Em 20 de agosto de 2005 era apresentado o Projeto de Abertura do primeiro Curso de Especialização em Instrumentação no Ensino da Matemática Elementar, em nível de Pós-Graduação “Lato-Sensu”, no então Cefet-PR (centro Federal de Educação Tecnológica Federal do Paraná).
DIAS, C. M. C. - 2025
O Projeto de Abertura do Curso de Especialização em Instrumentação no Ensino da Matemática Elementar foi proposto pelo DAMAT (Departamento Acadêmico de Matemática) da Unidade de Curitiba, da Diretoria de Ensino, da Unidade de Curitiba do Cefet-PR, com chancela do Ministério da Educação, na área de concentração em “Instrumentação”.
O Curso “Lato Sensu” em questão foi justificado, basicamente, devido ao fato do DAMAT possuir o LAMAT (Laboratório de Matemática), desde 1992, que objetivava elaborar dispositivos e aperfeiçoar técnicas que possibilitassem a mais adequada apreensão de conceitos matemáticos, a criação de novas metodologias para o Ensino da Matemática, bem como o estabelecimento de estratégias para facilitar o Ensino e a Aprendizagem da Matemática e a promoção da construção de materiais didáticos manipuláveis.
Como um dos proponentes e coordenadores do correspondente projeto, celebro com júbilo os já vinte anos de proposição do referido curso.
O objetivo geral do curso foi “dotar o Professor do Ensino Fundamental e Médio de elementos que possibilitem mudanças em sua atuação didática, ante a aplicabilidade da Matemática, levando-o a aprimorar a sua prática docente, buscando novos caminhos para o seu crescimento”.
Especificamente, se pretendia: construir e aplicar materiais didáticos manipuláveis e alternativos desenvolvidos no LAMAT; instrumentalizar profissionais nas áreas de Matemática com novos métodos e técnicas mediante a utilização de experimentos em aulas teóricas e práticas; propor novas metodologias para o ensino da Matemática, de modo a facilitar a sua aprendizagem; explicitar maneiras de favorecer a aplicação prática na abordagem dos conteúdos e na resolução de problemas; expor métodos alternativos de ensino baseados na construção do conhecimento; despertar o interesse pela Matemática experimental como método de ensino; propor Métodos e Técnicas de Ensino diferenciados para os Conteúdos da Matemática do Ensino Fundamental e Médio; bem como ampliar o repertório de estratégias do Professor.
O primeiro Curso de Especialização em Instrumentação no Ensino da Matemática Elementar, do DAMAT da Unidade de Curitiba do então Cefet-PR (atual UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a sempre TECNOLÓGICA) reforça o compromisso da Instituição com o Ensino e a Aprendizagem ao logo da história do Paraná.
“Dotar o Professor do Ensino Fundamental e Médio de elementos para mudanças em sua atuação didática e aprimoramento da prática docente é fundamental tanto para a inovação de novas metodologias quanto para e despertar o interesse pela Matemática experimental”.
Carlos Magno Corrêa Dias
30/10/2025
Especificamente, se pretendia: construir e aplicar materiais didáticos manipuláveis e alternativos desenvolvidos no LAMAT; instrumentalizar profissionais nas áreas de Matemática com novos métodos e técnicas mediante a utilização de experimentos em aulas teóricas e práticas; propor novas metodologias para o ensino da Matemática, de modo a facilitar a sua aprendizagem; explicitar maneiras de favorecer a aplicação prática na abordagem dos conteúdos e na resolução de problemas; expor métodos alternativos de ensino baseados na construção do conhecimento; despertar o interesse pela Matemática experimental como método de ensino; propor Métodos e Técnicas de Ensino diferenciados para os Conteúdos da Matemática do Ensino Fundamental e Médio; bem como ampliar o repertório de estratégias do Professor.
O primeiro Curso de Especialização em Instrumentação no Ensino da Matemática Elementar, do DAMAT da Unidade de Curitiba do então Cefet-PR (atual UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a sempre TECNOLÓGICA) reforça o compromisso da Instituição com o Ensino e a Aprendizagem ao logo da história do Paraná.
“Dotar o Professor do Ensino Fundamental e Médio de elementos para mudanças em sua atuação didática e aprimoramento da prática docente é fundamental tanto para a inovação de novas metodologias quanto para e despertar o interesse pela Matemática experimental”.
Carlos Magno Corrêa Dias
30/10/2025
