21 de dez. de 2025

Celebrando projeto sobre Silogística de Aristóteles.


Há um quarto de século (25 anos) atrás concluía o Projeto de Pesquisa/Estudos intitulado “Silogística: introdução à lógica categórica”, o qual desenvolvi no biênio 1999-2000.

O correspondente projeto objetivou como resultados principal a edição de meu livro de mesmo título “Silogística: introdução à lógica categórica” editado com o ISBN de número 85-900661-5-0; cujo correspondente potencial de inovação foi classificado como Produto/Tecnológica/Mundo/Incremental/Intencional.

DIAS, C. M. C. - 2025

O livro foi publicado em Curitiba (PR), em 01/10/200. “A edição de 2000 daquela obra teve por propósito “apresentar, de forma a mais clara possível, uma exposição concisa sobre a SILOGÍSTICA, bem como, sobre alguns dos elementos a ela associados” uma vez, que na época, julguei necessário dar a conhecer a Lógica dos Silogismos a todo aquele que pretendia introduzir-se no estudo da Lógica Formal”.

Optei por dividir “Silogística: introdução à lógica categórica” (ISBN: 85-900661-5-0) em dez capítulos da seguinte forma: CAPÍTULO I: Prolegômenos às Origens da Lógica Matemática; CAPÍTULO II: Matemática e Lógica em Platão; CAPÍTULO III: Matemática e Lógica em Aristóteles; CAPÍTULO IV: Preliminares sobre Argumentos; CAPÍTULO V: Proposições ou Enunciados Categóricos; CAPÍTULO VI: Diagramas de Venn e Enunciados Categóricos; CAPÍTULO VII: Cálculo dos Predicados e Proposições Categóricas; CAPÍTULO VIII: Regras de Inferência; CAPÍTULO IX: Silogismos; CAPÍTULO X: Silogismos como Teoria Axiomática”.

A função da obra é uma apresentar o necessário estrutural aos “Sistemas Axiomáticos Silogísticos” para avaliar formalmente a legitimidade de Silogismos.

Um Silogismo é uma forma de raciocínio lógico dedutivo sistematizada inicialmente pelo filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.). De forma geral, um Silogismo consiste em um argumento estruturado em três partes: duas proposições iniciais (chamadas de premissas) que, quando combinadas, levam necessariamente a uma terceira proposição (a conclusão).

A ideia central é que, se as premissas forem verdadeiras e o argumento estiver bem montado, a conclusão será inevitavelmente verdadeira.

Um “Silogismo Clássico” (“Silogismo Categórico”) é composto por três termos principais: (1) Termo Maior: o predicado da conclusão (aparece na premissa maior); (2) Termo Menor: o sujeito da conclusão (aparece na premissa menor); e, (3) Termo Médio: o termo que faz a ligação entre as premissas, mas nunca aparece na conclusão.

Como já tive a oportunidade de recordar neste 2025, “Silogística: introdução à lógica categórica” (ISBN: 85-900661-5-0) trata de um “compêndio introdutório” sobre a Silogística de Aristóteles voltado para a instituição do Cálculo dos Predicados (ou Cálculo das Funções Proposicionais) em Lógica Matemática de Primeira Ordem.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/12/2025