21 de set. de 2024

Inclusão é a arma na luta pelos Cidadãos com Deficiência.


Em 21 de setembro, no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, é chamada a atenção para reflexões sobre a situação das PcD (Pessoas com Deficiência) na Sociedade objetivando, principalmente, garantir seus direitos e cobrar seus deveres como Cidadãos de uma Nação Soberana.

DIAS, C. M. C. - 2024

Em termos conceituais, as PcD são aquelas pessoas que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, as quais em interação com diversas barreiras, podem vir a ter interrompida a correspondente participação integral e efetiva na Sociedade em distinção com as demais pessoas. Contudo, as PcD são Cidadãos e como tais devem ser respeitados.

Então, deve-se parar com esta ideia ingênua que as PcD são coitadinhas ou, pelo contrário, são dotadas de elevado grau de superação. As PcD são “Cidadãos com deficiências” e, enquanto Cidadãos de uma mesma Nação, devem contribuir somando suas expertises, seus saberes, suas forças, para se multiplicar resultados contribuindo, efetivamente, para o desenvolvimento e progresso da Nação.

Assim, na luta das PcD, a palavra de ordem é inclusão (no sentido estrito do termo).

Carlos Magno Corrêa Dias
21/09/2024