Quando ainda os “Cursos de Extensão Universitária e Tecnológica” eram chamados de “Cursos Extraordinários” do então Cefet-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná), fui o proponente e coordenador do Curso sobre “Cálculo Proposicional em Lógica Matemática”.
DIAS, C. M. C. - 2025
Também ministrei aquele curso que foi iniciado em 02/10/1995, com duração de 20 horas, dirigido aos Estudantes de Graduação e de Pós-Graduação do Cefet-PR e aos Estudantes de Ciências Exatas de outras Instituições de Ensino Superior do país; sendo o mesmo chancelado pelo Núcleo de Cursos Extraordinários da Divisão de Integração Escola-Empresa da Diretoria de Relações Empresariais do Cefet-PR.
Desenvolvido há mais de três décadas, aquele curso foi um dos primeiros do tipo na época (nada parecido existia, era inovador) e objetivou apresentar uma introdução sistematizada sobre o Cálculo Proposicional em Lógica Matemática, quando desenvolvi considerações sobre a linguagem formal e bivalente da Lógica Sentencial aplicável à Teoria da Demonstração e à Análise Inferencial para a avaliação de “Raciocínios Lógicos Formalizáveis”.
Também foi um dos primeiros Cursos de Extensão Universitária e Tecnológica que ministrei na carreira para as Engenharias (principalmente); sendo direcionado para o “pensar analiticamente” no “mundo do engendrar” a partir do Raciocínio Lógico Dedutivo.
Diziam, entretanto, nos corredores “só os loucos podem entender aqueles símbolos”.
Verdade é que quem entrasse nas salas de aula onde desenvolvia o curso somente viria no quadro de giz, de fato, sequências e mais sequências de fórmulas extensas sem o uso de um único vocábulo (palavra) da Língua Mãe. Se escrevia apenas na linguagem formal própria do Cálculo Sentencial. E o mais interessante é que Professor e Estudantes (atentos) se entendiam naquelas “conversas formais” intermináveis utilizando apenas variáveis enunciativas e conectivos lógicos. Um privilégio. Tempos memoráveis!
Como diziam os participantes “aquele curso era apenas para os fortes”, pois enfrentar o conjunto formal de regras e símbolos (“pesados”) aparentemente indecifráveis não era trivial. Fez-se na verdade a diferença criando um caminho que formaria um batalhão de Profissionais detendo o poder da Lógica Matemática e que alcançaram sucesso contínuo em suas carreiras.
No curso em referência tratei, com o necessário rigor científico, os seguintes temas: Sistematização e Estruturação do Cálculo Proposicional em Lógica Matemática; Apresentação da Semântica e Sintaxe da Linguagem do Cálculo Proposicional; Formalização e Propriedades dos Operadores Lógicos e das Relações Lógicas; Estruturação da Álgebra Proposicional e Teoria da Demonstração; Método Dedutivo e Técnicas Dedutivas em Lógica Matemática; Teria da Argumentação e Análise Inferencial em Lógica Matemática; e, Aplicações do Cálculo Proposicional na Avaliação de Raciocínios Matemáticos.
Carlos Magno Corrêa Dias
15/10/2025