24 de set. de 2024

Mudanças curriculares nas Universidades são exigidas.


Seguindo a programação de 2024 dos Webinários que compõem o Fórum Permanente da Educação Superior da ABC/SBPC, foi realizado, no último dia 27/08/2024, mais um encontro quando se tratou do tema “Flexibilidade de trajetórias na Educação Superior”.

ABC / SBPC - 2024

O evento, transmitido pelo YouTube da Academia Brasileira de Ciências (ABC), foi promovido, conforme planejado, em conjunto pela ABC e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tratando, prioritariamente, de dois pontos: o exemplo de sucesso da Universidade Federal do ABC (UFABC) e a necessidade de novos modelos de condução das Universidades no Brasil. A convite da ABC participei do evento.

Durante o evento observou-se que a UFABC, fundada em 2005, foi a primeira Universidade no Brasil a adotar um modelo de ingresso por meio de cursos interdisciplinares adotando, também, uma divisão em grandes centros interdisciplinares. Na UFABC os Alunos ao ingressarem fazem a escolha entre Licenciatura ou Bacharelado em grandes áreas do conhecimento; tendo suas grades de disciplinas flexibilizadas e compartilhadas entre os cursos, com diferentes pesos, oferecendo a cada Estudante autonomia e flexibilidade para fazer sua própria trajetória.

Foi enfatizado que a UFABC toma um modelo de Projeto Pedagógico voltado para a realidade e neste sentido trabalha com Currículos centrados na interdisciplinaridade, guiados pelos desafios da atualidade priorizando a autonomia do Educando. A UFABC adotou, como outro de seus diferenciais, a estrutura de quadrimestres com períodos de 12 semanas cada.

Para enfrentar a evasão, na UFABC os Alunos escolhem as áreas que melhor se adequem aos seus perfis e podem se formar em outros cursos diferentes daqueles originalmente iniciados.

Outra questão fortemente debatida no evento foram as falhas do modelo tradicional de Universidades de Pesquisa, aquele que se originou da Reforma Universitária de 1968 e que, embora considerado defasado em vários aspectos, é, ainda, seguido pela maioria das Universidade Federais do Brasil.

Deixou-se claro que se faz necessário assegurar aos Pesquisadores o trabalho coletivo para enfrentar os novos e complexos desafios postos pela “era do conhecimento” e que Professores das Universidades “devem mudar suas abordagens para absorver as metodologias do trabalho inter e transdisciplinar”.

Possibilidades como prestação de serviços pelos Docentes ao Setor Industrial e Empresarial, flexibilização curricular, incentivo a programas inter/multi/transdisciplinares, programas de ensino à distância, destinação de recursos com base no julgamento do mérito, formação de redes de pesquisa, compartilhamento de conhecimento entre Instituições e a avaliação direcionada para resultados, foram alguns dos desafios considerados para se ter uma Universidade mais próxima da realidade que se transforma continuamente.

Carlos Magno Corrêa Dias
25/09/2024