19 de dez. de 2025

IA e Eletroquímica no Paraná avançam em 2026.


Utilizando o “Habitat Mobilidade” aconteceu, em 27 de novembro de 2025, no Parque Tecnológico da Industria (PqTI) do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) o evento “Momento Inovação Senai” o qual objetivou promover o “networking” e apresentar desenvolvimentos em IA (Inteligência Artificial) e em Eletroquímica que estão gerando impactos positivos no cenário industrial paranaense em 2025.

Sistema Fiep / Senai-PR - 2025

Recebi da Equipe do PqTI convite para participar do evento em tela que mostrou, também, importantes Ecossistemas em convergência e o papel estratégico do “Momento Inovação SENAI na Indústria 4.0” no Setor Industrial do Estado do Paraná.

“A inovação deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar uma condição de sobrevivência no cenário industrial contemporâneo. O encerramento do ciclo de 2025 do “Momento Inovação SENAI”, em Curitiba, não é apenas um evento de calendário, mas um marco simbólico da maturidade do ecossistema de inovação do Paraná. Ao reunir lideranças da Fiep, Institutos SENAI de Inovação (ISIs) e gigantes do setor privado como a Bosch, o encontro consolidou a ponte necessária entre a teoria acadêmica e a prática fabril”.

Um dos pontos centrais do evento foi a discussão sobre fomentos e cases reais. A presença de empresas como a Bosch e a Loccus, ao lado do SENAI-PR, ilustrou o modelo de sucesso da "Inovação Aberta" que vem sendo desenvolvida no estado do Paraná.

A programação contou com a palestra de abertura com o título “Momento Inovação Senai”; com apresentação de Cases de Inovação do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica; com o painel sobre “Fomentos e Indústrias que inovam com o Senai”; e, com a palestra de encerramento intitulada “Futuro, inteligência artificial e demonstrações ao vivo de novas tecnologias para indústrias”.

O painel sobre fomentos abordou um desafio latente do empresariado no que diz respeito às formas de financiar a disrupção, focando nos agentes facilitadores que permitem o acesso a recursos que reduzem o risco tecnológico.

A apresentação das competências do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica destacou Curitiba como um polo de soluções globais, especialmente em temas como armazenamento de energia e novos materiais, essenciais para a transição energética.

Na palestra de encerramento foi focada a IA com vistas à “desmistificar a IA transformando-a de um conceito abstrato em uma ferramenta de otimização de processos, manutenção preditiva e personalização em escala”.

O “Momento Inovação SENAI de 2025” reafirmou que o futuro da indústria paranaense está pautado pela colaboração e agilidade tecnológica. O evento sinalizou que Curitiba continua na vanguarda da mobilidade e da manufatura avançada. “O encerramento do ano não é um ponto final, mas um trampolim para as transformações que a IA e a Eletroquímica trarão para o ciclo de 2026”.

Carlos Magno Corrêa Dias
19/12/2025