Além do Curso de Extensão Universitária e Tecnológica em ANÁLISE INFERENCIAL DEDUTIVA EM LÓGICA MATEMÁTICA o qual ministrei na Sede Central do Câmpus Curitiba da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e que integrou a edição 2015 da Programação Nacional da SNCT (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia), ministrei, também, na mesma época, a conferência “Necessária Simbiose entre Tecnologia da Indústria e Ciência da Academia”.
DIAS, C. M. C. - 2025
A palestra em referência fez parte, também, da comemoração dos dez anos da transformação do então Cefet-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná) em UTFPR a qual ocorreu em 7 de outubro de 2015.
DIAS, C. M. C. - 2015
Durante a apresentação chamei a atenção para a urgente necessidade de se estabelecer a união de esforços entre Indústria e Universidade por meio da simbiose entre a Tecnologia e a Ciência. Como disse na época e sigo afirmando: “Indústria e Academia devem se associar para a produção de conhecimento útil para melhorar a vida das pessoas e para o pleno desenvolvimento e progresso da Nação”.
A edição de 2015 da SNCT, a 12ª edição, teve como tema “LUZ, CIÊNCIA E VIDA” o qual foi escolhido para celebrar o “Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas na Luz (IYL 2015).
A edição de 2015 da SNCT, a 12ª edição, teve como tema “LUZ, CIÊNCIA E VIDA” o qual foi escolhido para celebrar o “Ano Internacional da Luz e das Tecnologias Baseadas na Luz (IYL 2015).
DIAS, C. M. C. - 2015
O correspondente tema foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), sob a liderança da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), cujo objetivo principal foi o de “aumentar a consciência global sobre como as tecnologias baseadas na luz (fotônica) promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para desafios globais em áreas cruciais”.
As edições da SNCT são coordenadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e visam a popularização da Ciência e da Tecnologia junto à Sociedade especialmente entre jovens e estudantes.
Entendendo que a colaboração entre a Ciência da Academia e a Tecnologia da Indústria é o motor essencial para a inovação, o desenvolvimento econômico e a solução de desafios sociais complexos, desenvolvi a corresponde palestra ressaltando que “somente acontecerá uma mudança significativa no ritmo de desenvolvimento tecnológico no mundo para gerar mais competitividade econômica e ampliar as possibilidades de solução dos problemas quando houver, de fato, uma sinergia entre os vários níveis de geração do conhecimento seja ele científico ou tecnológico”.
A relação entre os conhecimentos científicos e tecnológicos permite para a Indústria conhecer os avanços da Ciência que possibilitam manter a competitividade global, gerar produtos cada vez mais inovadores e aumentar a produtividade mais rapidamente do que se faz apenas com recursos internos. Já para a Universidade tem-se a vantagem do contexto prático no qual se pode focar em problemas reais mais relevantes, sem contar o importante aporte de recursos financeiros advindos do Setor Produtivo como um todo.
Carlos Magno Corrêa Dias
10/10/2025