DIAS, C. M. C. - 2024
Na tradição litúrgica, o dia de celebração da morte se faz no “dies natalis” (ou “nascimento para o Céu”). São Francisco de Assis faleceu na tarde do dia 3 de outubro de 1226, há quase oitocentos anos. Mas, o “dia litúrgico” de festa começa nas vésperas (a noite) do dia anterior e termina nas vésperas do próprio dia da festa. Como a morte de São Francisco ocorreu no final da tarde do dia 3 de outubro e o período da tarde/noite já é considerado o início do dia 4 de outubro no calendário litúrgico, a celebração no dia 4 de outubro honra o momento em que a vida terrena de São Francisco se encerrou e se estabeleceu o seu "dies natalis".
DIAS, C. M. C. - 2025
O DIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, o qual é o Patrono dos Animais e do Meio Ambiente (Padroeiro Protetor dos Animais e da Natureza), é celebrado em 4 de outubro. Neste dia comemora-se, também, o Dia Mundial dos Animais, o Dia Nacional da Natureza, bem como o Dia do Cachorro (Dia dos Cães).
DIAS, C. M. C. - 2025
É oportuno salientar que, 4 de outubro, dia em memória de São Francisco de Assis, voltará a ser feriado nacional na Itália a partir de 2026, quando se completará o oitavo centenário de morte daquele que pregou PAZ e BEM incondicionalmente para todos e que sonhou com um mundo fraterno onde se prevaleça o amor aos seres vivos. A Lei foi aprovada pelo Senado daquele país no final de setembro de 2025 e retorna ao calendário oficial com todos os efeitos legais de um feriado nacional, incluindo descanso pleno nos locais de trabalho e fechamento de escolas e escritórios públicos.
DIAS, C. M. C. - 2025
O legado de Francisco de Assis vai além das fronteiras dogmáticas uma vez que, mesmo depois de oito século, segue encorajando o diálogo entre os homens tomados como irmãos em torno da PAZ e do BEM. Francisco de Assis é referenciado como defensor dos valores de paz, fraternidade e proteção ambiental, independentemente de posições políticas ou religiosas.
Francisco de Assis dedicou-se a prestar o BEM para as pessoas; renunciando a todos os seus bens materiais e vivendo para ajudar enfermos e pobres e amando a natureza e a criação. “Com seu lema “PAZ e BEM” São Francisco de Assis não apenas possuía uma visão positiva do homem e da natureza como, também, dedicou sua vida terrena para manter a dignidade entre os homens objetivando uma humanidade sempre melhor”.
Como pensava Francisco de Assis, aquele que reconhecia a bondade e a maravilha da criação, que se dedicou aos mais pobres dos pobres e que amou todas as criaturas chamando-as de irmãos, “... homem vale pelo que é e não mais”.
PAZ e BEM!
Carlos Magno Corrêa Dias
04/10/2025