20 de dez. de 2025

Sustentabilidade industrial centrada na inovação e resiliência.


Fui convidado pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e pelo Ínpar (Instituto de Promoção e Apoio à Reciclagem) para participar do 2º Encontro Paranaense de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (EPMAIS), realizado pelo Sistema Fiep com correalização do Sistema Ocepar (Fecoopar-Ocepar-Sescoop-PR) e apoio institucional do Ínpar.

Sistema Fiep - Composição - 2025

O 2º EPMAIS foi realizado em 02/12/2025, no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep, quando ocorreu, também, a outorga do Selo Clima Paraná que constitui iniciativa do Governo do Estado do Paraná que reconhece as boas práticas ESG (“Environmental, Social, and Governance”), bem como acompanha os resultados do monitoramento e medidas de mitigação de gases de efeito estufa.

“A indústria atual atravessa um momento de profunda transformação. O antigo modelo de produção linear, focado apenas no lucro imediato, tem cedido lugar a uma visão holística em que a viabilidade econômica é indissociável da responsabilidade socioambiental. O evento "O Futuro da Sustentabilidade Industrial", realizado no Paraná, consolida-se como um marco essencial nesse processo, ao reunir lideranças, especialistas e o poder público para traçar as diretrizes de um setor produtivo mais verde e resiliente”.

No 2º EPMAIS foi discutida a implementação das práticas ESG enfatizando que “a sustentabilidade não é mais um diferencial opcional, mas uma exigência do mercado global”. A integração das práticas ESG nas operações industriais permite que as empresas mitiguem riscos e acessem novos mercados que priorizam cadeias produtivas éticas e limpas.

Foi destacado, também, que a Economia Circular passa a ser ferramenta fundamental para a eficiência operacional, substituindo o desperdício pela simbiose industrial e pelo design de embalagens reaproveitáveis. Assim, o setor industrial não apenas reduz o impacto ambiental, mas também otimiza recursos e gera valor financeiro. Essa transição é acompanhada pela urgente agenda das Mudanças Climáticas. A necessidade de estratégias de mitigação e adaptação para garantir a continuidade dos negócios frente à crise climática global é determinante para o sucesso e o desenvolvimento.

Durante o evento foi lançado, também, o Programa de Descarbonização do Sesi-PR. “Ao oferecer capacitação técnica e linhas de financiamento, o programa democratiza o acesso de micro e pequenas empresas à economia de baixo carbono”.

O Sistema Fiep demonstra, uma vez mais, que “a sustentabilidade industrial não é um destino, mas um processo contínuo de inovação e conexão”. Ao alinhar as forças da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação (Conhecimento das Universidades, Tecnologias da Indústrias, Legislações dos Governos) a Indústria do Paraná prepara-se não apenas para enfrentar os desafios ambientais, mas para liderar as oportunidades da nova economia global.

Carlos Magno Corrêa Dias
20/12/2025