“A história de uma nação não é feita apenas de grandes decretos e tratados, mas, primordialmente, pela coragem de cidadãos comuns que, em momentos de crise global, aceitam o chamado do dever”. O falecimento em 19/12/2025, em Barbacena (MG), do veterano João Rodrigues da Costa, aos 102 anos, Pracinha FEBiano Cobra Fumante Herói Imortal, representa parte do capítulo fundamental da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial e convida a uma reflexão sobre os valores de patriotismo e sacrifício.
Nascido em Correia de Almeida (MG), distrito de Barbacena (MG), em 14/10/1923, o ex-Combatente da FEB (Força Expedicionária Brasileira) João Rodrigues da Costa integrou a geração que lutou contra totalitarismo. Aos 19 anos ingressou no Exército Brasileiro e foi um dos jovens determinantes para moldar o espírito do "Pracinha" no cenário daquela guerra monstruosa que ceifou milhões de vidas.
DIAS, C. M. C. - 2025
“Sua atuação no 11º Regimento de Infantaria (hoje 11º BI Mth - 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, conhecido como ‘Regimento Tiradentes’, é uma unidade de elite do Exército do Brasil sediada em São João del-Rei (MG) especializada em operações em ambiente de montanha) foi parte do esforço descomunal que provou ao mundo que a ‘cobra fumou’ [e bonito]”. Ao combater os inimigos da liberdade, João Rodrigues da Costa e seus companheiros lutavam pela preservação dos ideais democráticos que hoje fundamentam a sociedade ocidental”.
A vida de João Rodrigues da Costa Barbacena (MG), após seu retorno ao Brasil em 1945, foi marcada pela cidadania exemplar. “João Rodrigues da Costa viveu por quase oito décadas como uma referência de disciplina e retidão. Sua longevidade permitiu que gerações de brasileiros pudessem tocar a história, ouvindo relatos de quem sentiu o frio europeu e o calor do combate”.
“O Exército Brasileiro e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) de Barbacena (MG) recebem com pesar a passagem do FEBiano João Rodrigues da Costa reconhecendo que homens como ele são os pilares sobre os quais se ergue a identidade militar e civil da nação do Brasil”.
O Herói João Rodrigues da Costa passa a integrar a Galeria dos Imortais e sua trajetória mostra que o custo da liberdade dos povos é elevado e a Paz é fruto da vigilância e da bravura dos homens que dão suas vidas para mantê-la.
“A história do FEBiano João Rodrigues da Costa permanecerá como um farol para as futuras gerações”. Honra e Glória ao eterno ex-Combatente da FEB Pracinha João Rodrigues da Costa. “Permanecerão eternamente o reconhecimento e a gratidão de Barbacena e do Brasil”.
Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Imortal João Rodrigues da Costa!
Carlos Magno Corrêa Dias
22/12/2025
-CMCD-L.png)