12 de out. de 2025

Impregnações entre Lógica e Informática.


De 02/10/1995 a 06/10/1995, na PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), foi realizado o “II Ciclo de Palestras sobre Lógica do Conhecimento: Impregnações entre Lógica e Informática” sob minha proposição e coordenação.

DIAS, C. M. C. - 2025

Durante o evento ministrei, também, no dia 06/10/1995, a conferência “Álgebra Booleana Aplicada à Lógica Digital”, na qual desenvolvi os conceitos de Matemática de Chaveamento ("Switching Algebra"); mostrando que a Álgebra Booleana foi formalizada, inicialmente, para tratar “analiticamente” a Lógica; sendo, posteriormente, utilizada tanto para analisar quanto projetar Circuitos de Chaveamento (ou Circuitos de Comutação).

DIAS, C. M. C. - 2025

Em um Circuito de Comutação, uma chave pode estar aberta ou fechada. A Álgebra Booleana usa apenas dois estados: 0 (Falso/Aberto) e 1 (Verdadeiro/Fechado). As operações básicas da Álgebra Booleana (“E”, “OU”, “NÃO”) correspondem diretamente às formas como as chaves podem ser conectadas em série ou em paralelo para formar as Portas Lógicas (“AND”, “OR”, “NOT”) da Eletrônica Digital.

Durante a minha palestra mostrei que a Álgebra Booleana é a ferramenta matemática que possibilita simplificar expressões e, consequentemente, reduzir o número de chaves (ou “Portas Lógicas”) necessárias para construir um circuito digital, tornando-o mais eficiente e barato; deixando bem claro que a Álgebra Booleana é a “base matemática” para a análise e o projeto de “Circuitos de Chaveamento” (em “Lógica Digital”).

Por sua vez, pensei o “II Ciclo de Palestras sobre Lógica do Conhecimento: Impregnações entre Lógica e Informática” como um momento particular na Academia (na Universidade) no qual se dava a conhecer, de forma sistematizada e objetivamente, formas específicas da Lógica associadas à Informática para otimização da resolução de problemas do mundo real.

Além de minha conferência foram apresentadas as seguintes outras palestras; quais sejam: Lógica e Inteligência Artificial (03/10/1995); Lógica Fuzzy e suas aplicações (em 04/10/1995); Lógica Paraconsistente e o PROLOG (em 05/10/1995); bem como Lógica de Programação e suas implicações (em 06/10/1995).

O evento em referência foi de vanguarda e inovador lá em 1995, constituindo, por si só, numa iniciativa notavelmente abrangente e visionária, de alto nível e multidisciplinar, que ao explorar interconexões entre Lógica e Informática, cobrindo os principais pilares conceituais e aplicações práticas da Lógica na Computação da época, demostrava que a Lógica era o fundamento para diversas áreas da Informática.

O “II Ciclo de Palestras sobre Lógica do Conhecimento: Impregnações entre Lógica e Informática” até hoje, mais de três décadas depois, ainda é referência na área, pois buscou explorar como a Lógica está intrinsecamente "impregnada" em diferentes níveis da Informática (hardware, software, inteligência artificial e raciocínio).

Carlos Magno Corrêa Dias
13/10/2025