Álgebra da Lógica a qual permeia a Lógica de Classes (batizada de Álgebra Booleana) e a Lógica Sentencial (difundida como a Álgebra das Relações Binárias) para comporem as múltiplas estruturas da denominada Lógica Digital.

O trabalho em referência, disponível na íntegra no Riut (Repositório Institucional da UTFPR) no endereço https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/424, apresenta método de análise centrado nos extraordinários recursos técnicos da Lógica Matemática para o desenvolvimento da Lógica Digital a qual, levando-se em conta a Álgebra de Boole, dá origem às Portas Lógicas e aos Circuitos de Comutação que compõem os Sistemas Digitais; sendo, também, denominada, Álgebra (ou Matemática) de Comutação.

A Lógica Digital é a base da Eletrônica Digital e envolve a manipulação de valores binários (0 e 1) para realizar operações lógicas. Os principais componentes da Lógica Digital, os circuitos básicos denominados Portas Lógicas, permitem realizar operações lógicas específicas para analisar, simplificar ou alternar entre diferentes estados e para controlar fluxos de corrente elétrica em dispositivos eletrônicos complexos tornando-os mais eficientes e confiáveis.

Carlos Magno Corrêa Dias
24/09/2024

23 de set. de 2024

Tecnologia e Humanismo no caminho do futuro.


Em 23 de setembro de 1909, há 115 anos, era fundada a então Escola de Aprendizes Artífices do Paraná a, desde sempre TECNOLÓGICA, hoje UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); reconhecidamente uma das mais importantes Instituições no seu campo de atuação.

DIAS. C. M. C. - 2024

Partilhar a história de vida pessoal com a história da TECNOLÓGICA segue sendo por demais especial. Tenho a satisfação de compartilhar décadas destes 115 anos de existência da TECNOLÓGICA com minha própria história de vida profissional.

É sempre muito bom e uma grande privilégio poder comemorar, com júbilo, os aniversários da TECNOLÓGICA. Como Professor de Ensino Superior, Pesquisador, Extensionista, Gestor e Conselheiro na TECNOLÓGICA tenho o contentamento de fazer parte da história de construção da Instituição hoje classificada nos principais rankings sejam nacionais ou internacionais.

Sempre com TECNOLOGIA e HUMANISMO segue a TECNOLÓGICA rumo ao futuro.

Carlos Magno Corrêa Dias
23/09/2024

22 de set. de 2024

Celebrando o gênio da Aviação.


Em 22 de setembro de 1959, há 65 anos, pela Lei número 3.636, foi concedido ao Tenente-Brigadeiro-do-Ar Alberto Santos Dumont (1873-1932) o posto honorífico de Marechal-do-Ar pelos seus feitos notáveis, inovadores e disruptivos na história da aviação mundial.

O excelente Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont projetou, construiu e fez voar os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina; foi o primeiro a cumprir com uma aeronave um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e populares; foi o primeiro a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina; foi o inventor que obteve os primeiros voos homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar, e, foi o primeiro piloto a conseguir que uma aeronave conseguisse levantar voo por seus próprios meios e sem a necessidade de uma rampa para lançamento.

Alberto Santos Dumont foi simplesmente um GÊNIO. O Maior de todos na história da Aviação. Existe a Aviação antes de Alberto Santos Dumont e existe a Aviação depois de Alberto Santos Dumont.

Neste 22 de setembro, celebre-se uma vez mais o Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont, notável "mestre dos ares e engenheiro da aviação prática".

DIAS, C. M. C. - 2024

No artigo intitulado “Celebrando o mestre dos ares e o engenheiro da aviação prática”, disponível nos endereços https://www.fne.org.br/index.php/artigos/6903-artigo-celebrando-o-mestre-dos-ares-e-o-engenheiro-da-aviacao-pratica e https://www.seesp.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/item/22027-celebrando-o-mestre-dos-ares-e-o-engenheiro-da-aviacao-pratica, como uma homenagem, apresento algumas observações sobre “o notável mineiro, inventor, aeronauta, esportista, autodidata Alberto Santos Dumont (1873-1932), um inventor por excelência, um inovador muito além de seu tempo”.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/09/2024

Sucesso financeiro nas mãos de Profissionais.


É sabido que o Frade Franciscano e importante Matemático italiano Luca Bartolomeo de Pacioli (1445-1517), Pai da Contabilidade, foi o pioneiro na Contabilidade criando, dentre outras soluções, o importante Método das Partidas Dobradas (ou Método Veneziano) até hoje sendo amplamente utilizado em Contabilidade no mundo todo.

No seu primeiro livro (“Summa de arithmetica, geometria, Proportioni et proportionalita”, no capítulo “Particulario de computies et scripturis”, Luca Bartolomeo de Pacioli trata assuntos sobre a Contabilidade e apresenta seu método de dupla entrada, o conhecido Método Veneziano ("el modo de Vinegia").

No dia 22 de setembro, no Brasil, celebra-se o DIA DO CONTADOR.

DIAS, C. M. C. - 2023

A data de 22 de setembro foi escolhida porque neste dia, lá em 1945, pelo Decreto-Lei número 7.988, que dispõe sobre o Ensino Superior de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis e Atuariais, foi regulamentado, também, o primeiro Curso de Ensino Superior em Ciências Contábeis do Brasil ofertado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A data homenageia os Profissionais da Contabilidade aqueles que desempenham papel fundamental na gestão financeira de empresas e organizações; sendo Profissional vital na Economia e na Sociedade dado ser de sua responsabilidade garantir que as finanças sejam gerenciadas de forma técnica, adequada, profissional e transparente.

Que os Contadores sigam fortalecendo cada vez mais as Finanças para o pleno sucesso financeiro.

Carlos Magno Corrêa Dias
22/09/2024

21 de set. de 2024

Inclusão é a arma na luta pelos Cidadãos com Deficiência.


Em 21 de setembro, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, é chamada a atenção para reflexões sobre a situação das PcD (Pessoas com Deficiência) na Sociedade objetivando, principalmente, garantir seus direitos e cobrar seus deveres como Cidadãos de uma Nação Soberana.

DIAS, C. M. C. - 2024

Em termos conceituais, as PcD são aquelas pessoas que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, as quais em interação com diversas barreiras, podem vir a ter interrompida a correspondente participação integral e efetiva na Sociedade em distinção com as demais pessoas. Contudo, as PcD são Cidadãos e como tais devem ser respeitados.

Então, deve-se parar com esta ideia ingênua que as PcD são coitadinhas ou, pelo contrário, são dotadas de elevado grau de superação. As PcD são “Cidadãos com deficiências” e, enquanto Cidadãos de uma mesma Nação, devem contribuir somando suas expertises, seus saberes, suas forças, para se multiplicar resultados contribuindo, efetivamente, para o desenvolvimento e progresso da Nação.

Assim, na luta das PcD, a palavra de ordem é inclusão (no sentido estrito do termo).

Carlos Magno Corrêa Dias
21/09/2024

20 de set. de 2024

Engenheiros Universais criando soluções para a vida.


O Dia do Engenheiro Químico é celebrado a cada 20 de setembro para homenagear os Profissionais que desempenham papel crucial nas Indústrias e nos Campos de Pesquisa desde a produção de alimentos e medicamentos até a refinação de petróleo e tratamento de água.

DIAS, C. M. C. - 2023

Por suas múltiplas atuações e por engendrarem soluções em diversas áreas do saber servindo-se da Química os Engenheiros Químicos são chamados, acertadamente, Engenheiros Universais.

Responsáveis por projetar, desenvolver e otimizar processos industriais que envolvem processos químicos dos mais variados, os Engenheiros Universais (Engenheiros Químicos) fazem Engenhria para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

De acordo com o “American Institute of Chemical Engineers” (AIChe), a “Engenharia Química é a área/profissão que se dedica à concepção, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento e aplicação dos Processos e dos seus Produtos. Neste âmbito inclui-se a análise econômica, enquadramento, disposição, ajustamento, delimitação, demarcação, posicionamento. construção, operação, controle e gestão das Unidades Industriais que concretizam esses Processos, assim como a investigação e formação nesses domínios”.

Combinando princípios da Química com conhecimentos de Física, Matemática, Computação e Biologia para criar soluções inovadoras e sustentáveis, os Engenheiros Químicos projetam, constroem e operam Plantas Químicas de Matérias-Primas em PRODUTOS por intermédio das Operações Unitárias (Processos Químicos, Biológicos ou Físicos) para o Desenvolvimento e Progresso das Nações e para a Melhoria de Vida das Pessoas.

Os Engenheiros Universais desempenham, também, papel vital no Saneamento, na Medicina, na Farmácia e em tantas outras áreas que exigem a criação de novos materiais e substâncias para tornar a vida das pessoas melhorada.

No Brasil, a profissão de Engenheiro foi legalizada pela Lei Federal número 5.194, de 24 de dezembro 1966, incluindo atribuições para exercer legalmente atividades relacionadas às indústrias químicas e petroquímicas, alimentícias e no tratamento de água e de resíduos industriais. O Engenheiro Químico é considerado, também, um Profissional da Química pelo Conselho Federal de Química (CFQ).

Parabéns para os Engenheiros Químicos, Engenheiros Universais. Que sigam com excelência aperfeiçoando, criando, projetando, elaborando, controlando, investigando, fiscalizando, inspecionando, coordenando, engendrando, engenheirando, seguidamente, novas e melhores soluções para manter a qualidade de vida das pessoas.

Carlos Magno Corrêa Dias
20/09/2024

19 de set. de 2024

Negócios do Paraná no Mercado Mundial.


Nos dias 27 e 28 de agosto de 2024 foi realizado, pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) em parceria com o World Trade Center Curitiba (+ WTC), em Curitiba (PR), no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, o “IV Seminário de Negócios Internacionais do Paraná” com o tema: DO PARANÁ PARA O MUNDO; aquele que já é considerado o maior evento do tema no Estado do Paraná.

Sistema Fiep / WTC Curitiba - 2024

Reunindo especialistas, empreendedores, diretores executivos, pesquisadores, empresários, proprietários, gestores, membros de Conselhos, industriais, dentre outros interessados, o evento ofereceu excelente oportunidade para todo aquele que objetiva expandir suas fronteiras internacionais e obter informações atuais e valiosas sobre o mercado no mundo.

Fui convidado a participar do “Seminário de Negócios Internacionais do Paraná de 2024” por meio da área de Relações Internacionais do Sistema Fiep.

Objetivando a efetiva conexão da indústria do Paraná com o Mercado Global e promovendo as possibilidades de Internacionalização de Negócios, o Seminário tratou de temas relevantes para o Comércio Internacional tais como: Incentivo à Cultura da Internacionalização por meio de interações diretas com parceiros de negócios e instituições nacionais e internacionais, Inteligência Artificial e Tecnologia nos Negócios, Posicionamento da Indústria do Brasil no cenário global, novas tendências e Rotas dos Negócios Internacionais no Paraná, Sustentabilidade, Operações Financeiras Internacionais, Logística Internacional, dentre outros assuntos relacionados.

Além apresentação de palestras e painéis, o evento também ofereceu uma Rodada de Negócios com compradores na qual os participantes além de estabelecer importante networking puderam trocar experiências e estabelecer parcerias estratégicas.

Carlos Magno Corrêa Dias
19/09/2024

18 de set. de 2024

Símbolos pétreos da Nação Brasileira em festa.


Em 18 de setembro celebra-se o DIA DOS SÍMBOLOS NACIONAIS do Brasil.

DIAS, C. M. C. - 2024

Os Símbolos Nacionais pétreos da Nação Brasil são o Brasão da República, a Bandeira Nacional, o Hino Nacional e o Selo Nacional.


Como os Símbolos Nacionais representam o Brasil distinguindo o país e o seu povo no mundo enquanto Nação formada por Cidadãos que compartilham uma mesma terra e uma mesma língua, os Símbolos Nacionais, cívica e historicamente, transmitem o sentimento de união e pertencimento nacional possibilitando a sempre promoção da Cidadania e da Democracia visando a manutenção da Soberania da Nação.

Com o título “Os Símbolos Nacionais chamam democracia e cidadania” chamo, em artigo, a atenção para a data festejando, também, os Símbolos Nacionais do Brasil. O texto, com algumas observações pertinentes, encontra-se disponível na página oficial do Seesp (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo) no endereço https://www.seesp.org.br/site/index.php/comunicacao/noticias/item/19593-artigo-os-simbolos-nacionais-chamam-democracia-e-cidadania.

Carlos Magno Corrêa Dias
18/09/2024

17 de set. de 2024

Lagostas foram pivô de quase guerra.


A diplomacia do Brasil em dada vez teve que enfrentar a lógica da afirmação: “Se lagosta ao boiar nada, então é peixe. Se canguru ao saltar voa, então é ave.”; a qual objetivava dar razão no conflito entre Brasil e França que ficou conhecido como a “Guerra da Lagosta”, ocorrido lá no distante início da década de 60.

A “Guerra da Lagosta” foi um conflito diplomático entre o Brasil e a França que ocorreu entre 1961 e 1963 gerado em decorrência da captura ilegal de lagostas por embarcações francesas nas águas territoriais do Nordeste do Brasil.

Devido à escassez de lagostas na França motivada pela perda de colônias africanas no início dos anos 1960 os pescadores franceses, sem as costumeiras áreas marítimas onde exploravam e dominavam a pesca, resolveram que as lagostas do Nordeste brasileiro seriam uma boa alternativa para suprir a crescente falta do crustáceo em suas terras.

O governo do Brasil, em 1961, até deu autorização para a pesca de lagostas por embarcações francesas, mas impôs série de restrições as quais não eram cumpridas e em muito se via os limites impostos sendo excedidos. Fato que gerava seguidas apreensões e fazia as tensões diplomáticas entre Brasil e França só aumentarem.

O problema foi ampliado ao ponto das duas Nações chegarem a mobilizar suas Frotas Navais. O Brasil chega a enviar corvetas de guerra para escoltar embarcações francesas para fora das águas brasileiras e a França mobiliza, também, seus navios de guerra.

O Brasil defendia que as lagostas estavam na zona econômica exclusiva do país enquanto a França se apoiava na convenção de Genebra de 1958 que estabelecia normas para a pesca em alto-mar. Não havendo acordo entre os países, uma difícil disputa diplomática séria se estabeleceu. Das alegações e defesas (e “certezas” de ambos os lados) surgiu o empasse sintetizado por “se lagosta é peixe porque se desloca dando saltos, então canguru é uma ave”.

Porém, depois de muita negociação, o conflito foi resolvido da melhor maneira diplomática pacificamente. O Brasil estendeu suas águas territoriais marítimas para 200 milhas náuticas, reforçando sua soberania sobre a região e pondo fim a futuras situações em algo semelhantes.

Em 10 de março de 1963, os franceses retiraram todos os seus navios da costa do Brasil. Em 10 de dezembro de 1964, foi assinado um acordo entre França e Brasil permitindo a exploração de lagosta por navios franceses em quantidade e tempo definidos e limitados de forma que todos os lucros fossem repartidos.

DIAS, C. M. C. - 2024

De qualquer forma, daquele absurdo, que felizmente foi resolvido com inteligência e de forma pacífica, surgiu a máxima (pouco confortável) que afirma: “Le Brésil n’est pas un pays sérieux” (“O Brasil não é um país sério”). Mas, siga-se sempre em frente, positivamente, com ORDEM E PROGRESSO.

Carlos Magno Corrêa Dias
17/09/2024

15 de set. de 2024

Economia Azul na Amazônia Azul.


O Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro), seguindo sua missão de estimular, propor, coordenar e conduzir projetos e ações estruturantes relacionados ao estudo e aproveitamento do Mar do Brasil (da chamada Amazônia Azul do Brasil), promoveu, no último dia 29 de agosto de 2024, a conferência “A relevância do BNDES Azul para a Economia Azul do País”, da qual participei a convite do próprio Cembra.

Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro) - 2024

Conforme bem ficou evidenciado a Economia do Brasil depende (muito) da Amazônia Azul que tem algo em torno de 5,7 milhões km² e, sendo rica em biodiversidade e recursos, é responsável por cerca de 95% do Comércio Exterior realizado por meio do Mar do Brasil respondendo por 20% do PIB nacional e 25% dos empregos. A Amazônia do Brasil é fonte de infinitas possiblidades econômica, muitas das quais ainda sequer exploradas.

Durante a apresentação foi observado que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou, agora em janeiro de 2024, a importante iniciativa intitulada “BNDES Azul” a qual institui uma frente para desenvolver a “Economia Azul” do Brasil com investimentos centrados em conjunto de pesquisas voltadas o uso sustentável do Mar do Brasil.

A correspondente inédita iniciativa abrange quatro campos específicos de atuação; quais sejam: (1) Planejamento Espacial Marinho (PEM): Mapeamento dos usos atuais e potenciais do ambiente marinho, com foco inicial na Região Sul do Brasil; (2) Descarbonização da Frota Naval: Incentivos para a modernização e construção de embarcações mais sustentáveis; (3) Infraestrutura Portuária: Investimentos para melhorar a infraestrutura dos portos brasileiros; e, (4) Apoio a Projetos de Recursos Hídricos: Financiamento de projetos via Fundo Clima, incluindo a recuperação de manguezais e o estímulo ao turismo marinho e costeiro.

De forma inovadora as ações planejadas da iniciativa “BNDES Azul” visam colocar o Mar do Brasil no centro da estratégia de desenvolvimento do país buscando potencializar as ações do Banco para criar ‘sinergias entre elas e abrindo novas frentes”.

Além do costumeiro Networking que proporciona sempre conexões entre Profissionais da área o evento possibilitou, também, debates sobre as oportunidades e desafios relacionados com o uso do Mar do Basil, bem como foram apresentados resultados de pesquisas e projetos inovadores relacionados ao PEM e informações sobre instrumentos de garantia para acesso a crédito e financiamentos para o mais adequado desenvolvimento da Amazônia Azul.

Carlos Magno Corrêa Dias
15/09/2024

13 de set. de 2024

Humanização de relatos de colaboradores.


Com apoio do Unitar (Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa) e do Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes de Curitiba), o Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio da Rede Paranaense de Compliance, realizou, em 21/08/2024, no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, a reunião da Rede Paranaense de Compliance intitulada “Diversidade: Como humanizar a gestão de relatos em uma organização”.

Rede Paranaense de Compliance - Sistema Fiep - 2024

A reunião em referência objetivou discutir mais detidamente a importância de humanizar a gestão de relatos no interior das organizações, especialmente no contexto da diversidade; bem como apresentar melhores práticas para a gestão de relatos, enfatizando a necessidade de empatia e respeito ao lidar com as percepções dos colaboradores sobre as relações humanas no interior das organizações.

Foram consideradas, também, algumas das ferramentas e recursos que podem ajudar as organizações a melhorarem a gestão de relatos e a promover um ambiente de trabalho mais humano e acolhedor.

A reunião constituiu excelente oportunidade para aprender e trocar experiências sobre como tornar as organizações mais justas e inclusivas.

Fui convidado a participar daquela reunião pela Coordenação de Parcerias Institucionais da Gerência de Responsabilidade Social do Sistema Fiep.

Carlos Magno Corrêa Dias
14/08/2024

Arte e Ciência seguem imbricadas.


Por algumas vezes apresentei as paredes “Cardioides 3D” tanto como exemplo para calcular o valor da área da superfície lateral (interna e externa) por intermédio de Integrais (na Forma Polar) nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral na Academia quanto para ilustrar possibilidade de se considerar “entidades” da Geometria do Espaço Real como elementos de Arte.

As curvas Cardioides entrelaçadas estendias em 3D a partir do Plano Cartesiano, consideradas na construção da figura, são formadas a partir de curvas Limaçons (ou Caracóis de Pascal) entrelaçadas que se estendem do plano para o espaço formando a parede tridimensional correspondente.

Uma curva Limaçon (ou Caracol de Pascal) é um Concoide de uma Circunferência (um tipo de Espiral derivada) que passa pelo polo cuja equação polar geral é definida por: r = a.(cos(u)) + t. 

No caso, fazendo t = a gera-se a equação de uma Cardioide com equação definida por: r = a + a.cos(u) = a.(1 + cos(u)). Se, ainda, em particular, a = 1, tem-se a equação estrita: r = 1 + cos(u).

A curva Cardioide (palavra gerada do grego “kardioeides” = “kardia” (coração) + “eidos” (forma)) é um Epicicloide que possui somente uma ponta; ou seja, que pode ser produzida traçando-se o caminho de um dado ponto de uma circunferência, que rola sem cair ao redor de uma outra circunferência, que é fixo, mas que tem o mesmo raio do círculo rolante.

No exemplo em referência, utilizei curvas Cardioides (também conhecidas como “Transformadores Inversos de Parábolas”) de equações r = 1 + cos(u) e r = 1 – cos(u); onde r é o raio e u é o ângulo.

DIAS, C. M. C. - 2024

Saliente-se que em toda cardioide de equação r = 1 + cos(u) o “Ponto de Dobra” é onde a curva se encontra consigo mesma, formando uma espécie de “bico” ou “ponta”. Na equação em referência o Ponto de Dobra ocorre quando o ângulo u é igual a 180 graus (ou Pi); sendo r igual a zero e a curva passa a retornar ao ponto de origem.

Cardioides entrelaçadas estendias em espaço 3D são obras de Arte (surreais).

Carlos Magno Corrêa Dias
13/09/2024

12 de set. de 2024

Dia do Programador ("День программиста").


O DIA DO PROGRAMADOR é comemorado no 256º (ducentésimo quinquagésimo sexto) dia de cada ano dado ser 256 o número de valores distintos que podem ser representados com um “byte”; número muito comum na prática dos Programadores.

Em anos comuns o DIA DO PROGRAMADOR ocorre em 13 de setembro; enquanto nos anos bissextos os Programadores são celebrados, em seu dia, no dia 12 de setembro.

Um dia é o tempo que a Terra leva para girar uma vez (24 horas). Já um ano, é quanto tempo leva para a Terra orbitar o Sol (365 dias). Na verdade, a Terra leva 365,24219 dias para orbitar o Sol. Para compensar, então, a diferença criou-se o ano bissexto quando em fevereiro são considerados 29 dias, totalizando 366 dias no ano.

Então, em 2024, um ano bissexto, o "День программиста" (em russo para “Dia do Programador”) ocorre em 12 de setembro.

O DIA DO PROGRAMADOR é feriado profissional oficial na Rússia e foi instituído por decreto presidencial em 2009. Atualmente, em reconhecimento ao trabalho essencial dos Programadores a data é celebrada no mundo todo.

Os computadores trabalham com impulsos elétricos que são representados por 0 ou 1 (corte ou passagem de energia, respectivamente). Um “bit” (BInary digiT) corresponde a cada um desses impulsos elétricos. Um “byte” é o conjunto de 8 “bits”. Assim, 256 (duzentos e cinquenta e seis) é, também, o número de valores distintos que podem ser representados com um “byte” de 8 “bits” (2 elevados a 8 é igual a 256).

Além do mais, é importante salientar que 256 em hexadecimal é 100; sendo, também, a maior potência de 2 abaixo de 365 (número que remete ao total de dias em um ano).

DIAS, C. M. C. - 2024

Parabéns para os Programadores no seu dia.

Carlos Magno Corrêa Dias
12/09/2024

10 de set. de 2024

Camarões e baratas compartilham semelhanças.


Já por mais de uma vez publiquei textos chamando a atenção para o fato que há décadas seguidas se subtrai dos ensinamentos do Cálculo Diferencial e Integral nas Universidades a teoria sobre os Números Quatérnios.

Na verdade, alguns seguem espantados quando se fala existirem soluções, em nada triviais e super potentes, no campo das Engenharias e do Cálculo Diferencial e Integral, quando são utilizados, para otimização de resultados, além dos Quatérnios, os Números Hipercomplexos, Números Hiper-Reais, Números Surreais, Números Bicomplexos, Números Biquaterniões, Números Complexos Hiperbólicos, Coquaterniões, Octoniões, Quaterniões Hiperbólicos, Sedeniões.

Estranho? Muito estranho. Na verdade, absurdo mesmo.

Mas, é fato; a maioria dos viventes (dentre eles até os bem estudados) não conhecem, sequer têm alguma noção, não sabem mesmo, que existem números outros além dos triviais Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais, Reais e Complexos.

Surgiram, surgem e surgirão, inevitavelmente, no mundo quântico das infinitas possibilidades (das infinitas respostas), desculpas das mais variadas para não se utilizar os Quatérnios e/ou outros tantos Sistemas de Números nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral que andam sendo ministradas nas salas de aula mundo afora.

Seja como for, até “pardal” sabe que a correspondente negação significa apenas cercear possibilidades na sexta Onda de Inovação e na Indústria 5.0 as quais já seguem para outros patamares dado que há muito descobriu-se a essencialidade da utilização até mesmo dos Números Algébricos, Números Computáveis, Números Transcendentes, Números Transfinitos, Números p-Ádicos, Números Supernaturais.

Mas, absurdo por absurdo, tal como baratas e camarões que desempenham importantes papéis na decomposição de matéria orgânicas em seus habitats (no solo e no ambiente aquático, respectivamente), a maioria dos seres pensantes sequer se preocupa em saber se baratas são insetos e camarões são crustáceos oriundos de um mesmo ancestral comum e originário há milhões de anos atrás. Então, poder-se-ia até conjecturar que (naquele mencionado mundo de infinitas possibilidades, na realidade quântica) “baratas ensinaram camarões” (ou vice-versa, “camarões ensinaram baratas”).

DIAS, C. M. C. - 2024

Sem sentido? Descabido? Lembrar, em contrapartida, por exemplo, que no tempo de homens notáveis como Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), Nicolau Copérnico (1473-1543), Francis Bacon (1561-1626), Galileu Galilei (1564-1642), Isaac Newton (1643-1727), Benjamin Franklin (1706-1790), dentre tantos outros, não se sabia da existência dos Dinossauros cuja descoberta foi realizada apenas há pouco mais de 200 (duzentos) anos atrás.

Carlos Magno Corrêa Dias
10/09/2024

9 de set. de 2024

Celebrando a escrita para disseminação de ideias.


Em 2014, publicava meu livro intitulado CONDICIONAIS NECESSIDADES DE TRANSCENDENTES SUFICIÊNCIAS, com ISBN (International Standard Book Number) 978-85-88925-20-5, emitido pela Agência Brasileira do ISBN da época.

DIAS, C. M. C. - 2014

DIAS, C. M. C. - 2024

Neste 2024, celebro, então, dez anos, uma década, dos trabalhos que levaram à existência da obra em referência que tanto faz parte do acervo da Biblioteca Nacional do Brasil (BNB) integrando a seleta Coleção Memória Nacional da Produção Intelectual Brasileira como, também, tem Registro de PI (Propriedade Intelectual) no EDA (Escritório de Direitos Autorais) da BNB fortalecendo o conjunto de Patentes, Propriedades Intelectuais e Propriedades Industriais do Brasil.

No prefácio de CONDICIONAIS NECESSIDADES DE TRANSCENDENTES SUFICIÊNCIAS, faço observar que na obra são apresentados vários de meus aforismos, posições assumidas, alguns resultados científicos, diversas posições político-filosóficas, bem como, informações sobre algumas ações profissionais desenvolvidas e sobre minha produção intelectual em geral.

Se temos que escrever, escrevamos livros.

A leitura possibilita ao homem visão contextualizada sobre necessidades e suficiências que chamam reflexões sobre possibilidades condicionantes geradoras de sentimentos ou preocupações.

Carlos Magno Corrêa Dias
09/09/2024

8 de set. de 2024

Brasil está no TOP FIVE de Paris 2024.


O Brasil conclui participação em Paris 2024 com recordes tanto em números de medalhas de ouro, de prata e de bronze; quanto de posição na classificação geral, sendo a quinta melhor Nação em números de pódios no conjunto total das competições.

Com 89 pódios: 25 medalhas de ouro, 26 medalhas de prata e 38 medalhas de bronze o Brasil assumiu a quinta colocação nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 ficando no seleto TOP FIVE da já histórica Paralimpíadas de Paris 2024.

DIAS, C. M. C. - 2024 

Detalhe: em número total de medalhas o Brasil foi o quarto maior ganhador com suas 89 medalhas superando as 56 medalhas totais do quarto lugar que teve 27 medalhas de ouro contra as 25 medalhas de ouro do Brasil.

Parabéns aos grandes Atletas do Brasil que fizeram bonito uma vez mais nos Jogos Paralímpicos.

Carlos Magno Corrêa Dias
08/09/2024

7 de set. de 2024

Pátria Livre e Nação Soberana.


Em 7 de setembro de 2022, há mais de dois séculos, era proclamada por Dom Pedro (1798 – 1834), a Independência do Brasil ocorrida às margens do rio Ipiranga em São Paulo (SP) quando bradou “Independência ou Morte!”.

DIAS, C. M. C. - 2024

Dom Pedro I, cognominado "o Libertador", "Pai da Pátria" e "o Rei Soldado", foi o primeiro Imperador do Brasil e, também, Rei de Portugal como Pedro IV; sendo considerado (tanto por seus contemporâneos quanto pela história posteriormente) como um dos governantes importantes na disseminação e propagação dos ideais liberais que possibilitaram ao Brasil e Portugal abandonarem os regimes absolutistas.

Conforme já se afirmou “Se nós [brasileiros] existimos como um corpo em uma Nação livre, se nossa terra não foi rasgada em pequenas repúblicas inimigas, onde apenas anarquia e espírito militar prevalecem, nós devemos muito à resolução que ele [Dom Pedro I] tomou em ficar entre nós, em realizar o primeiro grito por nossa independência. [...] Portugal, se fez-se livre da mais escura e degradante tirania [...] se goza dos benefícios trazidos por um governo representativo aos povos educados, ela deve a D. Pedro de Alcântara, cujas fatigas, sofrimentos e sacrifícios pela causa portuguesa lhe deram em alto grau o tributo da gratitude nacional".

Dom Pedro I é uma figura central na independência do Brasil. Em 9 de janeiro de 1822, ele declarou o “Dia do Fico” ao decidir permanecer no Brasil contra as ordens de retornar a Portugal; episódio que, de acordo com especialistas historiadores, já foi passo crucial para a independência do Bras. No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I estava viajando de Santos para São Paulo quando recebe cartas de Portugal exigindo seu retorno imediato e a anulação das decisões tomadas no Brasil. Não admitindo tamanho ultraje, Dom Pedro I se revolta e proclama a separação de Portugal em definitivo.

Lembrando o significado do Hino da Independência do Brasil, cuja música é do próprio Dom Pedro I e a letra é de Evaristo Ferreira da Veiga e Barros (1799-1837), celebre-se com reflexão a Independência da República Federativa do Brasil: https://tinyurl.com/2rw75435.

“Brava Gente Brasileira
Longe vá temor servil;

Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil.
Ou ficar a Pátria livre,
Ou morrer pelo Brasil”.

Salve, Salve, Salve 7 de setembro, DIA DA INDEPENDÊNCIA, “ORDEM POR BASE E O PROGRESSO POR FIM”.

Carlos Magno Corrêa Dias
07/09/2024

6 de set. de 2024

Sempre Parabéns para Joaquim Osório Duque-Estrada.


Lá em 06 de setembro de 1922, na véspera de se celebrar o Centenário da Independência do Brasil, era assinado o Decreto 15.671 no qual se oficializava a bela e inspiradora letra de Joaquim Osório Duque-Estrada (1870-1927) do Hino Nacional do Brasil.

DIAS, C. M. C. - 2024

Para comemorar cada 6 de setembro, Dia de Oficialização da Letra do Hino Nacional da República Federativa do Brasil, nada melhor que recordar lendo e cantando as correspondentes estrofes.

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heroico o brado retumbante
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos
Brilhou no céu da pátria nesse instante

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte
Em teu seio, ó liberdade
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó Pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce
Se em teu formoso céu, risonho e límpido
A imagem do Cruzeiro resplandece

Gigante pela própria natureza
És belo, és forte, impávido colosso
E o teu futuro espelha essa grandeza

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!

Deitado eternamente em berço esplêndido
Ao som do mar e à luz do céu profundo
Fulguras, ó Brasil, florão da América
Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores
Nossos bosques têm mais vida
Nossa vida, no teu seio, mais amores

Ó Pátria amada
Idolatrada
Salve! Salve!

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado
E diga o verde-louro dessa flâmula
Paz no futuro e glória no passado
Mas, se ergues da justiça a clava forte
Verás que um filho teu não foge à luta
Nem teme, quem te adora, a própria morte

Terra adorada
Entre outras mil
És tu, Brasil
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada
Brasil!

Ao fluminense Professor, Poeta, Crítico Literário, Diplomata e Ensaísta Joaquim Osório Duque-Estrada, nascido em Vassouras (RJ), sempre os parabéns pelos lindos versos que compõem a letra do Hino Nacional do Brasil.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
06/09/2024

5 de set. de 2024

Trabalhador Nota Dez em destaque.


Em 5 de setembro de 2019, há cinco anos, já transcorrida meia década, fazia recordar a satisfação e o privilégio experimentado de ter sido novamente homenageado, em Cessão Pública, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), com a Honraria do Mérito “Prêmio Personalidades Empreendedoras do Estado do Paraná”, Trabalhador Nota Dez, alusiva à 25ª edição, pelas minhas seguidas e reconhecidas contribuições para o desenvolvimento do nosso Estado do Paraná e do nosso Brasil.

25ª edição do Prêmio 
Personalidades Empreendedoras do Estado do Paraná

Como o tenho dito, que nossas histórias sigam continuadamente integradas à história do nosso Paraná e do nosso Brasil. Que possamos seguir contribuindo com Trabalho para o desenvolvimento do nosso Estado do Paraná e do nosso Brasil. Soberana é a Nação que se desenvolve com o Trabalho necessário e de qualidade dos seus Cidadãos.

25ª edição do Prêmio 
Personalidades Empreendedoras do Estado do Paraná

O “Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná” é uma iniciativa que visa reconhecer e homenagear indivíduos que se destacam no campo do empreendedorismo no Estado do Paraná. Ofertada solenemente pela Alep em conjunto com a CFTB (Central Força Trabalhista do Brasil) e a Fotrapar (Fundação Força Trabalhista do Paraná), a honraria tem por objetivo fundamental valorizar e dar destaque aos trabalhos em prol da Sociedade Paranaense, buscando, também, ampliar rede sustentável para a mais ampla promoção de parcerias e colaborações visando a melhoria de vida dos Cidadãos.

Na primeira foto, recebendo mais uma vez o “Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná” das mãos do Professor Walter Cezar dos Santos, Sindicalista da CFTB e Presidente da Fotrapar.

Na segunda foto, com o farmacêutico Michele Caputo Neto, na época Deputado Estadual do Paraná e Presidente da Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos.

Seguindo a ideia de reconhecer e valorizar ações empreendedoras para o mais efetivo e amplo desenvolvimento do Estado do Paraná, que mais e mais contribuições possam, em distintas áreas, fortalecer, significativamente, o Estado do Paraná.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/09/2024

4 de set. de 2024

Galopando na imortalidade.


Em primeiro de agosto de 2024, em Cruz Alta (RS), o 29º GAC AP (Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado), Grupo Humaitá, realizou a inauguração da Biblioteca Capitão FEB Elmo Diniz a qual permitirá estudos sobre o Forte Humaitá e imortaliza a história do centenário Capitão Elmo Diniz que lutou na Segunda Guerra Mundial como Pracinha, Cobra Fumante, FEBiano da FEB (Força Expedicionária Brasileira).

DIAS, C. M. C. - 2024

Nascido em 04/02/1922, em Estação Lagoão, 3º Distrito de Cruz Alta (RS), o gaúcho Elmo Diniz, hoje com 102 anos, iniciou sua carreira em 02/05/1939 no então 6º Regimento de Artilharia Montada (6º RAM), atual 29º GAC AP. “Queria ser Telegrafista da Rede Ferroviária Federal, mas para isso era necessário o Certificado de Reservista”, confessa, na costumeira simplicidade, o ex-Combatente Elmo Diniz ao falar sobre sua disposição de servir ao Exército.

Elmo Diniz como Soldado no 6º RAM realizou, com destaque, o Curso de Cabo e o Curso de Formação de Sargento de Artilharia, sendo promovido em 30/08/1939 ao posto de Cabo e em 09/02/1942, ao posto 3º Sargento. Em julho de 1942, Elmo Diniz foi transferido para o 5º Grupo de Artilharia de Dorso (5º GADo), no Rio de Janeiro (RJ) o qual seria deslocado para Salvador (BA). Em agosto de 1942 inicia atuação na capital baiana onde permaneceu até junho de 1944 quando retornou ao Rio de Janeiro para integrar voluntariamente a FEB.

Na FEB incorporou o 4º Escalão e nos campos de batalha como experiente Sargento de carreira (2º Sargento) o FEBiano Elmo Diniz desempenhou a função de Auxiliar da Seção Logística, permanecendo em atividade regular até o fim do conflito junto com as tropas do Brasil.

Quando em setembro de 1945 Elmo Diniz retorna ao Brasil é classificado no Regimento Floriano, sediado no Rio de Janeiro. Em 1947, de volta à sua cidade natal, serviu no então Quartel-General da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Infantaria, atual Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3). Em 1948, regressou para o 6º RAM quando foi promovido, sucessivamente, à 1º Sargento, Subtenente e, em 06/01/1954, a 2º Tenente. Em 30/01/1954, foi transferido para a 15ª Circunscrição Regional (CR), nomeado como Delegado da 13ª Delegacia Regional (DR), em Cornélio Procópio (PR).

Em 19/04/1954, Elmo Diniz é condecorado com a Medalha do Pacificador devido ao seu excelente trabalho em prol do serviço militar. Em junho de 1955, foi transferido para a 18ª DR/9ª CR, com sede em Júlio de Castilhos (RS), e, em 28/12/1962, com honras e distinções, foi promovido ao posto de Capitão.

Ícone do Grupo Humaitá, Elmo Diniz, o então “guri” que galopava nos campos do Lagoão, bravo Capitão reformado do Exército Brasileiro, exemplo a ser seguidos pelos mais jovens, é merecedor de todas as honras possíveis e já integra a Galeria dos Imortais.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Imortal Elmo Diniz!

Carlos Magno Corrêa Dias
04/09/2024

2 de set. de 2024

Avançando na fronteira do envelhecimento.


Nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2024, ocorreu o 3º Congresso Brasileiro de Envelhecimento Humano em Perspectiva Multidisciplinar o qual foi organizado e desenvolvido pela Escola Mineira de Humanidades (EMH).

Escola Mineira de Humanidades - 2024

O evento contou com palestras transmitidas pelo canal do YouTube da EMH as quais apresentaram conjunto de considerações chamando a atenção para a necessidade de ampliação dos cuidados e serviços de qualidade aos idosos e para o entendimento que o envelhecimento humano deve ser abordado de forma multidisciplinar e não mais, simplesmente, na esfera da saúde.

A convite da EMH, participei do evento interagindo com especialistas na área do envelhecimento humano pondo em evidência questões técnicas e/ou formais (analíticas) relacionadas à Neurociência em combinação com a Lógica. É fundamental compreender a lógica das necessidades, preocupações e desafios enfrentados pelos idosos de forma multidisciplinar haja vista que as correspondentes dificuldades (avolumadas) impactarão a todos que conseguirem envelhecer.

Dentre os temas discutidos mereceu especial atenção as questões relacionadas com as proposições da Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP) e o Envelhecimento; dado que, embora a PNCP seja uma iniciativa recente, é significativa ao se objetivar o oferecimento de assistência mais humanizada e abrangente a pacientes que enfrentam doenças graves, crônicas ou em fase terminal.

O envelhecimento torna a PNCP ainda mais crucial uma vez que com o aumento da expectativa de vida vem crescer junto a incidência de doenças crônicas e degenerativas as quais, em muitas vezes, requerem cuidados paliativos. A PNCP deve buscar, necessariamente, garantir que os idosos tenham acesso a cuidados que promovam a qualidade de vida, dignidade e conforto no avançar do processo de envelhecimento.

Foco no conforto do paciente para aliviar a dor e outros sintomas desconfortáveis, oferecimento de suporte psicológico tanto para os pacientes quanto para suas famílias, formação continuada de equipes multidisciplinares capacitadas, promoção de educação em cuidados paliativos, são alguns pontos a levar em consideração em se tratando de uma PNCP eficiente.

Do evento ficou como reflexão importante a exigência de uma maior conscientização sobre o complexo e desafiador processo de envelhecimento o qual vem promovendo, inevitavelmente, uma radical mudança cultural anteriormente jamais sequer pensada.

Refletindo a complexidade e a multidimensionalidade do processo de envelhecimento, destacando a necessidade de abordagens integradas e colaborativas para enfrentar os desafios e grandes dificuldades que surgem com o envelhecimento da população, o evento sobre o Envelhecimento tratou, também, de temas como: Saúde Física e Mental dos Idosos, Aspectos Sociais e Econômicos do Envelhecimento, Educação e Formação de Profissionais, Tecnologia e Inovação no Cuidado ao Idoso.

Carlos Magno Corrêa Dias
02/09/2024

1 de set. de 2024

Equilíbrio dinâmico para harmonia entre mente e corpo.


Em primeiro de setembro de 1998, pela Lei número 9.696, foi regulamentada no Brasil a Profissão de Educação Física e se criaram os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

DIAS, C. M. C. - 2024

Com a imagem da cópia romana do Discóbolo (Lançador de Disco), cuja original em bronze é atribuída ao escultor grego Míron (século V a.C.), celebre-se o DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA de forma que a correspondente representação naturalista do corpo humano em equilíbrio dinâmico siga chamando, incondicionalmente, a harmonia entre mente e corpo.

Carlos Magno Corrêa Dias
01/09/2024

Trilha que conduz a estranhos destinos.


Pelo caminho do talvez muitos não encontram retorno e outros apenas se perdem definitivamente.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
01/09/2024