O CEFET-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná) se transformou na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) no dia 7 de outubro de 2005, há, portanto, mais de 20 anos (duas décadas). A transformação foi oficializada pela Lei Federal nº 11.184, de 7 de outubro de 2005.
DIAS, C. M. C. - 2025
A UTFPR foi a primeira Instituição de Ensino do Brasil a receber o título de UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL; mas, a história da TECNOLÓGICA é uma trajetória centenária e marcada por diversas mudanças a partir de 1909 quando foi criada por Decreto Presidencial. Na época recebeu a denominação de ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO PARANÁ e teve por objetivo oferecer Ensino Profissional gratuito e de qualidade para os Jovens de baixa renda da época.
Atualmente, a UTFPR tendo consolidado a oferta de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e a expansão para o interior do Estado do Paraná (conta com 13 Câmpus), oferece Ensino Público gratuito e de qualidade em diversas áreas do saber.
A TECNOLÓGICA é pioneira em várias áreas como, por exemplo, foi uma das primeiras a ofertar no Paraná os Cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica. Por diversas vezes obteve a melhor avaliação entre as Instituições Federais de Ensino Superior do Paraná, sendo classificada entre as melhores Instituições tanto do Brasil como do mundo. Com sua qualidade e eficiência a TECNOLÓGICA é exemplo de como o Ensino Técnico evoluiu para se tornar referência em Educação Tecnológica no Brasil.
Desde sempre TECNOLÓGICA. A TECNOLÓGICA sempre com “Tecnologia e Humanismo”.
DIAS, C. M. C. - 2025
Ouve-se dizer que quando a história de vida de alguém se confunde com a história da Instituição onde este alguém trabalha, um legado foi construído.
Em 2017 completei o significativo um quarto de século atuando na TECNOLÓGICA. Até aquele ano havia completado a indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão associando, também, a Gestão; sendo: Professor do Ensino Superior, Pesquisador, Extensionista, Paraninfo, Presidente de Comissões, Conselheiro Eleito para Órgãos Deliberativos, Delegado da Instituição, Gestor de Projetos de Pesquisa e Extensão, Proponente e Ministrante de Cursos e Atividades de Extensão, Membro de Colegiados e de Conselhos de Cursos, Autor e Coautor de Projeto de Abertura e Reformulação de Cursos de Graduação e de Pós-Graduação, Professor Homenageado em Formaturas, Membro de Bancas Examinadoras, Membro de Comissões do Vestibular, Representante Institucional em Conselhos Externos, Membro de Comissões e Grupos de Trabalho, Chefe de Disciplinas, Coordenador de Projetos de Pesquisa, Proponente e/ou Idealizador de Cursos de Graduação e de Pós-Graduação, dentre outras muitas atividades de Ensino-Pesquisa-Extensão-Gestão.
Neste 2025 são completados 33 anos desde minha aprovação em primeiro lugar no Concurso para Professor de Matemática do Departamento Acadêmico de Matemática do então Cefet-PR.
Carlos Magno Corrêa Dias
09/10/2025