A FEB (Força Expedicionária Brasileira) foi criada pela Portaria Ministerial 4.744, de 09/08/1943, tendo o conjunto de suas tropas entrando em luta contra o inimigo, nos campos de batalha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, no dia 16/07/1944, há mais de 80 anos.
DIAS, C. M. C. - 2024
Dentre os Pracinhas, como ficaram conhecidos os Soldados Brasileiros que compuseram os cinco Escalões da FEB, todos merecedores de eterno reconhecimento e de continuados agradecimentos, muitos se destacaram individualmente pela particular bravura e determinação não medindo esforços para dar o seu melhor naquele tempo horrível e miserável que foi Segunda Guerra Mundial.
Exemplo notável destes homens é encontrado no excelente Pracinha da FEB, FEBiano, Cobra Fumante, Herói de Guerra, Imortal Combatente Tenente-Coronel Nestor da Silva o qual completou seus 107 anos de vida no último dia 13 de junho de 2024.
Reconhecidamente o veterano mineiro Tenente-Coronel Nestor da Silva é lembrado por sua coragem, dedicação e compromisso com a Nação sendo exemplo de bravura e patriotismo na luta em campo e destaque elogiado tanto no comando quanto nas ações em missões das quais participou na Segunda Guerra Mundial.
Nestor da Silva teve uma carreira militar notável e completa de realizações. Após a guerra, Nestor da Silva continuou servindo no Exército do Brasil, onde desempenhou diversas funções e foi destacado para várias unidades recebendo várias condecorações tais como como a Medalha de Guerra e a Medalha do Pacificador em reconhecimento por seus serviços excepcionais.
Poucos foram os Heróis que receberam a Cruz de Combate de Primeira Classe, condecoração concedida aos militares individualmente que tenham praticado atos de bravura ou sacrifício nas ações de combate. Devido à coragem e à excelência no comando de missões na batalha de Montese, a mais difícil enfrentada pelas tropas da FEB, o Tenente-Coronel Nestor da Silva recebeu semelhante distinção sendo, também, promovido direto de 2º Sargento para o posto de 2º Tenente.
A promoção especial em questão foi um reconhecimento significativo do valor e da liderança em combate do Cobra Fumante Nestor da Silva; demonstrando toda confiança e o respeito que seus superiores tinham por ele além de ser testemunho do grande impacto que provocou durante a guerra.
No meu artigo “Celebrando o lendário Cobra Fumante”, publicado na página da FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), em 13/09/2024, presto homenagem ao já Imortal Herói da Segunda Guerra Mundial o Tenente-Coronel Nestor da Silva. O artigo está disponível no endereço https://www.fne.org.br/index.php/artigos/7197-artigo-celebrando-lendario-cobra-fumante.
No texto em referência aproveito, também, para celebrar todos os incríveis Pracinhas integrantes das Tropas Brasileiras da FEB que lutaram bravamente nos gelados e mortais campos de batalha da Itália.
Carlos Magno Corrêa Dias
26/09/2024