31 de out. de 2025

As ICTs na jornada de sucesso da indústria.


Fui convidado pela Equipe do Parque Tecnológico da Indústria (PqTI), do Sistema Fiep (Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná), para participar do webinar "Jornadas de Sucesso | Inovação em rede: o papel das ICTs", ocorrido em 14 de outubro de 2025, das 9h às 11h, o qual foi promovido pelo PqTI.

Sistema Fiep - PqTI - 2025 

Realizado de forma online, com transmitido ao vivo no YouTube, o evento reuniu especialistas para debater como a colaboração entre as Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) é vital para acelerar a inovação e impulsionar a competitividade da Indústria.

O PqTI se posiciona como um complexo científico-tecnológico e um movimento pelo futuro, estimulando mentes e negócios por meio de soluções complexas, parcerias e infraestrutura. O debate destacou que, em um mundo de conhecimento transmitido em alta velocidade, "inovar não se faz sozinho".

No Webinar foram destaques: (1) a Importância do Compartilhamento de conhecimento, expertises e o acesso a recursos; (2) as ICTs como Catalisadoras na transferência de tecnologia; e, (3) o Ecossistema Inovador coordenado pela Fiep o qual é dinâmico e colaborativo do PqTI, bem com (4) o foco em Mobilidade e Energia Renovável.

Durante o evento ficou claro o envolvimento com as diretrizes da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação que vem “moldando o futuro já experimentado”.

A Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação é um modelo que possibilita as interações entre três atores principais em um ecossistema de inovação: (1) Universidade/ICTs: responsáveis pela pesquisa, geração de conhecimento e formação de talentos; (2) Indústria: responsável pela produção, aplicação do conhecimento e geração de riqueza; e, (3) Governo: eesponsável por estabelecer políticas, regulamentações, e fomentar o ambiente de inovação com investimentos e programas.

Pelo apresentado, "Inovação em rede: o papel das ICTs" é como, precisamente, está ocorrendo a articulação entre a Academia (e/ou ICTs) e Indústria e (implicitamente) o Governo.

“A inovação de sucesso depende da capacidade das ICTs de transferir conhecimento e tecnologia para o setor produtivo; a "Inovação em rede" mostra a necessidade de uma colaboração robusta e sistêmica entre os três “pás” da Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação para que a inovação seja acelerada e gere impacto socioeconômico; e o fomento à “Neoindustrialização”, aquela que é a nova fase de desenvolvimento industrial, tem por uma de suas características a associação com a Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação.

A “Neoindustrialização” tem por objetivos a sustentabilidade, o aumento da competitividade e a modernização para impulsionar a inovação e o desenvolvimento baseado em conhecimento, que são a essência dessa nova fase industrial que busca a reestruturação da indústria e a adoção de tecnologias avançadas.

Carlos Magno Corrêa Dias
31/10/2025