“Para o professor do curso Carlos Magno Corrêa Dias, os profissionais do ramo das ciências exatas, que desejam produzir uma nova ferramenta ou uma nova tecnologia, somente poderão fazê-lo se adquirirem a capacidade de manipulação simbólica, de formalização e de transformação do raciocínio em cálculo lógico.”
O parágrafo precedente encontra-se registrado no artigo de divulgação intitulado “Lógica Matemática”, publicado no número 44, do “NOSSO JORNAL” do CEFET-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná), edição de outubro de 1995 (CEFET-PR. Lógica Matemática. Nosso Jornal, Curitiba, n. 44, p. 7, out. 1995.).
DIAS, C. M. C. - 2025
Publicado na seção VARIEDADES, o artigo faz a divulgação do Curso de Extensão enunciado como “Cálculo Proposicional em Lógica Matemática” que ministrei, em 20 horas, para Estudantes de Graduação e de Pós-Graduação do CEFET-PR e para Estudantes de Ciências Exatas de outras Instituições de Ensino Superior do país; tendo início lá em 02/10/1995.
Como observado, também, propus e coordenei o correspondente Projeto Institucional da Atividade de Extensão Universitária, a qual constituiu um marco na Instituição no Campo da Lógica Matemática haja visto ter sido uma das primeiras ações de extensão na área naquele universo acadêmico.
“Desenvolvido há mais de três décadas, aquele curso foi um dos primeiros do tipo na época (nada parecido existia, era inovador) e objetivou apresentar uma introdução sistematizada sobre o Cálculo Proposicional em Lógica Matemática, quando desenvolvi considerações sobre a linguagem formal e bivalente da Lógica Sentencial aplicável à Teoria da Demonstração e à Análise Inferencial para a avaliação de Raciocínios Lógicos Formalizáveis”; conforme já havia evidenciado anteriormente.
Com o necessário rigor científico, sendo um curso extremamente formal, identificado como “Curso Extraordinário” pelo CEFET-PR na época, desenvolvi no Curso os seguintes temas; quais sejam: Sistematização e Estruturação do Cálculo Proposicional em Lógica Matemática; Apresentação da Semântica e Sintaxe da Linguagem do Cálculo Proposicional; Formalização e Propriedades dos Operadores Lógicos e das Relações Lógicas; Estruturação da Álgebra Proposicional e Teoria da Demonstração; Método Dedutivo e Técnicas Dedutivas em Lógica Matemática; Teria da Argumentação e Análise Inferencial em Lógica Matemática; e, Aplicações do Cálculo Proposicional na Avaliação de Raciocínios Matemáticos.
Passados mais de trinta anos da realização daquele Curso ainda hoje se ouve falar dos seus efeitos como ficou gravado anteriormente no próprio corpo do artigo publicado no NOSSO JORNAL do Cefet-PR quando se lê: “Ele [o Curso sobre CÁLCULO PROPOSICIONAL EM LÓGICA MATEMÁTICA]” tornará os participantes aptos a algebrizar o raciocínio, e transformá-lo em um cálculo formal, como acontece com o cálculo matemático”.
Carlos Magno Corrêa Dias
16/10/2025